segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

WEBJET TEM 62% DOS VOOS ATRASADOS

O Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, registrou filas de passageiros para fazer check-in. Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil O Aeroporto Internacional JKubitschek,Brasília, filas de passageiros no check in ( Foto: Elza Fiuza)

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou nesta segunda-feira que 62% dos voos domésticos da companhia aérea Webjet programados até as 20h de hoje registraram atrasos. Até o mesmo horário, 17,1% dos voos da empresa foram cancelados. Até o mesmo horário, a TAM teve 23,6% dos voos atrasados e 5% cancelados. 

A assessoria de imprensa da Webjet divulgou comunicado no qual afirma que problemas meteorológicos provocaram os atrasos por causa do fechamento dos aeroportos das cidades de Ribeirão Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Confins (MG). Segundo a própria empresa, o mesmo problema foi registrado nas regiões Sul e Sudeste neste final de semana.

A Webjet afirmou que os passageiros prejudicados serão reacomodados em voos próprios e de outras empresas e que não serão cobradas taxas de remarcação, além do reembolso das tarifas pagas pelas passagens. A empresa afirma que todas as medidas estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Por meio de nota, a TAM informou que os atrasos e cancelamentos registrados até as 17h "se devem principalmente a problemas meteorológicos em algumas cidades brasileiras e em Nova York (Estados Unidos) nos últimos dias, a manutenções não programadas ou a ajustes na malha". 

Depois da Webjet e da TAM, as empresas que apresentavam mais atrasos eram a Avianca (12,5%), Gol (11,3%) e Azul (10,4%).

Em todo o Brasil, a Infraero registrava atraso em 19,4% dos 2.217 voos domésticos programados. Entre os voos internacionais, o índice era de 17,8% às 20h.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil na Central Única dos Trabalhadores (Fentac-CUT), a situação dos trabalhadores está chegando ao limite. Denúncias recebidas pela entidade apontam que os aeroviários estão cansados e chegando ao limite de horas trabalhadas permitidas pela legislação. Os atrasos e cancelamentos podem ser motivados pela diminuição do pessoal em virtude da sobrecarga.

De acordo com a Fentac, a Webjet é um das empresas mais denunciadas porque possuiria poucos funcionários para atender ao volume de trabalho, principalmente, em uma época de fim de ano, quando o movimento aumenta. A Gol e a TAM teriam conseguido contornar a situação de forma mais eficiente, mas também possuem deficiências, afirmou a assessoria de imprensa da categoria.

Nevascas em Nova York afetam voos
A companhia TAM teve voos de e para Nova York, nos Estados Unidos, afetados pelas nevascas que atingem a região nos últimos dias. Nesta manhã, com o fechamento do aeroporto John Fitzgerald Kennedy (JFK), três voos que partiriam de Nova York para o Brasil e um que sairia de Guarulhos para a cidade americana foram cancelados. À tarde, outras duas partidas de Nova York para o Rio e São Paulo foram canceladas.
No final da tarde, a TAM confirmou o voo que parte ainda hoje de Guarulhos para Nova York. A previsão, segundo a empresa, é que o aeroporto JFK seja reaberto esta noite. A companhia ainda programou voos extras na terça-feira, para transportar os passageiros que ainda não chegaram a Nova York ou não voltaram ao Brasil.

fonte/Terra
Enhanced by Zemanta

AGÊNCIA EUROPÉIA DE SEGURANÇA COLOCA EM CHEQUE SISTEMA DE PILOTO AUTOMÁTICO DOS AIRBUS A330 E A340

The merger of Air France and KLM occurred in 2004.Image via Wikipedia
A Agência Europeia de Segurança Aérea reconhece problemas no funcionamento do piloto automático dos aviões A330 e A340 da Airbus, quando também ocorrem deficiências nas sondas que medem a velocidade dos aparelhos. Em uma recomendação enviada aos pilotos que operam voos de longa distância, datada de 22 de dezembro, a Agência Europeia de Segurança Aérea alerta sobre precauções que os comandantes de bordo de modelos Airbus A330 e A340 devem levar em conta no uso do piloto automático. 
 
O documento afirma que em alguns casos o piloto automático pode dar ordens equivocadas ao aparelho e descreve a seguinte situação: quando as três sondas Pitot que medem a velocidade dos aviões não funcionam corretamente, o piloto automático é imediatamente desligado. Mas pode acontecer, em seguida, que duas sondas Pitot meçam velocidades idênticas do avião, porém falsas. Numa situação como essa, o comandante de bordo pode reativar o piloto automático, que baseado nessas indicações erradas de velocidade, dará ordens inadequadas como empinar o bico do avião em posição vertical ou fazê-lo virar de bico para baixo. 
 
