CRISE DE AERUS FICA FORA DE FESTA DOS EX-PILOTOS DA VARIG


Encontro ocorreu na Capital em meio ao clima de aflição pelo fim do plano de previdência Aerus


Crise de Aerus fica fora de festa dos ex-pilotos da Varig Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Remanescentes da primeira turma de pilotos da Varig se reuniram nesta quinta Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Eles não perderam o garbo de quem conduziu reluzentes aeronaves, transportou celebridades e vivenciou o apogeu da Varig. Com idades entre 79 e 87 anos, sete remanescentes da primeira turma de pilotos da companhia aérea se reuniram nesta quinta, em Porto Alegre, para celebrar o 60º aniversário de formatura. 

No momento de fazer a foto para registrar a comemoração, os veteranos se empertigaram no Salão Amarelo do Plaza São Rafael Hotel. Lá estavam Mario Ungaretti, o Capitunga, 83 anos, Alfredo Jarbas Flemming, 80, Luiz Achutti, 83, Egas Ferreira, 87, Ricardo Costa da Silveira Lobo, 85, Ion Trindade Martins, 82, e fredy Wiedemeyer, 79, o organizador da festa.

O encontro ocorreu em um momento penoso. O plano de previdência privada Aerus, criado em 1982, deve fazer o último pagamento na próxima terça-feira, 3 de dezembro, porque o dinheiro acabou. A situação é ainda mais complexa porque nenhum dos funcionários demitidos com a falência da Varig recebeu indenização trabalhista. Wiedemeyer observou que a celebração só foi realizada no São Rafael, um hotel cinco estrelas da capital gaúcha, porque o hotel fez um preço camarada.
– É tão lamentável, tão triste, mas não queremos falar sobre isso – disse ele sobre o fim dos recursos do Aerus. 

Cercados por familiares, netos e viúvas de ex-pilotos, os veteranos mataram a saudade. Aproveitaram para mostrar fotografias antigas, da época da academia. E a conversa fluiu alegre, embalada por uma suave nostalgia.
– Lembras de quando a Catherine Deneuve (atriz francesa) estava no teu avião? – comentou um deles.
– E quando voavas para Natal e anunciaram o suicídio de Getúlio Vargas – ajuntou outro.
E os ases da Varig brindaram ao tempo em que voavam sob céu de brigadeiro, antes que a maior companhia aérea do Estado fosse abatida pelas turbulências de sucessivas crises.



fonte/foto/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog