segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

BIMOTOR CAI PRÓXIMO A CIDADE DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO, PARÁ, E MATA DUAS PESSOAS

Um avião de pequeno porte caiu na tarde desta segunda-feira (25) na cidade de Senador José Porfírio, no Pará. Segundo informações preliminares da Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave pertence a uma empresa de táxi aéreo e estava com dez pessoas a bordo.


Em entrevista por telefone ao UOL Notícias, o coronel Almir Gouvea, comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar de Altamira (PA), que fica a 200 km do local onde o avião caiu, confirmou que dez pessoas estavam a bordo: piloto, copiloto e oito tripulantes. Desses, dois morreram: o piloto, identificado apenas como Navaro, e um empresário identificado como Luís Rebelo. Os corpos devem ser retirados do local apenas na manhã desta terça-feira devido ao difícil acesso à região.

Os outros oito ocupantes foram socorridos e levados de avião ao hospital regional de Altamira, onde chegaram com fraturas nas pernas, mas em bom estado de saúde, ainda segundo informações de Gouvea. "Não houve explosão, o avião se chocou com o solo", disse. Nem a FAB nem os bombeiros souberam informar mais detalhes sobre os passageiros.

O avião partiu de Belém às 12h58 (horário local) com destino à fazenda Vilma Rebelo, próximo do local onde a aeronave caiu. Um avião do 8º Grupamento de Aviação de Manaus se dirigiu ao local. As causas do acidente devem ser investigadas.

Segundo a FAB, a aeronave, modelo Bandeirante, pertence a empresa Piquiatuba Táxi Aéreo e tem matrícula PT-TAF.


fonte/UOL

AVIÃO DERRAPA E SAI DA PISTA NA NORUEGA


Um avião Canadair CRJ-200 da West Air Sweden voando pela DHL derrapou no último terço da pista do Aeroporto Svalbard-Longyearbyen, na Noruega, no dia de hoje.


Fotos: Trond Arve Aagensen (vice-governador) / Divulgação
Uma combinação de fortes ventos e superfícies escorregadias foi a provável causa da derrapagem que fez com que o avião saísse da pista, informou o gerente adjunto do aeroporto, Morten Ulsnes.

O avião, que transportava malotes do correio, vinha de Tromso para Longyearbyen, com 2 tripulantes, saiu de pista 28 às 12:30 (hora local - 11:30 Z).

O avião chegou a uma posição com todo o equipamento fora da superfície pavimentada em um ângulo de 90 graus em relação à pista, cerca de 300 metros antes do final da mesma.


Google Earth

A pista 10/28 do Aeroporto Svalbard-Longyearbyen tem 2.320 metros (7.600 pés) de comprimento.

Nenhum dano

Não houve relatos de quaisquer ferimentos no incidente. A aeronave também está intacta, apesar de ainda não ter sido melhor avaliada pelos engenheiros da empresa aérea.

- Será certamente realizada uma investigação sobre o que aconteceu, eu não tenho nenhuma idéia agora sobre o ocorrido, disse Ulsnes.

Anteriormente, um avião da Scandinavian Airlines já havia cancelado a aterrissagem do voo SK-4414/SK-4425 no mesmo aeroporto devido às más condições da pista.


Imagens do aeroporto de Longyearbyen - Fotos: Scanpix / Torgrim Rath Olsen

fonte/foto/VG / TV2 / Nordlys/ BNSA / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação

COM MEDO DE AVIÃO, ATACANTE PERUANO ABANDONA VOOS E NÃO VOLTA AO HAMBURGO


O atacante peruano Paolo Guerrero, que passa férias em Lima, capital de seu país, tentou voltar à Alemanha em três ocasiões nos últimos dias para se reapresentar ao Hamburgo, mas desistiu de viajar quando já havia dentro das aeronaves por ter medo de voar.

"Na primeira tentativa, seu irmão o acompanhou, mas ele não se sentiu bem e desceu do avião. Depois, foi a vez de sua mãe tentar ir com ele, e mais uma vez ele desistiu depois de embarcar. Na terceira ocasião, quem sua namorada embarcou junto, e ele pediu para sair do avião quando já estava se preparando para decolar", informou o jornal peruano "El Bocón" em sua edição de hoje.

