sexta-feira, 7 de agosto de 2009

EMBRAER EXIBE LEGACY 500 PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL



Modelo será exibido na LABACE junto aos jatos Phenom 100, Phenom 300 e Legacy 600.
São José dos Campos, 6 de agosto de 2009 – A Embraer mostrará pela primeira vez ao público brasileiro o modelo em tamanho real do jato executivo Legacy 500. O palco será a sexta edição da Latin American Business Aviation Conference and Exhibition (LABACE), realizada de 13 a 15 de agosto no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. A Companhia promoverá todo o portfólio para a aviação executiva e exibirá os jatos Legacy 600, Phenom 300 e Phenom 100, modelo
que entrou em operação no Brasil em junho passado e já conta com três unidades entregues no País.
Os visitantes poderão conhecer todo o conforto do novo Legacy 500, da categoria midsize, que
deverá entrar em operação em 2012. No dia 12 de agosto, às 14 horas, na sala Congonhas, a
Embraer realizará uma coletiva de imprensa para apresentar os recentes avanços nos
programas em desenvolvimento e informações atualizadas sobre os produtos em operação.
“A LABACE é hoje a mais importante feira de aviação executiva na América Latina e sempre reservamos novidades para esta ocasião”, disse Breno Corrêa, Diretor de Marketing e Vendas da Embraer para a América Latina – Aviação Executiva. “Em 2007, mostramos pela primeira vez o Phenom 100. Em 2008, foi a vez do Phenom 300. Este ano levaremos o revolucionário Legacy 500. Com a maior cabine em sua categoria, ele é o único jato midsize com cabine de 1,82
metro de altura e piso plano, além de ser o primeiro a incorporar a moderna tecnologia fly-by-wire, oferecendo desempenho superior e aviônicos de última geração.”
Os jatos executivos da Embraer vêm obtendo muito sucesso na América Latina. Somente no
Brasil, há dez Legacy 600 em operação. A família Phenom conta com uma carteira de pedidos
firmes com mais de 800 encomendas, das quais mais de 100 são de clientes latino-americanos.
fonte: EMBRAER

ESQUADRÃO PELICANO RECEBE TROFÉU EM EVENTO NA INGLATERRA

O Esquadrão Pelicano recebeu o troféu The Best Livery por ocasião de sua participação na Royal International Air Tattoo, na Inglaterra O prêmio é conferido, a cada edição, à equipe que apresente o melhor esquema de pintura em aeronave.

Especialmente preparado para o evento, o SC-105, FAB 2811, ganhou um visual personalizado e marcante, com a aplicação de adesivos, que buscaram representar, por meio de um pelicano estilizado, ave símbolo do 2º/10º GAV, a essência da missão atribuída à Unidade. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 19 de julho, durante a festa de confraternização oferecida a todos os convidados para a RIAT 2009, denominada Hangar Party.

Cabe ressaltar que tal conquista só foi possível graças à participação ímpar dos integrantes do Grupo de Apoio à FAB, sediado em Piracicaba, que se desdobraram ao máximo para que a transformação da aeronave se tornasse realidade. Trabalharam arduamente, desde o lançamento da idéia do desenho até a adesivagem propriamente dita.

Fonte: 2º/10º GA

FAB PLANEJA PARTICIPAR DA EDIÇÃO SALITRE II NO CHILE

Reunião inicial de planejamento Exercício SalitreA Força Aérea Brasileira (FAB), representada por militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e pelo Centro de Comando e Controle de Operações Aéreas (CCCOA) e Terceira Força Aérea (III FAE), organizações subordinadas ao Comando-Geral de Operações Aéreas (COMGAR), iniciou na última segunda-feira, dia 3, o planejamento para a segunda edição do Exercício Salitre, na Base Aérea de Cerro Moreno na cidade de Antofagasta - Chile. Os trabalhos seguem até o próximo dia 7.

