terça-feira, 6 de setembro de 2011

7 DE SETEMBRO


SEQUESTRADOR TENTOU JOGAR AVIÃO NO PALACIO DO PLANALTO 13 ANOS ANTES DE 11/9


Mais de uma década antes de terroristas da al-Qaeda usarem aviões como mísseis contra as torres gêmeas do World Trade Center, nos Estados Unidos, um brasileiro armado tomou um voo da Vasp com o objetivo de atingir o Palácio do Planalto, em Brasília. Desempregado, o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, de 28 anos, culpava o governo por sua situação e queria atingir o centro do poder político do país.

"O que ocorreu com o voo 375 da Vasp foi como os atentados a Nova York e Washington. O meu sequestrador tinha a mesma intenção que os terroristas, só que não conseguiu alcançar o seu objetivo. E o risco ainda existe, tanto que o 11 de Setembro ocorreu”, afirma o comandante Fernando Murilo de Lima e Silva, de 60 anos, em entrevista ao G1.

O piloto nunca vai esquecer o dia 29 de setembro de 1988, quando o Boeing 737-300 da Vasp que comandava foi sequestrado.

Durante o voo, ele viveu momentos de terror quando o maranhense, armado de um revólver calibre 32, matou seu copiloto, Salvador Evangelista. "Ele levou um tiro na cabeça quando pegou o rádio para responder a um chamado da torre de controle de Brasília", lembra Murilo. Outro copiloto, que estava na aeronave como passageiro, foi ferido ao tentar impedir a ação do criminoso. 
comandante murilo avião sequestro (Foto: José Paulo/AE) 
Comandante Murilo deixa hospital após ter sido
baleado na perna no desfecho do sequestro
(Foto: José Paulo/AE)

“O meu sequestro foi um dos primeiros com aviões no país. Desde então, muita coisa mudou. Mas foi um processo lento de conscientização pela melhoria da segurança na aviação. Naquele tempo, não havia nem detectores de metais nos aeroportos”, relembra o comandante que, passados 23 anos da tragédia, continua voando como piloto de cargueiro no Rio de Janeiro.

O voo 375 da Vasp fazia o trajeto Porto Velho-Rio de Janeiro, com escala, dentre outros lugares, em Belo Horizonte, onde o maranhense entrou armado. Estavam a bordo 135 passageiros e oito tripulantes.

“A ação começou quando já estávamos sobrevoando os céus do Rio de Janeiro. Ele gritava: ‘eu quero matar o Sarney. Quero jogar o avião no Planalto!", diz o piloto. "Na época, eu não tinha ideia de que aquilo poderia ocorrer".Após a ação, o piloto solicitou às companhias aéreas a instalação de portas blindadas na cabine de pilotagem dos aviões.Cerco policial em Goiânia.
 
Raimundo Nonato havia perdido o emprego em uma construtora devido à crise econômica que o país enfrentava e acreditava que a culpa era do presidente, na época José Sarney (PMDB), que governou o país entre 1985 e 1990.Na ação, o sequestrador exigiu que o avião se dirigisse do Rio a Brasília. Como o combustível da aeronave estava acabando devido à mudança de rota, o comandante conseguiu convencer o sequestrador a pousar o Boeing em Goiânia.“Podíamos despencar a qualquer momento. Mas ele não estava nem aí. 

Era doente, estava para o que desse”, acrescenta. Ao pousar em Goiânia, o avião foi cercado pela Polícia Federal, onde o sequestrador decidiu seguir para Brasília em uma aeronave de menor porte, levando o comandante como refém.

“Ele tentou subir em um Bandeirante que estava estacionado próximo ao Boeing para fugir. Foi nessa hora que eu corri. Um agente da PF conseguiu lhe acertar no quadril, mas o sequestrador ainda teve tempo de atirar, e me acertou na perna”, relembra. 

O sequestrador foi baleado no quadril pelos agentes da PF e morreu no hospital de infecção, dias depois.“Hoje, é mais difícil ocorrer um sequestro como aquele no país, acho que pode se repetir apenas em aeronaves menores, ou em aeroclubes pequenos. Os aeroportos possuem detectores de metais, mas muita coisa ainda precisa melhorar até a Copa do Mundo de 2014 para não termos nenhum risco”, acrescenta .

Sequestros durante o regime militar
Pelo levantamento do historiador Ivan Sant'Anna, houve no Brasil pelo menos dez sequestros de aeronaves, a maioria durante o regime milita. “Na época, criminosos costumavam sequestrar aviões para fugir para Cuba. Lá, recebiam asilo e depois o avião era devolvido ao país. Para os passageiros, era como um passeio a mais, porque nunca houve nenhum ato com agressão antes do sequestro do voo 735 da Vasp”, diz Sant'Anna, que é pesquisador na área de acidentes aéreos.

Hoje, diz ele, são raros casos de sequestros de aeronaves no Brasil. “Sei de casos isolados de roubos de aviões pequenos, às vezes fazendo o piloto como refém, em aeroclubes de pequeno porte, em que não há tanta segurança ou detectores de metais.

