Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 19, 2010

FEIRA NACIONAL DE AVIAÇÃO CIVIL - 29 A 30 DE MAIO 2010 - AEROPORTO DE GONGONHAS - HANGAR DA VASP - AV WASHINGTON LUIZ 6000 -SÃO PAULO

AVIÃO TENTA POUSAR EM AEROPORTO FECHADO NO PARANÁ

Chuva e nevoeiro prejudicam operações, em Cascavel. Piloto e copiloto não tiveram ferimentos. Mesmo com o aeroporto de Cascavel (PR) fechado, um avião de pequeno porte tentou pousar no local, nesta quarta-feira (19), e acabou causando um incidente.

As operações foram suspensas às 23h de terça-feira (18), por causa da chuva e do nevoeiro. A aeronave não respeitou as restrições e acabou pousando fora da pista, segundo o chefe de setor do aeroporto, José Ribeiro. O piloto e o copiloto não tiveram ferimentos. O avião teve danos no trem de pouso e nas asas. O aeroporto permanece fechado.
fonte/GazetaDoPovo /G1

ESTADOS UNIDOS QUESTIONAM USO DE PILOTO AUTOMÁTICO EM AVIÕES

Um capitão voltou ao cockpit depois de uma breve pausa para ir ao banheiro e encontrou seu copiloto conversando com uma comissária, sem prestar atenção nos equipamentos. O fato de o piloto automático estar desligado e o avião em risco passava despercebido.
O incidente é um de muitos em que os pilotos não monitoraram corretamente os equipamentos de voo, sua automatização ou mesmo a localização da aeronave. Eles foram narrados em um relatório da indústria aérea.
O relatório, que foi divulgado em 2008, voltou a chamar atenção diante de um exemplo mais recente da falta de atenção dos pilotos: o voo da Northwest Airlines que saiu de sua rota e viajou mais de 250 quilômetros antes de retornar ao aeroporto, em outubro do ano passado.
Os especialistas em aviação questionam se os incidentes são sintomas de um problema maior no cockpit: será que a automatização dos aviões tornou os pilotos complacentes? A questão será debatida em uma conferência em Washington, na qual o Co…

NOVO LIVRO ACUSA AIR FRANCE DE FALHAR NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Um livro lançado nesta quarta-feira na França, escrito por um jornalista do jornal francês Le Figaro, aponta falhas na política de segurança da companhia Air France e sugere que o acidente com o voo AF 447, há quase um ano, poderia ter sido evitado se a empresa tivesse equipado seus aviões com um sistema de pilotagem de emergência, como havia feito sua concorrente Lufthansa em 2008.
Air France não aprende com seus erros, disse o autor
No livro La Face Cachée d'Air France (literalmente "A Face Oculta da Air France", mas ainda sem previsão de título em português), o jornalista Fabrice Amedeo, especialista do setor de transportes do Le Figaro, afirma que a direção da empresa deve realizar "uma verdadeira revolução cultural para evitar um novo acidente que representaria o seu fim". 
"A Air France enfrenta um paradoxo. Ela possui uma frota de aviões ultramoderna, pilotos e um sistema de manutenção que estão entre os melhores do mundo, mas …

PLANADOR DESGOVERNADO CAI EM HORTA DE APOSENTADO

O aposentado Mike Baber, de 72 anos, estava assistindo à televisão em casa com sua mulher Eileen (ambos, na foto acima), na quinta-feira passada (13) por volta das 17:30 (hora local) acompanhando o jogo onde a Inglaterra derrotou o Sri Lanka pela Copa do Mundo de Críquete (Twenty20 World Cup).

Ele contaria depois que, sentado no sofá, estava pensando em fazer uma viagem com ela – apesar de não ter chovido muita grana em sua horta. Bem nesse momento, em vez de água ou dinheiro, caiu um planador de verdade no jardim de sua casa em Bicester, sul da Inglaterra, como se fosse uma cena de filme da TV.

Não era viagem – era um avião de verdade, que causou um barulhão explosivo na residência de Baber. Ele saiu assustado de casa e foi verificar o estrago. Quando chegou ao jardim, viu o piloto do planador, inteiro, sem machucado.

O homem, de 49 – não foi revelado o nome dele -, integrante do Windrushers Gliding Club, uma entidade de pilotos amadores e profissionais, disse que perdeu…

PRÓXIMAS TAXAS

O sarcasmo é a marca da correspondência que nos envia hoje, de alguma parte desconhecida do planeta, o maior viajante do mundo. Ou será que ele tem razão?

Mr. Miles: soube que, agora, as companhias aéreas querem cobrar taxas para permitir aos passageiros marcar os assentos em alguns voos. O senhor não acha que isso está indo longe demais?
Well, my friend: unfortunately, a ideia é esta mesmo. Desconfio que está em andamento um plano para que, lenta e gradualmente, os passageiros sejam cada vez mais esfolados - antes, durante e depois de suas viagens aéreas.

Senão, vejamos: houve um tempo (believe me!) em que entrar em um avião era uma experiência glamourosa e sofisticada. As aeromoças e os comissários esmeravam-se para atender às vontades dos passageiros. Discretos e sorridentes, atuavam como butlers de um grande hotel, servindo bebidas com fartura e o melhor tipo de refeição que a situação permitia, mesmo em voos locais ou na classe econômica.

O padrão vem sendo reduzido …

POLÍCIA FEDERAL BUSCA GRUPO QUE ARREMESSA DROGA DE AVIÃO EM 3 ESTADOS

A Polícia Federal lançou nesta terça-feira a Operação Arremesso para cumprir 14 mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca nos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. Os alvos são quadrilhas que operam o tráfico de drogas entre os três Estados.

O nome da operação se refere à principal prática do grupo criminoso, que "arremessava" os entorpecentes de aviões de pequeno porte. As aeronaves eram carregadas no Paraguai e jogavam embalagens com drogas em pontos combinados do território brasileiro.

A partir daí, outro segmento da quadrilha utilizava caminhões e carros para conduzir a droga até o destino final. Durante as investigações, iniciadas no ano passado, 20 pessoas já foram presas em flagrante em São Paulo, Goiás, Paraná e no Mato Grosso do Sul e 8 t de entorpecentes foram apreendidos.

fonte/Terra

EQUIPES LOCALIZAM AVIÃO DE PASSSAGEIROS ACIDENTADO NO AFEGANISTÃO

As equipes localizaram hoje o avião de passageiros que caiu na segunda-feira no norte do Afeganistão com 43 pessoas a bordo.
Os destroços estão ao sul das montanhas de Salang. Devido às más condições meteorológicas, no entanto, as equipes de resgate ainda não conseguiram chegar até o local, disse à Agência Efe o governador da província de Parwan, Basir Salangi.
Conforme Salangi, as equipes identificaram a aeronave com ajuda de helicópteros da Força Internacional de Assistência e Segurança (Isaf) que participavam do resgate.
A companhia aérea Pamir Airways anunciou hoje que oferecerá compensação econômica de US$ 100 mil às famílias das vítimas.
O avião saiu de Kunduz (norte) na segunda-feira passada às 8h30 no horário local (1h em Brasília) com destino a Cabul e os operadores aeroportuários perderam contato com avião a 30 quilômetros ao norte da capital.
No voo estavam cinco tripulantes e 38 passageiros, sendo 11 estrangeiros.
Nas tarefas de busca participaram sete helicópteros (dois da Isaf…