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Mostrando postagens de janeiro 23, 2011

O AVIÃO MAIS ESTRANHO JÁ FEITO PELA NASA

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Seus olhos não estão te enganando: a asa deste avião é mesmo oblíqua, angulada em 60 graus em relação a sua fuselagem. É o AD-1 Oblique Wing Aircraft (Aeronave de asa oblíqua) e ele deve ser o avião mais esquisito já feito pela NASA. Mas por que eles fizeram essa asa torta? O avião experimental AD-1 Oblique Wing foi projetado e construído no Dryden Flight Research Center da NASA , na Califórnia, na metade dos anos 1970. Os engenheiros estavam curiosos sobre as características aerodinâmicas de um avião como esse, bem como as leis de controle necessárias para governá-lo. O objetivo? Melhorar o consumo de combustível : os túneis de vento na NASA mostraram que uma asa oblíqua usaria metade do combustível em velocidades supersônicas, graças às qualidades aerodinâmicas superiores. O AD-1 foi inicialmente um modelo em escala controlado remotamente, desenvolvido no meio dos anos 1970. O avião tripulado – pilotado pelo pesquisador da NASA Thomas C. McMurtry – voou

DOCUMENTÁRIO - OS VOOS NA ENCRUZILHADA

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A importância de Natal (RN) para o mundo nasceu e morreu com os tanques de combustíveis de avião. Entre as décadas de 1920 e 1940, a localização geográfica fazia da cidade, ponto obrigatório para quem precisava cruzar o Oceano Atlântico. Aí veio a tecnóloga, os aviões ganharam autonomia de voo e a cidade deixou de ser o ponto obrigatório de chegada e partida de pessoas e mercadorias. Esta é a história contada no documentário “Natal encruzilhada do mundo”, realizado pela Fundação Rampa, com patrocínio captado através da lei de incentivos fiscais Djalma Maranhão. “Os depoimentos coletados revelam detalhes dos bastidores, que não foram publicados em nenhum livro de história”, disse o diretor do documentário e desenhista industrial, Frederico Nicolau.  O documentário está em fase de edição e deverá ser lançado em abril de 2011. Segundo Frederico, caso alguém deseje deixar o seu testemunho histórico no vídeo, ainda há tempo. Para ele, a parte mais importante do documentár

"EU TINHA NO MÁXIMO TRÊS SEGUNDOS PARA INICIAR O PROCEDIMENTO DE POUSO" DIZ O PILOTO DE HELICÓPTERO

O piloto do helicóptero modelo Robinson 22, prefixo PT YDW, do Aeroclube do Rio Grande do Sul, Rubens Bonomo, 20 anos, é apontado por colegas como um herói. Segundo eles, o pouso de emergência feito por Bonomo salvou as vidas dele, que é instrutor de voo, e do aluno Leonardo Sosa González, 26 anos. — Acho que estávamos a uns dois quilômetros da margem, quando ouvimos o sinal sonoro que indica perda de rotações do motor. Num helicóptero, eu tinha no máximo três segundos para iniciar o procedimento de pouso de emergência. Caso contrário, perderia o controle da aeronave — relatou o piloto à equipe de ZH no Hospital de Pronto Socorro (HPS). A dupla iria para Santa Cruz do Sul, como parte de uma aula. Por volta das 8h20min, logo depois de decolarem do Aeroclube, em Belém Novo, houve uma pane e o piloto conseguiu trazer o helicóptero para perto da margem e pousar. Bonomo quebrou duas vértebras da coluna. Os médicos aguardam o resultado dos exames para verificar a necessidade de cirurg

LEITE LOPES O AEROPORTO QUE O DAESP NÃO QUER

No ano passado, o Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) apresentou  à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) projeto para a concessão da administração  de todos os 30 aeroportos administrados pelo órgão, entre eles o Leite Lopes, o maior dos  aeroportos estaduais.  Em 2010, o aeroporto de Ribeirão ficou em 21º lugar em movimentação de passageiros  entre todos os aeroportos brasileiros. Os 20 primeiros são administrados pela Infraero.  O projeto do governo do Estado, apresentado na administração passada ao governo federal, previa a transformação do Daesp em agência de fiscalização e de interligação  entre as administrações privadas e os órgãos federais.  O projeto apresentado na época pelo superintendente do Daesp, Sérgio Camargo,  que continua no cargo, previa a transferência para a iniciativa privada através de PPPs - Parceira Público Privada. fonte/ACidade

PLANALTO TRAÇA 3 PLANOS PARA COMPRA DE CAÇAS

A escolha do novo caça de tecnologia avançada da Força Aérea, o processo F-X2, deve ser decidido até julho, tem dito o ministro da Defesa, Nelson Jobim. A decisão está na agenda de 2011 da presidente Dilma. O Planalto considera três hipóteses para o contrato, que prevê a compra inicial de 36 caças, podendo chegar a 120 até 2027: manter a F-X2 como está, adiar a decisão por um ano ou, em ação radical, encerrar essa operação e abrir outra imediatamente, uma espécie de F-X3 de prazo curto, única forma de admitir novos participantes. A medida, todavia, traria desgaste diplomático. A seleção já dura 15 anos. Os três concorrentes são patrocinados por seus governos e têm investido pesado em estruturas locais de acompanhamento e de informação. O cientista social Gunther Rudzit, especialista em relações internacionais, alerta: "A imagem do Brasil será arranhada - e a postura da nossa diplomacia será questionada, afetando a aura de eficiência e profissionalismo que o Itamaraty sempre teve&

HELICÓPTERO COM DOIS OCUPANTES CAI ÁS MARGENS DO RIO GUAÍBA, PORTO ALEGRE

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Um helicóptero caiu, por volta das 9h, às margens do Guaíba, em frente ao Clube do Professor Gaúcho, na zona sul de Porto Alegre. De acordo com informações preliminares do Ciosp, no momento do acidente, dois ocupantes estavam na aeronave modelo Robinson 22, prefixo PT YDW, que pertence ao Aeroclube. Um aluno teve ferimentos leves e o instrutor teria sofrido apenas escoriações. Os dois foram encaminhados para o Hospital de Pronto-Socorro da Capital. Mais informações em seguida. fonte/foto/ZeroHora

OPERAÇÃO NO CINDACTA II É NORMALIZADA

NOTA À IMPRENSA - Operação no CINDACTA II é normalizada O Comando da Aeronáutica informa que foram normalizadas as operações no Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), localizado em Curitiba – Paraná, às 22h (HBV) de hoje, 22 de janeiro de 2011, sábado. O ingresso e saída de Curitiba e as atividades no espaço aéreo nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e parte do estado de São Paulo ficaram comprometidas temporariamente em decorrência de um princípio de incêndio no CINDACTA II. O sinistro ocorreu às 21h (HBV) de hoje próximo ao centro de controle de área do local, tendo sido controlado em 10 minutos. Foi mantida uma equipe mínima de controladores para conservar o controle das aeronaves que estavam voando. Coronel Aviador Marcelo Kanitz Damasceno Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica Fonte: CECOMSAER