quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

FOTOS DO FORTE TEMPORAL QUE ATINGIU O AEROPARQUE EM BUENOS AIRES NO DIA 10 DE DEZEMBRO


Fotos enviadas por @ flap152 para o site Toda La Aviacion dos estragos causados pelo forte temporal que atingiu o Aeroparque em Buenos Aires no dia 10 de dezembro, ventos de 117 km/h danificaram vários aviões e instalações do aeroporto, mas sem causar feridos.


 Aeronave girou 90 graus.






ESQUADRILHA DA FUMAÇA PARTICIPA DE CONSELHO INTERNACIONAL DE SHOW AÉREO

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido com Esquadrilha da Fumaça, participa entre os dias 8 e 11 de dezembro de uma reunião relacionada a shows aéreos internacionais, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.
Participam do International Council of Air Shows (ICAS) o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, e o Chefe da Seção de Operações do EDA, Major Aviador Álvaro Escobar Veríssimo. O conselho promove e organiza festivais aéreos na América do Norte. A Esquadrilha
da Fumaça é o único esquadrão aéreo militar da América do Sul que está participando desse conselho, juntamente com algumas esquadrilhas da América do Norte, como Thunderbirds (Força Aérea Americana), Blue Angels (Marinha dos EUA), Snowbirds (Força Aérea Canadense), além de alguns esquadrões europeus.
“A participação no conselho é essencial para que a Força Aérea Brasileira mantenha-se representada no contexto dos eventos aéreos na América do Norte por meio de demonstrações”, afirma o Tenente-Coronel Gobett.
Entre os objetivos do ICAS estão promover apresentações aéreas de projeção internacional, divulgar festivais aéreos para aqueles que trabalham na área e construir reconhecimento e valorização da indústria do show aéreo entre o público em geral.

fonte/DefesaNet
 

MPF QUER MAIS CONTROLE SOBRE O TRÁFEGO DE HELICÓPTEROS NA ORLA DO RIO DE JANEIRO


O tráfego aéreo dos helicópteros que sobrevoam as praias da cidade do Rio de Janeiro, fazendo a chamada Rota Praia, poderá sofrer alterações para garantir maior segurança a moradores, trabalhadores, banhistas e à tripulação. A recomendação para que o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), vinculado ao Comando da Aeronáutica, revise as atuais normas e aumente a fiscalização foi solicitada hoje (9) pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro.

Na recomendação, o procurador da República Renato de Freitas Souza Machado pediu ao Decea que as aeronaves se afastem mais das faixas de areia das praias do Arpoador, Ipanema e Leblon e que a altura mínima de voo seja aumentada. O procurador cita a comunidade do Vidigal, onde os helicópteros fazem sobrevoos muito baixos, “expondo os moradores a risco de acidentes e a tripulação a possíveis ações de organizações criminosas que ainda habitam a comunidade, apesar da pacificação”.

O procurador lembrou uma diligência conjunta do Ministério Público Federal e da Força Aeronaval da Marinha, em março deste ano, quando verificou-se que o atual traçado de sobrevoo nas praias da Barra da Tijuca, Arpoador, Ipanema e do Leblon passa sobre a faixa de areia, próximo dos prédios localizados na orla.

Outro ponto destacado é a altura mínima estabelecida para o tráfego, atualmente de 500 pés. Conforme o documento do MPF, isto "se mostrou inadequado, dado que, em caso de mau funcionamento das aeronaves, o mais correto seria a eventual queda ou pouso de emergência ocorrer no mar, evitando acidentes graves no solo".

Em resposta às recomendações, o Decea se comprometeu a viabilizar estudos e acatar as propostas tecnicamente viáveis.

fonte/AgBrasil

GREVE GERAL NA TAP, DE 27 A 30 DE DEZEMBRO


Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP, entre os quais os pilotos, decidiram hoje avançar com uma greve de quatro dias, entre 27 e 30 de dezembro.

Num comunicado conjunto, a plataforma que reúne os 12 sindicatos da TAP refere que a greve tem como objetivo “sensibilizar o Governo para a necessidade de travar o processo de privatização”.

“As garantias invocadas pelo Governo, até este momento, não são credíveis, nem eficazes. O interesse nacional não é salvaguardado. Não há urgência em privatizar, tal como o ministro da Economia transmitiu no passado dia 05 de Dezembro, na Assembleia da República”, adianta o comunicado da Plataforma Sindical da TAP, divulgado após uma assembleia-geral do Sindicato dos Pilotos de Aviação Civil realizada hoje.

fonte/foto/NewsAvia

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...