Postagens

Mostrando postagens de março 13, 2012

EM TESTE, AVIÃO PERDE FREIO E SAI DA PISTA NO AEROPORTO DE ATLANTA

Imagem
  Avião saiu da pista após perder o freio em um teste no aeroporto de Atlanta (Foto: AP/John Spink/Atlanta Journal-Constitution)   Um avião modelo Boeing 737 da companhia Delta Airlines sofreu sérios danos após escapar da pista de pouso no Aeroporto Internacional de Atlanta, um dos mais movimentados do mundo, informaram as autoridades locais nesta terça-feira (13). Um porta-voz da companhia informou que mecânicos estavam fazendo um teste dos motores do avião quando tiveram um problema com os freios por volta de 5h da manhã. A Administração Federal de Aviação afirmou que não havia ninguém a bordo e que as operações no aeroporto não foram afetadas. fonte/G1

PILOTO E PASSAGEIRO DE AVIÃO QUE CAIU EM LUIS ALVES ESTÃO EM ESTADO GRAVE

Os dois ocupantes do MONOTOR do Aerocluble de Blumenau, que caiu em Luis Alves, no início da tarde de segunda-feira permanecem em estado grave. A informação é da assessoria de comunicação do Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, onde eles estão internados.  O piloto do avião, Rodrigo Braguetto Fortunato, 27 anos, que possui mais de 500 horas de voo, teve fraturas múltiplas nas pernas e rosto e ficou preso às ferragens. Neste momento, ele está passando por uma cirurgia. O passageiro, Bruno Rafael Cordeiro, 24 anos, foi levado ao hospital inconsciente.  O avião P-56 R Neiva, conhecido como Paulistinha, tinha aproximadamente 30 anos de uso, segundo o presidente do Aeroclube de Blumenau, Sergio Roberto Probst. O avião decolou às 12h desta segunda-feira e deveria retornar às 13h30min. Fortunato estava levando o passageiro para fotografar a região.  O tenente-coronel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), Marcos dos Santos Silva, que

MANOBRA DE PILOTO EVITOU QUE ACIDENTE DO MONOMOTOR EM LUIS ALVES FOSSE MAIS GRAVE

O piloto do avião monomotor que caiu sobre um bananal no mubicípio de Luis Alves, no Vale do Itajaí, por volta das 13h30min desta segunda-feira, evitou que o acidente fosse mais grave ao fazer uma manobra. A queda ocorreu no Bairro Vila do Salto, próximo ao Batalhão dos Bombeiros. O local da queda teria sido calculado por Rodrigo Braguetto Fortunato, piloto de 27 anos e mais de 500 horas de voo, que comandava o monomotor. Antes de cair, o avião circundou a região duas vezes, com sinais de falha no motor. Na primeira volta, Fortunato teria identificado um local seguro para pousar. Na segunda, já planando, desceu o suficiente para colocar a aeronave em segurança no chão, mas acabou embicando no solo. A aeronave havia saído do Aeroclube de Blumenau por volta do meio-dia para sobrevoar Luis Alves. O piloto decolou em companhia de Bruno Rafael Cordeiro, 24 anos, que faria um voo panorâmico de caráter turístico na cidade. Na queda, Fortuna

CAMPO DE MARTE: O FUTURO DEVERÁ SER DEFINIDO

A Advocacia Geral da União espera que em no máximo dois anos o Supremo defina o futuro do Campo de Marte, na zona norte de São Paulo. A histórica polêmica em torno do espaço, que hoje se divide entre um aeroporto, serviços da Aeronáutica e áreas vazias, ganhou força a partir de 91.  Na época, o governo paulista considerou que o local estava sem uso e o repassou ao município. A União contestou, sem sucesso, alegando que o terreno tinha sido entregue pela Coroa Portuguesa aos jesuítas e confiscadas pelo Marquês de Pombal. Com a Revolução Constitucionalista de 32, o governo federal tomou o Campo de Marte. A briga, desde então, se ampliou, explica o coordenador-geral de Defesa do Patrimônio Público e Meio Ambiente da AGU, Dennys Hossne. Hoje, além do aeroporto, no Campo de Marte há setores relacionados à aviação. Entre eles estão um hospital da Aeronáutica, um parque de manutenção e uma vila militar com residências de oficiais.    Apesar de irredutível quanto à posse, o

CARREIRA NAS ALTURAS: SEJA UM PILOTO DE AERONAVES

O aumento da oferta (13,8% entre janeiro e setembro de 2011) e da demanda por voos domésticos (18,52%) explica porque a formação de pilotos de aeronaves no Brasil passa por um momento muito promissor no País. A Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) registra cerca de 60 mil pilotos em diferentes habilitações, além de mais de 160 aeroclubes distribuídos por todo o País, centenas de escolas de aviação e dezenas de empresas aéreas. Segundo a Organização Internacional de Aviação Civil (Icao) no Brasil, a demanda é tanta que companhias estão contratando pilotos recém-formados e ex-integrantes da Força Aérea Brasileira (FAB).  Em Maringá, além da Escola de Aviação Civil (Aeroclube), o Centro Universitário de Maringá (Cesumar) e uma outra instituição privada disponibilizam o curso para formação de pilotos. O instrutor de pilotagem Kleber Ribeiro da Silva explica que para se tornar um profissional da aviação é preciso, além de frequentar o curso teórico, muitas horas de voo

DILMA RECEBERÁ FAMILIARES DE VÍTIMAS DE ACIDENTE COM AVIÃO DA GOL EM 2006

Na próxima quarta-feira, dia 14 de março, a Associação dos Familiares e Amigos do Voo 1907 será recebida no Palácio do Planalto para entregar à presidente Dilma Roussef um abaixo assinado com mais de190 mil assinaturas solicitando que prevaleça a justiça e os pilotos Joseph Lepore e Jan Paul Paladinotenham suas licenças efetivamente cassadas. Na oportunidade, os representantes da Associação solicitarão à presidente que, em sua visita aos Estados Unidos no início de abril, peça ao presidente Barack Obama que seu país respeite os acordos bilaterais e puna os pilotos. “Só queremos que os EUA sejam coerentes e punam os pilotos que causaram a morte de 154 pessoas no Brasil. Existem precedentes nos EUA que comprovam que, por falhas bem menos graves, pilotos americanos tiveram seus brevês cassados pela agência americana”, disse Rosane Gutjahr, que perdeu o marido no acidente. Ela se refere ao conhecido caso “Northwest”, em que dois pilotos americanos tiveram suas licençasdefin

VOO PARA OS EUA RETORNA A SÃO PAULO POR FALHA NO SISTEMA DE COMUNICAÇÃO

O voo 120 da Delta Airlines com destino a Nova York partiu de São Paulo às 20h30min de segunda-feira, mas não chegou ao seu destino. Após duas horas e 30 minutos de viagem, o piloto comunicou o retorno ao aeroporto de Guarulhos. Os passageiros foram informados que há uma hora a aeronave não conseguia conexão via satélite. Segundo o piloto, a decisão foi preventiva e não há problemas mecânicos no avião. Este é o segundo voo da Delta obrigado a dar meia-volta por problemas no sistema de comunicação em dois dias seguidos. Passageiros que viajariam na noite de domingo tiveram de ser realocados na segunda-feira pelo mesmo problema. Procurado por Zero Hora, o balcão de informações da companhia aérea não soube detalhar os motivos do retorno. Já na madrugada desta terça-feira, os passageiros foram avisados de que o voo havia sido cancelado. Os clientes serão encaminhados a um hotel e realocados em voos da companhia ao longo do dia. A goiana Carolina Menezes, moradora de Nova

MAIOR AVIÃO DE PASSAGEIROS DO MUNDO CHEGA AO BRASIL DIA 22

Imagem
    Maior avião comercial de passageiros do mundo, o A380 pousará em 22 de março no Brasil, como parte do Tour Mundial da aeornave em 2012. A primeira parada é em São Paulo, no dia 22, em seguida a aeronave pousa no Rio de Janeiro, no dia 23 de março.O avião gigante entrou em operação em 2007.    Possui dois andares e quatro motores e, de acordo com informações da fabricante, é a maior aeronave comercial do mundo, com capacidade para transportar 525 passageiros nas três classes (primeira, executiva e econômica).Depois, o A380 e a aeronave de transporte A400M vão fazer demonstrações de voo na Feira Internacional do Ar e do Espaço (Fidae), em Santiago, no Chile, de acordo com informações da assessoria de imprensa da Airbus. As aeronaves serão expostas dos dias 26 a 29 de março.   O avião estará na Argentina, em Buenos Aires, no dia 30 de março, antes de retornar a Toulouse (França). Conforme o vice-presidente executivo da Airbus para a América Latina e o Caribe, Rafael Alo