terça-feira, 11 de maio de 2010

EX-BB TESSÁLIA FAZ ENSAIO ENTRE AVIÕES E HELICÓPTEROS EM CURITIBA


A ex-BBB Tessália posou entre aviões em um ensaio para seu arquivo
 pessoal Foto: Reprodução A ex-BBB Tessália posou entre aviões em um ensaio para seu arquivo pessoal

A ex-BBB Tessália mostrou toda sua sensualidade em um ensaio clicado pelo fotógrafo Sérgio Medonça para seu arquivo pessoal. A morena postou o resultado do trabalho, realizado no hangar Helisul, em Curitiba, em seu blog nesta terça-feira (11). 

"De todas as fotos deliciosas que tirei para o ensaio com o fotógrafo Sérgio Mendonça, na HeliSul, hangar de aviões e helicópteros aqui em Curitiba, selecionei três para vocês matarem a curiosidade! Rs... Tem muitas mais fotos, mas vou soltando aos poucos...", escreveu Tessália. 

fonte/foto/Terra/Divulgação

MAIS 320 VOOS CANCELADOS EM PORTUGAL

Voos cancelados, aeroportos fechados, passageiros parados. O vulcão Eyjafjallajökull não pára de fazer das suas: ontem, 320 voos foram cancelados nos aeroportos nacionais, segundo comunicado da ANA, Aeroportos de Portugal, incluindo os aeroportos de Lisboa, do Porto, de Faro, de Ponta Delgada, da Horta, de Santa Maria, das Flores e da Madeira.


O aeródromo mais prejudicado foi o da Portela, em Lisboa,  até às 17h foram cancelados 164 voos , depois da reabertura. De acordo com Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas (VAAC) de Londres a nuvem de cinzas continua sobre o espaço aéreo português região dos Arquipélagos da Madeira e dos Açores, das regiões Centro e Sul do continente.

De acordo com dados da SATA, 1580 passageiros foram prejudicados pelo fechamento do espaço aéreo dos Açores, reaberto ontem à tarde. Segundo o Instituto de Meteorologia, a localização da nuvem deverá manter-se hoje sobre os arquipélagos e parte do território continental português, podendo atingir  35 mil pés, pelo menos até às 7h de hoje, de acordo com as previsões do Instituto de Meteorologia. Em dúvida continuam as condições para o voo que trará o Papa Bento XVI de Roma a Lisboa, com chegada prevista para as 11h.

  Na Espanha, a situação não foi diferente: depois do fim-de-semana caótico, os aeroportos espanhóis tentaram voltar à normalidade sem sucesso. As cinzas vulcânicas obrigaram a cancelar 305 voos,  seis vezes mais do que num dia normal, apesar de todos os aeroportos estarem abertos. Como consequência da evolução da nuvem de cinza vulcânica, os responsáveis do setor aéreo estão a reorganizar o tráfego aéreo e reduziram o número de operações no aeroporto de Madrid-Barajas, o que vai dar origem a atrasos e a alguns cancelamentos de voos, referiu o responsável da companhia aérea Iberia. O ministério da Defesa espanhol anunciou ontem que devido ao avanço da nuvem de cinzas decidiu abrir o acesso ao espaço aéreo exclusivo para o uso militar.
fonte/AsasMadeira.

TRANSPORTE AÉREO DOMÉSTICO CRESCE EM ABRIL

O mês de abril foi marcado por um crescimento de 23,48% na demanda do transporte aéreo doméstico,  em relação ao mesmo mês do ano passado. Segundo dados divulgados hoje  pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a  Tam continua líder do mercado doméstico com 42,13% de participação, em disputa acirrada com a Gol/Varig, 40,69%.

A Webjet  é a terceira maior companhia brasileira com 5,89% de participação no mercado doméstico, seguida de perto pela Azul com 5,56%. Em quinto lugar está a Avianca (nova marca da OceanAir) (2,45%), seguida pela Trip (2,29%). As companhias de menor porte já representam hoje no mercado 17%.
A Passaredo  teve um crescimento de 152% e Trip 126% comparado a abril de 2009, enquanto a TAM cresceu 6%, Avianca 9%, Gol 29%, Azul 89% e Webjet 96%.

