segunda-feira, 5 de julho de 2010

ABASTECIMENTO DE AVIÕES TEM SIDO AFETADO POR SANÇÕES, DIZ IRÃ

Tanken van een vliegtuig / Airplane provided w...

 

O Irã se queixou nesta segunda-feira de que Alemanha, Emirados Árabes Unidos e Grã-Bretanha teriam negado combustível a seus aviões, enquanto os Estados Unidos disseram que as empresas estavam tomando as "decisões corretas" ao cortar suas relações com Teerã.

O jornal Financial Times informou que a gigante energética British Petroleum havia deixado de reabastecer os aviões iranianos. A empresa britânica se negou a confirmar a notícia, mas disse que "cumprimos totalmente qualquer sanção internacional nos países onde operamos".

Cresce a pressão sobre o Irã por causa de seu programa nuclear e os Estados Unidos reforçaram sua iniciativa para isolar Teerã economicamente. 

Na semana passada, o presidente Barack Obama transformou em lei sanções mais amplas que pretendem restringir as importações de combustível pela República Islâmica e aprofundar seu isolamento internacional.
"Desde a semana passada, tem sido recusado combustível a nossos aviões em aeroportos da Grã-Bretanha, da Alemanha e dos EAU em razão das sanções impostas pela América", disse o secretário da União das Companhias Aéreas Iranianas, Mehdi Aliyari, à agência de notícias iraniana Isna. 

Ele disse que até o momento, as companhias Iran Air e Mahan Airlines têm sido afetadas. 

Washington não esclareceu se as novas sanções também pretendem fazer com que as empresas neguem combustível aos aviões iranianos em aeroportos em terceiros países, mas funcionários do governo norte-americanos indicaram que estavam satisfeitos com as notícias de que as sanções haviam entrado em vigor.
"Os custos de fazer negócios com o Irã, um país que está desafiando suas obrigações internacionais e realiza atividades ilícitas, estão aumentando", disse nesta segunda-feira um funcionário do governo Obama. 

"O setor comercial internacional está tomando as decisões corretas. Agora é o momento de o Irã tomar a decisão certa: cumprir com suas obrigações. Isso continua sendo nosso objetivo primordial", indicou. 

SEM PROIBIÇÕES DE PAÍSES
Uma fonte dos Emirados Árabes Unidos próxima do tema disse que uma empresa privada havia se recusado a reabastecer um avião iraniano, mas que o governo não havia imposto nenhuma sanção de forma unilateral. A fonte não mencionou a companhia.

"Os EAU não têm nada a ver com isso", indicou a fonte. "Eles (os aviões iranianos) são mais do que bem-vindos ... é apenas uma empresa e há outras empresas. Existem outros fornecedores de serviços e os iranianos podem buscar acordos com eles", disse. 

Uma fonte do governo britânico defendeu que suspender o fornecimento de combustível seria uma decisão comercial das empresas privadas, mas que Londres não estava ciente de nenhum incidente do tipo na Grã-Bretanha. 

O Ministério dos Transportes alemão afirmou que não havia uma proibição para abastecer as aeronaves iranianas na Alemanha. 

Potências ocidentais acreditam que o Irã está tentando desenvolver armas nucleares. Teerã nega e diz que seu programa tem fins pacíficos, como a geração de eletricidade. 

As sanções parecem estar provocando um impacto. Nas últimas semanas, vários países e empresas reduziram as importações de petróleo bruto, enquanto outras companhias deixaram de abastecer o Irã com petróleo refinado. 

fonte/Reuters/Terra/Foto/FlickerFreeCopyright
Enhanced by Zemanta

AVIÃO DE SERVIÇO MÉDICO CAI E MATA SEUS TRIPULANTES NO TEXAS

Um paciente e sua esposa estavam entre os mortos, quando um avião de transporte médico caiu logo após decolar de um aeroporto no oeste do Texas, matando todas as cinco pessoas a bordo.

O acidente aconteceu cerca de 12:15 (hora local) de domingo (4) uma milha a leste do Aeroporto Municipal Alpine-Casparis (KE-38), cerca de 200 quilômetros a sudeste de El Paso, no Texas, EUA.

