sábado, 7 de novembro de 2009

FRAGATA EMBARCA AERONAVE QUE FEZ POUSO FORÇADO EM NATAL

A fragata Defensora, da Marinha do Brasil, que chegou nessa sexta-feira ao porto de Natal, embarcou o helicóptero SH-3, que no dia 25 de setembro deste ano realizou pouso forçado na Base Naval de Natal. A aeronave será levada ao Rio de janeiro e a embarcação deve zarpar na próxima segunda-feira às 16h.
A aeronave SH-3 da Marinha do Brasil, que fez pouso de emergência na base naval da Marinha, foi embarcado hoje no navio da Marinha com destino ao Rio de Janeiro, onde vai ser consertado.
A embarcação veio da Europa com 247 tripulantes. No dia do incidente, o SH-3 da Marinha do Brasil estava com sete tripulantes a bordo, mas não houve feridos. Na ocasião, os militares participavam de exercícios.

A aeronave SH-3 da Marinha do Brasil, que fez pouso de emergência na base naval da Marinha, foi embarcado hoje no navio da Marinha com destino ao Rio de Janeiro, onde vai ser consertado.




























O SH-3 é da Base Aeronaval, de São Pedro de Aldeia, no Rio de Janeiro e teria decolado no início da manhã do dia 25 de setembro da Base Aérea de Natal, em Parnamirim, após fazer uma notificação de voo para o Controle de Tráfego Aéreo. O destino - litoral e Forte dos Reis Magos.

Após o percurso, a aeronave pousou na Base Naval. Minutos depois, decolou com destino à Base Aérea, em Parnamirim, momento em que o helicóptero teria tido “perda parcial de impulso” sendo necessário o pouso.

fonte/foto/DiariodeNatal

ESQUADRILHA DA FUMAÇA NO NORDESTE EM NOVEMBRO

Agenda cheia! Assim estará o mês de novembro para a Esquadrilha da Fumaça, com o início do circuito de demonstrações pela região Nordeste do país. Serão 19 apresentações em 24 dias, no período de 6 a 29 de novembro.

Trinta militares vão revezar-se em escalas de trabalho para manter as rotinas de voos e a manutenção dos aviões T-27 Tucano, além de participarem de visitas a instituições, palestras e atividades sociais nas regiões visitadas.

Confira abaixo as cidades que receberão a Fumaça:

  • 06 nov – Guararapes/SP
  • 07 nov – Taiobeiras/MG
  • 08 nov – Salvador/BA
  • 09 nov – Floriano/PI
  • 10 nov – Oeiras/PI
  • 11 nov – São João dos Patos/MA
  • 12 nov – União/PI
  • 13 nov – Caucaia/CE
  • 14 nov – Fortaleza/CE
  • 15 nov – Natal/RN
  • 18 nov – Patos/PB
  • 19 nov – Soledade/PB
  • 20 nov – Gravatá/PE
  • 21 nov – Caruaru/PE
  • 22 nov – Recife/PE
  • 25 nov – Itabuna/BA
  • 27 nov – Juiz de Fora/MG
  • 28 nov – Cachoeiro de Itapemirim/ES
  • 29 nov – Guarapari/ES

Novidades diárias sobre a missão poderão ser acessadas no blog especialmente criado para o circuito: www.esquadrilhadafumaca.com.br/circuitonordeste2009 .

fonte/FAB/EDA


AERONÁUTICA PROÍBE PASSAGEM DE AVIÃO DA AIR COMET PELO BRASIL

Um avião da companhia espanhola Air Comet foi impedido de sobrevoar o espaço aéreo brasileiro na manhã desta sexta-feira. De acordo com a Aeronáutica, o motivo foi a falta de pagamento de taxas aeroportuárias.

O Airbus 330 da Air Comet decolou do aeroporto de Barajas, em Madri, por volta das 23h (20h no horário de Brasília) de quinta-feira (5), com destino a Buenos Aires, na Argentina. Quando pediu autorização para sobrevoar o Brasil, foi informado de que sua situação estava irregular.



