sábado, 8 de agosto de 2009

AVIÃO COM EQUIPE DO ATLÉTICO MADRID FAZ ATERRISSAGEM 'DURA' NA CAPITAL ESPANHOLA

A comitiva do Atlético Madrid, que regressava de Inglaterra depois da vitória por 2-1 sobre o Liverpool, em jogo amistoso, levou um grande susto hoje no Aeroporto Barajas, na capital da Espanha. O avião que transportava a equipe deparou-se com condições atmosféricas difíceis e falhou a primeira tentativa de aterrissagem, o que lançou o receio entre os passageiros.

A aterrissagem foi abortada a poucos metros da pista, entre manobras muito suspeitas, antes de voltar a levantar voo e de dar uma volta completa na cidade de Madrid. Segundo o comandante do voo, os ventos fortes e com rajadas impediram o pouso. A essa altura chegou a se pensar na hipótese de o avião seguir para o aeroporto de Valência.

A segunda tentativa correu bem melhor e o aparelho conseguiu colocar-se em terra firme, embora com uma aterrissagem violenta. Entre os passageiros, que incluía a comitiva do Atlético Madrid, mais os jogadores da equipe adversária Reina, Riera, Mascherano e Insúa (que pegaram carona para Madrid) houve quem passasse mal, sobretudo o brasileiro Cléber.

Fonte: Mais Futebol (Portugal)

TV AMERICANA EXIBE FOTOS DE AVIÃO E HELICÓPTERO APÓS CHOQUE

A TV norte-americana "Fox News" mostrou imagens do momento em que um pequeno avião se chocou com um helicóptero em Nova York. O acidente ocorreu neste sábado sobre o Rio Hudson. Dois corpos já foram encontrados e sete pessoas estão desaparecidas.

Avião e helicóptero se chocaram no ar sobre o Rio Hudson. Segundo o canal de TV, as fotos foram tiradas por turista que passeava no local em barco turístico - Foto: AP Photo/Fox News Channel


Prefeito de NY diz que avião bateu na traseira do helicóptero

Relatos preliminares indicam que o avião de pequeno porte Piper PA-32 bateu na traseira de um helicóptero de turismo neste sábado no rio Hudson, em Nova York (EUA), informou o prefeito da cidade, Michael Bloomberg. Segundo o prefeito, as equipes de resgate encontraram dois corpos e são poucas as chances de que os outros sete a bordo das aeronaves tenham sobrevivido.

"Até que o Comitê de Segurança Nacional no Transporte faça sua determinação, nada é um fato", ressaltou o prefeito.

Jim Peters, porta-voz da FAA (Agência Federal de Aviação dos EUA, na sigla em inglês) afirmou que três pessoas estavam a bordo do avião, que seguia para Ocean City, em New Jersey.

A colisão deixou provavelmente todos os nove envolvidos mortos, entre eles cinco turistas italianos, declarou neste sábado o prefeito Bloomberg.

Bloomberg afirmou a repórteres que havia cinco turistas italianos a bordo do helicóptero, além do piloto, e três pessoas a bordo do avião, incluindo o piloto e uma criança. Dois corpos foram recuperados e não há esperanças de encontrar sobreviventes.

"Isso mudou de uma operação de resgate para uma missão de recuperação', disse o prefeito. 'Não haverá um final feliz", disse.

As equipes de resgate correram ao local e mergulhadores da polícia procuram por sobreviventes entre as fuselagens. O tempo na hora do acidente nas proximidades estava claro, o que diminui as chances do acidente ter sido causado por condições ruins de visibilidade.

Bloomberg afirmou que a polícia encontrou um pedaço da fuselagem nas águas lamacentas e que a busca deve continuar por alguns dias.

Fontes: G1 / Folha Online / Fox News

DOIS MORTOS NA QUEDA DE UM GIROCÓPTERO NA ALEMANHA

Dois homens morreram na queda de um girocóptero na sexta-feira (7) à noite em Eddigehausen, perto de Göttingen, na Alemanha, informou hoje pela manhã a polícia de Goettingen.

O girocóptero é uma aeronave leve considerada segura. O piloto, 56 anos, e a passageira, 50 anos, haviam decolado a partir do aeroporto de Northeim para um voo privado. Testemunhas ouvidas pela polícia relataram que o motor da aeronave "engasgou" temporariamente. Acredita-se que o piloto tenha tentado fazr um pouso de emergência em um estacionamento, mas o girocóptero caiu pouco depois, numa floresta, a 200 metros de distância do estacionamento. A passageira morreu no local da queda em decorrência de seus ferimentos e o piloto morreu a caminho do hospital.

O aparelho era o AutoGyro Europe MT-03, prefixo D-MTUK. As causas do acidente ainda são incertas. O piloto era considerado muito confiável e atencioso.

O girocóptero é considerado um aparelho seguro
O girocóptero um tipo de aeronave cuja sustentação em vôo é fornecida por asas rotativas, mas, ao contrário dos helicópteros, o rotor gira independente do motor, em auto-rotação como resultante aerodinâmica do movimento à frente; a propulsão é fornecida por um hélice convencional movida por um motor. O primeiro autogiro foi desenvolvido e construído por Juan de La Cierva, em 1923. Ele voa, normalmente, a uma altitude de 500 a 600 metros, com uma velocidade máxima de 120 quilômetros por hora. Mesmo com um motor em falha, uma aterrissagem segura normalmente é possível.

Peritos do Federal Bureau of Investigations irá verificar os restos da aeronave neste domingo para iniciar uma investigação, com resultados previsto para as próximas semanas.

Fontes: NDR Online (Alemanha) / ASN / Wikipédia

PARAPENTES DOMINAN O CÉU DE CASTELO NO ESPÍRITO SANTO NA ABERTURA DO CAMPEONATO BRASILEIRO

O céu da cidade de Castelo (ES) vai ficar mais colorido. A partir deste final de semana, a cidade recebe a disputa da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente. A competição, que é homologada pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional) acontece de 08 a 15 de agosto.

As disputas serão realizadas na Rampa de Ubá, que fica a 27 km da Cidade. A rampa, que está a 960 m de altitude, é de fácil acesso, permite várias decolagens simultâneas, e boa infra-estrutura. O pico do Forno Grande, a Pedra do Dedo e a Cachoeira da Prata fazem parte do belo cenário. A decolagem é natural, gramada, com inúmeros pousos alternativos.

O campeonato contará com a participação de atletas de vários lugares do país. Pilotos de todo o Brasil já estão inscritos para a competição. As provas serão sempre de velocidade em circuito pré-determinado, sendo o vencedor da prova o piloto que completar o circuito no menor tempo.

As condições climáticas em Castelo são excelentes, além da espetacular paisagem montanhosa, a predominância de correntes de ar favorece a prática do vôo livre e a infra-estrutura para o esporte é total. A condição de vôo promete boas provas e longos percursos voados.

O campeão brasileiro de parapente de 2008 foi o capixaba Frank Brown, que é heptacampeão brasileiro e recordista mundial de parapente. Mas este ano o gaúcho Richard Pethigal e o campixaba Everton Seco – respectivamente segundo e terceiro colocados no ranking nacional – vão tentar quebrar a supremacia de Brown. A disputa promete ser emocionante e proporcionará belos vôos em Castelo.

Este ano, o Campeonato Brasileiro de Parapente será disputado em duas etapas. A segunda – e última – disputa acontece em Araxá (MG) entre 03 e 09 de outubro.

Fonte: 360graus.com.br - Fotos: Divulgação

MENINO DE 10 ANOS FICA GRAVEMENTE FERIDO AO TENTAR EMBARCAR EM AVIÃO NA ALEMANHA

Um menino canadense de 10 anos se feriu gravemente ao tentar embarcar no Boeing 777-300, prefixo C-FIUR, da Air Canada, no Aeroporto de Frankfurt, na Alemanha, na quarta-feira (4).

O menino - que estava acompanhado por sua mãe - esta prestes a embarcar quando a escada se deslocou, se afastando da porta, deixando um vão por onde ele caiu de uma altura de 4,5 metros (15 pés) para a pista, ferindo-se gravemente.

"O menino foi levado para o hospital para ser tratado dos ferimentos graves", informou a polícia, acrescentando: "Ainda estamos investigando como ocorreu o acidente".


O voo AC-875 ia de Frankfurt/Main (Alemanha) para Montreal, QC (Canadá).

A queda ocorreu na quarta-feira, no aeroporto, que é o segundo mais movimentado da Europa continental, logo atrás do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris.

Fonte: AFP

MANOBRA ERRADA DE PUSHBACK ATOLA AIRBUS FORA DA PISTA

Durante a operação de reboque da aeronave para a pista, o operador do trator de "pushback" cometeu um erro, fazendo com que a aeronave ficasse atolada na grama na última quinta-feira (6).

O incidente ocorreu com o Airbus A320-212, prefixo YL-LCF, da Travel Service, no Aeroporto Internacional Brno-Tuřany, na República Tcheca.

