Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 16, 2009

QUEDA DE PEQUENA AERONAVE EM PORTUGAL DEIXA UM MOROT E TRÊS FERIDOS

É o segundo acidente mortal com pequenos aviões que se regista no espaço de três dias em Portugal.

Foto: António Posser de Andrade tinha brevê há mais de 50 anos e realizou os testes médicos há cerca de cinco meses

A queda de uma pequena aeronave neste domingo (16) no concelho de Alcácer do Sal, no sul de Lisboa, provocou uma morte e ferimentos em outras três pessoas, gerando ainda um incêndio numa área florestal, que foi extinto.

A queda do pequeno avião aconteceu pouco depois das 12h deste domingo na Herdade da Palma, no Alentejo, segundo informou a Autoridade Nacional de Proteção Civil. A vítima fatal, proprietário da Herdade, António Posser de Andrade, de 79 anos, e o ferido grave, de 19 anos, eram passageiros da aeronave, enquanto os dois feridos leves eram moradores da Herdade da Palma, noticiou a rádio TSF.

No local, estiveram 41 bombeiros, apoiados por 14 veículos e um helicóptero da Força Aérea Portuguesa.

Este foi o segundo acidente fatal em três dias envolvendo aeronaves em Port…

BOEING ATERRISSA EM EMERGÊNCIA DEVIDO A FOGO NO MOTOR

Um avião da companhia russa VIM Airlines foi obrigado a aterrissar de emergência em Rimini, na Itália, devido a um incêndio num dos motores, neste sábado (15).

O Boeing 757-200, prefixo RA-73017, partiu de Alicante, na Espanha, e ia para Moscou, na Rússia, realizando o voo NN-7722.

A televisão russa Vesti conta que a tripulação viu o sinal de incêndio no motor direito (Pratt & Whitney PW2040) em pleno voo e que os passageiros também viram o fogo.

Os pilotos decidiram, assim, efetuar a aterrissagem de emergência no aeroporto mais próximo, no caso, em Rimini, comunidade italiana localizada no Mar Adriático.

A aeronave aterrissou sem problemas e os 225 passageiros estão bem.

Fontes: TVi 24 Horas (Portugal) / Aviation Herald

SETOR DE AVIAÇÃO JÁ PLANEJA REAJUSTES

As pechinchas nos preços das passagens e de pacotes podem estar perto do fim. Esta pelo menos é a opinião do presidente da Azul, Pedro Janot.

Ele entende que as tarifas aéreas já encontraram um piso e tendem a se recompor no restante do ano.

– Creio que a queda tarifária está chegando ao final. Mesmo que não voltem aos mesmos níveis do ano passado, vai haver uma recuperação dos preços – avisa Janot, líder da companhia que entrou de forma agressiva no mercado em dezembro do ano passado e forçou a concorrência a também baixar os preços.

O mesmo entende Rossi Júnior, presidente da Abav. Para ele, a crise vai ficando para trás, e as empresas aéreas não terão mais a necessidade de achatar os preços para preencher os aviões. Com a recuperação da economia, diz ele, e a tendência da demanda é se recuperar, alavancando novamente os preços.

A TAM, por exemplo, já começou a elevar os preços, neste caso, para tentar reverter o resultado negativo que registou no segundo trimestre deste ano.

A queda no …

A VOLTA DA ENGESA

Acordo sigiloso com o grupo europeu EADS retoma marca histórica da indústria bélica.
No dia 7 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu convidado, Nicolas Sarkozy, da França, terão um motivo a mais para comemorar. Além de assinarem o contrato de fornecimento dos 51 helicópteros de transporte militar EC-725, lançarão a pedra fundamental da “Engesaer”, holding que tomará a frente das iniciativas de transferência de tecnologia no âmbito da Estratégia de Defesa Nacional. A marca Engesa fez história no País entre as décadas de 70 e 80, quando figurou como importante indústria de material bélico, exportando caminhões militares e blindados leves para 18 países. Espera-se reeditar o sucesso da época e levar o Brasil de volta ao seleto grupo de fabricantes de armamentos. No comando da iniciativa está o coronel reformado Oswaldo Oliva Neto, irmão do senador Aloizio Mercadante (PT-SP) e ex-assessor do ex-ministro Luiz Gushiken, quando esteve à frente do Núcleo de Assuntos Estratég…

GREVE DE FUNCIONÁRIOS DA PLUNA SUSPENDE VOOS PARA SÃO PAULO E CURITIBA

Uma greve de funcionários da companhia aérea uruguaia Pluna, iniciada hoje, obrigou a suspensão de voos de ida e volta de Montevidéu para São Paulo e Curitiba programados para amanhã, informaram fontes da companhia.

