INCIDENTE COM AIR CANADA E-175 NO AEROPORTO DE CHIGAGO
Incidente com o Embraer ERJ-175, da Air Canda, matrícula C-FFYG, realizando o voo AC-513 de Toronto, ON (Canadá) para Chicago O'Hare, IL (E.U.A.) com 56 pessoas a bordo,
Quando da aproximação para Chicago, a tripulação recebeu mensagem SLAT FAIL ao selecionar flaps posição 1.
A tripulação declarou emergência e realizou diversas tentativas para a solução do problema, mas foi forçado a aterrar com os slats em sua posição retraída e flaps na posição 2.
O avião pousou com segurança na pista 28 do Chicago cerca de 30 minutos depois.
O TSB canadense relatou, que a manutenção substituiu o chicote slat esquerdo e o atuador skew slat.
A mesma aeronave já tinha um problema semelhante na semana anterior.
fonte/AvHerald
Nota do Blog:
Slat é um dispositivo de hiper-sustentação auxiliar, que nada mais é do que uma porção do próprio bordo de ataque (parte frontal)
da asa que se desloca à frente para permitir a passagem de ar da parte inferior (intradorso) para a parte superior (extradorso) pela fenda
ali formada, melhorando assim o escoamento do ar em elevados ângulos de ataque e retardando o descolamento da camada limite.
Quando acionados, se distendem para a frente e para baixo, criando um perfil que "represa" a camada de ar sob as asas, aumentando enormemente a sustentação das mesmas.
São, portanto, superfícies fundamentais nos estágios iniciais e finais de vôo, durante a decolagem e aproximação, quando a velocidade é mais baixa e a necessidade de sustentação é mais crítica.
Rota: ARTHR V320 ECK J94 HEMIS J94 FNT PAITN1
fonte/foto/Divulgação/Wikipédia
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