No momento do incidente, apenas a tripulação estava a bordo. A aeronave não sofreu danos e ninguém se feriu.

"O avião passou da pista e foi parar na grama. A bordo só estava a tripulação. Ninguém ficou ferido e não houve nenhum dano ao avião", declarou o diretor do aeroporto, Tomas Plaček.

O Aibus iria decolar de Brno para Praga sem passageiros.

Fontes: letectvi.cz / idnes.cz - Foto: Foxx

AVIÃO PILONA EM FIOS NA ESLOVÊNIA

Na quinta-feira (6) em Gorišnica, próximo a Ptuj, na Eslovênia, ocorreu um acidente que envolveu o avião Aerotechnik L -13 Vivat, prefixo S5-KAH, deixando os dois ocupantes feridos.

Segundo dados preliminares, o acidente ocorreu devido à rápida perda de altitude poucos minutos após a decolagem do aeroporto de Moškanjci. O piloto e o passageiro foram transportados para um hospital em Ptujsko.

De acordo com o comandante do PGD de Gorišnica, Lebar Janez, inicialmente o avião ficou pendurado nos cabos de energia elétrica e, em seguida, caiu de costas, ficando com a cauda junto ao solo. Quando os bombeiros chegaram ao local do acidente, poucos minutos após, o passageiro e o piloto da aeronave, foram retirados da aeronave.

O acidente será apurado pelas autoridades de aviação do país.

Fonte: .zurnal24.si - Foto: Bralec David

AERONAVE CAI NA SUIÇA

O piloto do pequeno avião DynAero MCR-4S 2002, prefixo F-PEPU, decolou de Samedan levando um passageiro para La Côte, em Prangins (ambas localidades da Suiça) na tarde de quinta-feira (6).

Poucos minutos após a decolagem, por volta das 14:30 (hora local), a aeronave não conseguiu a altitude correta e caiu.

O passageiro ficou gravemente ferido e foi levado para um hospital local. O piloto escapou ileso e permaneceu no local do acidente.

"A aeronave sofreu perda total", informou o porta-voz da polícia de Samedan.

Fontes: blick.ch / swissinfo.ch - Foto: Newspictures.ch

ACIDENTE COM HELICÓPETRO DA POLÍCIA MEXICANA

Foto do helicóptero envolvido no acidente

Um helicóptero da Policía Estatal Preventiva (PEP) do México sofreu um acidente depois que o motor apresentou problemas em pleno voo nesta sexta-feira (7).

A Hughes 530F, prefixo XC-PEP, voava a 200 pés de altitude, realizando manobras de vigilancia no bulevar Costeiro, em Ensenada, no Estado da Baja California, quando ocorreu falha do motor.

No helicóptero viajavam o piloto, o copiloto e um policial. Nenhum deles sofreu ferimentos graves, recebendo atenção médica por parte da Cruz Vermelha e, em seguida, levados para um hospital local.

Graças a uma bem sucedida manobra do piloto, a aeronave realizou um pouso de emergência sobre um terreno baldio entre duas ruas do local.

Devido ao forte impacto contra o solo, se rompeu a parte traseira do helicóptero. Segundo as autoridades, tratou-se de uma falha no motor.

Fonte: El Mexicano - Foto: Rangel (Flickr)

PROBLEMA TÉCNICO OBRIGA AVIÃO DA TAM A POUSAR EM CAMPINAS

O voo JJ 3129 da TAM, que saiu de Vitória (ES) às 6h15 deste sábado (8), teve de trocar o local do pouso em função de um problema técnico. Previsto para aterrissar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o avião pediu permissão para descer em Viracopos, Campinas (SP).

Segundo informações do aeroporto de Congonhas, a escolha se deu porque a pista de Viracopos é mais longa que a da capital paulista, o que garantiria maior segurança no pouso. Os detalhes do problema, no entanto, não foram divulgados pela companhia aérea.

De acordo com o setor de check-out da TAM, não houve turbulência ou despressurização da cabine durante o voo. A aeronave, um Airbus A319, levava 38 passageiros, que foram conduzidos até Congonhas por via terrestre. O avião chegou a Campinas às 7h45, dois minutos antes do horário previsto para o pouso em São Paulo.

Fonte: Luca Ferraço (vc repórter - Terra)

COLISÃO NO AR EM NOVA YORK



Barcos da polícia, dos bombeiros e da guarda costeira foram enviados ao local do acidente; destroços das aeronaves caíram no rio Hudson. (Foto: Reuters)

Um helicóptero de turismo se chocou no ar contra um pequeno avião em uma região próxima a Hoboken, no Estado de Nova Jersey, e os destroços caíram no rio Hudson, na divisa com o Estado de Nova York. A Guarda Costeira confirmou que uma pessoa foi resgatada com vida. A polícia não registrou vítimas até o momento, e as equipes de resgate estão fazendo buscas no local.

Segundo a autoridade de aviação norte-americana (FAA), o avião havia decolado do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, mas não há informações sobre o número de pessoas a bordo. O avião era um Piper PA-32, que pode levar até seis passageiros, além do piloto.

Uma testemunha que estava em terra em Hoboken disse ter ouvido o barulho parecido com o de um escapamento de carro, e disse que depois viu o helicóptero caindo "como uma pedra". Segundo ele, o pequeno avião perdeu uma asa. "Os dois aparelhos iam na mesma direção e se chocaram sobre a água, e aí ouvi uma explosão", contou uma testemunha ao canal NY1.

Segundo a rede de TV CNN, havia seis pessoas no helicóptero. O helicóptero era operado pelo grupo Liberty Tours, que faz voos panorâmicos em Nova York.

O acidente ocorreu em região próxima ao local em que uma aeronave fez um pouso de emergência após atingir pássaros, em janeiro.

Atualização: 17:05BRT

Michael Bloomberg, prefeito de Nova York, confirmou em entrevista coletiva na tarde deste sábado (8) que dois corpos foram resgatados do rio Hudson, após o choque no ar entre um helicóptero de turismo e um pequeno avião. No total, nove pessoas estavam nas duas aeronaves, e o prefeito descartou a hipótese de haver sobreviventes.

A Guarda Costeira havia falado anteriormente no resgate de uma pessoa, mas a informação foi descartada por Bloomberg. O acidente deste sábado foi em uma região próxima a Hoboken, no Estado de Nova Jersey, e os destroços caíram no rio Hudson, na divisa com o Estado de Nova York.

Barcos da polícia, dos bombeiros e da guarda costeira foram enviados ao local para fazer as buscas. Das nove possíveis vítimas, três estavam no avião e seis no helicóptero. Entre os dois passageiros do avião havia uma criança, e o helicóptero levava cinco turistas italianos, além do piloto.

Bloomberg descartou as chances de encontrar pessoas com vida. “Não haverá um final feliz”, afirmou, acrescentando que essa deixou de ser uma missão de resgate de sobreviventes.

O prefeito também informou que destroços de uma aeronave foram encontrados no rio, mas disse que ainda não dá para precisar se é do avião ou do helicóptero.

As causas do acidente ainda não estão claras e serão investigadas pela National Transportation Safety Board, organização dos EUA responsável pela segurança nos transportes.

Aeronaves

Segundo a autoridade de aviação norte-americana (FAA), o avião Piper PA-32 havia decolado do aeroporto de Teterboro, em Nova Jersey, e ia para Ocean City.

Já o helicóptero Eurocopter AS 350, operado pelo grupo de voos panorâmicos Liberty Tours, havia acabado de decolar de um heliporto em Manhattan. A empresa divulgou em seu site que é a maior operadora de helicópteros de turismo e fretamento do nordeste dos EUA.

Na hora do acidente, as condições climáticas eram favoráveis.

Há dois anos, um helicóptero da Liberty enfrentou problemas também sobre o rio Hudson, durante um passeio turístico. Na ocasião, o piloto conseguiu posar com segurança e tirar da aeronave sete passageiros.




Equipes de resgate procuram por destroços no Rio Hudson. (Foto: Robert Mecea/AP Photo)

Fontes: G1- CNN - THE NEW YORK TIMES

EXÉRCICITO NA CIONAL DA COLÔMBIA RECEBE BLACKHAWKS


No dia 24 de julho o Exército da Colômbia recebeu 6 helicópteros UH-60L Blackhawk comprados do Estados Unidos. As aeronaves chegaram via marítima a cidade de Santa Marta.

http://4.bp.blogspot.com/_4mcHW7wpAUM/SMEc921Za-I/AAAAAAAAFdo/LY7gPBzllnQ/s400/BlackHawk_full%255B1%255D%5B1%5D.jpg

Este é segundo lote de helicópetros entregues ao Exército Nacional de um total de 15 comprados em junho de 2007 por 225 milhões de dólares. O primeiro lote foi entregue em abril de 2009 e o terceiro está programado para outubro. Ao menos três aeronaves foram perdidas em combate.
fonte: Exército da Colômbia foto/divulgação

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...