Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 28, 2010

AEROPORTO DE BRASÍLIA TEM A PIOR SITUAÇÃO DO PAÍS

Os investimentos do governo para a ampliação dos aeroportos brasileiros não serão suficientes para suprir a demanda de passageiros na Copa de 2014. Boa parte dos 16 aeroportos que receberão turistas para o Mundial de futebol já está com a capacidade esgotada ou muito perto do limite, e nem mesmo os aportes previstos resolverão o problema, como mostra levantamento do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), divulgado ontem. O pior cenário é o do terminal Juscelino Kubitschek, em Brasília. No ano passado, o número de passageiros chegou a 12,2 milhões, enquanto a capacidade do aeroporto é de 10 milhões.


Com os R$ 414,9 milhões que serão usados para a ampliação do Terminal Sul até 2013, o aeroporto estará apto para abrigar 18 milhões de pessoas, ainda aquém da demanda de 19,9 milhões de pessoas projetada pelo Snea. Somente em junho …

VENDA DE AVIÃO É CONTESTADA NA JUSTIÇA

A decolagem de um turboélice Brasília prefixo PP-ISB no último dia 7, pertencente à massa falida da Transbrasil, intrigou o setor aéreo e credores da companhia, que faliu em julho de 2001 com uma dívida de R$ 1,8 bilhão. Esses credores alegam que a aeronave, que estava parada há nove anos no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, foi negociada à revelia da massa falida. O avião, fabricado pela Embraer, estava estacionado próximo ao hangar da Target, empresa de táxi aéreo que pertencia ao ex-presidente da Transbrasil, Antonio Celso Cipriani.

O advogado da Transbrasil, Cristiano Zanin Martins, do escritório Teixeira, Martins & Advogados, afirma que a aeronave, leiloada pela Justiça do Trabalho de São Paulo, não poderia ter decolado. "A venda foi irregular. Só o juízo falimentar poderia leiloar o bem. Vamos pedir no processo falimentar que o negócio seja desfeito", diz. Segundo ele, o síndico da massa falida, Alfredo Luiz Kugelmas, estava ciente do leilão, mas não tomou nenh…

POLÍCIA CONFIRMA QUATRO MORTES EM QUEDA DE HELICÓPTERO NA NORUEGA

A polícia da região de Vestafolde, sul da Noruega, confirmou que os serviços de resgate encontraram os corpos dos quatro ocupantes do helicóptero que tinha se acidentado horas antes junto à costa da localidade de Fyllinga, a cerca de 50 quilômetros da capital, Oslo.

Os corpos das quatro pessoas, três homens e uma mulher, todos noruegueses, entre 28 e 41 anos, estavam dentro do helicóptero. Além do piloto, havia três passageiros.

As autoridades norueguesas ainda não sabem as causas do acidente, embora uma testemunha tenha declarado à edição digital do jornal "VG" que as hélices do helicóptero tinham se chocado contra a superfície de água e afundado no gelo.

Navios, helicópteros, um pequeno submarino e vários mergulhadores participaram dos trabalhos de resgate, que levaram várias horas e foram dificultados pela presença do gelo e pelo nevoeiro.

Outro helicóptero da mesma companhia, que voava junto à aeronave acidentada, pousou normalmente.

fonte/G1/AgênciasInternacionais/foto/V…

OFERTA DE COMBUSTÍVEL PARA AVIAÇÃO AGRÍCOLA COMEÇA A NORMALIZAR

A distribuição de gasolina para aviação (Avgas) começa entrar na normalidade. De acordo com a Petrobras, aproximadamente 500 mil litros do combustível foram enviados emergencialmente para o Rio Grande do Sul, entre a última sexta-feira (22) e esta terça-feira (26). O fornecimento estava prejudicado desde o final de dezembro.

Segundo o Sindag (Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola), que o problema foi verificado por um acúmulo de fatores. O primeiro deles está relacionado a dificuldades para a certificação da qualidade do produto pela refinaria Presidente Bernardes, localizada em Cubatão (SP), única supridora de Avgas no Brasil. Com isso, foi necessário mandar amostras para os Estados Unidos. Ainda de acordo com o Sindag, a Petrobras recorreu à importação do combustível, mas a Receita Federal demorou a liberar o estoque.

