Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 7, 2010

UM ANJO NO MICROFONE

Radialista ajuda piloto em pouso de emergência
Foto: Divulgação

Radialista Patrícia França apresenta programa na Rádio 93 FM
Esta história poderia ser trágica e ganharia a manchete de todos os jornais do país, mas como tudo deu certo, os personagens continuaram anônimos. Por volta das 8h20 da sexta-feira passada (3), uma aeronave bimotor modelo Piper PA-31 Navajo, de uma empresa de taxi aéreo não identificada, sofreu com uma pane em um dos motores quando sobrevoava o município de Alagoinhas, no nordeste do estado.
O avião, que partiu de Salvador rumo a Paulo Afonso, trazia apenas o piloto e co-piloto, e transportava documentos bancários. O piloto tentou entrar em contato com as torres de comando da Infraero, quando percebeu que na região havia um verdadeiro buraco na cobertura de rádio. Sem comunicação com os controladores de voo, ele circulou a área por aproximadamente 20 minutos, na tentativa de visualizar uma pista ou espaço em que pudesse realizar um pouso de emergência. …

FALTA DE VAGAS EM PÁTIO LIMITA VOOS EM VIRACOPOS

O número de posições de estacionamento do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional de Viracopos é insuficiente para o local operar em sua capacidade máxima de 31 voos por hora, entre pousos e decolagens — hoje, ela está limitada a 26 voos. O gargalo estrutural foi apontado por um relatório reservado do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), que estudou as necessidades de adequação dos principais aeródromos do Brasil, observadas sob o ponto de vista do tráfego aéreo atual.
Viracopos se tornou um dos principais aeroportos do País e é estudado como alternativa para receber voos do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, que terão que ser desviados devido às obras de reforma e ampliação. Mas, de acordo com o relatório, no caso de Viracopos atuar como local para absorver 50% do movimento de Congonhas, haveria a necessidade de disponibilizar mais 26 posições de estacionamento, além das 11 existentes para aero…

AEROVIÁRIOS FAZEM PROTESTO NO AEROPORTO DE CONGONHASM SÃO PAULO

SÃO PAULO - Aproximadamente 40 aeroviários (funcionários que atuam em solo) fazem um protesto no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, em frente ao balcão de check-in desde as 6h30 desta terça-feira, 7.
Com cartazes e megafones, os funcionários cobram melhores condições de trabalho e aumento salarial. A categoria, que conta com 20 mil trabalhadores, reivindica 15% de reajuste salarial. Os funcionários das empresas aéreas iniciaram na última quinta-feira a chamada operação padrão com o objetivo de pressionar uma negociação.
Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a manifestação não prejudica a programação dos voos. Segundo balanço das 8 horas, das 32 partida previstas, duas (6.3%) foram canceladas. Nenhuma registrou atraso.
fonte/AgEstado

HELICÓPTEROS RUSSOS Mi-171A1 VENCERAM CONCORRÊNCIA DA PETROBRAS

© foto: RIA Novosti

Os helicópteros russos polifuncionais Mi-171A1 venceram o concurso, organizado pela Petrobras, para o direito de executarem obras de extração na bacia do rio Amazonas, informa a agência "Novosti", se referindo ao representante da empresa "Os Helicóptreos da Rússia" Roman Kirillov.
Os líderes da indústria Sikorsky Aircraft e Eurocopter também participaram no concurso. Os primeiros dois helicópteros vão chegar ao Brasil em 2011. Depois serão consideradas as possibilidades de um aumento dos fornecimentos de Mi-171, e também da criação de um centro de assistência técnica da aviação russa na base da companhia brasileira, disse Kirillov, citado pela agência. fonte/VozDa Russia

GRUPO ANALISA PRODUÇÃO DE BIOQUEROSENE DE AVIAÇÃO NO PAÍS

Projeto terá a colaboração da Airbus, fabricante de aeronaves, e da Air BP, empresa de distribuição de combustíveis

TAM, Curcas e Brasil Ecodiesel formaram um grupo de empresas com o objetivo de analisar a viabilidade da implementação de um projeto integrado de produção sustentável de bioquerosene de aviação no Brasil, desde a produção agrícola e industrial até a distribuição, visando substituição parcial e gradual do combustível fóssil pelo renovável.

O grupo conta com a colaboração da Airbus, fabricante de aeronaves, e da Air BP, unidade de distribuição de combustíveis para aviação da BP. A Curcas é a empresa integradora especializada no desenvolvimento de projetos de energia renovável e a Brasil Ecodiesel (BM&FBovespa: ECOD3) é referência na produção de biocombustíveis no país.

O projeto teve início em 2009, quando, para assegurar a disponibilidade do biocombustível de aviação para o voo experimental realizado com uma aeronave Airbus A320 no último dia 22 de novembro…

PARCERIA COM AGÊNCIA PERMITE RENOVAÇÃO DA FROTA DE AVIÕES AGRÍCOLAS NO RIO GRANDE DO SUL

RA PBA Aviation Ltda., representante Neiva/Embraer, firmou neste ano parceria com a AGência de Fomento- Caixa RS, através da qual diversas aeronaves foram financiadas nos últimos meses. Dentre as empresas beneficiadas pela parceria estão: Arenhart Aviação Agrícola Ltda, Plá & Silva Aviação Agrícola Ltda, Itapororó Aviação Agrícola Ltda e Aero Agrícola Santos Dumont Ltda. A CaixaRS tem participado do desenvolvimento do agronegócio no Rio Grande do Sul. “Graças à agência as mais de 150 empresas e operadores de aviação agrícola, assim como agricultores estão podendo modernizar suas frotas de aeronaves agrícolas com os mais novos equipamentos de aplicação aéreas hoje existentes no mercado brasileiro, o Ipanemão em suas versões a álcool e a gasolina”, afirmou Pelópidas Bernardi, diretor comercial da PBA.
fonte/AgroLink
As aeronaves, totalmente financiadas pela CaixaRS nas linhas Finame (Financiamento de máquinas e equipamentos) são repassadas às empresas a juros mais baixos…