Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril 5, 2010

SÃO PAULO RECEBE FEIRA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL

A terceira edição da Feira Nacional de Aviação Civil será realizada entre os dias 28 e 30 de maio em São Paulo, ao lado do Aeroporto de Congonhas. O evento, que deve receber mais de 50 mil pessoas, terá exposição de aviões e helicópteros, além de oficinas e outras atividades.
No primeiro dia, o acesso à feira será restrito aos alunos de escolas públicas. Nos outros dois dias, será aberto ao público. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem doar um quilo de alimento não-perecível. O evento é organizado pela Sator e conta com o apoio da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A feira já passou por Brasília, em 2008, e pelo Rio de Janeiro, em 2009.

fonte/Mercado e eventos

ENTRE O CÉU E O INFERNO

O vexame é grande, mas já foi pior. O museu da unidade guarda a forca onde os voluntários eram obrigados a botar a cabeça e anunciar a desistência. Agora, tempos mais amenos, basta subir ao pedestal, expor o rosto na pequena abertura que dá para o campo de instrução e tocar um sino. Menos um. Não há quem desça de lá de cabeça erguida. Ainda assim, todos querem correr o risco. Parece o treinamento de "Tropa de elite", só que sem o Capitão Nascimento. O sonho de todos é fazer parte da Brigada de Infantaria Paraquedista, a mais famosa tropa especial das Forças Armadas, e marchar com os lendários coturnos marrons, projeto de vida que não perde o encanto para jovens das periferias do Rio de Janeiro.

Somente naquele dia, foram 13 badaladas. As desistências, agravadas pelo calor severo, chegariam na primeira etapa (testes físicos) a 30% do total de voluntários do curso básico para oficiais e sargentos. Entre os que ficam, alguns recorrem ao direito a um atendimento méd…

PILOTO DE HELICÓPTERO CONTA COMO FOI O RESGATE DE GRUPO PERDIDO EM SÃO PAULO

Helicóptero Águia e equipamentos usados pela PM durante resgate do grupo que ficou perdido na Serra do Mar
Foi com um sentimento de orgulho e alívio que o capitão Adriani José de Souza, comandante de aeronave da Base de Radiopatrulha Aérea de Praia Grande da Polícia Militar, terminou sua jornada de trabalho no domingo (4). Ele participou do resgate de um grupo de pessoas que ficou perdido na mata ao sair de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, com destino a Mongaguá, no litoral paulista. O mau tempo atrapalhou a continuidade da operação de resgate, mas 12 pessoas puderam ser resgatadas por um dos helicópteros Águia da PM.

“O sentimento da nossa equipe é de orgulho, uma sensação de alívio. Algumas pessoas que resgatamos já tinham perdido as esperanças depois de passar duas noites na mata”, contou Souza ao G1 na manhã desta segunda-feira (5). De folga depois do intenso domingo de trabalho, ele contou que no domingo, logo após chegar à base do grupamento em Praia Grande, no…

PLACA PROTETORA DO MOTOR CAI, E AERONAVE RETORNA APÓS DECOLAR NOS ESTADOS UNIDOS

Um voo da empresa americana Jet Blue teve de retornar ao aeroporto internacional de Newark nesta segunda-feira (4) porque uma placa do motor esquerdo caiu logo depois da decolagem da pista 22R.

Jenn Friedberg, porta-voz do aeroporto, disse que o voo B6-507 seguia de Newark (NJ) para Fort Lauderdale, na Flórida, com 134 passageiros a bordo, quando a cobertura de metal caiu, por volta das 6h15 locais.

A aeronave, o Airbus A320-200, prefixo N535JB, continuou a decolagem, estabilizado em 3.000 pés, para, em seguida, realizar uma aterrissagem segura na pista 22L, cerca de 12 minutos após a partida.

A pista 22R teve que ser fechada para coletar os detritos. Ninguém se machucou.

A empresa informou que, por conta do atraso, os passageiros que estavam a bordo terão seu dinheiro da passagem devolvido e receberão uma passagem grátis no futuro.


fonte/AP/G1 / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação/foto//My Fox NY

FALHA EM VÁLVULA PODE TER OBRIGADO HELICÓPTERO DA POLÍCIA MILITAR CATARINENSE A POUSAR EM FLORIANÓPOLIS

O problema no helicóptero Águia 2, da Polícia Militar, pode estar ligado à falha em um válvula que controla a entrada de ar no motor, permitindo a combustão. A aeronave fez um pouso forçado na tarde deste domingo em Florianópolis quando atendia a uma ocorrência no Morro do Quilombo, no bairro Itacorubi, região central da cidade.

Segundo o comandante do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, tenente-coronel Milton Kern Pinto, quando há falha na válvula, o motor tem pequenos apagões.

No momento do problema, a tripulação - aproveitando, tripulação é o nome de um site que copia todos os posts do blog noticias sobre aviação sem dar crédito - pôde ouvir estrondos vindos da aeronave. Para prevenir um apagamento completo do motor, o Águia 2 pousou no campo de futebol do Paula Ramos Júnior Futebol Clube, próximo da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A Polícia Militar informou que o pouso não foi uma operação de emergência, mas de precau…

AEROPORTO DE CONGONHAS TEM 61% DOS VOOS ATRASADOS PELO MAU TEMPO

As más condições do tempo em São Paulo estão provocando atrasos em aeroportos de todo o País na manhã desta segunda-feira. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o terminal de Congonhas opera por instrumentos o que está ocasionando atrasos em pousos e decolagens, além de lotar o saguão do aeroporto. 
Ao menos 76 voos originados em Congonhas atrasaram e sete foram cancelados pelas dificuldades meteorológicas. Isso equivale a mais de 61% dos trajetos previstos até as 14h. 
No aeroporto Santos Dumont (RJ), os vôos para Congonhas chegaram a ser suspensos às 9h30, mas já foram retomados. Conforme a Infraero, 91 voos atrasaram (64% dos previstos) e 11 foram cancelados no mesmo período.
A assessoria de Congonhas informou que o terminal opera em condições normais para as condições do tempo e que não houve fechamento da pista.
No Aeroporto de Guarulhos, as filas são menores e 36 dos 112 voos previstos da até às 14h atrasaram mais de …

SITUAÇÃO MELHORA NO AEROPORTO SANTOS DUMONT, MAS ÍNDICE DE ATRASOS AINDA É ALTO

Apesar da melhora, aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, ainda enfrenta problemas nesta segunda-feira (5). Até as 14h, dos 83 voos previstos para decolar, 47 partiram com atraso, ou seja, cerca de 56% do total de aeronaves, segundo a Infraero.
De acordo com a empresa, devido ao fechamento do aeroporto de Cogonhas entre às 9h30 e 9h45 da manhã de hoje, quatro voos com partida do aeroporto Santos Dumont, foram cancelados para evitar efeito dominó e todos os passageiros foram remanejados para outros voos. Apesar da medida, a movimentação no aeroporto ainda é grande e há filas. O aeroporto opera por instrumentos.
Segundo dados da Infraero, cerca de 36% do total dos voos domésticos atrasaram nesta segunda-feira onde alguns dos principais aeroportos do país operam por instrumentos, devido ao mau tempo.
São Paulo
Cerca de 61% dos voos previstos para partir até as 14h de hoje do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, decolaram com atraso, segundo informações da Infraero.

Dos 124 …