O bimotor Cessna 421B Golden Eagle II, prefixo N31AS, da Ohara Flying Service II LP, acabara de decolar do Aeroporto Municipal Alpine-Casparis em direção ao Aeroporto Internacional de Midland, no Condado de Midland, no Texas, quando caiu em uma área aberta, de acordo com a FAA (Federal Aviation Administration).

O Departamento de Segurança Pública identificou os mortos como o paciente Guy Richard Folger, 78, sua esposa Mary Folger, 59, as duas enfermeiras Sharon Falkener, 49, e Tracy Chambers, 42, e o piloto Ted Caffarel, de 59 anos.

Caffarel aparentemente tentava fazer um pouso de emergência quando o avião bateu em um barranco enlameado no campo e, em seguida, a aeronave virou e incendiou-se.

O NTSB (National Transportation Safety Board) conduzirá o inquérito, informou a porta-voz da FAA, Elizabeth Corey.

fonte/ASN/AFP/Msnbc/NoticiasSobreAviação/foto/AP
Enhanced by Zemanta

TRÊS PESSOAS MORREM NA QUEDA DE UM CESSNA EM BUDAPESTE




A aeronave Cessna 172P Skyhawk II, prefixo HA-JUT, havia decolado do Aeroporto de Farkashegyi (LHFH) e caiu numa rua vazia no Distrito de Taliga, na capital húngara.

Segundo informações da imprensa local, a aeronave atingiu fios elétricos e caiu bem próximo a duas casas. Ainda são desconhecidas as causas do acidente.

fonte/rtklub.hu/orio.hu/ASN/NoticasSobreAviação/foto/SBombeirosMetropolitanos

DE AGROBOYS A "AEROBOYS"

I took this photo of a Cirrus SR-22 G2 at the ...

Até pouco tempo atrás, fazendeiro rico tinha picape importada. Agora, tem também avião. Nunca se venderam tantas aeronaves de pequeno porte no pais. Só nos quatro dias da Expo Aero Brasil, foram vinte. O organizador da feira Décio Correia, diz que os aparelhos saíram, em média, por 2 milhões de reais cada um e foram parar em hangares de gente recém-chegada ao topo da pirâmide agrícola.

fonte/Veja/Holofote/foto/Wikipedia
Enhanced by Zemanta

MERCADO PREVÊ MELHORA PARA EMBRAER

Embraer

O Santander aumentou a sua previsão de preço para as ações da Embraer, com base na melhoria das perspectivas para os mercados de jatos comerciais, executivos e de defesa nos próximos dois anos. Segundo relatório de atualização de estimativas feito pelo banco, o novo preço previsto para o final de 2011 é de R$ 13,50 por ação ante R$ 10,50 estimados para o fim de 2010.

Analista de Transportes do Santander e autor do relatório, Caio Dias diz que a expectativa é que o fluxo de pedidos para os E-Jets da Embraer acelere em 2011, tendo em vista a maior disponibilidade no mercado para o financiamento de aeronaves associada à tendência de recuperação em curso na demanda por viagens Aéreas.

"O cenário está melhor para o setor de aviação, mas o mercado ainda não refletiu essa tendência no valor das ações da Embraer, que está abaixo do que consideramos justo", explica o analista. As campanhas comerciais em andamento, segundo Dias, indicam ainda que a demanda por novas aeronaves está melhor nas regiões da Ásia/Pacífico, América Latina e Oriente Médio, que registraram um crescimento de 8,7%, 6,5% e 21,7%, respectivamente.

O relatório prevê ambiente mais favorável para as divisões de Defesa e de jatos executivos e vê o programa do cargueiro KC-390 como principal motivador do crescimento da receita no segmento militar. "Os investimentos da Embraer na área de defesa envolvem baixo risco e por isso representam fluxo de caixa positivo. No caso do KC-390, o governo está financiando o desenvolvimento do projeto, avaliado em US$ 1,3 bilhão".

O setor de defesa representou, em 2009, cerca de 10% da receita da Embraer e a previsão para este ano, segundo a empresa, é que o valor gire em torno de US$ 650 milhões, 12% da receita total projetada para o exercício, de US$ 5 bilhões. "Além do KC-390, a empresa mantém os programas de modernização de 46 aeronaves F-5, da Força Aérea Brasileira (FAB) e de 12 jatos A-4, da Marinha."

