quarta-feira, 12 de novembro de 2014

APÓS PANE, PILOTO DE AVIÃO FAZ POUSO FORÇADO EM PLANTAÇÃO NO PARANÁ



Aeronave deveria abastecer em Pato Branco (PR), mas precisou aterrisar em uma plantação a 10 km do aeroporto (Foto: Adriana Loduvichak / RPC TV) 
 (Foto: Adriana Loduvichak / RPC TV)
O piloto de um monomotor precisou fazer um pouso forçado em uma plantação a cerca de 10 km do aeroporto municipal de Pato Branco, no sudoeste do Paraná, no fim da tarde de segunda-feira (10). De acordo com a Polícia Militar, que esteve no local com o Corpo de Bombeiros, o piloto disse que uma pane no motor provocou a emergência.

A aeronave seguia de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e deveria fazer uma escala em Pato Branco para abastecer. Aos policiais, o piloto que também é mecânico disse ainda que pretende consertar o avião, fazer o abastecimento e seguir viagem nesta terça-feira (11). Além do problema no motor, houve danos no trem de pouso. Ele e o outro ocupante não se feriram.

"Todo piloto é preparado para fazer um pouso de emergência e colocar a aeronave no solo com segurança. Quando dá a emergência, tem que tomar a melhor decisão e fazer. Há quatro minutos do aeroporto, o motor teve uma pane. Quando vi que estava próximo da cidade e com problemas escolhi o melhor lugar e pousei", comentou Irineu Rodrigues ao garantir que na quarta-feira (12) estará de volta em casa.

fonte/foto/G1

MINIATURAS - NOVIDADES DA PHOENIX MODELS





fonte/foto/PhoenixModels/Divulgação

MAIS MODERNO CAÇA RUSSO SU-35 EXIBIU-SE NO SALÃO DE AVIAÇÃO DA CHINA

China, Rússia, defesa, caça, show, Forças Aéreas

O mais moderno caça russo Su-35 foi triunfalmente exibido no primeiro dia de funcionamento do salão aeroespacial Airshow China 2014, informa o correspondente da RIA-Novosti.

O décimo salão aeroespacial Airshow Сhina 2014 abriu hoje na cidade chinesa de Zhuhai.
O piloto russo Serguei Bogdan apresentou no céu um programa de alta pilotagem, que só pode ser realizado num caça Su-35 multifuncional e com um extraordinário poder de maobra. No salão aeroespacial realizam-se conversações sobre o fornecimento de aviões à China.

fonte/foto/VozDaRussia

RÚSSIA ESTÁ PRONTA A FORNECER SUKHOI SUPERJET 100 Á INDONÉSIA

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Valentina Matvienko, dirigente do Conselho da Federação da Rússia, declarou, no Congresso Consultivo Nacional, que a Rússia está pronta a aumentar os fornecimentos à Indonésia de aviões de médio percurso Sukhoi Superjet 100.

Segundo ela, hoje analisa-se também a possibilidade de criação de uma fábrica de montagem de caminhões Kamaz. Além disso, Matvienko considera que a parte russa pode participar na produção de energia nuclear na Indonésia.

Nos próximos dois anos, a Rússia e a Indonésia planejam aumentar as trocas comerciais até 5 bilhões de dólares.
fonte/foto/VozDaRussia

ANAC CRIA PROGRAMA PARA ESTIMULAR INDUSTRIA DE AVIÕES DE PEQUENO PORTE


Empresas brasileiras fabricantes de aviões de pequeno porte já podem solicitar à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) adesão ao iBR2020, o Programa de Fomento à Certificação de Projetos de Aviões de Pequeno Porte.

A iniciativa, publicada no Diário Oficial da União de 7 de novembro, tem o objetivo de estimular a indústria aeronáutica nacional a desenvolver projetos mais adequados a padrões técnicos internacionais de segurança para facilitar a certificação dos modelos.

Conforme a Anac, o programa atende a uma demanda das empresas do segmento que enfrentavam dificuldades para migrar do desenvolvimento de modelos experimentais para a aviação de tipo certificado. Entre os problemas apontados estavam os custos e a carência de profissionais com conhecimento na área, em razão do alto nível de especialização necessário.

O iBR2020 foi desenvolvido pela área técnica da Agência em parceria com a Abrafal (Associação Brasileira de Fabricantes de Aeronaves Leves).

Internacionalmente, há um movimento liderado pela FAA (Federal Aviation Administration, órgão do governo dos Estados Unidos responsável pelos regulamentos da aviação civil) e pela EASA (European Aviation Safety Agency, agência da União Européia responsável pelos regulamentos da aviação civil) com o objetivo de reduzir os custos de Certificação de Tipo e aumentar a segurança de voo das aeronaves de pequeno porte.

Programa terá duração até 2020
“O programa deverá amadurecer o conhecimento em certificação de projeto de aeronaves no Brasil por meio da aquisição de conhecimentos estratégicos, que auxiliarão no surgimento de projetos mais viáveis do ponto de vista de certificação”, explicou a Anac em nota. Isso deve reduzir custos decorrentes de retrabalhos como a correção do projeto, a repetição de um ensaio ou um melhor planejamento dos recursos.

A iniciativa será desenvolvida até 2020 em duas fases: na primeira, o objetivo é que a empresa desenvolva, ensaie e amadureça o seu projeto de avião de forma a obter um aprendizado gradual sobre o processo de Certificação de Tipo; a segunda consiste na homologação da aeronave, que deverá ocorrer por meio do procedimento convencional de certificação de produtos aeronáuticos.

Foi estabelecido um cronograma com tarefas e ensaios que deverá ser seguido pelas participantes e demonstrados semestralmente à Anac. Os prazos vão de 2015 a 2020. Caso contrário, a empresa será suspensa do programa e perderá o direito de usufruir da contrapartida oferecida. Essa contrapartida tem o objetivo de permitir o fluxo de caixa necessário ao fabricante para o investimento na Certificação de Tipo e nas tarefas do programa.

Podem participar empresas que fabriquem aeronaves com os seguintes requisitos: avião monomotor a pistão, com peso máximo de decolagem entre 751 e 1750 kgf (quilogramas-força), velocidade de estol menor ou igual a 61 nós, capacidade de ocupação de 2 a 5 lugares, incluindo o piloto e cabine não pressurizada.

A Certificação de Tipo de aviões de pequeno porte, decorrente de uma iniciativa do programa iBR2020, se insere nesse macro contexto na medida em que incentiva a migração da indústria de aviação experimental para a aviação de tipo certificado.

fonte/CNT

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