sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CAÇAS ESCOLTAM AVIÃO A NY APÓS SUSPEITA DE BOMBA


Caças da Força Aérea americana escoltaram até Nova York nesta sexta-feira (29) um avião avião procedente dos Emirados Árabes Unidos, após as autoridades encontrarem pacotes suspeitos em outras aeronaves nesta sexta-feira (29). A notícia colocou o país sob alerta contra um possível atentado terrorista.
O avião, da companhia aérea Emirates, pousou com segurança por volta das 17h35 no aeroporto internacional JFK.

Citado pela rede de televisão CNN, o FBI (polícia federal americana) disse antes do pouso que o avião de passageiros estava sendo escoltado “apenas porque existe uma carga do Iêmen”. Os dois pacotes suspeitos encontrados nesta sexta-feira, um deles no Reino Unido, o outro em Dubai, foram despachados do mesmo endereço no país árabe. Além disso, aeronaves nos aeroportos de Newark, perto de Nova York, e da Filadélfia também passaram por revista.

O primeiro pacote, interceptado no aeroporto de East Midlands, no Reino Unido, continha um cartucho de tinta, “manipulado” e equipado com circuitos elétricos.

O pacote foi encontrado por autoridades britânicas, durante a escala de um voo que vinha do Oriente Médio, com destino à cidade de Chicago, nos Estados Unidos. As primeiras investigações não acusaram a presença de materiais explosivos no pacote, que também continha pó branco.

Fontes oficiais disseram à CNN que os pacotes suspeitos foram descobertos graças a informações obtidas pela inteligência americana.
O presidente dos EUA, Barack Obama, fará um discurso sobre segurança ainda nesta sexta-feira.

 Aviões foram revistados em três aeroportos
Autoridades dos EUA e do Reino Unido anunciaram nesta sexta-feira uma investigação sobre a possibilidade de haver explosivos em três aviões isolados em dois aeroportos americanos e outro na Inglaterra. As aeronaves são da companhia UPS (United Parcel Service), que faz transporte de carga. 

Os aviões com cargas suspeitas estavam nos aeroportos de Newark, em Nova Jersey (que serve a cidade de Nova York), e em um terminal do Estado da Filadélfia. Um aeroporto na região de East Midlands – o maior terminal de cargas do Reino Unido – também está sendo investigado, pelas autoridades britânicas.

Autoridades americanas, que falaram em anonimato à CNN, disseram acreditar que a rede terrorista Al Qaeda esteja por trás dos pacotes. A CNN disse ainda que os pacotes suspeitos nos três aviões haviam sido enviados por um mesmo indivíduo do Iêmen, cujo nome não foi revelado.
Tanto os EUA quanto o Reino Unido foram alvos de ataques terroristas, em 11 de setembro de 2001 e em 7 de julho de 2005, respectivamente. O Iêmen é um dos locais de maior atuação da rede terrorista Al Qaeda.

Sinagogas poderiam ser alvos
De acordo com fontes citadas pelo jornal britânico The Guardian, sinagogas de Chicago estavam entre os alvos das supostas tentativas de ataque.

Linda Haase, porta-voz da Federação Judaica da Região Metropolitana de Chicago, confirmou o alerta.
- Fomos notificados hoje pela manhã. Estamos tomando as precauções necessárias e alertando as sinagogas a fazer o mesmo.
A recepcionista da sinagoga Anshe Emet, Lucille Price, também confirmou a notificação. Segundo ela, a polícia de Chicago pediu maior atenção para todos os pacotes entregues pelo correio nesta sexta-feira.

fonte/AgInternacionais/R7
Enhanced by Zemanta

AEROPORTO SANTOS DUMONT PODERÁ TER MENOS VOOS

A secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, garantiu ontem que, até o fim do ano, o Aeroporto Santos Dumont reduzirá o número de pousos e decolagens por hora. A restrição operacional é uma das exigências do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que a Infraero (autarquia federal que administra os aeroportos) consiga, em definitivo, a licença de operação do aeroporto. O objetivo é diminuir o impacto ambiental causado pelos ruídos dos aviões que passam sobre bairros da Zona Sul e pelo Centro.


A secretária admite, no entanto, a possibilidade de a redução não ser de 23 para 14 pousos e decolagens por hora, como foi proposto à Infraero. Além disso, o Inea quer alterar o horário de funcionamento do aeroporto, que passaria a operar das 7h às 22h, em vez de 6h até 23h. A negociação foi noticiada anteontem pela coluna de Ancelmo Gois no GLOBO.


Para apresentar a proposta de restrição de voos, técnicos do Inea, com auxílio de uma empresa de consultoria, começaram a estudar o impacto dos ruídos em dezembro de 2009. A exigência da licença ambiental foi feita, há cerca de dois anos, quando o Santos Dumont ampliou suas operações e sua estrutura.


— O Santos Dumont fazia 14 procedimentos por hora e não havia reclamação de barulho. Não existe a possibilidade de não haver redução de voos, mas pode ser que a diminuição não seja a que foi proposta — comentou Marilene.


A Anac e a Infraero têm até 11 de novembro para apresentar uma contraproposta. Marilene informou que a tendência é o Aeroporto Internacional Tom Jobim absorver os voos que deixarão de ser operados no Santos Dumont. As reclamações contra os ruídos provocados pelos aviões se intensificaram em março do ano passado, quando o Santos Dumont voltou a operar outras rotas regionais além da ponte aérea Rio-São Paulo. E o aumento de pousos e decolagens foi registrado logo nos primeiros meses.


Entre abril e maio de 2009, o número de voos chegou à marca de 6.036, um aumento de 28,6%, em comparação com o mesmo período de 2008. Já o volume de passageiros cresceu 19,31% no mesmo período, de 655.451 para 782.009, segundo dados divulgados na época pela Agência Nacional de aviação Civil (Anac). Agora, para conceder a licença ambiental definitiva, o governo do estado volta a cobrar a redução do número de voos. Para o diretor-técnico do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), comandante Ronaldo Jenkins, a restrição operacional vai prejudicar as companhias aéreas e os passageiros, que terão menos opções de voos.


— Vai causar um impacto muito grande no mercado. Criticam o barulho dos aviões, mas ruído urbano é superior ao ruído aeronáutico, que é eventual. Os aviões passam e o barulho some. Esta medida vai beneficiar os moradores dos bairros em volta, em detrimento de milhares de pessoas que serão prejudicadas pelos cortes do voos — diz Jenkins.


Já a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Botafogo (Amab), Regina Chiaradia, que participou de um movimento contra a ampliação das operações no Santos Dumont, comemorou: — Estamos felizes. Há quatro meses fazemos pressão no Inea, pedido esta redução. O barulho dos aviões é ensurdecedor. Sabemos que as companhias passam por cima do bairros porque é mais barato. Se passarem pela baía, gastam mais combustível.


Atualmente, segundo o estudo do Inea, cerca de 30% dos pousos e decolagens são feitos pela chamada Rota 2, que passa sobre trechos de Centro, Santa Teresa, Catete, Flamengo, Botafogo.
 
fonte/OGlobo
Enhanced by Zemanta

PASSAREDO LIGARÁ PORTO ALEGRE A TRÊS CIDADES

No próximo dia 22 de novembro, a Passaredo Linhas Aéreas inicia uma nova rota ligando Porto Alegre (RS) a três cidades: São José do Rio Preto (SP), Ribeirão Preto (SP) e Goiânia (GO). As rotas serão operadas por um dos jatos Embraer ERJ 145 da empresa que tem capacidade para 50 passageiros.