Ainda de acordo com a publicação, o jogador está em sua casa, e recebe tratamento psicológico para resolver a questão. O jornal também lembrou que o atacante admitiu seu medo de voar em agosto do ano passado.

fonte/foto/EFE/EPA

AEROPORTO DOS GUARARAPES, PERNAMBUCO, BATE MARCA DE 5 MILHÕES DE PASSAGEIROS


Pela primeira vez, desde que foi construído, em 1958, o Aeroporto Internacional dos Guararapes (PE) registrou a movimentação de mais de cinco milhões de passageiros entre voos nacionais e internacionais. No geral, entre 2008 e 2009 a movimentação de passageiros cresceu em 12%.

Os voos domésticos representam o maior aumento. O número de embarques cresceu em 14% no ano passado se comparado a 2008. Já os desembarques cresceram em 12%. O aumento, entre outros fatores, está ligado à preferência dos turistas pelo avião (45%) como meio de transporte para chegar ao Estado, segundo aponta pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur).

Outubro foi o grande responsável pelo aumento no número de passageiros. No balanço geral (entre voos domésticos e internacionais e entre embarques e desembarques), o período chegou a registrar um crescimento de 34% em 2009 – comparado com o mesmo período de 2008.

Em 2009, segundo a Setur-PE, Pernambuco recebeu novos voos captados pela Empetur e operados por diversas companhias. Com isto, o Estado ganhou mais frequências para importantes mercados emissores, como Campinas, Brasília, São Paulo, Londrina, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Além disto, conexões com outras cidades nordestinas, como Salvador, Maceió e Aracaju, foram restauradas, ampliando a malha aérea pernambucana.

fonte/ Panrotas

AEROPORTO REGIONAL DE JAGUARUNA, SANTA CATARINA, DEVERÁ OPERAR DENTRO DE UM ANO


As obras do terminal de passageiros do Aeroporto Regional Humberto Bortoluzzi, em Jaguaruna, Santa Catarina, continuam em ritmo acelerado. Tanto que a segunda etapa deverá estar concluída até o final do ano. Além disso, a construção do acesso, que compreende 4,2 quilômetros, tem previsão de ser licitado até março deste ano. "O cronograma tem sido seguido à risca e estamos confiantes de que continuarão assim até o final", afirma o presidente da Associação Comercial de Tubarão, Eduardo Nunes.

O Aeroporto Regional Sul, depois de concluído, abrangerá os municípios da região Sul catarinense e também do Norte do Rio Grande do Sul. De acordo com Nunes, a expectativa é de que esteja em funcionamento no início de 2011 com voos regulares. "Algumas empresas estão demonstrando interesse em operar linhas pelo aeroporto de Jaguaruna e isso vai resolver o problema do Sul como um todo, com a possibilidade de aeronaves de grande porte estarem por aqui, atendendo aproximadamente um milhão de pessoas em 48 municípios", explica.

Administração privada deverá assumir

Embora a tendência atual seja de que a Infraero assuma a administração do aeroporto, a Associação Comercial tem uma ampla visão do negócio. "O objetivo é que a iniciativa privada administre. Isso possibilitará que o processo fique menos engessado", argumenta.

Com pista de 2,5 mil metros, por 30 metros de largura, o Aeroporto de Jaguaruna foi projetado para receber aeronaves de grande porte - como o Boeing 767 e o Airbus A320 - e visa atender as microrregiões de Tubarão, Araranguá e Criciúma.

A única pendência continua sendo a construção do terminal de cargas, mas que deverá iniciar ainda em 2010.

fonte/A Tribuna

SUPER TUCANOS COMPRADOS DA EMBRAER CHEGAM AO EQUADOR


Os primeiros dois aviões Super Tucano, de uma frota de 24, comprados da Embraer, chegaram neste domingo ao Equador, informou a televisão local "Ecuavisa".

Pilotos da Base Aérea de Manta inspecionam um dos dois aviões Super Tucano que chegaram ontem no Equador

Segundo a estação de televisão, as duas aeronaves chegaram à base aérea de Manta, na província de Manabí, no oeste do país.

O presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou ontem a chegada dos dois primeiros aviões brasileiros, e apontou que seis deles ficarão em um aeroporto na província de Sucumbíos, na fronteira com a Colômbia.

Na segunda-feira passada, o comandante da Força Aérea Equatoriana (FAÉ), Rodrigo Bohórquez, lembrou que o plano de compra do Brasil inclui a aquisição de 24 aeronaves.

Ao referir-se ao uso que será feito dos aviões, assinalou que antes a FAE tinha aviões A37 e Strikemaster, e "os Tucanos os substituirão no treinamento de nosso pessoal na aviação subsônica de combate".

Sobre os aviões novos, ele disse que a Embraer fornecerá equipamentos. "Mas existe a probabilidade que nós, no futuro, começarmos a fabricar e fazer partes e peças, o que antes não podíamos fazer com outros contratos", disse.

fonte/EFE/G1 foto/El Universo

AEROPORTO DE MANCHESTER É EVACUADO POR SUSPEITA DE ATAQUE QUÍMICO


A polícia fechou e evacuou parte do Aeroporto de Manchester, na Inglaterra, no sábado (23) depois de encontrar um pó branco não identificado na bagagem de mão de um homem.

O passageiro iria embarcar em um voo doméstico entre Manchester e Londres.

A polícia isolou a área de check-in onde o pó foi descoberto e os passageiros foram levados para fazer o check-in em outro terminal.

O homem foi questionado pela polícia enquanto as autoridades tentam identificar o pó.

"Os testes foram realizados e concluíram que a substância não poderia ser utilizada para fins explosivos e que não havia absolutamente nenhum risco para ninguém no aeroporto", disse o superintendente da polícia, Leor Giladi.

A Grã-Bretanha está em alerta máximo após a avaliação de que um é "altamente provável".

Anteriormente, a polícia havia fechado a área de check-in no Terminal 3 e declarado que houve um incidente químico "depois que um homem asiático em seus 20 anos foi detido tentando levar um pó branco em um avião no Aeroporto Heathrow.

O passageiro ajudou os policiais em suas investigações e não foi feita nenhuma prisão.

fonte/AP / AFP

RESGATADOS 23 CORPOS DE ACIDENTE EM BEIRUTE


 



Autoridades libanesas disseram que já foram resgatados 23 corpos de vítimas da queda da aeronave da Ethiopian Airlines, que caiu no mar com 90 pessoas a bordo na madrugada desta segunda-feira logo após decolar do aeroporto de Beirute, no Líbano.

De acordo com a Ethiopian Airlines, o avião, um Boeing 737, levava 82 passageiros e 8 tripulantes. Testemunhas disseram ter visto uma bola de fogo no céu antes de o avião cair.
A aeronave desapareceu das telas dos radares cerca de cinco minutos após a decolagem, ocorrida em meio a uma tempestade por volta das 2h30 no horário local (22h30 de domingo em Brasília).
O governo do Líbano mobilizou uma grande operação de resgate. Forças navais e helicópteros do Exército libanês e das tropas de paz das Nações Unidas buscam por sobreviventes.

Segundo o ministro dos Transportes e Obras Públicas, Ghazi Aridi, a aeronave caiu a cerca de 3,5 km da costa da cidade libanesa de Naameh, ao sul da capital.
Equipes de resgate disseram à mídia local que o avião pode ter afundado a uma profundidade de 500 metros. Um porta-voz do Exército disseram que o mar agitado e o mau tempo, com chuva e vento forte, estão dificultando o trabalho das equipes de resgate.
Segundo o Ministério da Defesa, até agora foram resgatados 23 corpos. Alguns destroços da aeronave também foram recuperados.
Uma equipe de investigação foi enviada ao local para tentar determinar as causas do acidente. O presidente do Líbano, Michel Suleiman, descartou um atentado terrorista.

"O incidente é doloroso, mas um ato de sabotagem, até agora, é pouco provável. Uma investigação minuciosa determinará a causa da queda do avião", disse Suleiman em uma conferência de imprensa.
O primeiro-ministro Saad Hariri declarou a segunda-feira como feriado nacional de luto pelas vítimas.
A sessão no Parlamento libanês desta segunda-feira foi cancelada. O Ministério da Educação também determinou que escolas e universidades cancelassem as aulas para hoje.

Parentes das vítimas procuravam desesperadas por informações no aeroporto de Beirute. O governo libanês ordenou que equipes de assistência prestassem ajuda aos familiares das vítimas.
A maioria dos passageiros a bordo do voo ET409, que tinha como destino a capital da Etiópia, Adis-Abeba, era de cidadãos libaneses e etíopes.
Mas a empresa aérea disse que também estavam na aeronave cidadãos do Reino Unido, Turquia, França, Rússia, Canadá e Síria.
Entre os passageiros, estava a mulher do Embaixador francês em Beirute, Marla Peitton.

A Etiópia e o Líbano mantêm fortes laços comerciais, e milhares de etíopes trabalham no país árabe como empregados domésticos. A Ethiopian Airlines opera um voo regular entre Adis-Abeba e Beirute.


fonte/Terra foto/AFP/Reuters

AVIÃO ETÍOPE COM 92 PASSAGEIROS CAI NO MAR APÓS DECOLAGEM DO AEROPORTO DE BEIRUTE





Um avião da Ethiopian Airlines , Boeing 737-800, com  92 passageiros caiu no mar Mediterrâneo logo depois de decolar do aeroporto de Beirute, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, segundo agência ANN.

O avião que ia para Adis Abeba, decolou do aeroporto internacional Rafik Hariri, o aparelho perdeu contato com a torre de controle por volta de 0h desta segunda-feira e desapareceu do radar logo depois da decolagem. Ainda não há detalhes sobre o número de mortos ou de feridos após a queda do avião.

fonte/AgênciasInternacionais/Terra/foto/Divulgação

EMPRESÁRIO MORRE EM QUEDA DE AVIÃO NO INTERIOR DO MATO GROSSO

José Henrique era proprietário de várias fazendas e pilotava o próprio avião no momento da queda.

Um empresário do setor agrupecuário Mato Grosso morreu carbonizado depois que o avião onde ele viajava caiu e pegou fogo. O acidente aconteceu na cidade de Pontes e Lacerda, distante 447 km de Cuiabá. O acidente aconteceu neste sábado (23), no fim da manhã e de acordo com informações da polícia e moradores da cidade, o avião caiu de bico no solo no momento do pouso. O empresário José Henrique Coelho de Paula (50), havia decolado horas antes da cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, com destino à fazenda São João, de propriedade dele.

O empresário tem várias fazendas da região, e sempre viajava de avião para acompanhar o dia-a-dia nas fazendas e administrá-las. Ainda não há informações sobre os motivos do acidente, que deve ser investigado agora pela Aeronáutica. A família do empresário também mora no Mato Grosso do Sul. José Henrique tinha cinco filhos, mas no momento do acidente nenhum familar viajava com ele. Piloto com boa experiência e costumava pilotar o próprio avião e viajar sozinho.

A fazenda São João dica distante aproximadamente 4 km do centro da cidade. É uma prpriedade grande, localizada nas proximidades da zona urbana. De acordo com informações, o empresário havia comprada esta fazenda recentemente, de porteira fechada, com todo o gado, cavalos, tratores e veículos. Apesar de morar em Campo Grande, o empresário passava a maior parte do tempo na região devido o número de fazendas e a paixão que ele tinha pela agropecuária.


fonte/Expresso MT

OBRAS NO AEROPORTO DE CAMOCIM, CEARÁ, SEGUEM EM RITMO NORMAL


Aeroporto Pinto Martins no município de Camocim. Construção de um terminal de embarque e desembarque de passageiros. As obras devem ser concluídas em dois meses


O aeroporto de Camocim deve ser inaugurado em março. As obras de Jericoacoara ainda vão começar.

Camocim. As obras de reforma e ampliação do aeroporto de Camocim estão em ritmo considerado normal pela empresa responsável pela obra. Com data prevista para ser inaugurado em 14 de março, o novo Aeroporto Pinto Martins contará com nova pista de pouso e decolagem com 1.400 x 30m, um pátio de aeronaves, uma pista de táxi, a implantação de balizamento noturno e construção de serviço contra incêndio, além de um amplo estacionamento.

A readaptação do projeto dará mais segurança ao aeroporto. A obra custará R$ 6 milhões e teve que se adequar a um novo projeto para não enfrentar problemas em relação à instabilidade dos pousos, por conta dos fortes ventos na região. No projeto, além da construção de terminal de embarque e desembarque de passageiros, haverá reforço das estruturas que protegem o campo de pouso para que o tráfego aéreo não seja interrompido por causa da presença de pessoas ou animais na pista.

O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, já apresentou o projeto do aeroporto do polo de Jericoacoara, que terá recursos do Ministério do Turismo e do Governo do Ceará. Localizado a 30km da sede da cidade de Cruz e a 25km da Praia de Jericoacoara, com área total de 3.517,45 m e investimento na ordem de R$ 54 milhões, terá prazo de cerca de um ano e meio para ser concluído.

Conforme Bismarck, a apresentação das propostas da licitação será dia 12 de fevereiro. A construção do Aeroporto de Jericoacoara está dividida em dois convênios. O primeiro, no valor de R$ 54 milhões, será aplicado na pista, pátio, sinalização, balizamento noturno e sistema de segurança do equipamento. A expectativa é iniciar as obras no fim de março. "O projeto será enviado à Procuradoria do Estado para que seja feita a licitação com recursos já garantidos".

O aeroporto terá a capacidade de operar cerca de 1.200 decolagens por ano e apto a receber aeronaves tipo Airbus A-330 ou Boeing 767-300. Com 2.500 metros de extensão está sendo considerada a segunda maior pista de pouso e decolagem do Ceará.
 
fonte/foto/DiárioDoNordeste

ACIDENTE DE HELICÓPTERO MATA TRES PESSOAS NA ESPANHA


Foram encontrado hoje (24) os corpos dos três tripulantes do helicóptero AgustaWestland AW139, prefixo EC-KYR (foto acima), de uma equipe de Salvamento Marinho que sofreu um acidente na costa de Almería, na Espanha na quinta-feira (21).

A tripulação era composta por quatro pessoas. O único resgatado com vida está internado em estado crítico.

O acidente aconteceu por volta das 18h de sexta-feira, quando a tripulação iniciou uma série de manobras sobrevoando o Mar Mediterrâneo. A torre de controle do aeroporto de Almería tentou se comunicar com o grupo de tripulantes, sem sucesso.

A Polícia Nacional, a Guarda Civil e o Salvamento Marinho seguiram em busca dos três corpos desaparecidos desde a sexta-feira. A causa do acidente é desconhecida até o momento.

Para encontrá-los, o governo espanhol disponibilizou quatro helicópteros, dois barcos e um rebocador.
 
fontes/Agências Internacionais

ESCOLHA UM LUGAR EM MARTE E A NASA FOTOGRAFA PARA VOCˆ


A NASA está convidando o público a selecionar locais em Marte para serem fotografados por uma das mais poderosas câmeras já enviadas ao espaço.

A câmera é HiRISE (High Resolution Imaging Science Experiment), que está a bordo da sonda espacial MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), responsável pelas mais belas imagens de Marte já feitas até hoje.

Câmera do povo

"A equipe HiRISE tem o maior prazer em dar ao público esta oportunidade para propor alvos para as imagens e compartilhar com as pessoas a emoção de ver o seu local preferido de Marte com uma resolução equivalente ao tamanho de uma pessoa", disse Alfred McEwen, cientista chefe da equipe HiRISE e pesquisador na Universidade do Arizona.

A ideia de aceitar sugestões do público vem desde o período da concepção da câmera HiRISE, quando seus projetistas a apelidaram de "câmera do povo".

Interesse científico

A equipe espera que mais pessoas se interessem na exploração do Planeta Vermelho e que as sugestões aumentem ainda mais os já valiosos retornos que a câmera vem dando para a ciência.

Apesar dos milhares de fotos já feitas, menos de 1 por cento da superfície marciana foi fotografada até agora. Assim, algo que chame a atenção de alguém pode muito bem ter valor científico e não ter sido percebido pelos pesquisadores.

Faça o seu pedido


Para receber as sugestões, a NASA criou um site interativo, chamado HiWish, um trocadilho com as letras iniciais do nome da câmera e a palavra desejo.

No site é possível ver imagens do planeta, verificar quais alvos já foram selecionados e inserir novas sugestões. O local a ser sugerido pode ser selecionado com o mouse.

Além da localização no mapa, quem quiser sugerir um local a ser fotografado deverá dar um título à sua sugestão, explicar os benefícios científicos potenciais de se fotografar aquele local e enquadrar a sugestão em um dentre 18 temas de ciência. Os temas incluem assuntos como áreas de impacto de asteroides, processos climáticos sazonais e processos vulcânicos.

Os cientistas da equipe HiRISE vão avaliar as sugestões e colocá-las em uma ordem de prioridade. As imagens das áreas selecionadas pela equipe serão feitas assim que a órbita da sonda MRO permitir.

O site HiWish fica no endereço:

http://uahirise.org/suggest.

fonte/Inovação Tecnológica/foto/ Divulgação / NASA/JPL-Caltech/University of Arizona

IRÃ PROIBIRÁ COMPRA DE AVIÕES FABRICADOS ANTES DO ANO 2000


O Irã proibirá a todas as companhias aéreas nacionais a compra de aviões com mais de dez anos de idade, anunciou o ministro de Estradas e Transportes iraniano, Hamid Behbahani.

O anúncio aconteceu horas antes do acidente no qual pelo menos 46 pessoas tiveram ferimentos de diversas gravidades, devido à queda de um avião classe "Tupolev" quando tentava aterrissar no aeroporto de Mashhad, uma das principais cidades do país.

Aparentemente, o avião, fretado pela companhia aérea local Taban com 157 passageiros a bordo e cerca de 15 tripulantes, sofreu um incêndio na cauda quando, às 6h30 (1h de Brasília), tentava chegar após uma primeira tentativa de aterrissagem abortada, devido ao nevoeiro.

"Até o momento, as companhias aéreas estavam autorizadas a comprar aviões fabricados em 1995, mas, muito em breve, só poderão adquirir aparelhos construídos a partir de 2000", disse Behbahani, cujas palavras foram citadas ontem à noite pela agência de notícias local "Irna".

Segundo o ministro, a República Islâmica tem atualmente uma frota composta por 193 aviões de passageiros, dos quais 25 foram comprados este ano.

Os especialistas insistem, no entanto, em que o Irã tem uma frota aérea em estado crítico, muito antiga e com carências de manutenção.

As autoridades iranianas culpam por isso as sanções internacionais impostas pelos Estados Unidos, que impedem a compra de aviões novos e de peças de substituição.

Desde que as medidas punitivas foram impostas nos anos 80, a aviação iraniana sofreu vários acidentes com mais de 100 mortos.

Em 15 de julho, 168 pessoas morreram devido à queda de um avião de passageiros na província de Qazvin, 200 quilômetros a noroeste de Teerã, em uma das piores tragédias aéreas da história do Irã.

O avião, um "Tupolev" de fabricação russa com 153 passageiros e 15 tripulantes, tinha partido do aeroporto de Teerã rumo a Yerevan, capital da Armênia.

O mais grave aconteceu em 2003, quando 302 pessoas, na maioria membros da Guarda Revolucionária - corpo de elite das forças de segurança iranianas -, morreram na queda do avião onde viajavam.

fonte/EFE/EPA

NÚMERO DE VOOS PIRATAS AUMENTAM NO MARANHÃO


O número de voos irregulares no Maranhão, realizados por empresas sem registro no órgão fiscalizador, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), tem aumentado. Empresários do setor de táxi aéreo de São Luís já constataram um prejuízo de até 60% nos dois últimos anos. Entre as maiores preocupações, está a falta de controle na forma como ocorre a manutenção das aeronaves.

Vista como uma das maneiras mais rápidas, porém menos lucrativas de locomoção, o fretamento de aeronaves tem crescido muito no Estado. Uma prova desse crescimento é o número de helicópteros no Maranhão, que até o primeiro semestre do ano de 2009 era de apenas seis. No fim do ano, segundo estimativa da Anac, esse número teria dobrado.

Com o aumento das aeronaves de pequeno porte, tem se tornado cada vez mais comum os voos clandestinos.

Para a Anac, órgão fiscalizador e regulador dos voos, um voo "pirata" é caracterizado quando fica constatada a utilização irregular de aeronaves particulares para transporte remunerado de passageiros. Entre os maiores atrativos estão os preços cobrados e a pressa para chegar ao destino.

Funcionários de empresas que trabalham conforme a lei, mantendo seus aviões e helicópteros vistoriados, contam que os clandestinos não emitem nota fiscal de prestação de serviço, e o contratante, muitas vezes sequer se preocupa com o estado das aeronaves. "Nós temos tudo legalizado, pagamos todas as taxas cobradas pela Infraero e Anac e vem um piloto ou até mesmo o próprio dono do avião e o freta colocando sua vida em risco", denunciou um funcionário de uma empresa de táxi aéreo, que não quis se identificar.

A empresa consultada informou que, além dos custos operacionais para manter uma aeronave (como preço do combustível, encargos contratuais de funcionários), há o uso de um hangar e a manutenção das aeronaves, que acontece periodicamente, aumentando a segurança dos tripulantes e dos passageiros. "Aqui nós fazemos inspeções nos aviões a cada 50 horas de voo e revisões a cada 100 horas sobrevoadas", informou o funcionário.