Os funcionários começarão a greve a partir das 20h, no horário de Brasília, de domingo e durante todo o dia de amanhã.

A greve foi anunciada como forma de protesto pela demissão de 14 tripulantes técnicos de cabine "o que viola o último acordo assinado pela Pluna com seu pessoal no Ministério do Trabalho e de Seguridade Social", afirmou o secretário-geral do sindicato da Pluna, Fernando Alberti.

A empresa teve que cancelar ainda o último voo da ponte aérea entre Montevidéu e Buenos Aires previsto para esta noite, um voo que sairia para a cidade argentina de Córdoba e outros para Santiago do Chile e Assunção que sairiam amanhã.

Em comunicado, a empresa qualificou a medida sindical de "irresponsável" e disse "que atenta contra os esforços realizados e co…

DEPOIS PILOTOS MORREM EM QUEDA DE AVIÃO AO SUL DE MOSCOU

Acima, um Yak-52, similar ao acidentado na região de Kaluga

Duas pessoas morreram domingo (16) na queda de um avião de treinamento Yakovlev Yak-52 na região de Kaluga, ao sul de Moscou, informou a agência russa "Interfax".

A aeronave tinha decolado do aeroporto de Drakino e caiu pouco depois, matando um homem e uma mulher a bordo. sem produzir danos no local da queda nem outras vítimas além dos pilotos, informou o serviço de imprensa do Ministério de Emergências.

Fontes: EFE via G1 - Foto: airmuseumsuk.or

NOVAS AERONAVES EMB-190 DA FAB

As fotos abaixo mostram os padrões de cores dos novos EMB-190 da FAB, que serão batizados de Santos Dumont e Bartolomeu de Gusmão, os mesmos serão usados pela Presidência do Brasil.
FOTO: Wesley Minuano via airliners.net

AVIÃO COM DESTINO A MIAMI FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO PANAMÁ

Um avião da companhia americana American Airlines, que faria um voo entre Panamá e Miami, sul dos Estados Unidos, fez um pouso de emergência hoje no aeroporto de Tocumen, na capital panamenha, depois de ter sido detectada fumaça na cabine, informaram fontes oficiais.

Um porta-voz da Autoridade de Aeronáutica Civil do Panamá, Ángel Raúl Aguilar, disse à Agência Efe que 40 minutos depois que o avião, com 190 passageiros a bordo, decolou de Tocumen em direção a Miami a aeronave teve que voltar ao aeroporto panamenho depois que os tripulantes detectaram fumaça na cabine.

O capitão do avião comunicou a irregularidade à torre de controle do aeroporto, que imediatamente autorizou o pouso de emergência.

Após ser declarada a emergência no aeroporto de Tocumen, ambulâncias, caminhões dos bombeiros, pessoal do aeroporto e do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) foram à pista para dar apoio à tripulação e aos passageiros.

As autoridades do aeroporto panamenho iniciaram…

PILOTO RUSSO MORRE EM COLISÃO DURANTE ACROBACIA

Dois caças da Força Aérea russa se chocaram neste domingo, quando faziam acrobacias perto de Moscou. Segundo a agência AP, as aeronaves caíram sobre casas de férias e um piloto morreu no acidente. Os caças Su-27, integrantes da elite aérea russa, treinavam para o salão MAKS-2009, maior evento da indústria aeroespacial do país. Vladimir Drik, tenente da Força Aérea, disse que os jatos colidiram perto do aeroporto de Zhukovsky. Três pilotos estavam nos caças no momento do acidente. O Kremlin afirmou que o piloto morto foi identificado como o coronel Igor Tkachenko. A agência RIA Novosti disse que uma mulher que estava no solo ficou gravemente ferida no acidente, que destruiu três casas e espalhou destroços por uma área extensa. fonte: AP

PILOTOS DIZEM QUE AVIÕES TÊM SIDO ATINGIDOS POR RAIOS LASER EM AMSTERDÃ

Os pilotos de aviões comerciais que operam no aeroporto de Amsterdam Schiphol denunciaram que raios laser têm sido apontados para as aeronaves.

Vários episódios foram comunicados às autoridades nas últimas semanas, segundo o jornal "De Telegraaf".

Se um piloto receber um feixe de laser nos olhos, pode sofrer uma perda temporária da visão, que cria chances de acidente.

A Polícia holandesa já investiga o assunto, mas, até agora, segue sem pistas sobre os autores.

Fontes: EFE via G1 - Foto: ANP

FALHA ELÉTRICA PERTURBA OPERAÇÕES NO AROPORTO DE MADRID

Uma falha elétrica de mais de uma hora perturbou, neste sábado à noite, as operações do aeroporto de Barajas em Madri, o mais frequentado da Espanha, obrigando as autoridades a adiar inúmeros voos, indicou o operador estatal AENA.

A eletricidade foi restabelecida no Terminal 4 (T4S), onde chegam a maioria dos voos internacionais, pouco depois da meia noite de sábado, indicou um porta-voz da AENA.

A falha, provocada pelo incêndio de um transformador, aconteceu por volta das 23H30 (21H30 GMT).

American Airlines, British Airways, Finnair, Iberia e Royal Air Maroc são algumas das companhias que operam neste terminal.

O aeroporto de Barajas tem quatro terminais. A abertura de duas pistas e do terminal afetado pela falha elétrica em fevereiro de 2006 permitiu aumentar a capacidade do aeroporto, que recebeu 50,8 milhões de passageiros em 2008, segundo a AENA.

Fonte: AFP

AVIÃO HOLANDÊS SE ACIDENTA NA BÉLGICA

Fotos: Kevin Claes

Foto: M. Cortens

Foto: Guus Luijten - Flightlevel.be

Ontem, dia 15, o avião Ryan ST-3KR, prefixo N56028 da holanda, se aproximou muito baixo para a aterrissagem no Aeródromo Schaffen-Diest, na Bélgica, e chocou-se contra um muro, capotando em seguida.

Ao que tudo indica, a aeronave - que iria participar do evento "International Old Timer Fly-in" com outras aeronaves antigas - apresentou problemas no motor.

O piloto holandes feriu-se gravemente no acidente, mas não corre risco de morte. O segundo ocupante feriu-se levemente, segundo informações do comandante da brigada de incêndio do Diest Aero Club.

Fontes: De Standaard / ASN / Flightlevel.be

DEPOIS DE DOZE ANOS IRÃ VOLTA A VOAR O F-14

Irã recoloca em voo mais um F-14 depois de 12 anos



Não deixa de ser impressionante a capacidade de manutenção e fabricação de peças de reposição têm demonstrado o quanto é capaz o Irã mantendo ativa a envelhecida frota de F-14 em serviço ativo com cerca de 25 Tomcats que permanecem em serviço na IRIAF após longos 30 anos um embargo que começou muito antes da guerra de oito anos com o Iraque!


Grumman F-14A Tomcat da Força Aérea da República Islâmica do Irã

Na primeira metade dos anos 1970, o Império do Irã era um confiável aliado do Ocidente, considerado como uma “primeira linha” da Guerra Fria. Desde os anos 1950, um dos maiores produtores de petróleo do mundo, o país beneficiou-se indiretamente da crise do petróleo de 1973, aderindo tardiamente ao boicote comandado pela Arábia Saudita. Segundo exportador mundial de petróleo e primeiro fornecedor dos EUA, o Irã não chegou a diminuir suas exportações, mas praticou os aumentos de até 300 por cento no preço do barril, determinados pela OPEP…