O exercício tem como objetivo o treinamento coordenado de equipagens de combate e mantenedores em missões aéreas realizadas de forma combinada com as Forças Aéreas da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e França e acontecerá entre os dias 18 e 31 de outubro nos céus da segunda região do Chile (Antofagasta), em uma área entre o Oceano Pacífico, a Região de Atacama, a Região de Tarapacá e a Cordilheira dos Andes.Base Aérea de Cerro Moreno - Antofagasta - Chile

A FAB participará do Exercício Salitre com 79 militares e empregará as aeronaves A1 (Falcão) do Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3°/10° GAv), Esquadrão Centauro, que cumprirá missões de Ataque, juntamente com as demais Forças Aéreas envolvidas, e terá o apoio do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1°/1° GT) e do Segundo Esquadrão do Segundo Grupo de Aviação (2°/2° GAv) para os deslocamentos entre o Brasil e o Chile.

O Exercício Salitre proporcionará o treinamento do Estado-Maior da instituição na execução de planejamentos de operações combinadas com as Forças Aéreas estrangeiras, a fim de aprimorar a sua capacidade de aplicar meios aéreos diversos nos moldes utilizados nos mais recentes conflitos internacionais.

Aeronave A1 - Falcão da FAB

Fonte: CECOMSAER

AVIÃO SOFRE PANE E FA ATERRISSAGEM FORÇADA NO INTERIOR DE SÃO PAULO

O ultraleve modelo Toxo II, prefixo PU-SPN, fez uma aterrissagem forçada na manhã desta quinta-feira (6) no Sítio Espírito Santo, município de Duartina (38 quilômetros de Bauru). O piloto, coronel PM da reserva Cledis José Torqueti, de 62 anos, sofreu ferimentos leves e foi socorrido em Bauru.

O acidente aconteceu por volta das 10h45 em uma propriedade rural, localizada nas proximidades do trevo da rodovia Bauru/Marília. Segundo a Polícia Militar de Duartina, a queda teria sido motivada por uma pane na aeronave.

Segundo informações do coronel para a Defesa Civil de Cabrália Paulista, que atendeu a ocorrência, ele tentou pousar na pista Bauru/Marília, mas percebeu que havia uma grande movimentação de veículos e desistiu para não colocar em risco a vida de terceiros.

O piloto saiu da cidade de Tupã com destino a Americana. Abasteceu a aeronave em Marília e caiu em Duartina. A queda aconteceu numa plantação de eucalipto de pequeno porte o que possibilitou o socorro rápido.

Após a retirada da vítima, que ficou presa no aparelho, o local foi isolado para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) faça a perícia técnica e avalie as causas do acidente. O monomotor sofreu danos de grande monta, as rodas foram arrancadas no impacto.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru

FALCÕES TREINAM EM NATAL

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No período de 18 a 31 de julho, o Esquadrão VF-1 (1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque) realizou um deslocamento operativo para a cidade do Natal, participando de vários eventos.

O Esquadrão decolou de São Pedro da Aldeia em formatura, com três aeronaves sendo, um AF-1 (N-1011) e dois AF-1A (N-1021 e N-1022) para realizar, pela primeira vez, exercícios de tiro com bomba de aviação (Mk-81, de 250 libras de fabricação nacional) no Estande de Tiro de Maxaranguape – (Base da Força Aérea, em Natal –BANT), elevando o patamar operacional do VF-1 e conferindo o incremento do emprego operativo desse vetor pela nossa Esquadra.

Entre os dias de 28 a 30 de julho, o Esquadrão participou da realização de exercícios de interceptação, em conjunto com a FAB, denominados INTERCEPTAER. A operação foi coordenada pelo Comando de Defesa Aerospacial Brasileiro (COMDABRA) e empregou aeronaves do VF-1 e do 1º/4GAv, bem como controladores de interceptação da MB e da FAB.

No dia 29 de julho, os militares do Esquadrão VF-1 participaram de vários eventos comemorativos do 62° aniversário do 1°/4° Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau), tais como a cerimônia militar e uma corrida rústica. O 3ºSG-AV-VN DIAS, do Esquadrão VF-1, sagrou-se campeão da corrida rústica.