A revitalização da frota de 53 AMX, avaliada em R$ 740,7 milhões também está em andamento. A Embraer está finalizando a entrega de uma encomenda de 99 aeronaves Super Tucano para a FAB, da qual ainda restam 14. Além de FAB, a Embraer tem outros 30 Super Tucano para entregar às Forças Aéreas do Chile, República Dominicana e Equador.

"A melhoria no desempenho da divisão de defesa da Embraer é bastante positiva, considerando o fato de o segmento, por sua natureza, não estar exposto a crises, o que reduz o risco para o crescimento da empresa e a volatilidade dos resultados", comentou o analista do Santander no relatório.

O Santander espera ainda que a Embraer seja indiretamente beneficiada pela compra dos caças do projeto FX-2, uma vez que a empresa deverá ser a principal beneficiada no processo de transferência de tecnologia associada à compra de 36 aeronaves. Por outro lado, o relatório pondera que as eleições presidenciais de outubro provavelmente devem provocar atrasos no processo de licitação em curso.

Os ganhos de eficiência de produção alcançados pela Embraer, segundo Dias, também devem trazer maior lucratividade e geração de fluxo de caixa para a empresa. O relatório do Santander projeta forte expansão do lucro líquido para a Embraer em 2012, com uma alta de 60% em comparação com 2010. Para este ano o Banco estima uma margem operacional de 7%.

fonte/ValorEconomico
Enhanced by Zemanta

VÍDEO - AN-2

PILOTO DE AVIÃO QUE DESAPARECEU EM MATO GROSSO É ENCONTRADO NA BOLÍVIA

CUIABÁ - O piloto da aeronave Sêneca II que desapareceu na última sexta-feira, após decolar de Rondonópolis, no interior de Mato Grosso, foi encontrado na Bolívia. Segundo Cleymer de Sousa Portela, o avião foi sequestrado e ele, obrigado a levar a aeronave até a cidade boliviana de São José de Chiquitos, distante cerca de 1.540 quilômetros de Cuiabá. Segundo a empresa de taxi-aéreo onde trabalha, Portela não entrou em detalhes sobre o ocorrido, afirmando apenas que passava bem e que fornecerá mais informações assim que retornar para Cuiabá. 

O último contato feito pelo piloto, de 60 anos e mais de 10 em aviação, foi às 13h14m de sexta-feira, dia 2 de junho. Ele havia viajado a Rondonópolis para buscar um passageiro que contratara a aeronave, da empresa Abelha Táxi Aéreo. Depois de decolar, o avião desapareceu. O piloto, que está caminho de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e deverá seguir depois para Cuiabá, entrou em contato com a empresa às 9h desta segunda. 

A Polícia Civil está investigando quais foram os crimes cometidos nesse caso. O delegado Luciano Inácio da Silva trabalha com as hipóteses de roubo e restrição de liberdade, já que não houve pedido de resgate, como acontece nos sequestros. Já a Polícia Federal afirmou que está acompanhando o caso e levantando mais informações para saber se cabe continuar na investigação. 

A Abelha Táxi Aéreo foi contratada para fazer o transporte de um passageiro, que seria um advogado e viajaria para Cuiabá ou Cáceres. Ele embarcou no bimotor Sêneca II, PT-EZC, que tem autonomia para 4h30m de voo. Na contratação, não houve exigência com relação ao modelo da aeronave. 

fonte/TvCentroAmérica/OGlobo
Enhanced by Zemanta

QUEDA DE AVIÃO MILITAR MATA 10 NA ROMÊNI


Dez oficiais morreram nesta segunda-feira quando uma aeronave militar com 13 pessoas a bordo caiu pouco depois de decolar de um aeroporto na cidade de Tuzla, no sudeste da Romênia, informou o Ministério da Defesa.

Os relatos iniciais, no entanto, indicaram que a aeronave, um Antonov An-2 que pertencia a uma pequena escola militar das Forças Aéreas, transportava 11 pessoas.

"A aeronave ... que estava em uma missão de voo para treinamento de paraquedistas caiu nesta segunda-feira", disse o Ministério da Defesa em comunicado.

