Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 14, 2010

SISTEMAS DE LUZES DE APROXIMAÇÃO É REFORMADO NO GALEÃO

O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão - Antonio Carlos Jobim (RJ)está concluindo o serviço de engenharia de reforma e revitalização do sistema de luzes de aproximação (ALS) e flash da cabeceira 15. O ALS é um equipamento de apoio à navegação aérea, que auxilia o alinhamento das aeronaves com a pista. Nessa obra, além da construção de uma nova estrutura, está incluída a troca dos equipamentos por outros mais modernos.

A reforma está na fase da execução dos 44 blocos de sustentação das plataformas do ALS e da passarela de acesso aos equipamentos. As próximas etapas incluirão montagem da passarela metálica para acesso e manutenção; instalação dos novos equipamentos do sistema de luzes de aproximação e flash; e a homologação do sistema ALS pelo Comando da Aeronáutica.


A previsão é de que as obras sejam finalizadas no final de julho deste ano.

Aproximadamente 50 pessoas trabalham na revitalização, incluindo mergulhadores que atuam no apoio da locação das fundaçõe…

EDITAL DO AEROPORTO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE, RIO GRANDE DO NORTE, SAIRÁ EM JULHO

O governo do estado acaba de anunciar que a licitação para construção e gerenciamento do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante deverá sair no começo de julho. Por meio de concessão, investidores da iniciativa privada serão responsáveis por dar fôlego ao projeto, um dos principais do estado no campo da infraestrutura e fundamental para atender o crescimento do turismo, das exportações via aérea e, ainda, para que Natal receba a  Copa de 2014.
As novidadas foram anunciadas na manhã de hoje, em entrevista coletiva concedida pelo secretário estadual de Planejamento, Nelson Tavares.
Segundo ele, o governo foi convidado pela Casa Civil da Presidência da República para uma reunião decisiva, no próximo dia 25, no Palácio do Planalto, sobre o empreendimento.
Nesse encontro, serão apresentadas a versão final do decreto que dá à Anac o poder de conceder o aeroporto à iniciativa privada e a minuta do edital que será objeto de concorrência dos investidores.
O decreto deverá ser, em seguida,…

JATO EXECUTIVO BATE 1.100KM POR HORA E É ANUNCIADO COMO O MAIS RÁPIDO DO MUNDO

O jato G650 atingiu a velocidade de 0.925 Mach (aproximadamente 1.100 km/h) durante um voo de teste a 12,9 mil m de altura no Estado da Georgia, nos Estados Unidos, tornando-se o meio de transporte aéreo mais rápido do mundo, segundo informou a fabricante Gulfstream. A título de comparação, o modelo Lineage 1000, da Embraer, alcança até 0,82 Mach. 
A empresa disse em 2008 que o modelo alcançaria a velocidade recorde, e desde então vem fazendo testes para garantir o desempenho da aeronave, que deve receber certificado de segurança do órgão regulador de aviação após completar 1.800 horas de voos teste. Até abril, dois dos cinco aviões utilizados na avaliação tinham completado 140 horas. A fabricante prevê que o G650 comece a operar oficialmente no mercado em 2012. 
Segundo a Gulfstream, o jato faz o percurso mais longo no menor tempo entre as aeronaves da categoria. Contando com um motor Rolls-Royce BR 725, o G650 consegue percorrer 12.964 km à velocidade constante de 0.85 M…

LAUDO SOBRE ACIDENTE EM MANAUS DEVE SAIR EM ATÉ 90 DIAS

Técnicos do Centro Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos estiveram hoje no local onde um avião com seis pessoas caiu, em Manaus, e recolheram partes da fuselagem do avião. Um pequeno guindaste foi usado para recolher para um caminhão as partes maiores. O laudo sobre o acidente deve sair em até 90 dias.
Todas as seis pessoas morreram na queda do bimotor Sêneca, de prefixo PT-EJU (não um monomotor, de prefixo IPTUJ, como divulgado antes) da empresa Cleiton Taxi Aéreo. Entre os mortos, estava a secretária estadual de Educação, Cinthia Régia Gomes do Livramento. O avião caiu em um terreno baldio que faz fundos a várias casas, fica atrás de uma escola e a menos de 30 metros de um terminal de ônibus no bairro Zumbi, zona leste de Manaus.