O maior temor relatado pelo funcionário é de que, com o passar dos anos, a fiscalização e a inspeção de aeronaves fiquem mais ausente, ocasionando assim mais acidentes aéreos. "Como tem ficado cada vez mais recorrente este tipo de atividade ilegal, nós temos medo de que acidentes de maiores proporções possam acontecer em decorrência disso", completou.

O Estado obteve a informação de que um voo que custaria R$ 1.500,00 caso fosse realizado por uma empresa legalizada pode custar até R$ 900,00, se feito por um piloto sem a emissão de nota fiscal, ou seja, 40% mais barato.
 
fonte/ Imirante.com /TV Canel 13

DOIS MORTOS EM ACIDENTE DE AVIÃO EM ILLINOIS, ESTADOS UNIDOS

Dois homens morreram no sábado (23) à noite, quando um pequeno avião caiu perto do Waubonsee Community College, em Sugar Grove, Illinois, nos EUA.

O avião Ted Smith Aerostar 601P (Machen Superstar 700)(Piper PA-60-601P Aerostar), prefixo N222AQ, registrado para ENS Corp., que acabara de decolar do Aeroporto Municipal de Aurora, derrubou algumas linhas de energia, atingiu o chão e explodiu, levantando uma bola de fogo de cerca de 7 metros a duas milhas ao norte do aeroporto, disseram as autoridades.

Cathy Doyle, que estava em sua casa com três membros da família, viu os destroços do avião atingirem sua garagem. Doyle disse que ela ainda estava abalada várias horas depois do acidente, especialmente depois que ela descobriu que duas pessoas morreram.

"É desesperador. Minha família esta toda em segurança, graças a Deus", disse Doyle.

Ken Voight, que vive cerca de meia milha de distância, disse que estava sentado para jantar, quando ouviu um avião voando "muito baixo" sobre sua casa.

"O ruído estava diferente do normal, bem alto, e 10 segundos depois, ouvimos e sentimos o impacto. ... Ele balançou a nossa casa", , disse ele. "Assim que voou baixo sobre a nossa casa, minha esposa e eu abaixamos a cabeça."

Voight disse que ele e um vizinho andaram através da névoa até o local do acidente e viram os restos em um lote vago na rua em frente à entrada da faculdade.

"Tudo o que vimos foi uma série de pequenos incêndios muito dispersos, como fogueiras", Voight disse.

Investigadores do National Transportation Safety Board (NTSB) e a da Federal Aviation Administration (FAA) foram para o local. O piloto foi identificado como Gary Bradford, 37, e o passageiro era Drago Strahija, 32.

O avião estava indo para Denver, no Colorado.



fonte/Chicago Tribune / ASN / NSA/NoticiasSobreAviação/foto/ Mike Burley / Brian Powers

ASA DE AVIÃO ATINGE EQUIPAMENTO DE DEGELO E MATA FUNCIONÁRIO NA TURQUIA

Um Airbus A340-300 da Turkish Airlines iria partir do Aeroporto de Istambul, na Turquia, para realizar o voo TK-60 em direção a Bangkok, na Tailândia, no sábado, quando ocorreu um acidente fatal.

O avião, com com 237 passageiros a bordo, estava preparando-se para a partida quando iniciu-se uma queda de neve pesada que durou cerca de 2,5 horas, terminando às 02:00 de sábado (hora local - 00:00 Z).

Após realizado o degelo do avião, ele começou a se mover, mas uma de suas asas colidiu com o elevador hidráulico do veículo que realizou o degelo que caiu atingindo o operador do veículo e seu assistente.

Os serviços de emergência não foram capazes de salvar o assistente que morreu no local. O operador do veículo sofreu ferimentos leves.

Em substituição, outro Airbus A340-300 da companhia aérea partiu de Istambul às 09:15 (hora local).

fonte/Aviation Herald

FALHA EM UM DOS MOTORES APÓS DECOLAGEM OBRIGA AVIÃO A RETORNAR AO AEROPORTO


Um avião da United Airways Bangladesh escapou por pouco de um possível acidente na tarde deste domingo (24), depois que um de seus dois motores enfrentou um problema técnico.