Os problemas fizeram com que algumas empresas interrompessem suas atividades e outras consumissem gasolina do estoque. A falta de gasolina acabou prejud…

VARILOG DIZ QUE FALHA EM MOTOR DE AERONAVE PROVOCOU BARULHO QUE ASSUSTOU MORADORES DE BELÉM

Em nota divulgada nesta tarde, a Varig Log esclareceu que o barulho que assustou moradores do conjunto Antônio Gueiros, no bairro Tapanã, em Belém, no Pará, na manhã desta quinta-feira, foi causado por uma falha no motor de uma aeronave. Ainda segundo a companhia, o ocorrido não colocou 'em risco a aeronave, sua tripulação e os moradores da região'.

Diz ainda a nota que 'após identificado o problema pela tripulação, o motor teve a sua potência reduzida e a aeronave entrou em procedimento para pouso de emergência na categoria verde, considerada a de menor risco na escala, conforme o protocolo de segurança aeronáutica'.

Após inspeção preliminar, não foi constatado qualquer dano na aeronave e em seu sistema. Uma nova inspeção detalhada será feita nas próximas horas em todos os sistemas e nos motores.

fonte/O Globo

BARULHO EM VOO DA VARIGLOG ASSUSTA MORADORES DE BELÉM, PARÁ

Um estrondo ouvido durante um voo de uma aeronave da empresa aérea de cargas VarigLog assustou moradores do conjunto Antônio Gueiros, no bairro Tapanã, em Belém, no Pará, na manhã desta quinta-feira (28).

Um dos moradores conta como foi o barulho. 'Ouvi um barulho alto como se fosse um caminhão passando, mas era mais alto. Parecia um barulho de palheta batendo', conta a estudante Carol Soares.

O barulho chamou a atenção de todos os moradores da quadra J do conjunto, que saíram de casa assustados. Alguns deles relatam ter visto o avião balançando e faíscas saindo do motor. 'Ele balançou e foi se aguentando até pousar no aeroporto. Achamos que ele ia cair', disse outro morador da rua.

O barulho teria vindo de um avião da VarigLog, por volta das 8h30m.

A Infraero confirmou que um avião cargueiro da VarigLog apresentou problemas cinco minutos após a decolagem, que ocorreu à 8h27m da manhã.

Segundo a Infraero, o piloto da aeronave, que tinha como destino Manaus, relatou que…

AVIÃO DA TAM DECOLA DO RIO GRANDE DO SUL COM DESTINO A SÃO PAULO E RETORNA PARA MANUTENÇÃO

O voo 03048 da empresa TAM, decolou do aeroporto Salgado Filho, em Porto Aelgre, às 6h40m desta quinta com destino a Congonhas, em São Paulo. Instantes depois a aeronave voltou ao aeroporto.

A assessoria de imprensa da empresa informou que o motivo do retorno foi uma "manutenção não programada".

Os passageiros foram acomodados em outro voo que partiu às 9h50m de Porto Alegre. Segundo informações da Infraero, a aeronave passa por manutenção no aeroporto Salgado Filho. A assessoria de imprensa da TAM não forneceu mais detalhes.

fonte/RBS TV/O Globo

NOVE MORTOS EM QUEDA DE AVIÃO EM ÁREA RESIDENCIAL NAS FILIPINAS

Um avião da Força Aérea das Filipinas (PAF - Philippine Air Force) caiu numa área residencial da cidade de Cotabato na manhã desta quinta-feira (28) matando 9 pessoas e ferindo um.

O tenente-coronel Gerardo Zamudio, porta-voz da FAP, confirmou à ABS-CBN News que o major-general Mario 'Butch' Lacson, comandante da 3a. Divisão Aérea em Zamboanga e sete militares no avião morreram no acidente.

Os sete militares mortos foram: Major Tacuboy, Tenente Valdez, Tenente Lepae, Sargento Lamera, Sargento Mejia, Capitão Ordonio e Sargento Guson. Seus nomes completos não foram divulgados.

Muslimin Sema, prefeito da cidade de Cotabato informou a ABS-CBN News que um civil no solo também morreu no acidente.

Outro civil também estaria ferido.

O Brigadeiro-General Carlix Donila, comandante da 530a. Base Aérea de Wiing, disse que o piloto do avião GAF N22 Nomad conseguiu entrar em contato com torre minutos antes de o avião cair. O piloto disse que eles estavam enfrentando perda de potência.