Normalmente, estes aviões são usados para tráfico ou comércio ilegal”, afirma.O último caso de repercussão ocorreu em março de 2009, quando um homem roubou um monomotor no Aeroclube de Luziânia e acabou caindo sobre um shopping em Goiânia. O piloto, de 30 anos, e sua filha, de 5 anos, morreram.Questionada sobre o que mudou em relação à segurança do transporte aéreo para impedir crimes e sequestros a bordo de aeronaves desde 1988, a Polícia Federal não se manifestou.

fonte/foto/G1
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FOTO DO ACIDENTE COM ERJ 145 EM OTTOWA, CANADA, 04/09


Foto do acidente com Embraer E145, da Trans States Airline, registro N840HK, realiando o voo AX-3363/UA-3362 em nome da United Airlines. Aeronave com 44 passageiros e três tripulantes saiu da pista após o pouso na pista 32 do Aeroporto de Ottawa, Canadá, e o trem principal entrou em colapso, não houve feridos, sómente danos no equipamento.


fonte/AvHerald/foto/AP/PatrickDoyle

PASSAGERIOS PODERAM SABER NÍVEL DE TURBULÊNCIA EM VOO

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 1.033/11, do deputado Dr. Ubiali (PSB-SP), que obriga os aeroportos brasileiros e as companhias aéreas a informar os passageiros, antes do embarque, sobre o nível de turbulência que poderá ser encontrado durante o voo. O projeto cria o Índice de Turbulência Aérea (InTA), que variará de zero a cinco, sendo este último o de maior intensidade.

De acordo com a proposta, o índice deverá ficar exposto em monitores instalados nos saguões dos aeroportos, ao lado das informações sobre o voo (horário da partida, destino e portão de embarque). As informações do InTA deverão ser guardadas pelas companhias aéreas por, pelo menos, 90 dias.

O deputado explica que o fornecimento do InTA tem como objetivo melhorar a segurança dos voos. Ele disse que, atualmente, esse tipo de informação só é repassada para os pilotos, antes da decolagem. “A previsibilidade da ocorrência de turbulências pode ser feita com até 24 horas de antecedência”, disse o deputado.

Projeto semelhante foi apresentado pelo deputado licenciado Márcio França (PSB-SP), mas acabou arquivado ao final da legislatura passada (PL 473/07). 
fonte/AgCamera/PanRotas

INFRAERO INAUGURA MÓDULO OPERACIONAL DO AROPORTO DE VITÓRIA

O presidente da Infraero, Gustavo do Vale, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, fizeram nesta sexta-feira (dia 2) uma visita inaugural às novas salas de embarque e desembarque do Aeroporto de Vitória/Eurico de Aguiar Salles (ES).

As novas instalações – dois Módulos Operacionais – têm área total construída de 2.150 m². Dessa forma, a capacidade do aeroporto foi ampliada para 3,3 milhões de passageiros por ano.

As novas salas de desembarque e embarque entraram em operação na segunda quinzena de agosto. As obras, no valor total de R$ 7,3 milhões (incluindo equipamentos e infraestrutura), garantem maior mobilidade e espaço de circulação no Terminal de Passageiros.

“Esse Módulo Operacional é o início do resgate de uma dívida da Infraero junto ao povo capixaba, que contava até agora com instalações inadequadas no Aeroporto de Vitória, resultado da impossibilidade que enfrentamos de construir o novo Terminal de Passageiros, do qual estamos tirando os entraves jurídicos”, afirmou Vale. “Depois de construído o novo Terminal, o resgate estará completo”, disse. 
 
fonte/PanRotas

CAÇA RUSSO CAI NOS MONTES URAIS E SEUS 2 PILOTOS MORREM

Mikoyan MiG-31Image via Wikipedia
Moscou, 6 set (EFE).- Um caça Mig-31 das Forças Aéreas da Rússia caiu nesta terça-feira na região de Perm, junto aos Montes Urais, e seus dois pilotos morreram, informou o Ministério da Defesa russo.

A aeronave desapareceu da tela dos radares às 6h41 de Moscou (23h41 de Brasília) quando voava a poucos quilômetros da cidade de Perm, capital da região homônima, declarou à agência "Interfax" o porta-voz da Defesa, o coronel Igor Konashenkov.

"Os tripulantes morreram", disse o porta-voz, que acrescentou que os restos do avião foram encontrados uma hora depois de a emergência ter sido declarada.

O caça caiu sobre pequenas casas de campo, mas sem causar vítimas em terra, escreveu em seu blog o governador da região de Perm, Oleg Chirkunov.

O último acidente sofrido por um caça Mig-31 na Rússia aconteceu em novembro de 2010, também na região de Perm, mas nessa ocasião seus dois pilotos salvaram suas vidas ao ejetar.

fonte/EFE/UOL
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NEBLINA FECHA AEROPORTO SALGADO FILHO E CANCELA PELO MENOS 14 VOOS

O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado para pousos e decolagens desde as 5h50min da manhã desta terça-feira devido à forte neblina que atinge pontos da Região Metropolitana.

O voo 7611, da GOL, que deveria chegar às 5h45min de Santiago, no Chile, está atrasado. Segundo a Infraero, pelo menos 14 voos já foram cancelados. Confira quais:

Chegadas:

— GOL 7487 de Montevidéu;
— GOL 1869 de Florianópolis;
— GOL 7465 de Córdoba;
— GOL 1240 de São Paulo;
— TAM 3847 de Curitiba;
— TAM 3059 de São Paulo;
— GOL 1689 de Recife;
— TAM 3501 de Recife.

Partidas:

— TAM 3050 para São Paulo;
— TAM 3297 para São Paulo;
— GOL 1269 para São Paulo;
— TAM 3554 para Belém;
— GOL 7487 para São Paulo;
— GOL 7465 para Rio de Janeiro.

fonte/ZeeroHora

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