segunda-feira, 24 de maio de 2010

PASSAGERO DO LEGACY APONTA QUE PILOTOS NÃO DOMINAVAM COMANDOS

Map of Brazil showing the presumed flight path...





O Ex-funcionário da Embraer Daniel Bachamann, passageiro do jato Legacy que tocou uma asa no Boing 737, em 29 de setembro de 2006, causando a queda do avião no norte de Mato Grosso e a morte de 154 pessoas, confirmou hoje, ao programa “Fantástico”, da Rede Globo, que os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paladino pareciam não entender bem os comandos do Legacy. 

Em determinado trecho da entrevista, Daniel revela um diálogo entre os dois pilotos. “Você sabe como funciona isso? Talvez seja melhor ler o manual”, diz um dos pilotos. O outro teria respondido “estou com medo de ler agora, em pleno vôo”.

Ao passar por Brasília, eles receberam a informação para ‘manter’. Os pilotos entenderam que era para manter a altitude de 37 mil pés. Todavia, o recado era para manter o plano de vôo, o que baixaria a altitude para 36 mil pés ao passar pela capital federal, evitando assim voar na mesma altitude de outras rotas.

O ex-funcionário da Embraer disse que não viram o Boing e apenas sentiram uma forte pancada. Ao olharem pela janela, perceberam que faltava um pedaço da asa esquerda. “Os rebites estavam se desprendendo e havia combustível escorrendo pela lateral da asa”, revela Daniel.

Ele confirmou que a partir daí houve mudança repentina no comando do Jato, pois era a primeira vez que Joseph Lepore pilotava um Jato Legacy. O pouso seria de emergência e Paladino passou a comandar o avião, que conseguiu pousar na Base Aérea da Serra do Caximbo, no sul do Pará.

As caixas pretas do Legacy apontaram que em nenhum momento, desde o começo do vôo, foi acionado o “T-ACS”, sistema anticolisão que alerta a aproximação de outro avião no âmbito de 360 graus. Daniel Bachaman revela que os dois pilotos sabiam que o T-ACS estava desligado, quando teriam dialogado: “o T-ACS está desligado?”, pergunta um. “Sim, o T-ACS está desligado”, reponde o outro.

Joseph Lepore e Jan Paladino foram absolvidos em primeira instância em decisão do juiz federal de Sinop, Murilo Mendes, mas o Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região decidiu, em janeiro de 2010, anular a decisão da Justiça Federal de Sinop. Segundo o relator do processo, desembargador Cândido Ribeiro, a ‘pouca familiaridade’ dos pilotos norte-americanos com a aeronave justifica a permanência da ação por negligência. A decisão foi unânime.

fonte/PortalOlharDireto
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SUSTO PARA UNS, ROTINA PARA OUTROS QUE VOAM

A informação chegou no início da semana passada, meio truncada e repleta de desconfiança. Uma passageira de um dos últimos voos programados para decolar do Santos Dumont na noite de sábado reclamava de ter sido obrigada a ficar aguardando na pista, aparentemente sem motivo algum, por longo tempo. Depois de um tempo sem respostas, o comandante informou do cockpit que o motivo da demora tinha sido um “pouso não autorizado” de uma aeronave no Santos Dumont, o que teria obrigado os operadores na torre a refazerem os planos de aproximação, pouso e decolagem das aeronaves já com autorização de operação. No recado que recebi, a indignada passageira queria saber quem teria tanto poder a ponto de poder parar a operação de um aeroporto por conta própria.

Intrigado, decidi apurar a história junto a fontes, digamos, não oficiais, já que não havia qualquer registro de incidente reportado em sites, ou seja, nada que fosse relevante ser noticiado num sábado à noite. Não é um grupo muito conhecido, mas os spotters– gente viciada em acompanhar, fotografar e comentar sobre aeronaves que pousam ou partem dos aeroportos – não estão sozinhos nessa vigília. Há quem goste, mais ainda, de observar como os ATCs conseguem sincronizar todas as aeronaves pelo radar. Alguns conseguem acompanhar as conversas de rádio entre a torre e os pilotos que entram na aproximação do SDU.

Uma dessas fontes me enviou uma gravação, elucidando o que havia ocorrido. Em vez de um pouso não autorizado, a história era um pouco mais dramática – porém considerada rotineira em uma pista com alto grau de dificuldade técnica como a do Santos Dumont, especialmente quando a final é a cabeceira 02, que dá para a boca da baía.

Pelo áudio, por volta de 21h30, o operador da torre de controle no Santos Dumont recebeu o chamado do piloto de um Cessna 172, aeronave pertencente ao Aeroclube Skylab e usada comumente para instrução.
O aparelho fica baseado em Jacarepaguá e estaria retornando de um voo quando reportou um problema mecânico.

É possível ouvir claramente o piloto informando estar em “pane real”, ou seja, avisava ao controlador que a situação de emergência era real. Não é fácil distinguir que tipo de problema o Cessna tinha, mas provavelmente falha de motor.

A consulta seguinte foi um pedido para que a aproximação emergencial fosse feita pela Lagoa, a fim de cortar caminho. A autorização não foi dada e o piloto então chamou pedindo o pouso para a cabeceira 02, na qual o piloto segue paralelo à pista do Galeão, a 1.500 pés e passa sobre Santa Teresa e Laranjeiras, alinhando pela boca da baía. Foi o momento mais crítico, já que na mesma comunicação ele informa que não conseguiria chegar ao aeroporto e tentaria um pouso na praia – provavelmente Copacabana.
– Na areia ou na água? – pergunta a controladora. – Na areia, – respondeu o piloto.

Ao mesmo tempo, o controle entrou em contato com a tripulação do TAM 3958, vindo de Congonhas, entrando na terminal em direção ao radiofarol Paiol (uma antena na Ponte Rio-Niterói), sobre o qual se desacopla o computador a 600 pés para finalizar o pouso via cabeceira 20. O jato recebeu comando para abortar e desviar para espera enquanto o Cessna manobrava e pousava, felizmente, em segurança. Enquanto essa operação se desenrolava, todos tiveram de esperar. Foi mais um dia comum na aviação.

fonte/JBOnLine

MINISTRO JOBIM VINCULA COMPRA SW CAÇAS A VENDA SIMULTÂNEA DE CARGUEIROS

O Ministério da Defesa fará, nos próximos dias, uma exposição de motivos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva onde indicará tanto um claro favorito no processo de aquisição de caças para renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) como requisitos mínimos para que o contrato bilionário seja concluído.
Um desses requisitos vincula a assinatura do contrato da compra inicial de 36 jatos à encomenda simultânea de 12 cargueiros KC-390, da Embraer, pelo vencedor da concorrência. "Queremos a assinatura ao mesmo tempo", afirmou o ministro Nelson Jobim ao Valor.

O ministro disse que já escreveu 76 páginas da exposição de motivos sobre a aquisição, que tem um custo estimado em cerca de US$ 6 bilhões. O texto será divulgado logo depois de entregue ao presidente Lula e depois debatido no Conselho de Defesa Nacional. E mais tarde voltará para a FAB e ao Ministério da Fazenda, para a fase da negociação do contrato.

Estão na disputa o caça francês Rafale, da Dassault, o sueco Gripen NG, da Saab, e o F-18, fabricado pela americana Boeing. A preferência pelo jato francês parece clara em Brasilia. Jobim diz apenas que o importante para o Brasil, "se for o jato francês", é que o cargueiro da Embraer poderá entrar no mercado europeu e competir na substituição da frota de C-130 Hércules, da americana Lockheed. Segundo Jobim, existe no mundo uma frota de 300 a 400 cargueiros Hércules, que vão precisar ser substituídos. Aí entra a possibilidade para o KC-190, da Embraer, que poderá estar voando a partir de 2014. O governo brasileiro está atento também a uma provável encomenda do Rafale pelos Emirados Árabes Unidos. Se a aquisição for confirmada, o Brasil poderá barganhar por um pacote conjunto que barateia o preço de cada jato.

Jobim negou que a França tenha feito uma oferta final para garantir a venda dos Rafale durante o encontro do presidente Nicolas Sarkozy com o presidente Lula em Madri, na semana passada, contrariando informações publicadas pela imprensa francesa. O ministro acha que dá para concluir a negociação do contrato de aquisição antes da transferência de poder, em janeiro, sinalização que pode acalmar a inquietação entre os franceses, que já perderam encomendas em certos países quando o novo governante assumiu. Um porta-voz indicou que Sarkozy saiu do encontro com Lula com o sentimento de que, em breve será confirmada a preferência pelo Rafale.