Segundo o governo estadual, os ocupantes eram um fotógrafo e quatro funcionários da Secretaria Estadual de Educação, que seguiam com a secretária para Maués, a 267 quilômetros de Manaus, para implantar um projeto pedagóg…

ESTATÍSTICA DE ACIDENTES AÉREOS

ACIDENTES POR DÉCADA (anos pares)
1960-1968 ~ 1750 vítimas
1970-1978 ~ 3950 vítimas
1980-1988 ~ 2050 vítimas
1990-1998 ~ 4000 vítimas
2000-2008 ~1150 vítimas


FASES DE VUELO
A parte do vôo em que há mais mortos é a decolagem, mas sobretudo a corrida na decolagem.
Em seguida, viria o pouso, e a aproximação final ainda tem a maior mortalidade.
E, finalmente, o vôo estabilizado (em velocidade de cruzeiro), o recolhimento dos flaps e a aproximação inicial. É a ínico da descida é que temmenor taxa de mortalidade.
CAUSAS
50% dos acidentes são devidos ao erro do piloto, 22% para um erro mecânico, o tempo faz com que 12%, 9% de sabotagem e de 1% a outras causas.
O estudo foi realizado com mais de 1.800 acidentes reais.

MORTALIDADE/ASSENTO








Muitas pessoas acreditam que os passageiros que estão na área da asa tem mais chances de viver ...mas, de acordo com as estatísticas, não.49% dos passageiros localizado em frente sobrevivem comparação com 56% da asa e 69% da cauda. Como é a área da cauda…

ANAC - CONCURSO ANAC - SSO CAPACITÁRÁ PILOTOS COMO EXAMINADORES CREDENCIADOS

A Superintendência de Segurança Operacional (SSO) iniciará, a partir do dia 17 de maio, uma série de cursos para a formação de pilotos como examinadores credenciados da ANAC. Os eventos, cada um com duração de dois dias, acontecerão em sete cidades: Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Manaus, Belém e Porto Alegre.  Os cursos são voltados ao público externo e têm a finalidade de preparar examinadores da aviação civil para realizar verificações de proficiência técnica de tripulantes pelo RBHA 91, RBHA 135, RBAC 121, RBHA 141 e RBHA 142.
Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail capacitacao.gpno@anac.gov.br. São cinquenta vagas disponíveis. 
Poderão participar pilotos instrutores de empresas aéreas, escolas de aviação civil, centros de treinamento, aeroclubes e órgãos de segurança pública. Confira o calendário dos cursos: 17 e 18 de maio – ASO - São Paulo 24 e 25 de maio – ASO - Brasília 07 …

MIGUEL VASPIANO, O MENINO QUE NASCEU NAS ALTURAS E ACABOU MORRENDO DA MESMA FORMA NO ACIDENTE DE ONTEM EM MANAUS

O PILOTO

Miguel Vaspiano Lepeco, um menino que no dia 17 de julho de 1957 fez com que a rotina do aeroporto Dr. Gastão Vidgal, na cidade de Maringá, no Paraná, mudasse de forma inusitada.

Naquele dia normal, uma aeronave DC-3, que pertencia à antiga Viação Aérea de São Paulo (VASP), estava chegando a cidade, quando um fato mudou completamente o trabalho dos comissários de bordo e tripulantes: um nascimento.

Sem nenhuma experiência em realizar partos, os comissários de bordo iniciaram o processo, no improviso mesmo. Com o desejo de que a espera da mãe para dar a luz ao menino fosse o mais rápido e menos doloroso possível.

Ao entrar no espaço aéreo da pequena Maringá, uma surpresa: nascia mais uma criança. Uma criança que não somente tinha um destino qualquer como as outras. Esta criança já tinha a sua vida traçada naquele mesmo exato momento: o destino de se tornar um piloto.

O fato tornou-se destaque em todos os jornais da região e, a sua mãe, contente com o esperado, com…

FOTOS E OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE O ACIDENTE EM MANAUS

Dados do Acidente
Data: 13.05.2010
Hora: 15h05
Aeronave: Embraer EMB-810C Seneca II
Prefixo: PT-EUJ
S/n: 810221
Operador: CTA Táxi Aéreo (Cleiton Taxi Aéreo)
Partida: Aeroclube de Manaus (SWFN)
Destino: Aeroporto de Maués (MBZ/SWMW)
Local da queda: Colégio Salesiano Dom Bosco Leste, localizado no bairro de Zumbi dos Palmares, em Manaus, Amazonas
Fase: Subida inicial
Ocupantes: Tripulação: 1 / Passageiros: 5
Total de mortos: 6

O piloto Miguel Vaspeano Lepeco, de 52 anos, tinha mais de 25 anos de experiência, segundo a empresa.
fonte/foto/Diego Oliveira (Portal Amazônia) / Michael Dantas (A Crítica/Agência Estado) / Divulgação/Corpo de Bombeiros

SEIS MORREM EM ACIDENTE DE AVIÃO EM MANAUS NA QUINTA-FEIRA

Um avião de pequeno porte caiu, na tarde desta quinta-feira (13), no bairro Zumbi, em Manaus. De acordo com a Agência de Comunicação do Governo do Amazonas, as seis pessoas que estavam na aeronave morreram.