Os Falcões realizaram, ainda, palestras para integrantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-RN) e para escolas públicas da região, divulgando a marca “Marinha do Brasil” e as atividades realizadas pelo VF-1. Realizou-se, também, uma visitação das aeronaves AF-1/1A, pousadas na BANT, para um grupo de militares do Comando do 3ºDN.

No regresso, o elemento formado pelas aeronaves N-1011 e N-1022 alcançou o importante marco de 5.000 horas de voo para o Esquadrão, que iniciou suas atividades aéreas em 2000. Este fato relevante representa a dedicação de todos os Falcões na busca de um incremento na disponibilidade dos nossos AF-1/1A, vetor que é orgulho da nossa Aviação Naval e que distingue a MB dos países do hemisfério sul como a única capaz de operar aviões de caça a bordo de um porta-aviões.

O Falcões receberam o inestimável apoio do Com3ºDN, da BNN, do GPTFNNatal, do DNN e da BAeNSPA, bem como da BANT e do 1º/4º GAv para a realização dessas operações aéreas.

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FONTE/FOTOS: ComForAerNav

CONCLUÍDA ETAPA PARA AQUISIÇÃO DE HELICÓPTERO DE ATAQUE DA FAB

mi-35-confirem-foto-fabConcluiu-se, no mês passado, na Rússia, a Revisão Crítica de Projeto (”Critical Design Review” - CDR) do helicóptero de ataque Mi-35M (AH-2 Sabre) e de seu simulador de voo, ambos adquiridos pelo Comando da Aeronáutica (Comaer) em negociação com as empresas russas Rosoboronexport (estatal responsável pela comercialização de materiais de defesa), Rostvertol PLC (fabricante do helicóptero) e Transas-Kronshtadt (encarregada do simulador).

Com o objetivo de complementar os trabalhos da Revisão Preliminar de Projeto (”Preliminary Design Review” - PDR), realizada, em abril deste ano, no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (Rio de Janeiro), a CDR dividiu-se em duas etapas: na primeira, entre os dias 8 e 17 de julho, na cidade de Rostov-on-Don (Rússia), abordaram-se questões relativas ao helicóptero; na segunda, iniciada em 20 de julho e concluída quatro dias depois, na cidade de São Petersburgo (Rússia), discutiram-se detalhes acerca do simulador de voo.

Nas duas fases da reunião, o Comando da Aeronáutica fez-se representar por membros da Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material do Mi-35M (estabelecida na Rússia) e por uma equipe técnica do Grupo de Trabalho para a Implantação do AH-2 na FAB (GT Sabre) composta por militares do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (Dirmab) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

O encontro na Rússia encerrou o ciclo de revisões do projeto e deu início à fase de acompanhamento das tarefas que as empresas têm de realizar antes da entrega do helicóptero e do simulador às autoridades brasileiras.

fonte/foto: FAB

FONTE: CTA via portal FAB

INCIDENTE COM CAÇA GRIPEN

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Uma aeronave Gripen 39C aterrissou de barriga, logo após às 14h de hoje, na base F-17 de Ronneby, na Suécia.

A aeronave saiu da pista e, quando parou, o piloto se soltou sem ajuda e saiu caminhando. Os serviços de emergência chegaram segundos após o incidente e apagaram um pequeno fogo no avião.

“Estamos dando início a uma investigação”, segundo a rotina estabelecida. Após uma entrevista prévia do piloto, parece que a causa do incidente se deva a fatores humanos. Não há indicações de falha técnica da aeronave, disse o Comandante da Aeronáutica, Major General Anders Silwer.