De janeiro a abril de 2010, as companhias brasileiras acumulam alta de 32% na demanda,  em relação ao mesmo período de 2009.
O mercado internacional operado pelas companhias brasileiras permanece praticamente estável, com ligeira queda de 0,22%. Com relação aos voos internacionais operados pelas companhias brasileiras, a alta foi de 9,54% nos quatro primeiros meses em relação ao ano passado.
Em abril, a ocupação nos voos domésticos manteve o mesmo patamar do mês passado, 65%, e registrou um leve aumento em relação a abril de 2009, quando o índice apontava 63%.  Já em voos para o exterior operados por empresas brasileiras, o índice de ocupação em abril alcançou 72%.

No acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a ocupação doméstica está em 70% e a ocupação relativa a voos internacionais alcançou 75%.
A pesquisa completa realizada pela Anac está disponível em http://www.anac.gov.br/dadosComparativos/

fonte/Mercado&Eventos

TAP ANUNCIA MEDIDAS PARA MENIMIZAR DESCONFORTO DE PASSAGEIROS EM LISBOA

 
Devido aos atrasos de vôos conseqüentes da emissão de cinzas do vulcão Eyjafjallajoekull, a Tap anunciou em comunicado que está tomando providências para minimizar o desconforto de seus passageiros no aeroporto de Lisboa.
 
Dentre as medidas estão a disponibilização de camas de campanha e distribuição regular de vouchers de refeições, além de sanduíches e bebidas. Com a dispersão das cinzas,  a companhia espera retomar ainda hoje sua operação normal.
 
Além dos voos previstos, a TAP operará dois voos extras, um para o Rio de Janeiro e outro para São Paulo, nos quais transportará os passageiros afetados pelos cancelamentos de ontem (incluindo Brasília, via São Paulo). 
 
fonte/Mercado&Eventos

TAM TEM PARTICIPAÇÃO SUPERIOR A 42% NO MERCADO DOMÉSTICO EM ABRIL


A Tam atingiu participação de 42,1% nos voos domésticos durante o mês de abril e manteve a liderança do mercado brasileiro de aviação civil, de acordo com os dados divulgados hoje pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia também manteve a liderança no segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, com market share de 85,4% em abril. No acumulado de janeiro a abril, a participação da companhia foi de 42,3% no mercado doméstico e de 83,4% nas operações para o exterior.
 
A taxa de ocupação da empresa nos voos domésticos alcançou 62,7% em abril e 67,8% no acumulado dos primeiros quatro meses do ano, com diminuição de  1,3 ponto percentual e aumento de 3,6 pontos percentuais, respectivamente, na comparação com os mesmos períodos de 2009. O load factor  dos voos internacionais evoluiu positivamente pelo sétimo mês consecutivo na comparação com idêntico período do ano anterior e atingiu 74,4% em abril, com aumento de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2009. No quadrimestre, a taxa de ocupação foi de 76,2% e superou em 4,2 pontos percentuais a marca do mesmo período do ano passado.
 
A companhia obteve crescimento de 5,7% na demanda do mercado doméstico em abril, medida em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), em relação ao mesmo mês de 2009, enquanto a oferta de assentos aumentou 8%. No quadrimestre, o aumento da demanda foi de 13,1%, enquanto a oferta cresceu 7,1%, em relação ao mesmo período de 2009. Nos vôos internacionais houve uma redução de 1,2% na demanda em RPKs e de 3,5% na oferta de assentos da companhia em abril, na comparação com o mesmo mês de 2009. No acumulado dos quatro primeiros meses, o aumento da demanda no mercado internacional foi de 6,7%, com 6,3 bilhões de RPKs, enquanto a oferta apresentou crescimento de 0,8%. 
 
fonte/Mercado&Eventos

INCIDENTE COM AIR CANADA E-175 NO AEROPORTO DE CHIGAGO


Incidente com o Embraer ERJ-175, da Air Canda, matrícula C-FFYG, realizando o voo AC-513 de Toronto, ON (Canadá) para Chicago O'Hare, IL (E.U.A.) com 56 pessoas a bordo,
Quando da aproximação para Chicago, a tripulação recebeu mensagem SLAT FAIL ao selecionar flaps posição 1.
A tripulação declarou emergência e realizou diversas tentativas para a solução do problema, mas foi forçado a aterrar com os slats em sua posição retraída e flaps na posição 2.
O avião pousou com segurança na pista 28 do Chicago cerca de 30 minutos depois.

