sexta-feira, 29 de novembro de 2013

HELICÓPTERO CAI EM CIMA DE PUB NA ESCÓCIA



Helicóptero cai em cima de pub na Escócia
Helicóptero que caiu era da polícia
 8 1 0

Um helicóptero despenhou-se esta sexta-feira num bar na cidade escocesa de Glasgow. Imprensa britânica avança que pelo menos três pessoas terão morrido e há vários feridos. 

O acidente ocorreu durante um concerto a que assistiam dezenas de pessoas, que saíram em pânico do pub. 

A existência de três vítimas mortais não foi ainda confirmada oficialmente, mas vários média britânicos avançam que pelo menos três pessoas terão morrido no acidente. 

foto Wesley Shearer/Twitter
Helicóptero cai em cima de pub na Escócia

O primeiro-ministro escocês declarou entretanto que "dado a escala do acidente, devemo-nos preparar para a provável existência de vítimas mortais", disse Alex Salmond.

Entretanto, também o primeiro-ministro britânico, David Cameron, expressou solidariedade com os envolvidos, através de uma mensagem no Twitter, dizendo: "Os meus pensamentos estão com todos os afetados pelo desastre de helicóptero em Glasgow e com os serviços de socorro que estão a trabalhar esta noite".

De acordo com um 'tweet' [mensagem enviada pelo Twitter] do deputado Trabalhista Jim Murphy, que estava no local quando o helicóptero caiu em cima do telhado do bar Clutha Vaults, "várias pessoas" saíram a correr do pub.

fonte/foto/JN.pt/Twitter

Enhanced by Zemanta

ATUALIZADO - LAM TM-470 DESAPARECIDO


Um Embraer E-190 da Linhas Aéreas de Moçambique, vôo TM -470 que partiu de Maputo (Moçambique) para Luanda ( Angola) , com 28 passageiros e 6 tripulantes , perdeu o contato radar  às 11:00Z quando estava norte da Namíbia.

 A aeronave não chegou em Luanda ( chegada prevista às 14:10 L, 13:10 Z) , a aeronave estaria semr sem combustível no momento. Não há relatos de uma aterragem imprevista em qualquer lugar na região.A companhia divulgou um comunicado dizendo que eles têm informações a aeronave pousou em Rundu , no norte da Namíbia. As autoridades aéreas e de aviação estão atualmente a tentar estabelecer contato para verificar as informações.Autoridades da Namíbia iniciaram uma busca pela aeronave no norte da Namíbia.A companhia aérea opera três Embraer ERJ- 190 inscrições C9- EMA , C9- EMB e C9- EMC. C9- EMC partiu de Joanesburgo como vôo TM -306 em 29 de novembro, 2013 às 17:40 Z , C9 -EMA e C9- EMB não foram vistos no AVH radar em 29 de novembro.

fonte/foto/AvHerald/JN.pt
Enhanced by Zemanta

"ACHEI AQUELA CORRIDA LOGA DEMAIS",RECORDA PASSAGEIRA APÓS PILOTO ABORTAR DECOLAGEM DO SALGADO FILHO

Avião da TAP teve problema de perda de força em um dos motores e clientes passaram a noite em hotel da Capital


"Achei aquela corrida longa demais", recorda passageira após piloto abortar decolagem no Salgado Filho Dani Barcellos/Especial
Avião permaneceu no pátio do aeroporto após suspensão do voo Foto: Dani Barcellos / Especial
A equipe de engenharia que analisou o voo abortado momentos antes da decolagem no aeroporto Salgado Filho, na noite de quinta-feira, verificou que houve perda de força em um dos motores do Airbus A330 da TAP. A aeronave já havia iniciado a manobra de saída da pista quando o piloto constatou o problema e cancelou o início da viagem.

Conforme a TAP, os passageiros que não tinham lugar para passar a noite foram alocados em um hotel da Capital. A estimativa da companhia é de que o voo 00048 saia por volta das 17h desta sexta-feira.

Mais calma após o susto da noite, a advogada Jussara de Almeida Roehe falou com Zero Hora na manhã desta sexta. Ela estava na aeronave no momento da abortagem. Moradora de Novo Hamburgo, terá de refazer a conexão para Milão, na Itália, após a chegada em Lisboa.

— Achei aquela corrida longa demais. De repente deu aquela freada, teve um impacto em quem estava sentado e nos assustamos, ficamos nervosos. Depois surgiu um cheiro de coisa queimada. Aí o piloto informou que a aeronave estava com problemas — recorda Jussara, que passará as festas de final de ano com a filha, que mora na Itália.

Em um primeiro momento, Jussara relata que os passageiros permaneceram apenas com a informação de que uma equipe de engenheiros iria averiguar o problema técnico. Em seguida, eles foram avisados que não havia possibilidade de uma nova decolagem na quinta-feira.

— Melhor um problema em terra do que no ar — diz a advogada.

fonte/foto/ZeroHora

CRISE DE AERUS FICA FORA DE FESTA DOS EX-PILOTOS DA VARIG


Encontro ocorreu na Capital em meio ao clima de aflição pelo fim do plano de previdência Aerus


Crise de Aerus fica fora de festa dos ex-pilotos da Varig Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Remanescentes da primeira turma de pilotos da Varig se reuniram nesta quinta Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Eles não perderam o garbo de quem conduziu reluzentes aeronaves, transportou celebridades e vivenciou o apogeu da Varig. Com idades entre 79 e 87 anos, sete remanescentes da primeira turma de pilotos da companhia aérea se reuniram nesta quinta, em Porto Alegre, para celebrar o 60º aniversário de formatura. 

No momento de fazer a foto para registrar a comemoração, os veteranos se empertigaram no Salão Amarelo do Plaza São Rafael Hotel. Lá estavam Mario Ungaretti, o Capitunga, 83 anos, Alfredo Jarbas Flemming, 80, Luiz Achutti, 83, Egas Ferreira, 87, Ricardo Costa da Silveira Lobo, 85, Ion Trindade Martins, 82, e fredy Wiedemeyer, 79, o organizador da festa.

O encontro ocorreu em um momento penoso. O plano de previdência privada Aerus, criado em 1982, deve fazer o último pagamento na próxima terça-feira, 3 de dezembro, porque o dinheiro acabou. A situação é ainda mais complexa porque nenhum dos funcionários demitidos com a falência da Varig recebeu indenização trabalhista. Wiedemeyer observou que a celebração só foi realizada no São Rafael, um hotel cinco estrelas da capital gaúcha, porque o hotel fez um preço camarada.
– É tão lamentável, tão triste, mas não queremos falar sobre isso – disse ele sobre o fim dos recursos do Aerus. 

Cercados por familiares, netos e viúvas de ex-pilotos, os veteranos mataram a saudade. Aproveitaram para mostrar fotografias antigas, da época da academia. E a conversa fluiu alegre, embalada por uma suave nostalgia.
– Lembras de quando a Catherine Deneuve (atriz francesa) estava no teu avião? – comentou um deles.
– E quando voavas para Natal e anunciaram o suicídio de Getúlio Vargas – ajuntou outro.
E os ases da Varig brindaram ao tempo em que voavam sob céu de brigadeiro, antes que a maior companhia aérea do Estado fosse abatida pelas turbulências de sucessivas crises.



fonte/foto/ZeroHora

AVIÃO DA LAM (EMBRAER 190) DESAPARECIDO TERIA POUSADO NA NANÍBIA


As autoridades moçambicanas estão a tentar localizar o voo TM470, que chegou a ser dado como desaparecido nesta sexta-feira à tarde. A LAM – Linhas Aéreas de Moçambique informou em comunicado que há a "indicação" de que a aeronave aterrou na Namíbia. Seguiam a bordo 34 pessoas – 28 passageiros e seis tripulantes e o destino era Luanda.

"Informações obtidas dão indicação de a aeronave ter aterrado em Rundo, norte da Namíbia, fronteira com Botswana e Angola", lê-se na nota publicada no site da LAM. "Neste momento a LAM, autoridades aeronáutica e aeroportuária estão empenhados em estabelecer contactos com vista a confirmação da informação."

O avião descolou do Aeroporto Internacional de Maputo, em Moçambique, às 11h26 desta sexta-feira e deveria ter aterrado na capital angolana às 14h10 locais (mais uma hora do que em Lisboa). O que não chegou a acontecer. Já durante a noite, a administradora-delegada da LAM, Marlene Manave, disse que a última comunicação com a tripulação ocorreu às 13h30.

Numa declaração citada pelo Canal Moz do facebook, Marlene Manave acrescentou que as buscas estão a ser dificultadas pela intensa chuva que cai sobre a região onde o avião desapareceu dos radares. Mas, ao contrário do que a companhia moçambicana revela em comunicado, as autoridades da Namíbia não confirmaram a aterragem de emergência do voo.

Algumas horas mais cedo, na mesma rede social, o CanalMoz dava conta de que tinha sido localizada uma aeronave despenhada em território angolano e que as autoridades aeronáuticas angolanas presumiam tratar-se do Embraer 190 do voo TM470.

fonte/foto/Publico.pt
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...