BRASILEIRO DORME EM AEROPORTO DDE PORTUGAL DEVIDO AS CINZAS DO VULCÃO ISLÂNDES


O fechamento de parte dos aeroportos da Europa em decorrência da nova nuvem de cinzas do vulcão islandês causa cancelamentos e atrasos em voos no Brasil nesta terça-feira (11). Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), dois voos da TAP entre São Paulo e Portugal --197 de Lisboa para Guarulhos (SP) e o 198 de São Paulo para Lisboa, que tinha saída prevista às 16h20-- foram cancelados. Segundo a Infraero, o voo JJ 8099 da TAM vindo de Paris, último dos voos atrasados da manhã, pousou em Guarulhos às 10h16.
No Rio de Janeiro, outros dois voos também tiveram de ser cancelados --185 de Lisboa para o Galeão (RJ) e o 186 do Galeão (RJ) para Lisboa, que tinha saída prevista às 16h22.

O corretor de imóveis paulista Aparecido Gimenes Rodrigues está “acampado” no aeroporto de Lisboa desde ontem (10) com outros brasileiros. Segundo Rodrigues, a companhia aérea portuguesa TAP não está dando o auxílio necessário aos passageiros que aguardam novos voos para o Brasil. “Isso aqui é um absurdo. Estamos acampados na sala de embarque sem tomar banho, sem nenhum auxílio”.
Rodrigues tenta sair do país desde domingo (9) quando seu primeiro voo de volta ao país foi cancelado no final da noite. Segundo o paulista, a companhia aérea não passa informações de quando a situação será normalizada. "Falta informação, falta tudo por aqui. Agora estamos tentando um voo para Brasília. Só queremos sair do país".
Apesar de afirmar que a TAP está disponibilizando hotel, refeição e deslocamento a outros aeroportos para os passageiros com problemas na Europa, a assessoria de imprensa da companhia não soube informar sobre a situação descrita pelo brasileiro em Lisboa. A assessoria disse também que está apurando, com ajuda de funcionários em Portugal, as informações sobre a questão.
A TAP recomenda que os passageiros confirmem por meio do site da empresa ou do teleatendimento (0800 727 2347) se seus voos estão confirmados antes de irem aos aeroportos. Segundo a assessoria, qualquer passagem cancelada poderá ser remarcada ou ressarcida sem nenhum tipo de taxa extra.
Em Portugal, os aeroportos de Faro (no sul) e dos arquipélagos de Açores e Madeira estão fechados. Segundo a Navegação Aérea de Portugal, durante o dia, o fechamento deverá ser mantido.

Raio-x da Islândia

Somente na manhã de hoje, 191 voos foram cancelados nos aeroportos portugueses. No aeroporto de Lisboa foram cancelados 43 voos, sendo que 20 se referem a partidas e 23 a chegadas.

A ANA, órgão que gerencia parte dos aeroportos do país, divulgou um comunicado onde aconselha a todos os passageiros que tenham os seus voos planeados para hoje, ou para quarta feira, que contactem as companhias aéreas antes de se dirigirem para os aeroportos.
Segundo a agência de notícias oficial do Marrocos, cinco aeroportos foram fechados no país: Casablanca, Rabat-Sale, Tânger, Tetouan e Essaouira. Segundo o ministério dos Transportes, os voos permanecerão suspensos até a tarde de hoje.
As autoridades aeronáuticas da Turquia também anunciaram hoje que a partir das 13h horas no horário local (10h em Brasília) parte de seu espaço aéreo no norte do país será fechado por quatro horas devido à nuvem de cinzas. A nuvem afeta o triângulo entre as cidades Atenas (Grécia), Sofia (Bulgária) e Istambul (Turquia).
O aeroporto de Istambul, o mais importante do país, seguirá operando, mas pode fechar a qualquer momento. O fechamento do espaço aéreo só afetará terminais regionais, em um primeiro momento.

Na
Espanha, quatro dos sete aeroportos que estavam fechados foram reabertos, informou a Aena, o organismo de controle aéreo espanhol, em um comunicado.
Os aeroportos de Tenerife Norte, Tenerife Sul, Gomera (nas ilhas Canárias) e Badajoz (sul da Espanha) abriram. 
Permanecem fechados os de Sevilla, Jerez (sul da Espanha) e Palma (Canárias).
Previsão
De acordo com o último boletim da Eurocontrol (Agência Europeia para a Segurança na Navegação Aérea) a nuvem do vulcão pode avançar nas próximas horas para o centro da Espanha. Para o órgão, as maiores concentrações de cinzas devem seguir em direção ao nordeste através da Península Ibérica e entrar pelo sudeste da França.
Apesar da previsão, o Eurocontrol considera que, por ser uma área de grande altitude, os aeroportos não serão afetados nessas regiões.
Segundo João Jacinto, do Centro de Meteorologia da Portela, a nuvem de cinzas do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, vai permanecer sobre a Ilha da Madeira pelo menos por mais 24 horas.

"Neste momento a nuvem localiza-se numa vasta região do Atlântico, que compreende no bordo sul a região das Canárias, o que significa que a Madeira está debaixo da ação da nuvem e vai permanecer lá pelo menos na próximas 24 horas", disse.


fonte/UL
Reblog this post [with Zemanta]

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog