Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 13, 2010

AVIÕES DA FAB COM MANTIMENTOS SEGUEM PARA O HAITI ESTA NOITE

Os dois primeiros aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) que irão transportar parte dos suprimentos já doados pelo Brasil ao Haiti partirão do Rio de Janeiro no início da noite de hoje (13).

Segundo o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, as aeronaves carregarão 11 toneladas de água e 10 toneladas de alimentos de primeira necessidade para as vítimas do terremoto que atingiu a região de Porto Príncipe, capital do país, ontem (12).

De acordo com a assessoria da Aeronáutica, a FAB está pronta para estabelecer uma “ponte-aérea” Brasil-Haiti a fim de agilizar o envio de alimentos, remédios e água. No total, a FAB colocou oito aviões de tranporte para este fim. São três C-130 Hércules e um Boeing 707, que estão de prontidão no Rio de Janeiro, além de quatro C-105 Amazonas, sediados em Manaus.

O Exército também confirmou a possibilidade de o país enviar mais soldados para ajudar os militares que integram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) nos trabalhos…

TERREMOTO NO HAITI MATA 12 BRASILEIROS E DONA ZILDA ARNS

Terremoto mata Zilda Arns; fundadora da Pastoral da Criança cumpria agenda de palestras.

O terremoto de 7 graus na escala Richter que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12) matou Zilda Arns, 75, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, que integrava missão no país caribenho e cumpria agenda de palestras na América Central. O gabinete do senador Flávio Arns (PSDB-PR), sobrinho de Zilda, e a Pastoral da Criança confirmaram a informação ao UOL Notícias na manhã desta quarta-feira (13). Além da morte de Zilda Arns, o Exército confirma morte de 11 brasileiros em terremoto no Haiti.

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns era fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, órgão de Ação Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). A Pastoral estima que cerca de 2 milhões de crianças e mais de 80 mil gestantes sejam acompanhadas todos os meses pela entidade em ações básicas de saúde, nutrição, educação e cidadania. Zilda Arns foi indicada…

TENENTE PMPE COUTO ENVIA RELATO EMOCIONANTE VIVIDO POR ELE APÓS TERREMOTO NO HAITI

“Olá caros amigos..Finalmente consegui pegar num computador decente pra falar sobre o que aconteceu aqui..

Bem, ontem, eu estava na Log Base em Porto Pricipe no Haiti e por volta das 16h50, quando o terremoto aconteceu, acreditem, nenhuma montanha russa, nenhum brinquedinho de gamestation podera na minha vida, superar a sensação que senti quando vi o mundo literalmente balancar a minha frente. Foi incrivelmente ridículo eu achar, em primeiro momento que, estavam batendo com alguma coisa muito pesada no Container que eu estava. Paredes do Container viraram teto e vice -versa e não sabia onde estava em certo momento. Todas as coisas do escritório que estava por lá começaram a cair em cima de mim, e comecei a evacuar todos que ainda estavam la dentro sem saber o que fazer, pois tentei manter a calma depois do primeiro momento de trauma.
Existia uma canadense que estava colada ao chão de tanto medo que estava. Tive que força-la a sair pra não deixa-la sozinha. Após isso o tremor continuou …

RED BULL AIR RACE EM PORTUGAL - PISTA DE ATERRISSAGEM DE 100.000 EUROS EM ALGÉS

A Câmara de Oeiras vai construir uma pista de aterragem no Terrapleno de Algés para acolher a prova de aviação Red Bull Air Race, num investimento de 100 mil euros.

“Vamos construir uma pista de aterragem de 500 metros por 20 com cinco centímetros de espessura de alcatrão, bem como as aerogares, num investimento estimado de 100 mil euros e suportado integralmente pela Câmara de Oeiras”, disse à Lusa o vice-presidente daquele município, Paulo Vistas.

A Câmara de Oeiras acolhe o Red Bull Air Race cedendo o Terrapleno de Algés e ficando responsável por "providenciar à competição, gratuitamente, o uso do espaço onde o evento decorre, incluindo as áreas dedicadas aos aviões, e uma pista de aterragem, para que seja possível realizar os voos de teste, treinos e voos de qualificação”, segundo um acordo assinado entre as partes envolvidas.

No mesmo acordo, os municípios de Oeiras e Lisboa e a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) ficam obrigados ao pagamento de 3,5 milhões de euros à orga…

PILOTOS POUSAM EM LAGO CONGELADO PARA FAZER LANCHE E LEVAM BRONCA DA POLÍCIA

Pousos só são permitidos no local em caso de emergência.

Dupla desceu para comer hambúrgueres em restaurante.


A vontade de comer hambúrguer trouxe problemas a dois pilotos americanos que decidiram pousar seus aviões em um lago congelado para fazer um lanche.

Segundo reportagem da rede de TV "KSTP", pousos e decolagens no lago Calhoun, em Minneapolis, só são permitidos em emergências. O que não era o caso da dupla de pilotos que pousou com pequenos aviões na segunda-feira (11) antes de ir a um restaurante próximo para comer hambúrgueres.

Só é permitido pousar no lago Calhoun em caso de emergência
A polícia de trânsito da cidade foi ao local e acabou notificando os pilotos. "Isso é mais do que uma coisa estranha que aconteceu. Nunca vi algo assim antes", disse o capitão Robert Goodse. Representantes da Federal Aviation Administration também estiveram no local e autorizaram os pilotos a ir embora.

fonte/G1/foto/KSTP

AEROPORTO MUNICIPAL DE RESENDE, RIO DE JANEIRO, CONTINUA INTERDITADO

Desde setembro, a pista de pousos e decolagens está interditada por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que constatou falha na cerca de proteção no perímetro do aeroporto. Pelos riscos da presença de animais e transeuntes pelas imediações da pista de 1,3 mil metros de extensão, a Anac fechou o aeroporto sob riscos de acidentes.

Com autorização para operar diurnamente nos voos e decolagens de aeronaves com até 50 passageiros, o Aeroporto Municipal de Resende é a principal referência no Sul do Estado do Rio de Janeiro. É frequentemente utilizado por empresários das empresas multinacionais e autoridades que visitam as cidades da região.

O subsecretário de Estado de Transportes, Delmo Manoel Pinho, e o secretário do Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Segurança, Rubens Almada, acertaram que a iniciativa privada ia auxiliar na construção de uma cerca ou muro, conforme determinação da Anac.

Porém, segundo Almada, uma reunião ia tentar acelerar a reabertura do aero…

ANAC PROÍBE VENDA DE PASSAGENS COM SEGURO DE VIAGEM EMBUTIDO

O artifício da TAM e da Gol de vender passagens aéreas com seguro de viagem embutido está com os dias contados. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai notificar as duas companhias, proibindo a prática, que foi denunciada em reportagem do Correio no último sábado (9). A partir do recebimento da advertência, as empresas têm de retirar do ar, imediatamente, a pré-seleção da assistência de viagem do sistema de venda de bilhetes pela internet. Caso contrário, serão abertos processos administrativos e as companhias serão multadas. A agência não informou o valor das possíveis punições.

A notificação da Gol foi enviada na última sexta-feira e a da TAM será postada hoje. A Anac informou que tinha conhecimento da comercialização do serviço, mas não que estava sendo imposto ao passageiro. Segundo a agência, a TAM foi a primeira a oferecer o seguro mas, inicialmente, a assistência de viagem não aparecia de forma pré-selecionada. A Anac tomou conhecimento dessa prática depois da matéria pu…

OBRAS NO AEROPORTO DE CAMOCIM, CEARÁ, ESTÃO EM RITMO NORMAL

As obras de reforma e ampliação do aeroporto de Camocim estão em ritmo considerado normal pela empresa responsável pela obra. Com data prevista para ser inaugurado em 14 de março, o novo Aeroporto Pinto Martins contará com nova pista de pouso e decolagem com 1.400 x 30m, um pátio de aeronaves, uma pista de táxi, a implantação de balizamento noturno e construção de serviço contra incêndio, além de um amplo estacionamento.

A readaptação do projeto dará mais segurança ao aeroporto. A obra custará R$ 6 milhões e teve que se adequar a um novo projeto para não enfrentar problemas em relação à instabilidade dos pousos, por conta dos fortes ventos na região. No projeto, além da construção de terminal de embarque e desembarque de passageiros, haverá reforço das estruturas que protegem o campo de pouso para que o tráfego aéreo não seja interrompido por causa da presença de pessoas ou animais na pista.

O secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, já apresentou o projeto do aeroporto do polo …

IDENTIDADE AMAZÔNICA NO AEROPORTO DE CRUZEIRO DO SUL, ACRE

Novo terminal eleva autoestima do povo do Juruá, impression turistas pela arquitetura de tradição, requinte, conforto e segurança com geração de emprego e renda


A chegada a Cruzeiro do Sul é agora muito mais prazerosa por conta da beleza e do conforto que recepcionam o visitante no belo e moderno aeroporto, cuja obra foi iniciada pelo governador Jorge Viana e concluída em abril passado pelo presidente Lula e o governador Binho Marques. O ambiente é de fato agradável, algo comprovado pelos usuários e por pessoas que tem no terminal seu espaço de trabalho, como o jovem Paulo Henrique de Andrade, auxiliar de aeroporto da empresa Gol Linhas Aéreas. Para ele, o lugar é muito bom. "Gosto demais daqui e como cruzeirense sinto orgulho deste aeroporto", diz o rapaz, um dos beneficiários dos postos de emprego que foram oferecidos pelo novo terminal.

Inaugurado em 28 de outubro de 1970, o Aeroporto Internacional de Cruzeiro do Sul serve também pelo menos sete outras localidades, como as…

FRANÇA ACUSADA DE ESCONDER CAIXA-PRETA DO AVIÃO EM ATENTADO QUE MATOU EX-PRESIDENTE DA RUANDA

O Comitê Independente de Peritos Ruandeses encarregado de esclarecer o atentado contra o avião Dassault Falcon 50, prefixo 9XR-NN, do Governo de Ruanda, que matou o ex-presidente ruandês Juvénal Habyarimana (foto ao lado, por DefenseImagery.mil), em 6 de abril de 1994, acusou França de "esconder" a caixa-preta deste avião. O atentado é considerado como o elemento que desencadeou o genocídio dos Tutsis - tribo minoritária de Ruanda - no mesmo ano.

Essa acusação consta de um relatório desse Comitê divulgado nesta segunda-feira em Kigali, capital de Ruanda.

"Os peritos da balística mostraram efetivamente que o míssil que atingiu a asa direita do avião presidencial foi lançado do campo militar de Kanombe situado na proximidade do aeroporto de Kigali", frisou o responsável ruandês, defendendo que, os então membros influentes do Hutu Power em Ruanda, são responsáveis pela morte de Habyarimana.

Falando segunda-feira em Kigali durante a apresentação oficial do relatório, o…

EXTRAVIO DE BAGAGEM E FURTO DE PERTENCES

Meu nome é Erik Stein Bernardes e o de minha mulher Karen Akiau Rosa.
Somos clientes da TAM e viajamos recentemente com os tíquetes 95723717991750 e 95723717991672.

As bagagens registradas sob número AF 698616, AF 698789, AF 698676 e AF 698738, com pesagem registrada em 19 kg, 19 kg, 18 kg e 09 kg respectivamente, foram despachadas no aeroporto Charles de Gaulle, na França, para embarque no voo AF 1024 do dia 02/01/2010. Conforme orientação da funcionária da Air France, as bagagens deveriam ser retiradas somente no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, nosso destino final.

Ao fazer o check-in para a primeira conexão, no aeroporto de Lisboa, em Portugal, novamente questionamos a funcionária da TAP, parceira da TAM na operação do voo JJ 8325 de 02/10/2010. Novamente fomos orientados a retirar as bagagens somente em São Paulo, que era nosso destino final.

Descemos no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, onde nos dirigimos diretamente à área de conexões, da mesma forma que procedemos na…

AEROPORTOS E LINAS AÉREAS CANADENSES ESTÃO EM ESTADO DE ALERTA

As linhas aéreas e os aeroportos canadenses estão em estado de alerta desde o último sábado após o Canadá ter recebido informações sobre uma potencial ameaça terrorista, assinalaram nesta terça-feira meios de comunicação do país.

