Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 16, 2015

ROUBO DE PEÇAS DO VOR DE RIBEIRÃO PRETO

Peças do VOR (Very High Frequency Omnidirectional Range), equipamentos avaliado em R$ 1,4 milhão e um dos mais importantes para instrução de pousos e decolagens das aeronaves, foram furtadas do aeroporto estadual Leite Lopes na madrugada do último dia 12. Segundo a polícia, os ladrões arrombaram o alambrado que cerca o aeroporto, entraram no pátio, onde está o equipamento, e levaram partes do aparelho. A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) informouque a ausência do sistema não interfere na segurança das operações de pousos e decolagens. Mas, segundo o engenheiro elétrico Antônio Tamaru, ex-instrutor de escola de aviação, sem o VOR, o piloto é obrigado a pousar só com a orientação visual. Conforme a empresa, “o Aeroporto Leite Lopes conta com outros equipamentos de navegação aérea, como o NDB [Non-Directional Beacon], que garantem a normalidade das operações”. Tamaru diz que o VOR tem duas funções distintas: indicação da aerovia e pouso por instrumen…

BOEING DA SOUTHWEST SAI DA PISTA NOS ESTADOS UNIDOS

Um Boeing 737-300 da companhia de baixo custo norte-americana Southwest Airlines (registo N649SW, construído em 1997) saiu de um caminho de circulação (taxiway) no Aeroporto Internacional de Nashville, no Estado do Tennessee, e deslizou para uma vala lateral, onde ficou atolado na lama.

O incidente ocorreu pelas 17h20 (mais cinco horas no horário UTC) de terça-feira, dia 15 de dezembro, quando o aparelho se dirigia para a porta de chegada para desembarque dos passageiros, após um pouso normal. A aeronave transportava 133 passageiros e cinco tripulantes, que abandonaram o avião com a ajuda dos bombeiros e socorristas aeroportuários. Oito dos ocupantes foram assistidos numa unidade hospitalar próximo do aeroporto a ferimentos menores. Todos tiveram alta médica.

A Southwest Airlines fez um comunicado durante a noite em que confirmou o incidente e afirmou que todos os ocupantes saíram praticamente ilesos do incidente, que, segundo fontes aeroportuárias pode ter sido causado por …