O QUE PODE DERRUBAR UM AVIÃO

Apesar de ser reconhecido como um dos meios de transporte mais seguros do mundo, a cada tragédia o avião é colocado em xeque

Sempre que ocorre um desastre aéreo de grandes proporções, surgem discussões e debates sobre até que ponto é seguro viajar de avião. No mês de junho, o assunto voltou à tona, com a queda do A330-200 da Air France que fazia a rota Rio de Janeiro-Paris. No fatídico voo 447 estavam 228 pessoas, que tiveram as suas vidas ceifadas a bordo de uma das aeronaves mais modernas do mundo. As causas do acidente ainda são muito discutidas, porém, até agora, pouco foi esclarecido.

Uma semana antes, um incidente havia movimentado a aviação brasileira: uma turbulência severa atingiu um A330-200 da TAM, que vinha de Miami, Estados Unidos, causando ferimentos em 21 passageiros.

Todos os acidentes aeronáuticos ganham proporções monstruosas, devido, principalmente, ao número alto de pessoas envolvidas em cada um deles. Qualquer anormalidade em um voo comercial consegue receber um dest…

SUIÇA À PROCURA DE PILOTOS DE CAÇA

Enquanto uns brigam na Suíça pelos custos e poluição sonora provocados pelos caças de combate, outros sonham em se tornar pilotos militares. swissinfo visita o aeroporto de Berna, onde jovens talentos aéreos são recrutados.

"Como um esquiador fora de pista sobre a neve ainda fofa, você coloca a primeira linha condensada no céu de azul profundo...Só agora é que você se conscientiza não estar mais em uma simulação computadorizada, nenhum sonho, mas sim realidade, aqui e agora", escreve o curso de formação para pilotos militares Sphair na revista "Via-Magazin".

Instrutor Beat Hedinger (à dir.) com alunos e participantes (Fabian Meyerhans é o segundo a partir da esq.)

"Você voa de rasante com Super Puma (helicóptero militar) sobre a floreta tropical em Sumatra e o dia coberto pela neblina. Missão: transporte de suprimento vital...", continua o texto publicitário.

"Poucos minutos depois você pousa e rostos aliviados sorriem. Centenas de braços saúdam (...). V…

MUSAL INCORPORA CBA-123

MUSAL incorpora ao seu acervo a aeronave EMBRAER-CBA 123 Vectro. O Museu Aeroespacial (MUSAL) e a Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER) realizam hoje (14/08) a Cerimônia de Incorporação ao acervo do MUSAL da aeronave EMBRAER-CBA 123 Vectro. A cerimônia aconteceu às 10h no próprio museu. O Embraer CBA-123 Vector foi um projeto de avião turbohélice, voltado para vôos regionais e capacidade para 19 passageiros.
Seu desenvolvimento se deu pela parceria entre a empresa brasileira Embraer e a argentina FMA. Seu nome “CBA” deriva da sigla para “Cooperação Brasil-Argentina”. Foram produzidos dois protótipos da aeronave, o primeiro produzido teve seu voo inaugural em 18 de julho de 1990 e seu primeiro voo oficial em 30 de julho de 1990, que contou com a presença dos presidentes Fernando Collor de Mello e Carlos Saúl Menem, da Argentina. Considerada uma das aeronaves mais modernas de seu tempo, incluindo tecnologia de ponta em aviônica, aerodinâmica e propulsão, teve apenas um protótipo constr…

APACHE HOLANDESES SERÃO MODERNIZADOS

A DSCA anunciou que o governo da Holanda solicitou a compra de kits de modernização para a sua frota de 29 helicópteros AH-64D Apache Block I. Estes kits elevariam os helicópteros para a configuração Block II. O valor do contrato foi estimado em 181 milhões de dólares. Tais mudanças melhorariam a questão logística e a manutenção destes helicópteros no Afeganistão. Naquele país, onde tropas da OTAN enfrentam insurgentes Talebans, os Apache são bastante requisitados, e fazem uso intensivo do canhão de 30 mm.fonte: DSCA foto: divulgação

AWACS CHINESES

Aviões KongJing-2000 (A-50/IL-76MD), que utilizam um radar chinês de varredura eletrônica (phased array).