Entre as vítimas estavam cinco funcionários da Secretaria de Educação do Amazonas e o comandante. A secretária de Estado de Educação do Amazonas, Cinthia Regia Gomes do Livramento, também integrava a comitiva que viajava para Maués (AM).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a aeronave saiu do Aeroclube de Manaus e seguia para Maués. O avião caiu em um terreno de um seminário salesiano e explodiu. As vítimas foram carbonizadas. A perícia da Aeronáutica está no local para investigar as causas do acidente.

Em nota no twitter, o Governo do Amazonas lamentou o ocorrido. O governador Omar José Abdel Aziz decretou luto oficial no Amazonas por três dias devido à morte dos servidores.


fonte/ G1

MAU TEMPO FECHA AEROPORTOS DE CURITIBA E PORTO ALEGRE

São Paulo - Os aeroportos de Porto Alegre e de Curitiba ficaram fechados hoje em razão do mau tempo e das chuvas que atingem o Sul do País. O terminal de Florianópolis operava normalmente. 
Na capital gaúcha, o Aeroporto Internacional Salgado Filho está fechado desde as 5h26 para pousos e decolagens. Por conta da interrupção das operações, do total 12 chegadas previstas, sete foram canceladas e uma estava atrasada. Em relação às partidas, de 25 voos previstos para decolar, sete foram cancelados e um teve o horário alterado, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Já o Aeroporto Internacional Afonso Pena, na capital paranaense, ficou fechado da 0h10 até as 8 horas para pousos. As decolagens eram feitas com auxílio de aparelhos. Por volta das 9 horas, as operações de pouso e decolagens eram feitas por instrumentos. Sete voos foram cancelados e seis registravam atrasos, de um total de 26 voos previstos para o período, de acordo com relatório d…

PILOTO NÃO APONTOU FALHAS TÉCNICAS ANTES DO ACIDENTE NA LÍBIA

O piloto do avião da Al Afriqiyah que caiu na quarta-feira perto de Trípoli, na Líbia, com um saldo de 103 mortos e um sobrevivente, não assinalou nenhum problema técnico na aeronave antes do acidente, informou nesta sexta-feira o presidente da comissão investigadora, Neji Dhau.
"O piloto não assinalou problema algum. Até o último momento, as coisas transcorreram normalmente entre o piloto e a torre de controle", declarou Dhau.
"O que posso confirmar no momento é que o avião se chocou no chão antes de chegar à pista", acrescentou, precisando que os investigadores não descartam nenhuma hipótese no momento.
Segundo as convenções internacionais, a Líbia deve coordenar a investigação, na qual também participa o país construtor da aeronave comprada pela companhia líbia Al Afriqiyah, neste caso a França.
A comissão investigadora é integrada principalmente por dois especialistas franceses do Departamento de Investigações e Análises (BEA, um órgão francês), cin…

AVIÃO EM QUE VIAJAVA GLÓRIA PEREZ TEM PANE E RETORNA À CAPITAL

O vôo 3575 da TAM, com destino à São Paulo, sofreu uma pane no sistema de computador de bordo e teve de retornar para a Capital. No vôo estavam a novelista Glória Perez com a sua mãe Maria Augusta e dezenas de outros passageiros. Até a noite de ontem, o avião continuava na pista do aeroporto de Rio Branco.

De acordo com o jornalista Antônio Klemer, que estava a bordo do avião, a aeronave chegou a decolar, mas com cerca de 35 minutos de vôo, percebendo que havia algo errado, o piloto fez a manobra para retornar à Capital. Ele disse ainda que sentiu cheiro de queimado saindo da cabine do piloto. “Neste momento, o piloto do avião informou que havia um problema em um dos computadores e estava optando por retornar”, disse Klemer.

Ele acredita que algo mais sério possa ter acontecido, tendo em vista que, no retorno, o avião sobrevoava muito baixo.

A reportagem entrou em contato com a companhia aérea, mas ninguém estava autorizado a falar sobre o que r…

NUVEM DE CINZAS DE VULCÃO FECHA AEROPORTO NA ISLÂNDIA

Uma mudança na direção dos ventos provocou o deslocamento da nuvem de cinza do vulcão islandês, causando o fechamento temporário do aeroporto internacional de Keflavík, o principal terminal da Islândia, nesta sexta-feira.

As autoridades islandesas manterão o aeroporto fechado ao tráfego aéreo pelo menos até 11h (pelo horário de Brasília), e desviaram para o aeroporto de Akureyri, no norte do país, voos que chegaram dos EUA nesta sexta.

A nuvem de cinza se movimenta agora em direção oeste e sudoeste e alcançou nas últimas horas, pela primeira vez desde o início da erupção há um mês, localidades situadas a oeste do vulcão, como a de Selfoss.

A erupção do vulcão continua estável, e a nuvem de cinza e gás subiu até seis mil metros de altitude devido a ventos fortes e a uma corrente de ar instável procedente do sul da Islândia, informou o Instituto Meteorológico Islandês.

A geleira onde está o vulcão sofreu na quinta-feira quatro pequenos terremotos, que aparentemente não m…