O presidente francês revelou ao presidente Lula, na mesma conversa, que vai propor, durante o encontro de cúpula do G-20 no mês que vem, em Toronto, que a reforma do Conselho de Segurança da ONU seja acelerada e mesmo decidida até o fim do ano. E que o Brasil tenha assento permanente, como potência emergente e líder regional.

fonte/ValorEconomico

CONCURSOPÚBLICO - PROFISSIONAIS DE SAÚDE E ENGENHARIA PODEM SE INSCREVER ATÉ O DIA 27 DE MAIO

 

Os profissionais das áreas de saúde e engenharia que desejam seguir carreira na Aeronáutica poderão se inscrever para os exames de admissão aos Cursos de Adaptação para Médicos, Dentistas e Farmacêuticos (CAMAR/CADAR/CAFAR) e Engenheiros (EAOEAR) até 27 de maio.

Ao todo, são 98 vagas destinadas ao ingresso de profissionais da área de saúde, sendo 75 para médicos, 20 para dentistas e 03 para farmacêuticos, com especialização em diversas áreas


Para os engenheiros, são oferecidas 21 vagas, sendo para Engenharia Civil (05), para Engenharia Eletrônica (01), Engenharia Elétrica (02) e Engenharia Mecânica (05), Engenharia da Computação (06), Engenharia de Telecomunicação (01), Engenharia Cartográfica (01).

A remuneração para o profissional em início de carreira é em torno de R$ 6 mil. A FAB ainda oferece outros benefícios como plano de carreira, assistência médica e odontológica, aposentadoria integral, alimentação e moradia.


A seleção do concurso será composta por provas de português (gramática e interpretação de texto), conhecimentos especializados, exames de saúde, avaliação psicológica e teste de condicionamento físico. As provas escritas serão realizadas no dia 27 de junho de 2010, em 16 cidades brasileiras. Para se inscrever, o candidato deve possuir Título de Especialista na área em que pretende concorrer, não poderá ter completado 36 anos até o dia 31 de dezembro de 2011, entre outros pré-requisitos disponíveis no edital.

Em caso de aprovação, o candidato fará o Curso de Adaptação Militar no CIAAR, em Belo Horizonte, com início previsto para 24 de janeiro de 2011, com duração de 18 semanas. Concluindo-o com aproveitamento, será nomeado Primeiro-Tenente e incluso no respectivo Quadro, sendo designado para servir em Organização Militar (OM) da localidade escolhida no ato da inscrição, respeitando a sua classificação no concurso.

Para a médica gastroenterologista Fernanda Brandão, 31 anos, aprovada no concurso realizado em 2009, o grande atrativo da carreira militar é a possibilidade de ter um plano de carreira e estabilidade aliado à boa qualidade dos Hospitais, permitindo a prática adequada da Medicina. “A FAB permite o crescimento profissional, oferecendo boas condições de trabalho e incentivando o aperfeiçoamento técnico profissional”, completa.

O edital e o formulário para inscrição encontram-se disponíveis no site http://www.ciaar.com.br/concursos.html. A taxa é de R$ 100,00. Mais informações nos telefones (31)4009-5014 ou 5066.

fonte/foto/FAB/CIAAR

TRIPULANTES DA TURKISH AIRLINES PODERÃO ENTRAR EM GREVE

No seguimento desta notificação a companhia e o sindicato irão iniciar um período de 60 dias de conversações.

As reivindicações do sindicato são pela melhoria das condições salariais e pelo número de horas de trabalho, diz a imprensa internacional que acrescenta que o rápido crescimento da companhia, que pretende ser a terceira maior da Europa, significou um aumento do número de horas de trabalho para os pilotos e tripulantes.

O sindicato quer diminuir este número para ir ao encontro do estabelecido pelos padrões de segurança aeronáutica da Europa e Estados Unidos.

Segundo a lei turca qualquer notificação de greve deve ser entregue com seis dias de antecedência e o Estado pode adiar paralisações em empresas estratégicas como é o caso da Turkish Airlines onde tem uma participação de 49%.


fonte/Presstur/NoticiasSobreAviação

NOVA PRIMEIRA CLASSE DO AIRBUS A380 DA LUFTHANSA TEM CAMA DE DOIS METROS



A companhia aérea alemã Lufthansa apresentou a luxuosa primeira classe do novo Airbus A380, maior aeronave comercial de passageiros do mundo, que conta com camas de 2,07 m de comprimento e 80 cm de largura para os oito passageiros da classe, além de sistema de umidificação de ar, iluminação que se ajusta ao fuso horário e um banheiro completo com serviço de banho. 

