Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 17, 2009

NÚMEROS DA EMBRAER - 40 ANOS

Funcionários: 17.237
Carteira de Pedidos: US 19,8 bilhões
Faturamento: US 3,019 bilhões
Lucro: US 467 milhões

Entrega de Aeronaves: 96
Aviação Comercial: 67
Aviação Executiva: 27
Defesa e Governo: 2

Pedidos firmes na Aviação Comercial
ERJ-145: 2
ERJ-170/190: 328

Receitas por Segmento:
Aviação Comercial: 66,7 %
Aviação Executiva: 14,3 %
Defesa: 6,9 %
Outros: 1,7 %
Serviços Aeronáuticos: 10,4 %

fonte: EMBRAER/1. semestre 2009

HELICÓPTERO DE ATAQUE WZ-9G EM CONFIGURAÇÃO AR-AR

A versões chinesas do Esquilo e do Pantera (WZ-11 e WZ-9, respectivamente) são armadas e realizam as missões de reconhecimento e ataque.O Aircraft Manufacturing Corporation of Harbin WZ-9 é a cópia autorizada do helicóptero Eurocopter Dauphin francês. O primeiro Z-9 voou em 1981 e foi construído na China a partir de componentes fornecidos pela Aerospatiale. No início da década de 1990, o Z-9B era a versão que chinesa que possuía índice de nacionalização superior a 70% e voou em 16 de janeiro de 1992. Os vôos de ensaio foram concluídos em novembro de 1992, tendo recebido a certificação de produção já no início de 1993. A entrada em serviço ocorreu em 1994 no PLA – Exercito Chinês. A missão da unidade era a tática com o transporte de tropas, já que a aeronave tem capacidade para transportar 10 homens armados. O Hiato entre as deseignações se refere ao WZ-10. que deve ser o seu helicóptero de ataque “puro” do exercito popular chinês cuja a inspiração para construção é o Tiger e o Mangusta …

TITÂNIO RUSSO PARA A INDUSTRIA AEROESPACIAL AMERICANA

Num marco de cooperação aeroespacial entre Rússia e Estados Unidos, a Boeing e a Russian Technologies criam empresa para manufatura de componentes de titânio com finalidades aeroespaciais.

A Boeing e a JSC VSMPO-AVISMA Corporation, empresa integrante do grupo estatal russo Russian Technologies (controladora da Rosoboronexport, Oboronprom, dentre outras companhias russas dos setores Aeroespacial e de Defesa) anunciaram no início de julho a abertura das instalações da joint-venture Ural Boeing Manufacturing (UBM), na cidade de Verkhnyaya Salda, na região de Sverdlovsk. As instalações, equipadas com equipamentos e tecnologias no estado-da-arte, irão manufaturar componentes em titânio para diversas aeronaves, como o Boeing 787 Dreamliner, e outros modelos russos. A criação da UBM é um marco na cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia no setor Aeroespacial.

Sergey Viktorovich Chemezov, diretor-geral da Russian Technologies comentou em entrevista distribuída pela Russian Technologies, e …

CISNE BRANCO VENCE REGATA INTERNACIONAL

Como parte integrante das atividades programadas pela “Sail Training International” (organização europeia sem fins lucrativos, criada com o objetivo de formar jovens pela arte de navegar), o Navio-Veleiro (NVe) “Cisne Branco” venceu, no dia 5 de agosto, a 5ª etapa das regatas que compuseram a “Tall Ships Atlantic Challenge 2009”, maior evento náutico realizado esse ano, sendo a única de que participou. Este grande evento náutico começou em Vigo (Espanha), em maio, passando por Tenerife (Espanha), Bermuda, Estados Unidos, Canadá e Irlanda, com veleiros de várias nacionalidades, alguns integrando a frota durante todo o percurso e outros apenas parcialmente, como foi o caso do NVe “Cisne Branco”. A regata estava prevista para cruzar o Atlântico Norte, saindo de Halifax (Canadá), indo até Belfast (Irlanda), retornando a Europa. O tempo total estimado para a travessia era de 23 dias, sendo que o veleiro brasileiro completou o percurso em apenas 15 dias, sendo o “Fita Azul” (Line of Honours),…