O aeroporto de Ronneby ficará fechado até que a Força Aérea receba autorização do Conselho Sueco de Investigação de Acidentes para remover a aeronave. O conselho investigará o acidente para determinar a sequência de eventos.

fonte/foto: Air Force Sweden


PRIMEIRO VOO DO G222 MODERNIZADO PARA O AFEGANISTÃO

A Alenia Aeronautica conduziu o primeiro voo de um G222 modernizado e atualizado, destinado às forças militares afegãs, e informou que o transporte tático, logo passará por uma minuciosa bateria de testes.

O primeiro dos 18 G222s que pertenciam à força aérea italiana, e que foram comprados pelo Afeganistão, tem entrega prevista em setembro e os demais serão enregues até 2011. Este primeiro avião, logo voará para a unidade da Alenia, em Caselle, próxima à Turim, para os testes finais.

A empresa diz que os sistemas de comunicação modernizados do G222, serão testados e validados.

A Alenia, que fez o roll out de seu primeiro G222 atualizado, no mês passado, informou que no momento, nove aviões do tipo, estão sendo reformados e atualizados e destinam-se ao corpo aéreo do exército nacional afegão.




Fontes: FG- Alenia - AP/BGA

ÍNDIA APROVA COMPRA DE EQUIPAMENTO DE VIGILÂNCIA FLIR PARA OS NOVOS C-130JS

A FLIR Systems fechou um contrato de 7.2 milhões de dólares com o governo indiano, para equipar a futura frota de aviões de transportes táticos Lockheed Martin C-130J, com os sensores óticos infravermelhos AAQ-22 Star Safire III.

As unidades serão instaladas nos C-130Js que serão utilizados em operações de apoio às missões aerotransportadas do ministério de defesa indiano. O pedido foi confirmado em 5 de agôsto. As entregas estarão concluidas em 2011. O contrato prevê treinamento e manutenção.

A índia é o primeiro futuro operador dos Hércules de nova geração, à incluir uma suite de sensores EO/IR em seu pedido. A Guarda Costeira dos EUA, tmbém optou pelo sistema da Star Safire III que equipará os Hércules usados em missões de vigilância de longo alcance.

A índia confirmou a compra de seis C-130Js destinados à força aérea e preve-se que receberá o primeiro exemplar em 2010.

A FLIR não revelou a quantidade de sensores que serão fornecidos, contudo, documentos de requisição de compras militares do governo indiano, mencionam oito sistemas AAQ-22, incluindo mais dois para aproveitamento como reserva de peças e componentes.

O Comando de Operações Especiais dos EUA, também está adotando o sistema em outros aviões de transporte, notadamente, para os transportes dos fuzileiros navais.

Fonte: FG/BGA

GOL CORTA PARA MENOS DA METADE VOOS ENTRE CHILE E BRASIL

A companhia aérea Gol anunciou nesta quinta-feira que reduziu a menos da metade a frequência de seus voos entre Chile e Brasil para enfrentar um cenário complexo na indústria aerocomercial, afetada pela crise mundial e pela gripe suína.

A empresa, dona da Varig, também decidiu suspender os serviços da marca aos sábado e domingos entre Santiago e São Paulo.

A empresa disse que eliminará os voos de Santiago para Porto Alegre com escalas em Buenos Aires a partir de 15 de agosto.

A Gol manterá a frequência de sete voos semanais entre a capital chilena e São Paulo, também com escala na capital argentina.

"Antes, a Gol operava 16 frequências semanais entre o Brasil e Chile, e agora, a empresa terá um total de sete voos semanais", disse a empresa em comunicado.

A companhia aérea de baixo custo, que já havia suspendido a rota Santiago-Lima, informou que as vendas de passagens estarão temporariamente indisponíveis no site da empresa na internet para a reacomodação dos passageiros que compararam passagens para os voos cancelados.

As vendas se normalizarão na sexta-feira, disse a Gol.

fonte: Reiters

ACORDO PODE BENEFICIAR APOSENTADOS DA VARIG

O drama de quase 8 mil ex-funcionários da Varig, incluindo 1.183 gaúchos, está próximo de uma solução. Depois de dois anos de espera, os planos do Aerus ligados à antiga Varig podem ser beneficiados por um acordo entre União e representantes da companhia aérea.