O avião de Havilland Dash 8-100 que realizava o voo 4H-511 entre Dhaka e Coxs Bazar, em Bangladesh, havia decolado do Aeroporto Internacional Zia às 14:40 (hora local) regressou ao aeroporto depois de 15 minutos sobrevoando a cidade de Dhaka, aterrissando em segurança.

"Estamos retornando ao Aeroporto Internacional Zia em razão de o avião apresentar um problema técnico, por favor, tenham paciência", anunciou do cockpit, Yousuf, o piloto da aeronave.

Os 21 passageiros, incluindo sete estrangeiros e quatro jornalistas, ficaram bastante assustados.

Zahed Chowdhury, um dos passageiro a bordo do avião de fabricação canadense Dash 8-100, disse: "Nós vimos que uma das hélices parou de funcionar logo após a decolagem e havia um forte cheiro na cabine."

United Airlines, um dos dois aviões privados do país, iniciou suas operações no ano passado com ambos os serviços domésticos e internacionais.

Fontes da companhia aérea disseram que a empresa possui dois Dash 8-100 para operar nas rotas domésticas e que uma dessas aeronaves já havia ido para manutenção devido a problemas técnicos.

fonte/bdnews24.com / The New Nation / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação

AVIÃO AVARIADO DA LUXAIR ATERRISA EM LUXEMBURGO


O Boeing 737-8K5 (WL), prefixo LX-LGT, abortou a aproximação ao Aeroporto de Luxemburgo quando a tripulação não conseguiu implantar os flaps. O avião passou a sobrevoar o aeroporto enquanto era buscada uma solução para o problema.

Impossibilitados de de implantar os "flaps", a tripulação optou pelo pouso se contar com os mesmos. O avião pousou em uma velocidade superior ao normal, mas em segurança.

Os 131 passageiros do voo LG-712 que havia partido do Aeroporto Tenerife-Sur, nas Ilhas Canárias em direção a Luxemburgo, foram informados sobre as ações do piloto. Depois que os freios foram acionados, todos puderam sair junto com os seis membros da tripulação. Ninguém ficou ferido.

A Luxair informou neste domingo, em um comunicado à imprensa, que as equipes de resgate haviam sido colocadas de prontidão no aeroporto.

Um passageiro informou que o avião já tinha apresentado um problema com os flaps durante a chegada em Tenerife, causando um atraso de cerca de 3 horas antes de o avião poder partir para o voo de volta para Luxemburgo.

A Luxair confirmou que o avião teve de realizar um pouso em alta velocidade em Luxemburgo e que a tripulação já havia tentado sem sucesso implantar os flaps de pouso durante a chegada em Tenerife. O avião foi inspecionado e posteriormente foi liberado para o serviço de manutenção.

Ainda não está claro por que razão os flaps de aterrissagem não funcionaram corretamente.

fontes/wort.lu / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação

VOO DA UNITED AIRLINES É DESVIADO EM RAZÃO DE PASAGEIRO DESORDEIRO

Um avião da United Airlines transportando 129 passageiros e cinco tripulantes a caminho de Las Vegas na rota FL360 foi desviado para Denver, no Colorado, neste sábado (23) depois que um passageiro tentou abrir uma porta exterior do avião enquanto ele estava em voo, levando os outros passageiros a saltar em cima para subjugar o desordeiro, informaram as autoridades.

O Airbus A320-232, prefixo N449UA, que realizava o voo UA-223 a partir de Washington, DC, aterrissou cerca de 20 minutos depois no Aeroporto Internacional de Denver, mais precisamente, às 17:10 (hora local). A polícia local foi ao avião e levou o passageiro sob custódia, informou o porta-voz do aeroporto, Jeff Green. Ele disse que a polícia entrevistou o passageiro do sexo masculino no sábado à noite.

"Houve uma perturbação a bordo com um passageiro indisciplinado", informou a polícia do aeroporto de Denver em um comunicado. "Devido a essa perturbação, os pilotos decidiram desviar para Denver."

O homem havia consumido bebidas alcoólicas antes e durante o voo, disse Kathy Wright, porta-voz do FBI. Após o interrogatório, o suspeito foi encaminhado para uma avaliação médica psiquiátrica.

O voo que já partiu de Washington com um atraso de 3 horas, chegou a Las Vegas com um atraso total de 5:25 horas, onde pousou em segurança após as 20 horas de sábado.

fontes/Associated Press via The Washington Post / Aviation Her /NoticiasSobreAviação

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...