segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ACIDENTE DE AVIÃO MATA QUATRO EM EVERGLADES

Ao que tudo indica, um problema no motor foi a causa do acidente na noite de domingo com o avião Piper PA-32R-301T Turbo Saratoga, prefixo N2467Y, nos Everglades, na Flórida, nos EUA.

A aeronave carregava quatro pessoas da mesma família, que voltavam do fim de semana em Gainesville (Centro da Flórida).

De acordo com representantes da Administração Federal de Aviação (FAA), momentos antes de perder altitude e cair no pântano, o piloto reportou problemas à torre de controle do Aeroporto Executivo de Fort Lauderdale. “Ele chegou, inclusive, a emitir um sinal de emergência”, afirmou a porta-voz da FAA, Arlene Salac.

O avião estava registrado para a Gator Air Inc., uma empresa de Sea Ranch Lakes.

fontes/ASN - Fotos: Joe Cavaretta/Sun Sentinel

NOVOS AVIÕES AIRBUS A30X PARECEM VIR DOS CÉUS DE CORUSCANT

Enquanto a Boeing está sofrendo para levar o Dreamliner aos céus, a Airbus já está planejando a próxima geração de aviões deles, chamada A30x, que inclui coisas bem legais como asas voltadas para a frente, estabilizador horizontal em forma de U e motores localizados na cauda do avião. O A380, com cinco andares, é mais louco ainda.

Estes aviões só devem chegar no mercado daqui a 15 anos, mas eles representam uma grande mudança na filosofia aplicada nos modelos atuais, incluindo o modelo Sonic Cruiser que me parece, em termos técnicos, absurdamente fantástico.

fonte/Airliners via Flight Global

HOMEM MORRE APÓS SER ATINGIDO POR AEROMODELO

Um homem de 65 anos morreu na tarde deste domingo (20) após ser atingido na cabeça por um aeromodelo, em Araraquara (a 273 km de SP).

Segundo a Polícia Militar, o acidente ocorreu em uma pista só para aeromodelos ao lado do aeroporto da cidade, no Jardim Dumont, por volta das 18h00.

Um homem de 33 anos pilotava um avião modelo Albatroz e atingiu Milton Aliberti quando ele atravessava a pista. Uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamada e tentou reanimá-lo, mas ele morreu no local.

Peritos da polícia compareceram ao local e um boletim de ocorrência foi registrado no 4º DP da cidade. O delegado responsável informou que já instaurou um inquérito para apurar o que ocorreu no acidente.

Milton Aliberti era presidente do Clube de Aeromodelismo R/C de Araraquara e proprietário de uma loja especializada na cidade, que hoje fechou com um aviso de luto. Ele foi enterrado às 15h no cemitério São Bento.

fonte FolhaOnline

PARENTE DIZ QUE PASSAGEIROS PENSARAM EM ADIAR A VIAGEM

Cunhado do empresário Raimundo Verdi diz que tempo ruim foi analisado.

Chefe regional do Cenipa diz que avião estava fora de plano de voo.




O monomotor que sofreu um acidente aéreo no qual três pessoas morreram nesta segunda-feira (21) estava fora da rota original prevista entre São José dos Campos e São José do Rio Preto, de acordo com o chefe de investigação do Cenipa 4, Luísa Renato Horta de Castro. A Aeronáutica vai investigar se o piloto comunicou a mudança para algum ponto de controle no interior de São Paulo.

De acordo com policiais e moradores de Arujá, na região metropolitana de São Paulo, o tempo estava chuvoso e com neblina no horário do acidente. Segundo José Paes, cunhado do empresário Raimundo Verdi de Macedo, o trio chegou a pensar em adiar a viagem por causa do mau tempo. O parente acompanhou as buscas na região e esteve com o empresário no domingo durante uma festa de aniversário.

Para o chefe do Cenipa, por enquanto é prematuro associar a queda às condições climáticas. “A única coisa que sabemos é que ele tinha um plano de voo visual”, contou o investigador da Aeronáutica. Segundo ele, ainda não há confirmação de aeroportos vizinhos sobre um possível aviso de mudança no plano de voo, que precisaria ser comunicada obrigatoriamente.

O grupo deveria chegar a São José do Rio Preto, a km de São Paulo, onde desembarcaria a tia do empresário Miriam Terra Verdi, de 58 anos. Na sequência, o avião partiria rumo a Fernandópolis, onde o empresário mantinha negócios.

Mata fechada

Nesta segunda, os técnicos da Aeronáutica não entraram na região de mata fechada contra a qual o monomotor se chocou. Os primeiros trabalhos investigativos no ponto da colisão serão feitos na terça-feira. O espaço fica a cerca de três horas de caminhada a partir de uma estrada que liga Santa Isabel a Igaratá, de acordo com os bombeiros que fizeram o resgate.

As primeiras equipes chegaram aos destroços por volta das 13h. Segundo o tenente Anônio Carlos da Silveira, ainda havia fogo. A confirmação das três mortes ocorreu por volta das 15h e os corpos só foram retirados da mata quase duas horas depois.

Fonte: Marcelo Mora (G1)

VÍTIMA DE ACIDENTE AÉREO É EMPRESÁRIO DE FERNANDÓPOLIS

Tia dele e piloto também morrem na queda do monomotor.

Técnicos da Aeronáutica voltarão à região na terça-feira.

O delegado Carlos Alberto de Oliveira confirmou, na tarde desta segunda-feira (21), a identidade das três pessoas que morreram em um acidente aéreo em Arujá, na Grande São Paulo. Na queda, cujos motivos ainda serão investigados pela Aeronáutica, morreram o empresário Raimundo Verdi de Macedo, de 44 anos, de Fernandópolis, a tia dele Miriam Terra, de 58 anos, além do piloto Darbijoni Ferro, que não teve a idade divulgada.

O Corpo de Bombeiros encontrou os três corpos carbonizados em meio a local de mata fechada e de difícil acesso entre Santa Isabel e Igaratá. Pouco antes das 17h, os corpos foram retirados e seriam levados para o Instituto Médico-Legal (IML) de Guarulhos. Parentes das vítimas acompanharam as buscas.

Segundo o capitão da Polícia Militar Elton Luís Ribeiro, tudo indica que a aeronave bateu em um morro antes de cair e explodir, no Pico do Pouso Alegre. O avião, um monomotor, ficou totalmente destruído. Partes da aeronave foram encontradas em vários pontos da região.

“A gente demorou três horas para chegar ao local e apenas com a ajuda de pessoas da região. É uma área de mata virgem, fechada. E estava chovendo muito. O lugar estava escorregadio”, disse Ribeiro.

Ainda será feita a perícia pela Polícia Técnico-Científica na área. A aeronave saiu nesta manhã de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo, com destino a São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. A viagem costuma durar duas horas, mas ele não pousou no destino no tempo previsto.

O chefe de investigação do Cenipa IV, Luís Renato Horta de Castro, disse que técnicos das Aeronáutica retornarão ao local na manhã de terça-feira (22). Nesta tarde, as condições climáticas eram desfavoráveis e o ponto onde houve a colisão fica a cerca de uma hora e meia de caminhada a partir da estrada. Helicópteros da Polícia Civil de São Paulo chegaram a ser enviados para ajudar nas buscas, mas retornaram às bases por causa do tempo ruim na região.

Barulho e explosão

O acidente foi testemunhados por moradores da região. “Ouvi o barulho do avião e de um impacto logo em seguida. Três minutos depois, houve uma explosão", contou a caseira Rosana Ribeiro, de 21 anos. "Eu e meu patrão ligamos para o 190, mas tinha neblina e não dava para ver nada. Mas um pessoal lá embaixo [do morro] disse que viu fogo e fumaça”, disse.

fonte/ilustração G1

BOMBEIROS ENCONTRAM DOIS CORPOS EM LOCAL DE QUEDA DO AVIÃO

Aeronave ia de São José dos Campos para São José do Rio Preto.

Bombeiros prosseguem buscas; buscas são feitas em Santa Isabel.




Os bombeiros de Arujá, na região metropolitana de São Paulo, informaram ter localizado dois corpos carbonizados em uma mata de difícil acesso em Santa Isabel, também na região metropolitana, no início da tarde desta segunda-feira (21). Conforme os bombeiros, as vítimas estavam em uma aeronave de pequeno porte que desapareceu após sair nesta manhã de São José dos Campos, a 97 km de São Paulo.

As buscas estavam concentradas no Pico do Pouso Alegre, em Santa Isabel. Duas outras vítimas estão sendo procuradas na região. De acordo com informações do Jornal Hoje, moradores de Arujá informaram aos bombeiros que viram um grande clarão no céu e ouviram uma explosão.

Segundo informações do controle de tráfego aéreo de São José dos Campos, o avião levava quatro passageiros e saiu da cidade às 9h45, com destino a São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo. A viagem costuma durar duas horas, mas ele não pousou no destino no tempo previsto.

Além disso, de acordo com o controle de tráfego aéreo, o piloto deveria ter entrado em contato com a torre de controle de Pirassununga, a 211 km da capital paulista, o que não ocorreu.

A assessoria de imprensa da Aeronáutica em Brasília afirmou que o serviço de controle do órgão está verificando a informação de que o avião teria sumido, mas que ainda não tem confirmação sobre o ocorrido.

fonte: G1

AVIÃO DE PEQUENO PORTE DESAPARECE NO INTERIOR DE SÃO PAULO



Um avião de pequeno porte que levava quatro pessoas está desaparecido desde 11h45 desta segunda-feira (21) no interior de São Paulo, segundo informações do controle de tráfego aéreo de São José dos Campos, a 97 km da capital paulista.

De acordo com as primeiras informações do controle, a aeronave, um Embraer EMB-712 Tupi, saiu da cidade às 9h45 desta segunda, com destino a São José do Rio Preto, a 438 km de são Paulo. A viagem costuma durar duas horas, mas o avião não pousou no destino no tempo previsto.

Além disso, de acordo com o controle de tráfego aéreo, o piloto deveria ter entrado em contato com a torre de controle de Pirassununga, a 211 km da capital paulista, o que não ocorreu. Com o prazo para esse contato encerrado, agora eles tentam rastrear o monomotor por meio de radares.

Segundo os bombeiros de Arujá, uma aeronave de pequeno porte teria caído no bairro Pouso Alegre, zona rural de Igaratá. Os militares tentam chegar no local a pé, já que é uma região de mata de difícil acesso.

A assessoria de imprensa da Aeronáutica em Brasília afirmou que o serviço de controle do órgão está verificando a informação de que o avião teria sumido, mas que ainda não tem confirmação sobre o ocorrido.

fontes: G1 / VNews

EXÉRCITO BRASILEIRO REALIZA ACISO NO NORDESTE

O Exército mobiliza-se nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão para uma ampla ação social junto às populações do Cariri. Isto porque será aberta no próximo sábado, com realização até o dia 25, a Operação Jaguaribe, com a participação de militares do Exército dos estados envolvidos.

No Ceará, a operação, promovida pela 10ª Região Militar, com sede em Fortaleza, abrangerá os municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Nova Olinda. Contará com a participação de 800 militares, viaturas e dois helicópteros do 2º Batalhão de Aviação do Exército (BAvEx) de Taubaté, do Estado de São Paulo.

A abertura será no sábado, às 18h30, na Praça da Sé, com a presença do general-de-divisão, Vitor Carulla Filho, comandante da 10ª Região Militar, e de autoridades públicas locais. De acordo com a programação, haverá apresentações das bandas de música do Exército e do Crato. O Quartel General da operação será montado no Parque de Exposições Pedro Felício, também nesse município.

Segundo informações do sargento Antônio Marcos, o Tiro de Guerra do Crato participará da operação com o apoio logístico.

Paralelamente, será desenvolvida uma Ação Cívico-Social (Aciso) em parceria com as prefeituras municipais.

Em Santana do Cariri, as ações acontecem no próximo dia 21, no distrito de Anginho; dia 23, em Dom Leme; e dia 24, em Guritiba.

Já no município de Nova Olinda, a operação está programada para o dia 22, no distrito de Triunfo. Das 8h30 às 17h, serão disponibilizados os seguintes serviços: expedição de documentos, atendimento médico-odontológico, distribuição de medicamentos, palestras, educação musical, reformas de instalações, corte de cabelo, manicure, pedicure, apresentações públicas da Banda de Música.

Estradas vicinais serão recuperadas pelo 3º Batalhão de Engenharia de Construção, com sede em Picos (PI); e obras de pequeno porte serão realizadas pelo 23° Batalhão de Caçadores, sediado em Fortaleza.

A ACISO, segundo o Boletim do Exército, é uma das formas pelas qual a instituição militar presta assistência às comunidades carentes.

Também será desenvolvido um treinamento para Garantia da Lei e da Ordem (GLO), uma brigada especializada em intervenções de conflitos urbanos com munição não-letal e com funções para agir como uma tropa de choque de elite. Pode atuar também, em ações específicas, contra o crime organizado na região.

No município de Santana do Cariri, serão realizadas manobras militares na área de operações, com atividades de Garantia da Lei e da Ordem(GLO), tais como: posto de bloqueio e controle de estradas; posto de segurança estático; tomada de área urbana; desocupação de propriedade invadida; bloqueio de estradas; patrulhamento ostensivo em vias urbanas; garantia de eleições; e garantia de apuração de eleições.

O Tiro de Guerra do Crato participará também da apuração de uma eleição simulada, atuando como mesários, segundo destaca o sargento Marcos Antônio, e também será utilizado na figuração de outras operações. A simulação tem como objetivo garantir a ordem e a manifestação livre do povo no processo eleitoral.

Para o prefeito do Crato, Samuel Araripe, esta operação vai complementar o trabalho social desenvolvido pela Prefeitura Municipal. O prefeito garantiu todo apoio necessário ao trabalho que consiste na interação direta entre os militares e a sociedade. A operação, segundo destaca o prefeito, tem o objetivo de prestar apoio comunitário às populações, cooperando com outras instituições e promovendo a cidadania. “Na pauta estão incluídas ações sociais importantes para a região”, disse.



fonte/Diário do Nordeste

MODELO GISELE BÜDCHEN VAI TIRAR LICENÇA PARA PILOTAR HELICÓPTERO

Citando uma fonte próxima a modelo, o TMZ diz que Gisele está fazendo aulas no aeroporto de Marshfield, em Massachusetts, há duas semanas. Para conseguir a permissão, ela tem que acumular 65 horas de voo. Cada hora custa US$ 225 (cerca de R$ 400).

A modelo está grávida de seis meses de seu primeiro filho. Embora ela não tenha anunciado o sexo do bebê, um tabloide afirma que será menino e se chamará Gabriel.

Ontem, a modelo recebeu o título de embaixadora da Boa Vontade para o Meio Ambiente da ONU, na Washington Square, em Nova York.


Gisele Bündchen foi fotografada hoje no aeroporto de Marshfield; site afirma que a modelo vai tirar licença para pilotar

fonte TMZ/Folha

TREINADORES SUECOS SK60 VOARÃO ATÉ 2017 APÓS ATUALIZAÇÃO

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A Saab informou nesta segunda-feira, 21 de setembro, que recebeu da FMV (administração sueca para material de defesa) um contrato para atualizar os jatos de treinamento SK60, das Forças Armadas Suecas. O contrato, que tem o valor de 130 milhões de coroas suecas (pouco menos de 19 milhões de dólares) foi considerado importante pela companhia para ampliar empregos na área técnica e de engenharia.

A atualização compreenderá a instalação de um novo GPS, avisos sonoros (primários e de altitude) e troca de alguns instrumentos, mudando a indicação de velocidade e altitude, de kilômetros por hora e metros para nós e pés, padrão utilizado hoje no caça Gripen.

Os trabalhos deverão ser completados em 2011 para permitir o uso da plataforma de treinamento SK60 (designação militar do jato bimotor Saab 105) até 2017. Em dezembro do ano passado, a Saab e a FMV já haviam assinado um contrato em que a primeira, como fornecedora principal, recebeu a responsabilidade pela operação, manutenção e aprontamento de todas as aeronaves SK60, de acordo com requerimentos das Forças Armadas Suecas.

O primeiro Saab 105 / SK60 voou em 1963, e começou a operar na Suécia, principalmente em missões de treinamento, a partir de 1967.

fonte/foto SAAB

RÚSSIA ABRE PROCESSO SOBRE CAÇAS MIG-29 DEVOLVIDOS PELA ARGÉLIA

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Acusações penais e criminais foram estabelecidas contra os responsáveis da alta gerência de uma empresa, acusada de fornecer equipamentos de baixa qualidade para os MiG-29 adquiridos pela Argélia e posteriormente devolvidos à Rússia.

Musail Ismailov e Alexandre Kutumov, chefe e vice-chefe da empresa Aviaremsnab estão atualmente cumprindo penas semelhantes. Eles foram condenados por fraude em maio passado, após as investigadores determinarem que a empresa utilizou certificados e marcas de equipamentos falsos quando forneceu os mesmos à fabricante MiG, fazendo-os passarem-se por novos, quando na realidade eram peças e componentes usados (fabricados entre 1982 e 1996).

Em um contrato de US$ 14,3 milhões, a Aviaremsnab abasteceria a MiG com peças e equipamentos novos. Após um adiantamento de US$ 1,7 milhões, a MiG recebeu não as peças fabricadas entre 2005 e 2006 , mas peças antigas e de fabrico de 25 anos atrás, com certificados falsos. A fraude, no entanto, fora descoberta antes que os componentes fossem instalados.

A Rússia havia vendido à Argélia 28 MiG-29 SMT (um lugar) e 6 MiG-29UB (dois lugares), num contrato de até US$ 1,3 bilhão, via Rosoboronexport - a estatal responsável pela exportação de armamento russo. Após receber quinze unidades do caça, a Argélia se negou a receber os restantes, alegando a baixa qualidade dos mesmos. Os quinze aviões foram devolvidos à Rússia, que os colocou em serviço em sua força aérea depois de testes rigorosos nos aparelhos.

Recentemente, após a queda de um MiG-29 na Sibéria em novembro passado, o Ministério da Defesa admitiu que a frota russa do vetor, composta de 281 aviões, está em grande parte ultrapassada e não mais é capaz de desempenhar suas funções de combate. Especialistas militares disseram que a frota russa, adquirida entre 1983 e 1993, tornou-se obsoleta e precisa ser retirada do serviço ativo.

fonte RIA foto/divulgação

SANTOS DUMONT INICIA RECUPERAÇÃO DA PISTA PRINCIPAL

A partir de 21 de setembro, a pista principal e o pátio do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (RJ) passarão por melhorias. A previsão para o término das obras, orçadas em R$ 1,21 milhão, é de 60 dias. Durante esse período, os pousos e decolagens serão feitos pela pista auxiliar do aeroporto, que teve sua reforma concluída em agosto de 2009. As empresas GOL e TAM passam a operar apenas no trecho Rio-São Paulo. Todos os outros voos dessas companhias serão provisoriamente transferidos para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Tom Jobim e os das demais empresas permanecerão operando sem alterações.

As restrições da pista vão interferir apenas na quantidade de aeronaves estacionadas no pátio e no peso máximo permitido às mesmas para pouso e decolagem. “Estamos tomando todo o cuidado para minimizar o impacto na operacionalidade do aeroporto”, explica o Gerente de Operações João Rodrigues Nogueira.

Melhorias
Desde o início do ano, a Superintendência do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont (RJ) investe em infraestrutura, com o objetivo de oferecer conforto e agilidade nos serviços prestados pela Infraero, como a recuperação e revitalização das esteiras de bagagens e a abertura de mais uma sala de desembarque. Para agilizar o embarque, foi disponibilizado mais um canal de inspeção, num total de cinco módulos. Além disso, foram comprados mais três ônibus para serem incorporados à atual frota, perfazendo um total de seis coletivos.

Atualmente, o aeroporto opera com um total de 290 voos/dia, o que corresponde a um aumento da demanda de 45%, quando comparado ao período das operações assistidas em 2007. Em 2008, o total foi de 3.630.236 passageiros. E, em 2009, o movimento operacional acumulado, de janeiro até julho, foi de 2.584.050 passageiros.

fonte INFRAERO/AN

DASSAULT AVIATION ENTREGA OFERTA FINAL AO BRASIL

PARIS, França, 21 Set 2009 (AFP) - A construtora aeronáutica francesa Dassault Aviation entregou ao governo do Brasil a oferta final para a venda do avião de combate Rafale, anunciaram fontes da empresa.

"Entregamos um documento às autoridades brasileiras", afirmou à AFP um porta-voz da Dassault.

O Rafale da francesa Dassault, o F18 da americana Boeing e o Gripen da sueca SAAB participam de uma licitação no Brasil para a compra de 36 caças, uma operação avaliada em sete bilhões de dólares.

O ministério da Defesa fixou o dia 21 de setembro como data limite para que os concorrentes apresentassem formalmente suas ofertas comerciais.

Na semana passada, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou no Senado que o Rafale era a "opção" do governo brasileiro, bastando para isto que a França cumprisse a promessa de transferência de tecnologia.

No início do mês, durante uma visita do presidente francês Nicolas Sarkozy a Brasília, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou a abertura de negociações com a Dassault.

fonte AFP

CHÁVEZ ESTUDA A DERRUBADA DE AERONAVES SUSPEITAS E IGNORA RELATÓRIO DOS EUA



Ontem, durante entrevista coletiva, o presidente venezuelano Hugo Chávez, contrariado, não quis comentar o relatório dos EUA sobre drogas ilícitas, no que toca à Venezuela.

Pelo relatório, a Venezuela está entre os países que menos contribuíram na luta contra o narcotráfico. E os EUA usam o relatório para pressionar Chávez a dotar o seu país, como acontece com a Colômbia, Peru e Brasil, com legislação que autorize o abate de aeronaves sob suspeita de carregamento de drogas proibidas.

A Venezuela foi reprovada pelo governo dos EUA e, no relatório que foi enviado ao Congresso norte-americano, aparece ao lado da Bolívia e da Birmânia (Mianmar), esta última uma velha e conhecida narcoditadura militar. Apesar da reprovação, não haverá sanção econômica para a Venezuela, ao contrário da Birmânia, que, há mais de dez anos, aparece nos relatórios e, por especialistas internacionais, é considerada um narcoestado.

Na coletiva, Chávez disse, apenas, que estuda, à luz do direito internacional, legislações, como a brasileira, que autorizam o abate de aeronaves sob suspeita e cujos pilotos não atendem ordens para aterrar. Sobre tráfico de drogas, lembrou Chávez que os norte-americanos são os maiores consumidores do planeta e o governo dos EUA não consegue reduzir a demanda.

A lei brasileira, no particular, consagra a pena de morte. É inconstitucional. No Brasil, foi objeto de pressão norte-americana. A lei, não sancionada por Fernando Henrique que preferiu engaveta-la, acabou recebendo a aprovação de Lula, apesar da flagrante inconstitucionalidade.

Fora isso tudo, uma aeronave pode ser perseguida, até aterrar.

A autonomia de vôo é limitada. No caso de prisão do piloto, ele poderá se tornar um colaborador de Justiça e fazer revelações importantes. Como todos os céus, a lua e as estrelas sabem, o potente narcotraficante nunca estará na aeronave, mas em terra.

O Brasil mantém, com relação ao tráfico de drogas, cooperação com todos os países das Américas. Portanto, por meio de cooperação, o avião suspeito, caso deixe o espaço aéreo brasileiro, poderá ser perseguido por avião de país amigo.

Convém frisar que o sistema operado pelos EUA, por meio do Comando Sul, detecta e avisa sobre aeronaves suspeitas e coloca os países que estariam na rota da aeronave em alerta.

Assim, não haveria risco de se perder de vista a aeronave suspeita, que, frise-se, poderia ser bombardeada com tinta, isto para ser identificada de forma induvidosa ao aterrar.


No Peru, um avião suspeito já foi bombardeado, com trágico resultado. No seu interior estava uma religiosa com o filho de poucos meses. A mãe e o filho morreram em razão da queda do pequeno avião. Mais ainda, não havia, no avião abatido, drogas ou vestígios delas. No caso, o piloto era inexperiente e se assustou, situação essa agravada pelo fato de o equipamento de rádio não funcionar.

PANO RÁPIDO

A Venezuela entrou na lista norte-americana dos países que não colaboram na luta contra as drogas proibidas por mera represália.

No ano de 2005, o presidente Chávez expulsou agentes da agência norte-americana de drogas (DEA), por bisbilhotagem política: a DEA é conhecida por se dedicar a espionagem no campo político e os seus agentes chegam aos países a título de cooperação na luta contra o tráfico de drogas.

Agentes da DEA, do FBI e da CIA, no Brasil, já bisbilhotaram. À época, o presidente era Fernando Henrique Cardoso.

Um ex-agente do serviço de espionagem da embaixada norte-americana, Carlos Costa, fez revelação sobre a atuação dos espiões e destacou como eram feitos os grampos realizados no palácio do Planalto.


fonte Aviation News

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...