"Dez militares perderam a vida na catástrofe aérea e três ficaram feridos", acrescentou.

O comunicado oficial informou que o avião transportava uma tripulação de quatro pessoas e nove integrantes das Forças Navais.

A aeronave caiu pouco depois de decolar e pegou fogo quando tocou o chão, informou o ministério. Os bombeiros apagaram as chamas cerca de 35 minutos depois.

Os três sobreviventes foram levados a um hospital na cidade de Constanta, a 20 quilômetros do lugar do acidente, e estavam em estado grave, disse o médico responsável por coordenar o resgate à emissora de televisão local Realitatea.

O ministro da Defesa, Gabriel Oprea, nomeou uma comissão para investigar a causa do acidente.

fonte/Reuters/Uol/foto/Wikipedia

VÍDEO - CONTROLADORES DE DRONES (VANTs) EM NEVADA, ESTADOS UNIDOS

PRIMEIRO VOO DA TAP EM CAMPINAS - PASSAGEIROS SE IRRITAM COM DESEMBARQUE

TAP Airbus A330-200



Nesse ritmo, melhor desembarcar em Guarulhos...

CAMPINAS - Campinas pode ter assistido ontem (3) ao começo e ao início do fim dos voos da Tap entre Viracopos e Lisboa. Isto porque a morosidade da Polícia Federal fez com que mais de 2h30 após a chegada do primeiro voo de Portugal o desembarque internacional ainda permanecesse lotado de pessoas que esperavam amigos e parentes.

A espera excessiva provocou irritação, algumas discussões e, acima de tudo, indignação. "Isto é um pesadelo", dizia um. "Espero um parente para ainda seguirmos para Votuporanga, a 400 quilômetros daqui", emendava outro. "Toda esta demora e nem free shop tem", lembrou um passageiro.

"O sistema caiu, o que aumentou ainda mais a espera", atestou Rosivaldo Ilipronti, presidente da Avirrp, que chegou ao saguão de Viracopos duas horas após o desembarque. Outros convidados da Tap conseguiram sair bem mais cedo, porque ficaram no início da enorme fila que se formou.

Os passageiros que chegavam ao hall do aeroporto relatavam a morosidade da operação e o desconforto da espera em pé na fila, após dez horas de viagem. Eram dois agentes na imigração para (os já esperados) 256 passageiros. Somente às 23h07, exatas duas horas após a chegada ao solo do A-330, mais dois agentes passaram pela impaciente pequena multidão que aguardava o desembarque, rumo à área restrita de quem chegou no voo. Foram ovacionados.

A Infraero informa que já está em licitação o processo para a instalação de um free shop em Viracopos, mas admite que será difícil as empresas se interessarem em bancar o investimento de uma loja em função de três voos semanais. Sobre a morosidade do desembarque, prefere não polemizar. Destaca, entretanto, que houve reuniões de trabalho para que tudo fosse satisfatório para o passageiro.

"Se este for o ritmo da operação em Viracopos será muito difícil este voo se firmar. A gente até abre mão do free shop, mas quer agilidade", disse um empresário que preferiu o anonimato. "Mesmo porque vamos concordar: foi a chegada de um único voo, se houver dois, então, vamos nos preparar para cinco/seis horas de fila. Daí prefiro embarcar e desembarcar em Guarulhos", finalizou

fonte/PanRotas
Enhanced by Zemanta

AVIÃO BIMOTOR EM DIREÇÃO A CAMPINA GRANDE SAI DA PISTA NO RECIFE



Um avião bimotor saiu da pista quando tentava decolar do Recife para Campina Grande, na Paraíba, na noite desse domingo (4). Por esse motivo, o Aeroporto Internacional do Recife foi obrigado a ficar fechado para pousos e decolagens das 20h16 até as 21h20.

Seis pessoas estavam a bordo, mas ninguém ficou ferido. Segundo a Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuaria (Infraero), o avião pertence a uma empresa particular que trabalha com táxi aéreo e passou direto do ponto de decolagem. O bimotor foi parar na área verde.

As causas do acidentes ainda são desconhecidas. Com o fechamento da pista principal do aeroporto, algumas decolagens atrasaram, mas não houve tumulto por parte de passageiros.

fonte/JCOnLIne

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...