Por isso, a Agência Europeia de Segurança Aérea pede aos pilotos dos modelos A330 e A340 que verifiquem daqui para frente se há coerência na velocidade dos aviões antes de reativar o piloto automático. A Airbus relativiza a situação descrita na nota da Agência Europeia de Segurança Aérea, dizendo que a chance de isso acontecer é infinitesimal. Mas esse é um dos cenários que pode ter ocorrido na queda do voo AF 447 Rio-Paris, da Air France, que matou 228 pessoas no final de maio do ano passado. Segundo a agência francesa BEA, que investiga as causas do acidente, "a incoerência na medição da velocidade do avião foi um dos elementos de uma série que provocou a queda do avião, mas não o único".
 
A Airbus lembra que não foi possível saber se os pilotos do voo Rio-Paris reativaram o piloto automático. Cauteloso, o fabricante diz que só as caixas-pretas do avião, desaparecidas até hoje, podem confirmar essa hipótese. A quarta fase de buscas das caixas-pretas no fundo do Atlântico vai começar em fevereiro. 
 
fonte/AFP/RFI
Enhanced by Zemanta

WEBJET TEM 50,8% DE SEUS VOOS ATRASADOS NESTA SEGUNDA-FEIRA

Cerca de 50,8% dos voos domésticos da companhia aérea Webjet programados para esta segunda-feira registraram atrasos nesta manhã, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Dos 51 voos previstos pela companhia aérea das 0h às 12h, 30 tiveram atraso superior a 30 minutos. Outros nove (15,3%) foram cancelados.

A assessoria de imprensa divulgou comunicado no qual afirma que problemas meteorológicos provocaram os atrasos por causa do fechamento dos aeroportos das cidades de Ribeirão Preto (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Confins (MG). Segundo a própria empresa, o mesmo problema foi registrado nas regiões Sul e Sudeste neste final de semana.

A Webjet afirma que os passageiros prejudicados serão reacomodados em voos próprios e de outras empresas e que não serão cobradas taxas de remarcação além do reembolso das tarifas pagas pelas passagens. A empresa afirma que todas as medidas estão de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Depois da Webjet, a companhia que registrava o maior número de atrasos era a TAM, com 90 dos 375 voos programados atrasados (24%). Em seguida estavam a Avianca (14%), Azul (10,4%) e Gol (8,1%).
Em todo o Brasil, a Infraero registrava atraso em 17.5 % dos 1137 voos domésticos programados. Entre os voos internacionais, 17,1% sofreram atraso superior a 30 minutos.

fonte/Terra
Enhanced by Zemanta

NEVASCA CASTIGA O NORDESTE DOS ESTADOS UNIDOS APÓS O NATAL

A nevasca que atingiu o nordeste dos Estados Unidos entre domingo e segunda-feira chegou tarde para compor a paisagem do Natal, mas cedo para frustrar os planos de milhares de passageiros que pretendiam viajar de avião, trem ou ônibus antes do Ano-Novo.

Mais de 1,5 mil voos foram cancelados nos três maiores aeroportos de Nova York. Em Washington, Baltimore, Chicago e nas Carolinas do Sul e do Norte, o número de decolagens e pousos também foi reduzido praticamente a zero.

Um terminal do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, foi transformado em uma espécie de campo de refugiados. Famílias inteiras dormiam sobre pilhas de bagagens, realizavam suas refeições em cima de maletas e assistiam filmes em laptops. Os olhos de todos, volta e meia, saíam da tela do computador para mirar o painel que informava os voos. À medida que o branco da neve imperava nas pistas do aeroporto, a alteração dos status dos voos para "cancelado" invadia o painel.

Apesar da previsão de mais cancelamentos na segunda-feira, espera-se que a situação se normalize na terça-feira.

Na Filadélfia, um importante jogo de futebol americano foi cancelado. A neve acumulada chegou a meio metro em algumas zonas.

Segundo o site do jornal The New York Times, as nevascas ocasionaram pelo menos uma morte até agora. Na noite de domingo, um homem que dirigia em uma rodovia no distrito de Mount Olive, em Nova Jersey, perdeu o controle do carro e bateu contra um poste, de acordo com a polícia local.
 
fonte/AP/ZHora
Enhanced by Zemanta

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...