Encerraram na segunda-feira (3) as atividades do grupo de trabalho interministerial liderado pela Advocacia-Geral da União (AGU) que analisou a proposta de acordo da ação bilionária da companhia contra o governo. O resultado da ação é a garantia do Aerus, que tem um déficit de R$ 4,3 bilhões, para pagar a dívida da empresa com seus aposentados.

Segundo a assessoria de imprensa da AGU, as conclusões do grupo devem ser divulgadas a partir da próxima semana, e a expectativa de observadores é positiva para as pretensões dos beneficiários do fundo.

– Acho que vamos chegar a um acordo – disse o senador Paulo Paim (PT), que acompanha a situação.

Patrimônio do fundo é vendido para pagar participantes

O caso começou na década de 1990, quando Varig e outras companhias entraram com ações contra o governo, que congelara os preços das passagens entre 1986 e 1992. A Varig, que reclama valor estimado entre R$ 3 bilhões e R$ 5 bilhões, obteve vitórias e o caso chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde foi adiado diversas vezes. Temendo uma derrota, o governo aceitou negociar, já que a Varig também deve centenas de milhões de reais em dívidas com diversos órgãos federais, para fazer um encontro de contas.

Os aposentados do Aerus são os principais interessados no acordo. Os 15.770 participantes dos planos da Varig no Aerus, sendo 7.958 aposentados, vivem uma situação insólita desde 2007, quando a Secretaria de Previdência Complementar decidiu intervir e encerrar os planos. Desde então, o patrimônio do Aerus está sendo vendido e entregue aos participantes em cotas mensais, explica Aubergio Barros, interventor e liquidante dos planos da Varig. Entretanto, os ativos do Aerus não são suficientes para cobrir a folha mensal, acrescenta (veja abaixo).

Pela proposta inicial, os representantes concordariam em retirar as ações caso o governo se comprometesse a cobrir a folha dos aposentados e o pagamento das indenizações trabalhistas não honradas pela Varig até o leilão judicial realizado em 2006.

– O Aerus não precisa de R$ 3 bilhões na sua conta, precisa de R$ 24 milhões por mês – resume Celso Klafke, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil.

Apesar do fim do prazo de análise, a AGU informou que as negociações podem se estender nas próximas semanas. Mas, segundo o senador Paim, o advogado-geral da União, José Antonio Dias Toffoli, teria prometido parecer para a primeira semana de agosto.

Fonte: Alexandre de Santi (Zero Hora)

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FISCALIZA AEROPORTO DE FERNANDO DE NORONHA PARA EVITAR GRIPE

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) está realizando o controle dos passageiros que desembarcam no aeroporto de Fernando de Noronha e no porto do arquipélago. De acordo com o governo, dois técnicos distribuem material informativo sobre a nova gripe, desde 27 de julho.

Técnicos da Vigilância abordam passageiros e distribuem material sobre a nova gripe

O objetivo é reforçar a vigilância da doença em Noronha e evitar a circulação do vírus da gripe A(H1N1) no arquipélago, que é porta de entrada e saída de pessoas de todas as partes do Brasil e outros países.

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, no mês passado houve um caso suspeito da nova gripe em Noronha, mas foi descartado. Em todo o estado, já foram confirmados 35 casos da doença e um óbito.

Vigilância Noronha 02

O governo diz ainda que o mesmo controle está sendo realizado no aeroporto de Petrolina (PE), onde seis técnicos estão de plantão para a abordagem dos passageiros. A vigilância é uma orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Governo de Pernambuco.

O gerente geral da Apevisa, Jaime Brito, diz que Fernando de Noronha costuma receber turistas inclusive em embarcações particulares.

Ainda segundo Brito, uma equipe da vigilância também deve ficar de plantão no Aeroporto Internacional do Recife.

Fonte: G1 - Fotos: Reprodução/TV Golfinho

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