A primeira classe tem também paredes revestidas com material de isolamento acústico e carpetes que absorvem sons, closet individual com chave e um amplo banheiro, onde as áreas de banho e troca de roupa ficam separadas do lavatório.


O Airbus A380 tem capacidade para transportar até 526 passageiros: oito na primeira classe, 98 na classe executiva e 420 na econômica, sendo que a classe executiva também possui os assentos que se transformam em camas.


fonte/Invertia/Terra

TRIPULAÇÃO DA BRITISH AIRWAYS INICIA NOVA GREVE


A tripulação da British Airways iniciou uma nova greve nesta segunda-feira depois que negociações no final de semana para tentar solucionar a longa disputa relacionada a salários, demissões e condições de trabalho fracassaram. 

A companhia aérea informou que planeja operar 60% dos voos de longa distância e 50% daqueles de curta distância partindo do aeroporto Heathrow, em Londres, permitindo que 70% dos passageiros cheguem a seus destinos. 

Os voos a partir de outros dois aeroportos londrinos, Gatwick e City, não foram afetados pela greve, que dá sequência a uma série de outras manifestações e deve durar cinco dias. Outras duas greves estão previstas caso a questão não seja resolvida antes. 

O presidente da British Airways, Willie Walsh, e líderes do sindicato United, que representa a tripulação, trocam acusações pelo desentendimento nas conversações. 

"Eu apresentei uma proposta a Willie Walsh no domingo para devolver aos funcionários as concessões de viagem que ele retirou deles de forma vingativa e ingênua, eu pessoalmente cancelaria essa greve", disse um dos líderes do United Tony Woodley à rádio BBC 4 nesta segunda-feira. 

A questão das permissões de viagens para tripulação se tornou o principal ponto de conflito, que acontece em um período complicado para a British. A companhia anunciou na semana passada um prejuízo anual recorde de 531 milhões de libras (US$ 763 milhões). 

fonte/Reuters/Terra

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HELICÓPTERO DA POLÍCIA MILITAR RESGATA 7 JOVENS PERDIDOS NA SERRA DO MAR


Um grupo de sete jovens turistas foi resgatado nesta segunda-feira pelo helicóptero Águia 3, da Polícia Militar, na Serra do Mar, em Cubatão, litoral de São Paulo. 

Segundo o capitão Adriani José de Souza, piloto do helicóptero, os jovens de São Bernardo do Campo entraram, no fim da tarde de domingo, na trilha do Véu da Noiva - no Parque Municipal do Perequê - trecho permitido apenas com a autorização de guardas locais. Não se sabe se os jovens obtiveram tal autorização.
Três deles conseguiram voltar para o início da trilha ainda no domingo. Perdidos, os outros quatro pediram socorro para o Corpo de Bombeiros por meio de um telefone celular e passaram a noite no local. 

A equipe do Corpo de Bombeiros chegou hoje pela manhã na mata. Como os turistas estavam cansados, foi necessário acionar o helicóptero. 

fonte/Terra
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HELICÓPTERO MISTERIOSO SOBREVOA TREINO DA SELEÇÃO


 

  Foto: Reinaldo Marques/Terra Helicóptero sobrevoa treino da Seleção em Curitiba
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Um helicóptero misterioso virou o centro das atenções durante o treino da Seleção Brasileira nesta segunda-feira, em Curitiba. Enquanto os jogadores corriam em volta do gramado, a aeronave sobrevoava o CT do Caju.

Os jornalistas que acompanhavam o treino físico pararam para observar o céu de Curitiba. O helicóptero tinha em sua lateral a inscrição "Unilance". Dentro dele, um cinegrafista registrava as imagens do campo.
Inicialmente, a suspeita era de que a aeronave pertencesse à Polícia Militar do Paraná, que foi deslocada ao centro de treinamento para controlar a euforia dos torcedores que tiveram acesso ao campo. Mas os policiais estavam no local apenas com duas viaturas.

Depois de dez minutos rondando o CT, o helicóptero foi embora da concentração brasileira. Os jogadores treinam em Curitiba até terça-feira. Na quarta, viajam para a África do Sul após uma rápida visita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília

fonte/foto/Terra
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