FALCÕES TREINAM EM NATAL

deslocamento_natal_2

No período de 18 a 31 de julho, o Esquadrão VF-1 (1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque) realizou um deslocamento operativo para a cidade do Natal, participando de vários eventos.

O Esquadrão decolou de São Pedro da Aldeia em formatura, com três aeronaves sendo, um AF-1 (N-1011) e dois AF-1A (N-1021 e N-1022) para realizar, pela primeira vez, exercícios de tiro com bomba de aviação (Mk-81, de 250 libras de fabricação nacional) no Estande de Tiro de Maxaranguape – (Base da Força Aérea, em Natal –BANT), elevando o patamar operacional do VF-1 e conferindo o incremento do emprego operativo desse vetor pela nossa Esquadra.

Entre os dias de 28 a 30 de julho, o Esquadrão participou da realização de exercícios de interceptação, em conjunto com a FAB, denominados INTERCEPTAER. A operação foi coordenada pelo Comando de Defesa Aerospacial Brasileiro (COMDABRA) e empregou aeronaves do VF-1 e do 1º/4GAv, bem como controladores de interceptação da MB e da FAB.

No dia 29 de julho, os militares do Esquadrão VF-1 participaram de vários eventos comemorativos do 62° aniversário do 1°/4° Grupo de Aviação (Esquadrão Pacau), tais como a cerimônia militar e uma corrida rústica. O 3ºSG-AV-VN DIAS, do Esquadrão VF-1, sagrou-se campeão da corrida rústica.

Os Falcões realizaram, ainda, palestras para integrantes da Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR-RN) e para escolas públicas da região, divulgando a marca “Marinha do Brasil” e as atividades realizadas pelo VF-1. Realizou-se, também, uma visitação das aeronaves AF-1/1A, pousadas na BANT, para um grupo de militares do Comando do 3ºDN.

No regresso, o elemento formado pelas aeronaves N-1011 e N-1022 alcançou o importante marco de 5.000 horas de voo para o Esquadrão, que iniciou suas atividades aéreas em 2000. Este fato relevante representa a dedicação de todos os Falcões na busca de um incremento na disponibilidade dos nossos AF-1/1A, vetor que é orgulho da nossa Aviação Naval e que distingue a MB dos países do hemisfério sul como a única capaz de operar aviões de caça a bordo de um porta-aviões.

O Falcões receberam o inestimável apoio do Com3ºDN, da BNN, do GPTFNNatal, do DNN e da BAeNSPA, bem como da BANT e do 1º/4º GAv para a realização dessas operações aéreas.

VF-1_deslocamento_Natal_2

FONTE/FOTOS: ComForAerNav

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog