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Mostrando postagens de junho 5, 2011

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fonte/totallyjac/foto/Joe "The G" Walker

CRESCE O NÚMERO DE CHOQUES ENTRE AVIÕES E AVES

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Vistas no ar, aves parecem inofensivas. Perto de um avião, porém, podem causar estrago: o número de colisões entre pássaros e aeronaves nos aeroportos chegou a quase mil em 2010, alta de 10% em relação ao ano anterior. O perigo fez o Centro de Investigação e Controle de Acidentes Aeronáuticos ( Cenipa ) criar no mês passado um Plano Básico de Gerenciamento do Risco Aviário para investigar os casos. Em casos extremos, uma batida dessas pode derrubar um avião. Mas o mais comum é provocar perda total nos motores, ferimentos na tripulação e atrasos para o passageiro. "Parece bobagem, mas imagine uma aeronave a 250 km/h se chocar com um pássaro de 3 quilos, também em movimento. Pode ser fatal", explica o coordenador de Ciências Aeronáuticas da Estácio de Sá, o piloto Marcus Reis.  Os chamados "birdstrikes" já mataram dois pilotos militares no Brasil e deixaram cegos pelo menos mais dois. Os números são estimados - o Cenipa acredita que as colisões re

VULCÃO FECHA AEROPORTO E CINZAS PODEM CHEGAR AO BRASIL

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Imagem aérea mostra nuvem de cinzas sobre o vulcão, neste domingo, no sul chileno A erupção do complexo vulcânico Puyehue-Cordón Caulle , na região sul do Chile , fechou o aeroporto de Bariloche e forçou as autoridades a evacuarem cerca de 3,5 mil pessoas nos arredores, neste sábado. Uma coluna de fumaça já atinge 10 km de altura e as cinzas começaram a chegar à outras regiões argentinas nas próximas horas. Segundo a MetSul Meteorologia, não está descartado que o material expelido alcance o Sul do Brasil. Há diversos precedentes históricos de cinzas de erupção no Sul e no Centro do Chile que chagaram o Centro da Argentina e o Rio Grande do Sul. Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, o transporte das cinzas a locais distantes dependerá de correntes de vento em altitude chamadas de correntes de jato e da manutenção