Donil…

IDENTIFICADOS 16 CORPOS DE ACIDENTE COM AVIÃO ETÍOPE

A equipe de salvamento empenhada na busca de eventuais sobreviventes e corpos que estavam a bordo do avião etíope Boeing 737-800 que caiu no Mar Mediterrâneo, identificou 16 dos 60 corpos já recuperados.

Seis dos corpos identificados são Etíopes e oito Libaneses, declararam à PANA responsáveis do Departamento das Relações Públicas da Ethiopian Airlines, companhia aérea da Etiópia.

No entanto, a esperança de encontrar eventuais sobreviventes está diminuindo, segundo a imprensa libanesa.

De acordo com a fonte, as equipes de salvamento não encontraram ninguém para socorrer e o seu trabalho consistiu em recuperar os corpos dos passageiros do avião acidentado na segunda-feira no mar numa violenta tempestade invernosa.

O Boeing 737-800, com destino a Addis Abeba, transportava oito membros da tripulação e 82 passageiros quando caiu pouco após a sua decolagem de Beirute, a capital libanesa, sob a tempestade.

A esposa do embaixador francês no Líbano, de origem norte-americana, faz parte das ví…

PILOTOS DA TAP OPTAM POR NÃO FAZE GREVE

A maioria dos pilotos da TAP reunidos ontem em assembleia geral extraordinária decidiu não fazer greve, optando por conceder um voto de confiança ao sindicato que os representa para resolver os seus problemas, informou fonte sindical.

Na segunda-feira, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil justificou a convocação da assembleia geral extraordinária com uma série de "atentados perpetrados" pela administração da transportadora, remetendo um dos pontos da ordem de trabalhos para a possível marcação de uma greve.

A reunião de ontem, que se realizou à porta fechada durante sete horas sem a possibilidade de recolha de declarações de responsáveis por parte dos jornalistas, decorreu alguns dias depois de a agência Lusa ter noticiado que a administração da TAP tinha convocado nove dos seus pilotos para um "curso de ética", alegadamente por estes terem discutido assuntos da empresa na rede social Facebook.

fonte/Agência Lusa/EPA

EMBRAER PODE CRIAR 'AUTOEUROPA"DOS AVIÕES EM ÉBORA

Basílio Horta, presidente da AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal) vai receber do construtor de aviões brasileiro Embraer, um projecto de investimento que poderá ser o embrião de uma "nova Autoeuropa".

A Embraer vai apresentar, amanhã, à AICEP e a um conjunto de empresas e instituições nacionais, um projecto para a fabricação de diversas estruturas e componentes para o novo cargueiro militar KC-390 (imagem acima), um aparelho destinado a concorrer com o Airbus A400M e o Hércules C-130J. A empresa ainda não revelou os montantes de investimento previstos.

No entanto, o construtor brasileiro já detém uma participação de 65% na OGMA (Indústria Aeronáutica Nacional) e assinou, em 2008, um acordo com o Estado português para a construção de duas fábricas de componentes e materiais compósitos em Évora, um investimento de 148 milhões de euros, que prevê a criação de 500 postos de trabalho especializados.

A confirmar-se o interesse de Portugal aderir ao pro…

AVIÃO COM APRESENTADORES DA MSNBC FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NOS ESTADOS UNIDOS

Um avião que transportava 16 passageiros e três tripulantes, voando de Nova York para Charleston, na Carolina do Sul, teve que fazer um pouso de emergência em Myrtle Beach, no Condado de Horry, também na Carolina do Sul, nos EUA, nesta quarta-feira (27) a tarde.

Os apresentadores do canal MSNBC Joe Scarborough, Mika Brzezinski (na foto ao lado de um bombeiro) e membros da equipe de TV estavam a bordo do avião Canadair CRJ-100 da Comair Airliners, que realizava o voo em nome da Delta Airlines.

O voo OH-6435/DL-6435 que havia partido do Aeroporto de La Guardia foi desviado para O Aeroporto Internacional de Myrtle Beach depois de relatos que havia fumaça a bordo da aeronave.

O avião aterrissou em segurança 21 minutos depois da ocorrência (foto abaixo). Os serviços de emergência do aeroporto não encontraram nenhum vestígio de fogo ou calor.

A equipe de TV estava viajando para Charleston para a cobertura de um debate político entre candidatos republicanos ao governo da Carolina do Sul, que a…