"A troca de informação de inteligência após a tentativa terrorista de 25 de dezembro nos EUA levou ao Governo a lembrar às linhas aéreas e os aeroportos que sigam atentos", assegurou a rede de televisão "CTV".

A emissora explicou que fontes consultadas pela CTV assinalaram que os serviços de inteligência canadenses têm informação confiável sobre terroristas que planejam viajar ao país.

A "CTV" acrescentou que a ameaça que supõem estes terroristas foi discutida na segunda com o primeiro-ministro, Stephen Harper, e seus ministros a cargo da segurança nacional.

Segundo as mesmas fontes consultadas pela "CTV", o alvo final dos terroristas seria os Estados Unidos.

O periódico "The Globe and Mail" assinalou em sua e…

COLISÕES DE AVIÕES E PÁSSAROS EM 2009 PODEM CHEGAR A 10.000

Colisões de aeronaves com pássaros - como a que provocou o pouso forçado no rio Hudson no ano passado e transformou o piloto Chesley Sullenberg em herói - são mais comuns do que se imagina e vêm crescendo, segundo relatório citado nesta terça pelo jornal NY Daily News.

O número de incidentes do tipo pode exceder 10 mil pela primeira vez na história, assim que for finalizada a contagem de 2009 pelo governo americano. O Aeroporto Kennedy lidera em número de acidentes do tipo que tiveream consequências graves. São 30, desde 1990, segundo a Federal Aviation Administration (FAA). O Aeroporto Internacional Sacramento é o segundo, com 19 registros no mesmo período.

O relatório sobre o crescimento de colisões de aeronaves com pássaros foi divulgado poucos dias antes do primeiro aniversário do pouso do voo 1549 no rio Hudson, em 15 de janeiro do ano passado. A aeronave com 155 pessoas a bordo colidiu com gansos logo depois de decolar do aeroporto de LaGuardia, mas ninguém se feriu no incidente.

PARA SER UMA ESTRELA POP BASTA UMA ATERRISSAGEM SOBRE O RIO HUDSON

O comandante Chesley B. Sullenberger III (foto) caminha na passadeira vermelha e, de repente, há três ou quatro mãos em cima dele. Fãs que lhe tocam nos braços, mãos esticadas e palmadas nas costas. Pessoas que querem chegar perto dele.

Ele agradece, uma e outra vez, mesmo depois de um produtor exausto lhe dizer: "Agora está oficialmente dispensado." Mas há sempre tempo para mais uma fotografia. Sullenberger vai à antestreia de "Brace for Impact", documentário de uma hora sobre a aterragem no rio Hudson, no dia 15 de Janeiro de 2009. Diz que a sua nova função de figura pública é "quase um novo emprego", está a vender reformas urgentes nas companhias de aviação, a memória dos acontecimentos, um documentário na televisão e ainda um sentimento reconfortante de que na verdade existem heróis entre nós.

Diz que aprendeu a aceitar aquilo a que chama "a palavra começada por H" e como lidar com "uma mangueira de incêndio" apontada pelos meios d…

ACIAÇÃO PERDE STATUS, RENDA E ENFRENTA TURBULÊNCIA

Milhões de gaúchos e brasileiros não se conformam, até hoje, com o fim da “velha” Varig. Aquela que cruzava os céus do Brasil, das Américas, da Europa, e chegava até Tóquio. Paradoxalmente, a qualidade dos serviços da Varig, além de um visionário e ousado plano de participação trabalhista através da Fundação Ruben Berta, não permitiu que as nuvens de tempestades que estavam no horizonte aparecessem nos radares da Pioneira a tempo de desviar do mau tempo à frente.

Em meados dos anos de 1990 as empresas conhecidas como “low cost, low fare”, ou custo baixo, tarifa baixa, começaram a ter a preferência. Da mesma forma, a venda de bilhetes pela internet, o parcelamento nos cartões de crédito e um serviço de bordo bem limitado tornaram grandes gigantes da aviação pesados demais. Agora, a Japan Airlines pediu concordata, com uma dívida de US$ 3,77 bilhões. Mas as empresas de custo baixo proliferaram de tal maneira que muitas quebraram. No Brasil, o mercado foi aberto; hoje o governo permite a…