Pular para o conteúdo principal

CRISE DE AERUS FICA FORA DE FESTA DOS EX-PILOTOS DA VARIG


Encontro ocorreu na Capital em meio ao clima de aflição pelo fim do plano de previdência Aerus


Crise de Aerus fica fora de festa dos ex-pilotos da Varig Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Remanescentes da primeira turma de pilotos da Varig se reuniram nesta quinta Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Eles não perderam o garbo de quem conduziu reluzentes aeronaves, transportou celebridades e vivenciou o apogeu da Varig. Com idades entre 79 e 87 anos, sete remanescentes da primeira turma de pilotos da companhia aérea se reuniram nesta quinta, em Porto Alegre, para celebrar o 60º aniversário de formatura. 

No momento de fazer a foto para registrar a comemoração, os veteranos se empertigaram no Salão Amarelo do Plaza São Rafael Hotel. Lá estavam Mario Ungaretti, o Capitunga, 83 anos, Alfredo Jarbas Flemming, 80, Luiz Achutti, 83, Egas Ferreira, 87, Ricardo Costa da Silveira Lobo, 85, Ion Trindade Martins, 82, e fredy Wiedemeyer, 79, o organizador da festa.

O encontro ocorreu em um momento penoso. O plano de previdência privada Aerus, criado em 1982, deve fazer o último pagamento na próxima terça-feira, 3 de dezembro, porque o dinheiro acabou. A situação é ainda mais complexa porque nenhum dos funcionários demitidos com a falência da Varig recebeu indenização trabalhista. Wiedemeyer observou que a celebração só foi realizada no São Rafael, um hotel cinco estrelas da capital gaúcha, porque o hotel fez um preço camarada.
– É tão lamentável, tão triste, mas não queremos falar sobre isso – disse ele sobre o fim dos recursos do Aerus. 

Cercados por familiares, netos e viúvas de ex-pilotos, os veteranos mataram a saudade. Aproveitaram para mostrar fotografias antigas, da época da academia. E a conversa fluiu alegre, embalada por uma suave nostalgia.
– Lembras de quando a Catherine Deneuve (atriz francesa) estava no teu avião? – comentou um deles.
– E quando voavas para Natal e anunciaram o suicídio de Getúlio Vargas – ajuntou outro.
E os ases da Varig brindaram ao tempo em que voavam sob céu de brigadeiro, antes que a maior companhia aérea do Estado fosse abatida pelas turbulências de sucessivas crises.



fonte/foto/ZeroHora

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AVIÃO COM O SENADOR AÉCIO NEVES FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NO AEROPORTO DE GUARULHOS

Imagem com a aeronave em que estaria Aécio, fora da pista, e que circula na internet
O avião em que estava o senador Aécio Neves (PSDB) precisou fazer um pouso de emergência no aeroporto internacional de Guarulhos na noite de quinta-feira (9), informou sua assessoria de imprensa.
Já era noite quando a aeronave, um táxi aéreo fretado pelo PSDB, saiu de Brasília com destino a São Paulo. Os pilotos, percebendo que um pedaço do pneu havia ficado na pista, teriam solicitado autorização para pousar em Cumbica, ao invés de Congonhas, por ter uma pista maior. Ao aterrissar, no entanto, o trem de pouso teria se quebrado, vindo o avião a sair da pista.
Apenas Aécio e a tripulação estavam a bordo. Segundo a assessoria, nem ele nem os pilotos se feriram.
O senador veio para São Paulo porque tem reunião agendada com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na manhã desta sexta (10). Apesar do incidente, o encontro foi mantido.
Fernanda Carvalho/O Tempo/Estadão Conteúdo
fonte/foto/UOL

Da…

VÍDEOS DO ACIDENTE COM BOEING 737 DA PERUVIAN AIRLINES EM JAUJA