De Ribeirão Preto, os voos - todos diretos - saem às 6h30 e chegam ao seu destino às 8h20min. Na volta, os voos partem da capital gaúcha às 20h22min e chegam às 22h05min, no aeroporto de Ribeirão Preto. Partindo de São José do Rio Preto, os voos saem às 5h30 com chegada na capital gaúcha às 8h20.

Para a volta, decola de Porto Alegre às 20h22min e chega em Rio Preto às 23h05min, sendo que todos os voos fazem escala em Ribeirão Preto.

Já para a capital do estado do Goiás, os passageiros terão duas opções de horários, sendo uma partindo da capital gaúcha às 8h52min e chegando a Goiânia às 11h20min e o outro saindo às 14h42min e chegando às 17hs. Para a volta, os voos partem de Goiânia às 11h50min e 17h30min e chegam a Porto Alegre às 14h11min e 19h48min respectivamente. Os voos entre Porto Alegre a Goiânia serão diretos e sem escala.

As passagens já estão a venda pelo site da Passaredo Linhas Aéreas ou com os agentes de viagem. A Passaredo voa atualmente com uma frota 100% nacional e irá fechar o ano de 2010 com 10 jatos ERJ145 que atendem 19 destinos. 
 
fonte/ZHDinheiro
Enhanced by Zemanta

SUSPEITA DE BOMBA EM AVIÃO DEIXA AEROPORTOS DOS EUA EM ALERTA

Aeroportos dos Estados Unidos estão em alerta nesta sexta-feira depois que um pacote suspeito foi descoberto em um avião que ia do Iêmen para Chicago quando ele parou em Londres, na noite de quinta-feira. A informação foi dada por uma fonte policial à CNN.
O pacote suspeito continha um cartucho de toner "manipulado", e os exames para detectar a presença de material explosivo deram negativos. Ainda assim, a descoberta desencadeou uma inspeção mais rígida em voos de carga de ao menos três localidades: Newark, Nova Jersey e Filadélfia.
Na Pensilvânia, os agentes do FBI (Polícia Federal americana) inspecionam dois aviões de carga da companhia UPS, um deles procedente de Paris, pela suposta existência de artefatos explosivos, informaram as autoridades.
A porta-voz do Aeroporto Internacional da Filadélfia, Victoria Lupica, disse à imprensa que os aviões foram rebocados para uma pista afastada do terminal. A atividade no local não foi alterada.
O canal da ABC na Filadélfia informou que, de acordo com uma fonte policial, um dos aviões, o voo UPS218, procedeu da capital francesa, enquanto o outro ainda não tinha partido da Filadélfia. O mesmo canal indicou que o Corpo de Bombeiros recebeu uma denúncia sobre os explosivos às 11h20 no horário de Brasília. 
fonte/Terra
Enhanced by Zemanta

JUSTIÇA LIBERA LEGACY QUE BATEU NO AVIÃO DA GOL PARA IR AOS ESTADOS UNIDOS

Damaged Embraer Legacy 600 aircraft, which ear...Image via Wikipedia
A Justiça Federal em Sinop, no Mato Grosso, liberou o jato Legacy envolvido no acidente com o Boeing da Gol, em 29 de setembro de 2006, para voltar aos Estados Unidos. A aeronave será restituída para a empresa Cloudscape Inc. A medida foi autorizada pelo juiz Fábio Henrique Fiorenza e a restituição da aeronave será feita pela Força Aérea Brasileira (FAB). O avião está na Base Aérea na Serra do Cachimbo, no Sul do Pará, onde ficou desde o acidente que provocou a morte de 154 passageiros e tripulantes da aeronave da GOL.

O jato Legacy teve pequenas avarias na asa e Joseph Lepore e Jan Paladino, que pilotavam a aeronave, conseguiram fazer um pouso de emergência. O Legacy havia saído de São José dos Campos, em São Paulo, em direção a Manaus. Depois seguiria para os EUA. Não houve mortos ou feridos entre os ocupantes da aeronave, que levava sete pessoas. 

Segundo a Justiça Federal de Mato Grosso, as peças relacionadas aos processos que tratam sobre o acidente, como a caixa-preta, o T-Cas e transponder, por exemplo, permanecerão em poder da Polícia Federal

Um equipe de técnicos americanos está na base aérea da Serra do Cachimbo para fazer a manutenção do Legacy. De acordo com fontes da Aeronáutica, um hangar que foi construído para abrigar o jato já foi desmontado. A expectativa é que a aeronave seja levada ainda esta semana para o Rio de Janeiro, de onde seguirá para os Estados Unidos. 

Na terça-feira, a Justiça condenou o sargento e controlador de voo Jomarcelo Fernandes dos Santos a um ano e dois meses de detenção por causa do acidente com o voo 1907 da GOL e o Legacy.

Ele respondeu por homicídio culposo - sem intenção de matar. Jomarcelo foi acusado de não informar sobre o desligamento do sinal anticolisão do Legacy e por não ter avisado o oficial que o substituiu no controle aéreo sobre a mudança de altitude do jato. Outros quatro controladores - João Batista da Silva, Felipe Santos Reis, Lucivando Tibúrcio de Alencar e Leandro José Santos de Barros - foram absolvidos. 

fonte/G1
Enhanced by Zemanta

CRIMINOSOS ATIRAM CONTRA HELICÓPTERO DA POLÍCIA MILITAR NAS GRANDE BELO HORIZONTE

Criminosos atiraram contra um helicóptero da Polícia Militar (PM) durante um confronto entre policiais e criminosos, nesta quinta-feira (28), no bairro Serra Verde, na divisa de Contagem e Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Três homens morreram no tiroteio. De acordo com a PM, os militares foram ao local depois de receberem uma denúncia de tráfico de drogas. Lá, eles encontraram os suspeitos em um acampamento. A estrutura fica em um matagal.



Segundo a polícia, eles tentavam abordar o grupo há alguns dias, mas devido a posição privilegiada em que os criminosos estavam, não conseguiram prendê-los. Durante a tarde desta quinta-feira (28), os militares chegaram ao local pela mata que cerca o acampamento. Os suspeitos foram surpreendidos e passaram a trocar tiros com a PM.

Os policiais revidaram e feriram três suspeitos. Eles foram encaminhados à Policlínica de Contagem. Segundo a unidade médica, os criminosos morreram. De acordo com a PM, nenhum militar se feriu durante a ação.
Os outros criminosos fugiram do local pela mata. Os policiais acionaram um helicóptero e cães de captura para auxiliarem nas buscas. Os suspeitos atiraram contra a aeronave e não foram capturados.

Dois revólveres e uma pistola foram apreendidos no acampamento dos criminosos. De acordo com a polícia, munições de diversos calibres também foram encontradas. No local, também haviam plantas semelhantes à maconha.

Segundo a PM, os suspeitos integram a “Gangue do Pasto”.

fonte/G1
Enhanced by Zemanta

AVIÃO FAZ POSUO FORÇADO NO AEROPORTO DE FARO, PORTUGAL

Transavia.com Boeing 737-700 in old livery tax...Image via Wikipedia

Um avião da Transavia, que fazia a ligação Roterdão-Faro, teve que fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de Faro devido a uma falha técnica.

O aparelho, um Boeing 737-700, , registro PH-XRA, transportava 60 pessoas a bordo quando foi detectado um problema numa das turbinas CFM56.

Antes da aterragem, o motor foi deixado a funcionar em marcha lenta para que a manobra fosse feita em segurança. Apesar do susto, a aterragem foi feita em segurança e todos os passageiros saíram ilesos.

Rui Oliveira, chefe da Divisão de Relações com a Comunicação Social, disse ao i que “a aterragem aconteceu de forma normal e que esta é uma situação que acontece em todos os aeroportos do mundo”.

fonte/Ionline/AvHerald
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...