sábado, 30 de janeiro de 2010

EMBRAER ESTUDA LANÇAMENTO DE AVIÃO MAIOR

A Embraer estuda o desenvolvimento de uma nova aeronave que passaria a ser a maior já produzida pela empresa. Chamado dentro da fábrica de 195-X, o jato seria uma versão alongada do modelo 195, topo da linha de aviões comerciais da Embraer, com 122 assentos.

O vice-presidente-executivo para o mercado de aviação comercial da Embraer, Mauro Kern, confirmou a informação. Segundo ele, o jato, se for produzido, vai atender aos clientes a partir de 2015 ou 2016.

"A Embraer está continuamente avaliando novas tecnologias e possibilidades de novos produtos. E temos algumas frentes de estudo hoje olhando para o futuro, que visam o mercado para a segunda metade desta década. Dentre esses estudos, um avião um pouquinho maior do que o 195 é um deles", afirmou o executivo.

Kern negou, no entanto, que a empresa tenha pretensão de concorrer com a gigante norte-americana Boeing e com a francesa Airbus, que produzem aviões com cerca de 150 assentos ou mais.

"Não se trata de termos um plano para enfrentar diretamente a Boeing e a Airbus. Não é isso. É simplesmente aumentar a nossa competitividade com a família de produtos que nós já temos", disse Kern.

A canadense Bombardier, principal concorrente da Embraer, deve começar a entregar dentro de três anos as primeiras encomendas feitas para a sua nova família de jatos, chamada de C-Series. Os dois modelos oferecidos (CS100 e CS300) têm capacidade para acomodar entre 100 e 145 assentos.

Um executivo da Embraer disse, com a condição de que seu nome não fosse revelado, que a empresa está de olho no mercado de substituição de aeronaves antigas na faixa de até 150 assentos. Entre os modelos que se encaixam nessa categoria estão os da família MD-80.

Segundo esse executivo, a Embraer mantém conversações com diversas empresas aéreas que operam aviões um pouco maiores que o 195, entre elas United Airlines, American Airlines e Lufthansa. Essas conversas têm o objetivo de identificar que tamanho de avião pode interessar a essas empresas e o potencial de vendas de uma versão maior do que o modelo 195.

Em 2009, a Embraer entregou 244 aeronaves, marca recorde na história da companhia.

Em 2008, a fabricante brasileira havia entregue 204.

fonte/Agência Folha/Folha de S.Paulo

AVIÃO DA TAM MERCOSUL FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO PARAGUAI


Uma aeronave da companhia TAM Airlines (ex-Transporte Aéreo del Mercosur) procedente de São Paulo, Brasil, realizou na noite de ontem (29) um pouso de emergência na pista do Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, ao lado de Assunção, no Paraguai.

Ao fundo, semiencoberto, se observa o avião da TAM que ontem a noite fez uma aterrissagem de emergência no Aeroporto Silvio Pettirossi

O comandante do Airbus A320, Eladio Paredes, reportou - pouco depois das 23:00 (hora local) - a torre de controle um Alerta 2 ao constatar problemas hidráulicos no sistema de aterrissagem. A aeronave levava a bordo 85 passageiros e oito tripulantes.

Imediatamente, se ativou na pista o Centro de Operações de Emergência (COE) e afortunadamente o avião comercial pode aterrissar sem maiores inconvenientes.

“Quando o comandante reportou o Alerta 2, imediatamente ativamos o Centro de Operações de Emergência. O avião pousou e parou na cabeceira da pista e, por precaução, foi retirado do local por um rebocador até o local de desembarque. Muitos passageiros nem se deram conta”, informou Isabelino Sosa, diretor de segurança da Dinac (Direção Nacional de Aviação Civil), entidade responsável pela operação dos aeroportos civis do Paraguai.

A antiga Transporte Aéreo del Mercosur, hoje TAM Airlines, é subsidiária da TAM do Brasil.

fonte/foto/ABC Digital/NoticiasSobreAviação

MULHER SE MUDA PARA AEROPORTO DE PORTO ALEGRE APÓS TER APARTAMENTO INTERDITADO

Uma mulher de Porto Alegre se mudou para o aeroporto da cidade depois de ter o apartamento interditado pela prefeitura. A babá Elizabeth Casanovoa é moradora de um condomínio condenado há três meses por uma vistoria.

O local é vizinho de uma obra que desmoronou e prejudicou a estrutura dos edifícios. O dono da obra até o momento não tomou nenhuma providência quanto ao incidente.

fonte/R7

A RYANAIR NO BRASIL

A companhia aérea irlandesa Ryanair, que revolucionou o setor ao oferecer passagens baratas em troca do mínimo de serviços aos viajantes, está de olho no mercado nacional. Há vinte dias, seus dirigentes reuniram-se com a Webjet, de Guilherme Paulus. Disseram-se interessados em comprar parte da empresa brasileira. O interesse animou Paulus.

A Ryanair avisou que retomará as conversas depois da promulgação da lei que estenderá de 20% para 49% o teto para que estrangeiros participem de empresas aéreas nacionais. A mudança está prevista para março.

fonte/Holofote (Veja)

ESCALAS TÉCNICAS JÁ PODEM SER FEITAS NO AEROPORTO SANTA MARIA, AÇORES


O Aeroporto de Santa Maria já dispõe de combustível para abastecer os aviões que necessitarem de realizar escalas técnicas nesta ilha dos Açores, incluindo os cargueiros de grandes dimensões com ajuda humanitária para as vítimas do sismo no Haiti.

“O combustível descarregado já foi analisado e está certificado de que cumpre todas as exigências, pelo que pode começar a ser utilizado”, revelou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz da GALP, Pedro Marques Pereira.

O Aeroporto de Santa Maria dispõe agora de 2500 toneladas de jet-fuel, o que, “tendo em conta o consumo médio deste aeroporto, é suficiente para os próximos dois meses”, acrescentou o porta-voz da petrolífera portuguesa.

“A partir de hoje, os aviões podem voltar a reabastecer em Santa Maria sem problemas”, frisou.

O Aeroporto de Santa Maria esgotou a 18 de Janeiro a capacidade de fornecimento de combustível, o que obrigou as escalas técnicas a serem desviadas para Ponta Delgada.

A situação foi originada pelo aumento dos pedidos de escala técnica decorrente da situação no Haiti, agravada pelo atraso na chegada a Santa Maria do navio que abastece de combustível o aeroporto desta ilha açoriana.

fonte/Lusa / AO online

ANAC ADIA QUARTA AUDIÊNCIA QUE REDISTRIBUIRÁ SLOTS EM CONGONHAS

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou na tarde de ontem uma mudança na data da redistribuição de horários de pouso e decolagem (slots) no Aeroporto de Congonhas. A audiência seria realizada nesta segunda-feira, mas foi adiada para quarta-feira (3/02), às 14 horas, na sede da Anac, em Brasília.

A troca foi necessária porque duas companhias que não foram habilitadas, a Trip e a Pantanal, têm até as 18 horas de segunda-feira para recorrer. Caso isso aconteça, pode haver novo adiamento, pois a diretoria da agência teria de votar o recurso.

Trip e Pantanal não conseguiram se habilitar porque não obtiveram índice de regularidade e pontualidade nos voos, de 80%. Também não apresentaram comprovação de patrimônio líquido positivo.

Azul, Gol, NHT, OceanAir, TAM e Webjet estão habilitadas para participar da redistribuição de 412 slots em Congonhas.

fonte/Valor Online/O Globo

VOO É INTERROMPIDO NA CHINA APÓS PASSAGEIROS POREM FOGO EM PAPEL HIGIÊNICO

Um voo da China Southern Airlines teve de retornar ao aeroporto de partida neste sábado (30) após passageiros porem fogo em papel higiênico no banheiro da aeronave.

O Boeing 737-700 havia decolado do Aeroporto Internacional Ürümqi Diwopu, na Região Autônoma de Xinjiang Uygur, na China, em direção ao Aeroporto Internacional Xi'an Xianyang (voo CZ-6939), quando - com cerca de 20 minutos de voo - a tripulação recebeu o alerta de incêndio num dos banheiros e descobriu a ação dos passageiros.

A tripulação optou por retornar a Ürümqi onde o avião aterrissou em segurança.

A Polícia disse que um homem e uma mulher foram presos depois de o avião pousar, segundo a Xinhua.

O caso está sob investigação, ainda sem mais detalhes.

A situação de segurança é mais tenso em Xinjiang que em outras partes da China, porque Pequim diz que enfrenta uma grave ameaça separatista na região.

Exilados, membros da maioria muçulmana Uigur na região, dizem que Pequim exagera a ameaça para justificar o controle severo na região, que é rica em reservas de energia e faz fronteira com vários países da Ásia Central.

No início deste ano, as autoridades emitiram ordens para intensificar os controles de identidade e monitorar as atividades religiosas na província de Xinjiang, em uma tentativa renovada para reprimir o terrorismo, o separatismo e o extremismo, informou a mídia estatal.

fonte/AFP /Aviation Herald/PousadaDasNoticias

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...