Segundo a Aeronáutica, a empresa havia sido informada na quarta-feira (4) sobre a situação. O comunicado também foi enviado para autoridades aeronáuticas do Peru, Argentina e Bolívia --países em que opera voos.

Segundo Angel del Rio, porta-voz da companhia, o motivo do impedimento foi uma "falha de coordenação", já que todos os documentos necessários estão regularizados. O porta-voz informou também que cerca de 150 pessoas estavam no avião, que pousou em Madri por volta das 8h.

Segundo o jornal espanhol "El País", havia 280 pessoas no voo, e houve confusão --que obrigou a intervenção da polícia-- quando os passageiros voltaram ao saguão do aeroporto.

O porta-voz da Air Comet afirmou que os passageiros poderão embarcar em um novo voo para Buenos Aires, previsto para às 20h (17h no horário de Brasília) desta sexta. A Aeronáutica afirma que a empresa entrou em contato após o incidente, mas ainda não regularizou a situação.

fonte/FolhaSP

PROBLEMA EM CHECK-IN DA TAM ATRASA VOOS NO PAÍS

Um problema no sistema de check-in da TAM atrapalhou o tráfego aéreo na manhã deste sábado. De acordo com a Infraero, o sistema ficou fora do ar desde a zero hora de hoje até às 7h. O problema pode, de acordo com a Infraero, ter gerado um efeito cascata, que teria gerado impacto nos atrasos do decorrer do dia. Às 18h, 20% dos voos dos País estavam atrasados.

No aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, 39 dos 194 voos registram atrasos. Em Recife, no Pernambuco, 22,6% também estão atrasados. No Rio de Janeiro, o aeroporto Galeao tem 15% dos seus voos atrasados.

A TAM informou que o problema foi corrigido ainda de manhã e que a situação dos voos deve voltar ao normal no decorrer do dia.

fonte/IG

VOO DA TAM VOLTA AO AEROPORTO EM NOVA YORK APÓS PROBLEMAS TÉCNICOS

Passageiros de um voo da TAM que partiu de Nova York em direção a São Paulo neste sábado (7), tiveram um susto ao serem avisados que a aeronave retornaria ao aeroporto JFK cerca de 20 minutos após a decolagem.

De acordo com a estudante de jornalismo Paula Belelli, 23, uma das passageiras do voo JJ 8081, o piloto informou que um problema técnico da aeronave, que teria que retornar ao aeroporto.

Em nota, a Tam informou que o voo, com 196 passageiros a bordo, regressou ao aeroporto por uma indicação "de mau funcionamento num dos flaps da aeronave".(comandos localizados nas asas das aeronaves).

“Foi preciso dar voltas em cima do mar para derramar gasolina e diminuir o peso do avião. Quando pousamos, dezenas de ambulâncias e bombeiros nos aguardavam na pista. O conserto durou duas horas, e prosseguimos no mesmo avião”, contou, por telefone, ao G1.

Uma das passageira do voo, segundo a estudante, chegou a desmaiar devido ao nervosismo, mas foi socorrida pelos próprios passageiros enquanto o avião retornava ao aeroporto. Ninguém ficou ferido.

O voo, que segundo a estudante deveria chegar às 6h50 a São Paulo, acabou aterrissando por volta das 11 horas.

“Houve muito transtorno por parte dos passageiros que perderam suas conexões”, disse a estudante, que também perdeu o voo para Fortaleza, onde vive, e teve que aguardar pelo próximo, às 16 horas.

Íntegra

Leia a seguir a íntegra da nota divulgada pela assessoria de imprensa da empresa:


"A TAM informa que o voo JJ 8081 (Nova York - São Paulo/Guarulhos), da noite dessa sexta-feira (dia 6), com 196 passageiros a bordo, regressou ao aeroporto de origem devido à indicação, no painel, de mau funcionamento de um dos flaps da aeronave.

O pouso foi normal, e os passageiros desembarcaram para aguardar uma manutenção corretiva. O voo foi retomado à 1h28 deste sábado e pousou em Guarulhos às 10h38.

São Paulo, sábado, 7 de novembro de 2009"


fonte/G1

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...