O TSB canadense relatou, que a manutenção substituiu o chicote slat esquerdo e o atuador skew slat.

A mesma aeronave já tinha um problema semelhante na semana anterior.

fonte/AvHerald

Nota do Blog:

Slat é um dispositivo de hiper-sustentação auxiliar, que nada mais é do que uma porção do próprio bordo de ataque (parte frontal)
da asa que se desloca à frente para permitir a passagem de ar da parte inferior (intradorso) para a parte superior (extradorso) pela fenda
ali formada, melhorando assim o escoamento do ar em elevados ângulos de ataque e retardando o descolamento da camada limite.

Quando acionados, se distendem para a frente e para baixo, criando um perfil que "represa" a camada de ar sob as asas, aumentando enormemente a sustentação das mesmas.
São, portanto, superfícies fundamentais nos estágios iniciais e finais de vôo, durante a decolagem e aproximação, quando a velocidade é mais baixa e a necessidade de sustentação é mais crítica.

Rota: ARTHR V320 ECK J94 HEMIS J94 FNT PAITN1

fonte/foto/Divulgação/Wikipédia

BRASILEIRO DORME EM AEROPORTO DDE PORTUGAL DEVIDO AS CINZAS DO VULCÃO ISLÂNDES


O fechamento de parte dos aeroportos da Europa em decorrência da nova nuvem de cinzas do vulcão islandês causa cancelamentos e atrasos em voos no Brasil nesta terça-feira (11). Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), dois voos da TAP entre São Paulo e Portugal --197 de Lisboa para Guarulhos (SP) e o 198 de São Paulo para Lisboa, que tinha saída prevista às 16h20-- foram cancelados. Segundo a Infraero, o voo JJ 8099 da TAM vindo de Paris, último dos voos atrasados da manhã, pousou em Guarulhos às 10h16.
No Rio de Janeiro, outros dois voos também tiveram de ser cancelados --185 de Lisboa para o Galeão (RJ) e o 186 do Galeão (RJ) para Lisboa, que tinha saída prevista às 16h22.

O corretor de imóveis paulista Aparecido Gimenes Rodrigues está “acampado” no aeroporto de Lisboa desde ontem (10) com outros brasileiros. Segundo Rodrigues, a companhia aérea portuguesa TAP não está dando o auxílio necessário aos passageiros que aguardam novos voos para o Brasil. “Isso aqui é um absurdo. Estamos acampados na sala de embarque sem tomar banho, sem nenhum auxílio”.
Rodrigues tenta sair do país desde domingo (9) quando seu primeiro voo de volta ao país foi cancelado no final da noite. Segundo o paulista, a companhia aérea não passa informações de quando a situação será normalizada. "Falta informação, falta tudo por aqui. Agora estamos tentando um voo para Brasília. Só queremos sair do país".
Apesar de afirmar que a TAP está disponibilizando hotel, refeição e deslocamento a outros aeroportos para os passageiros com problemas na Europa, a assessoria de imprensa da companhia não soube informar sobre a situação descrita pelo brasileiro em Lisboa. A assessoria disse também que está apurando, com ajuda de funcionários em Portugal, as informações sobre a questão.
A TAP recomenda que os passageiros confirmem por meio do site da empresa ou do teleatendimento (0800 727 2347) se seus voos estão confirmados antes de irem aos aeroportos. Segundo a assessoria, qualquer passagem cancelada poderá ser remarcada ou ressarcida sem nenhum tipo de taxa extra.
Em Portugal, os aeroportos de Faro (no sul) e dos arquipélagos de Açores e Madeira estão fechados. Segundo a Navegação Aérea de Portugal, durante o dia, o fechamento deverá ser mantido.

Raio-x da Islândia

Somente na manhã de hoje, 191 voos foram cancelados nos aeroportos portugueses. No aeroporto de Lisboa foram cancelados 43 voos, sendo que 20 se referem a partidas e 23 a chegadas.

A ANA, órgão que gerencia parte dos aeroportos do país, divulgou um comunicado onde aconselha a todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje, ou para quarta feira, que contactem as companhias aéreas antes de se dirigirem para os aeroportos.
Segundo a agência de notícias oficial do Marrocos, cinco aeroportos foram fechados no país: Casablanca, Rabat-Sale, Tânger, Tetouan e Essaouira. Segundo o ministério dos Transportes, os voos permanecerão suspensos até a tarde de hoje.
As autoridades aeronáuticas da Turquia também anunciaram hoje que a partir das 13h horas no horário local (10h em Brasília) parte de seu espaço aéreo no norte do país será fechado por quatro horas devido à nuvem de cinzas. A nuvem afeta o triângulo entre as cidades Atenas (Grécia), Sofia (Bulgária) e Istambul (Turquia).
O aeroporto de Istambul, o mais importante do país, seguirá operando, mas pode fechar a qualquer momento. O fechamento do espaço aéreo só afetará terminais regionais, em um primeiro momento.

Na
Espanha, quatro dos sete aeroportos que estavam fechados foram reabertos, informou a Aena, o organismo de controle aéreo espanhol, em um comunicado.
Os aeroportos de Tenerife Norte, Tenerife Sul, Gomera (nas ilhas Canárias) e Badajoz (sul da Espanha) abriram. 
Permanecem fechados os de Sevilla, Jerez (sul da Espanha) e Palma (Canárias).
Previsão
De acordo com o último boletim da Eurocontrol (Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea) a nuvem do vulcão pode avançar nas próximas horas para o centro da Espanha. Para o órgão, as maiores concentrações de cinzas devem seguir em direção ao nordeste através da Península Ibérica e entrar pelo sudeste da França.
Apesar da previsão, o Eurocontrol considera que, por ser uma área de grande altitude, os aeroportos não serão afetados nessas regiões.
Segundo João Jacinto, do Centro de Meteorologia da Portela, a nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, vai permanecer sobre a Ilha da Madeira pelo menos por mais 24 horas.

"Neste momento a nuvem localiza-se numa vasta região do Atlântico, que compreende no bordo sul a região das Canárias, o que significa que a Madeira está debaixo da ação da nuvem e vai permanecer lá pelo menos na próximas 24 horas", disse.


fonte/UL
Reblog this post [with Zemanta]

AVIÃO DA RYANAIR POUSA FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM BELFAST

Um vôo da Ryanair a partir do aeroporto Belfast City de Stansted foi forçado a voltar para Belfast hoje logo após a descolagem depois que a tripulação notou um cheiro "azedo" na cabine.
A companhia aérea disse que o avião tinha aterrado "normalmente", mas foi incapaz de dizer se o avião era um dos dois aterrado no domingo devido a problemas técnicos e depois de ter encontrado vestígios de cinzas vulcânicas em seus motores.
A emergência ocorreu quando milhares de passageiros enfrentaram atrasos e cancelamentos de vôos por causa das nuvens de cinza pesada de vulcão da Islândia Eyjafjallajökull.
Engenheiros examinará a aeronave na esperança de devolver ao serviço mais tarde, a Ryanair disse. voos transatlânticos foram chegando e partindo novamente horas mais tarde depois de ter sido forçado a longos desvios em torno da nuvem, e bateu o encerramento do espaço aéreo para voos de Portugal, Espanha, Ilhas Canárias e Madeira.
Ryanair afirmou em um comunicado: "Ryanair FR6122 voo de Belfast para Londres Stansted partiu em tempo esta manhã em 0710hrs.
"Pouco depois da descolagem, a tripulação notou um cheiro" azedo "na cabine, o procedimento padrão foi seguido eo avião voltou e pousou normalmente às 0730hrs no aeroporto de Belfast City, onde todos os passageiros desembarcaram normalmente usando as etapas da aeronave.
"Os engenheiros da Ryanair irá agora examinar a aeronave, antes de liberá-lo para retornar ao serviço mais tarde esta manhã. Ryanair pede desculpas sinceramente aos passageiros por atrasos ou qualquer inconveniente causado."
Thomson Holidays proprietário TUI Travel disse que o rompimento causado pela erupção Islândia teve até agora custou cerca de R $ 90 milhões em lucros, enquanto a easyJet, que cancelou 6.500 vôos durante a crise iria ver os seus lucros atingidos por até R $ 75 milhões.
Madrid, Jerez, Sevilha, Faro, Tenerife e Las Palmas, entre os aeroportos foram fechados mais cedo hoje e easyJet e Ryanair foram entre as companhias aéreas de aviso aos passageiros para verificar seus sites antes de viajar.

fonte/TheGuardian

NOVO AIRBUS DA AV IANCA VAI OPERAR NA PONTE AÉREA RIO-SÃO PAULO


 
A partir do dia 17, entra em operação na ponte aérea Rio São Paulo o segundo dos quatro aviões Airbus A319 encomendados pela Avianca (ex-OceanAir). O novo avião vem equipado com novo sistema de entretenimento de bordo que inclui canais infantis e possibilidade de fazer compras a bordo, além de maior espaço entre as poltronas (com pitch de 32 polegadas) e a pintura da marca Avianca, que a empresa passou a adotar desde 27 de abril de 2010. Outros dois aviões da mesma linha serão entregues à Avianca ainda este ano.

A empresa promete anunciar em breve novidade os programas de fidelidade das duas companhias - Amigo, da OceanAir e Avianca Plus.

"Com a entrada em operação da nova frota, esperamos um crescimento de 30% para 2010", avalia José Efromovich, presidente da Avianca no Brasil.

A Avianca já planeja adquirir mais aviõesem 2011, cujo número dependerá da evolução do mercado. As companhias Taca-Avianca são controladas pelo grupo Sinergy.

 
fonte/O Globo

HELICÓPTERO DO PAPA EM PORTUGAL

Depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros ter encomendado a missão de transporte do Papa à Força Aérea (FA), em Janeiro deste ano, foram apresentadas ao Vaticano várias propostas de decoração da cabine do helicóptero. E a Santa Sé não esteve com meias-medidas - escolheu a VVIP (very very importante person). Já a partir de amanhã, cinco helicópteros Merlin EH 101 vão estar mobilizados exclusivamente para transportar o Papa, primeiro de Lisboa para Fátima, depois de Fátima para o Porto. A tarefa foi entregue à esquadra 751, instalada no Montijo e normalmente vocacionada para resgates e salvamentos.

Antes de embarcar, o Papa e o seu séquito subiram por uma rampa colocada a 25 centímetros do solo, apoiada por dois degraus vermelhos - uma exigência do Vaticano (que recusou, no entanto, que fosse instalado um corrimão para Bento XVI se apoiar). No exterior dos helicópteros foram colados, na quinta-feira, autocolantes com o brasão do Papa, mas a maior preocupação centrou-se nos interiores.

A cabine - um espaço de 14 metros quadrados por 1,82 metros de altura - tem ar condicionado e 16 cadeirões de pele branco-pérola, emprestados à FA pela empresa construtora dos helicópteros. No entanto, a cabine só irá transportar 12 passageiros. Quatro das poltronas têm braços de descanso e o chão foi forrado com alcatifa cinzenta. Na cabine, o Papa vai ficar sentado a 2,5 metros de distância do cockpit e terá ao lado um cadeirão vazio, só para apoiar um par de auscultadores que usará para comunicar com a tripulação - o tenente-coronel António Moldão, o major João Carita e o sargento-ajudante Manuel Parreira. De resto, até os auscultadores serão diferentes do habitual. Normalmente são construídos com esponja, mas os de Bento XVI serão de silicone, para aumentar o conforto. Perto do Papa estará sentado Manuel Parreira, que assumirá a função de operador de sistemas, e Georg Gaenswein, secretário pessoal de Bento XVI. Para o caso de alguma coisa falhar, a Força Aérea preparou uma réplica do helicóptero - com interiores exactamente iguais.

Amanhã os helicópteros vão descolar da Portela e farão um desvio para sobrevoar o Cristo Rei, em Almada. Só depois seguirão para Fátima. Primeiro descola, por razões de protocolo, o aparelho de Bento XVI, que, no entanto, será sempre o último a aterrar. Cinco minutos depois descolam os helicópteros que transportam o resto da comitiva (e uma réplica). Na sexta-feira vão sobrevoar as vinhas do Douro, depois do que devem aterrarem na serra do Pilar. Antes de regressarem ao Montijo, os helicópteros da FA reabastecem em Ovar.

F16 escoltam avião do Papa
Depois de entrar no espaço aéreo português, o avião que transporta o Papa é escoltado por quatro aviões F16 até aterrar no Aeroporto em Lisboa.

Uma missão que, apesar de inédita para os pilotos da base aérea de Monte Real, não é diferente de outras missões militares.

Carlos Lourenço, de 39 anos, é o comandante da Esquadra 301 que na manhã desta terça-feira vai escoltar o avião papal até ao seu primeiro destino.

Assim que o aparelho que transporta Bento XVI entrar no espaço aéreo português, quatro F16 da Base Aérea de Monte Real estarão posicionados para uma missão idêntica à de qualquer Chefe de Estado.

A saudação será visual e, em princípio, não será feito qualquer contacto via rádio entre os aviões, explica o Major Carlos Lourenço.

Além desta missão, os caças da Base de Monte Real vão estar em alerta no chão e outros vão sobrevoar o espaço aéreo nacional para prevenir qualquer ameaça à segurança de Bento XVI.

Para garantir que o espaço aéreo português tem segurança para receber o avião do Papa, o Comando Aéreo e Controle, em Monsanto, tem todos os mecanismos a funcionar em pleno.

Três radares e uma vasta equipa de técnicos passam a pente fino toda a zona de exclusão aérea e, durante os próximos quatro dias, todos os aviões vão estar sob vigilância apertada.

A sala do Comando Aéreo Militar, em Monsanto, é um “bunker” com acesso restrito, com turnos de 12 horas técnicos de controle e intercessão de aviões estão de olhos postos nos ecrãs.

Os três radares fazem a cobertura do espaço aéreo português e nesta altura mais do que nunca, as Forças Armadas não querem facilitar. Se durante a visita do Papa aparecer nos céus algum aparelho não autorizado, accionam-se os mecanismos de defesa, explica o Tenente Coronel Telmo Reis.

fonte/i-online/ Rádio Renascença

AMPLIAÇÃO E REFORMA DO AEROPORTO DE ARAGUAÍNA, TOCANTINS, SERÁ AGILIZADA

“A Anac vai priorizar o processo dos aeroportos até o dia 30 de maio”. Comemorou o governador Carlos Henrique Gaguim, referindo-se a mais uma etapa, das gestões feitas nos ministérios e autarquias em Brasília, visando a agilidade da construção, reforma e ampliação do Aeroporto de Araguaína, no estado do Tocantins. A notícia foi dada durante a audiência com o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Marcelo Leandro Ferreira, na Anac-Agência Nacional de Aviação Civil, nesta segunda-feira, 10, na capital federal.

Na primeira fase do Plano de Investimentos de 2010, do PROFAA – Programa Federal de Auxílio a aeroportos serão liberados R$ 9.495.391,46, para a recuperação do pavimento asfáltico da pista de pouso/decolagem, pista de táxi principal e do pátio de aeronaves; pátio de aviação geral e acessos; implantação do pátio de aviação geral e acessos à pista de pouso e decolagem.

O Aeroporto de Araguaína foi aprovado no PROFAA, através da portaria nº 700, de 28 de abril de 2010, do Ministério da Defesa. O passo seguinte é a obtenção de autorização da Anac, com a liberação da abertura do processo licitatório. Também durante o encontro, o superintendente sinalizou a possibilidade de agilizar os trabalhos relativos ao Aeródromo de Taguatinga.

Em uma das visitas do governador Carlos Gaguim, em abril, ao VI Comar – Comando Aéreo Regional, a Aeronáutica deslocou uma equipe à Araguaína, para a realização de uma vistoria, pré-requisito para a aprovação do projeto de engenharia.

Acompanharam o governador, o senador Leomar Quintanilha; o secretário de Representação, Carlos Patrocínio; o subsecretário, Evandro Campelo, e o coordenador técnico, Paulo Martorelli. Também participou da reunião a gerente técnica de assessoramento do SIA, Doris Vieira da Costa.

fonte/SECOMGvTO

POLÍCIA MILITAR DO RIO GRANDE DO NORTE PROCURA BANDO DE ASSALTANTES NA BASE AÉREA DE NATAL


Policiais militares do 3º Batalhão da PM, do Grupo Tático Operacional (GTO), a Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) e do BPChoque estão à procura de três homens suspeitos de fazer parte de uma quadrilha que praticou vários assaltos a bancos e lotéricas na Grande Natal. A suspeita é que o trio esteja escondido dentro do terreno da Base Aérea de Natal. Militares da Aeronáutica auxiliam nas buscas utilizando o helicóptero das Forças Armadas.
A ação começou quando policiais militares fazendo um patrulhamento de rotina avistaram um veículo Ford Ecosport em atitude suspeita saindo do condomínio Amélia, localizado na rua Georgino Avelino, em Monte Castelo, Parnamirim - o carro teria saído em alta velocidade de dentro do condomínio. A viatura da PM começou a perseguição e após pedir várias vezes para o carro parar teve início um tiroteio entre policiais e suspeitos.

A troca de tiros e a perseguição continuaram até a rua Monsenhor Walfredo Gurgel, próximo ao ginásio de Emaús. Os três integrantes do Ecosport desceram do veículo - que já estava com os quatro pneus furados - e fugiram entrando dentro das casas próximas. Logo em seguida chegaram ao portão Leste da Base Aérea e tiveram acesso ao terreno, que é de mata fechada e de difícil acesso. Nesse momento, a Aeronáutica também foi acionada e as buscas foram intensificadas, mas até momento não tiveram êxito.

Além dos policiais que ficaram realizando a procura pelos três suspeitos no terreno da Base Aérea, uma outra equipe da PM foi até à residência onde o Ecosport teria saído em atitude suspeita. Lá, encontraram três armas - pistolas calibre 380 - além de capuzes, munição para as pistolas, cartões de bancos e cheques em branco de terceiros - a maioria, em nome de uma agência de comunicação e de um restaurante -, luvas e várias caixas de remédio ainda lacradas, que a PM acredita ser resultado de roubo a algum carregamento.

Geciane Oliveira Silva, de 24 anos, mulher de um dos suspeitos de integrar a quadrilha, foi presa por posse ilegal de arma de fogo e receptação de veículo roubado, pois um dos carros encontrados na casa dela, um Corola (placa NNN-5900), havia sido roubado no bairro de Morro Branco, zona Leste de Natal, por dois homens vestindo ternos - os mesmos trajes também foram encontrados na residência - há duas semanas. Um Gol (NHR-4630, de São Luís/MA), um Ecosport (MXP-1767), e um Tracker (EGB-2913, Sorocaba, SP), também estavam na garagem da casa onde Geciane mora, mas ainda não houve a confirmação  se eles são ou não roubados.

fonte/TribunaDoNorte

CINZAS DO VULCÃO ISLÂNDES CAUSAM FECHAMENTO DE 7 AEROPORTOS NA ESPANHA

Madri, 11 mai (EFE).- Sete aeroportos espanhóis permanecem fechados nesta terça-feira devido à nuvem de cinzas procedente do vulcão islandês, o que obrigou a cancelar dezenas de voos, segundo fontes aeroportuárias.

A evolução da nuvem de cinza vulcânica sobre o espaço aéreo espanhol causou o fechamento do tráfego nos aeroportos de Jerez de la Frontera, Sevilha e Badajoz desde as 6h locais (1h em Brasília).

Fontes da AENA, organismo que administra os aeroportos espanhóis, informaram que são mantidas as restrições ao trânsito aéreo impostas entre 20 mil e 35 mil pés.

Em Sevilha e Jerez de la Frontera foram cerca de 50 voos suspensos, mas o número de pessoas afetadas ainda não foi confirmado.

Também permanecem fechados desde as 5h locais (0h de Brasília) os aeroportos de Tenerife Sul, Tenerife Norte, Las Palmas e La Gomera, todos nas Ilhas Canárias.

A princípio, os demais aeroportos das Canárias permanecerão abertos, mas não estão descartadas outras medidas durante o dia.

Outros 23 voos com saída ou chegada ao aeroporto de El Prat, em Barcelona, foram cancelados nesta terça-feira.

fonte/EFE/UOL

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...