RÚSSIA PODE COMPRAR MAIS 60 CAÇAS SUKHOI ATÉ 2015

A Força Aérea da Rússia deve receber mais de 60 caças Sukhoi até 2015. Este acordo deve ser assinado em breve, durante a MAKS-09. A negociação inckui 48 Su-35, quatro Su-30M2 e 12 Su-27M. O valor estimado do contrato é de 1,9 bilhão de dólares. Nenhuma fonte oficial se manifestou sobre o assunto até o momento. O Su-35 é considerado pelos russos um caça de geração 4++ por incorporar tecnologias de aeronaves de quinta geração. A Rússia espera vender no mercado externo pelo menos 160 caças Su-35. Clientes potenciais incluem Índia, Malásia e Argélia. FONTE: Ria Novosti / FOTO: Sukhoi

CABO VERDE UMA NOVA BASE PARA 4A. FROTA

Visita de Hillary Clinton a Cabo Verde é um reconhecimento da democracia e segurança.
O analista político e escritor cabo-verdiano, António Ludgero Correia, considera que a visita da secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton a Cabo Verde, é um reconhecimento por parte dos Estados Unidos de que há democracia no arquipélago, mas também, segurança do Aeroporto Internacional do Sal.

Lugdero Correia, que falava em entrevista à Inforpress, está contudo convicto de que essa decisão não contempla a vertente boa governação do país, “porque se assim fosse Hillary Clinton não passaria ainda por Angola”, sublinha.

De acordo com esse analista, a política externa dos Estados Unidos não é feita ao acaso e essa digressão à África significa uma importância capital e, para Cabo Verde, poderá traduzir-se no novo prolongamento do projecto AGOA, que apontou de resto, como sendo um dos assuntos a figurar na agenda da secretária de Estado por ocasião da sua visita ao arquipélago.



“Cabo Verde não ben…

PISTA DE AVIAÇÃO É INAUGURADA EM CABECEIRAS DE BASTOS, PORTUGAL

Foto: António Silva

A Vila de Cabeceiras de Basto e o Exército Português inauguraram, ontem, a Pista de Aviação de Abadim, uma infra-estrutura destinada a pequenas aeronaves, com uma extensão de aproximadamente mil metros. Construída com a principal missão de responder a situações de emergência e auxiliar no combate aos incêndios florestais, a nova pista permite também a aterragem de aeronaves civis. A autarquia considera que esta obra, que custou mais de um milhão e 250 mil euros, é «estruturante para a região», pois promete atrair novas oportunidades de negócio, com destaque para o turismo e o lazer.

Fonte: Carla Esteves (Diário do Minho)

Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto

Pista para Aeronaves de Cabeceiras de Basto
Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto
Telefones:253 669100 - 966620449
Responsável pela Pista: Engº Luís Dourado: 925010623

Fonte: cm-cabeceiras-basto.pt

Cabeceiras de Basto

Cabeceiras de Basto é uma vila portuguesa no Distrito de Braga, região Norte e subregião do…

NOVO AIRBUS A320 DA SATA PARADO ATÉ SETEMBRO PARA MANUTENÇÃO

O Airbus A320 da SATA, o "Diáspora", fez uma aterrissagem brusca em Lisboa, tendo danificado o trem de pouso e uma asa.

O novo avião Airbus A320 da Sata, adquirido em maio pela transportadora aérea açoriana, efetuou uma aterrissagem dura (hard landing), no aeroporto de Lisboa, segundo informa a empresa em comunicado.

O "Diáspora" fez uma aterrissagem, na qual o impato do avião no solo chegou aos 4,6 Gs de força, um valor consideravelmente superior ao permitido pela aviação internacional, que é de 2,5 Gs. O incidente ocorreu dia seis deste mês, no final de uma viagem proveniente de Ponta Delgada (Açores).

O A320-214 da SATA, prefixo F-WWDC, teve danificado alguns componentes do trem de aterrissagem e de uma das asas, encontrando-se neste momento em manutenção, estando previsto que apenas regresse aos céus em setembro.

Em comunicado, a transportadora regional açoriana informa não terem sido “encontrados indícios de danos na estrutura do avião”, estando o aparelho “a ser …

NOVO JATO DA PASSAREDO COMEÇA A OPERAR

O terceiro dos quatro jatos ERJ 145 adquiridos pela Passaredo Linhas Aéreas, no final de 2008, entra em operação a partir de hoje.. A nova aeronave atenderá as rotas Ribeirão Preto/Belo Horizonte, Belo Horizonte/Ribeirão Preto e Ribeirão Preto/Brasília, Brasília/Ribeirão Preto. "O início da operação do novo jato vai agregar ainda mais valor aos nossos serviços nestas localidades", afirma Comandante Felício, presidente da empresa.

Com a chegada do novo jato, a Passaredo começará a atuar com nove aeronaves sendo seis EMB 120 Brasília e três jatos ERJ 145. Até o final de agosto outro jato deve chegar e iniciar as operações em rota ainda a ser divulgada pela empresa.

As passagens Ribeirão Preto/Belo Horizonte, Belo Horizonte/Ribeirão Preto terão o preço a partir de R$ 145 em cada trecho, já a passagem Ribeirão Preto/Brasília, Brasília/Ribeirão Preto, custará a partir de R$ 202.

A Passaredo opera com uma frota 100% brasileira atendendo as cidades de Ribeirão Preto, Brasília, Belo Ho…

RYNAIR CORTA 600 EMPREGOS AO ELIMINART VOOS DO AEROPORTO DE MANCHESTER

A Ryanair, principal companhia aérea de baixo custo da Europa, anunciou hoje que cortará até 600 empregos como resultado da eliminação de nove das dez rotas que opera no aeroporto de Manchester, no norte da Inglaterra.

A medida, que entrará em vigor em 1º de outubro e representará a suspensão de 44 voos semanais (600 mil passageiros ao ano), deve-se à recusa da autoridade portuária de reduzir tarifas, disse a companhia aérea irlandesa.

Assim, a Ryanair cancelará seus voos de Manchester a Gerona (Espanha), Brêmen (Alemanha), Bruxelas (Bélgica), Cagliari (Itália), Düsseldorf (Alemanha), Frankfurt (Alemanha), Marselha (França), Milão (Itália) e Shannon (Irlanda).

Os passageiros afetados receberão a devolução do valor da passagem ou terão a possibilidade de ir para outros destinos de aeroportos próximos.

A companhia aérea tomou esta decisão após anunciar no mês passado a redução de voos semanais no aeroporto londrino de Stansted em 30% entre outubro e março de 2010, o que supõe a perda de 2,5…

ERROS TÉCNICOS E HUMANO CAUSARAM QUEDA DE AVIÃO EM MADRI

Uma falha de sistema associada a um erro dos pilotos provocou a queda de um avião da Spanair no ano passado em Madri, concluiu um relatório apresentado nesta segunda-feira sobre o acidente que matou 154 pessoas.

Os flaps e os slats do avião MD82 da Spanair não estavam abertos enquanto a aeronave se preparava para a decolagem, mas nem os pilotos nem o sistema automático perceberam o problema nos procedimentos antes da partida, afirmou a Comissão para Acidentes da Avião Civil da Espanha no relatório.

"A aeronave tinha seus procedimentos padrão e suas listas de tarefas... o que incluía a seleção e a confirmação da configuração correta para a decolagem", diz o relatório.

"Os pilotos usaram esses procedimentos como referência, mas por alguma razão -- seja por uma interrupção provocada pelo primeiro retorno da aeronave ao terminal, devido a problemas mecânicos, seja pela pressão contra atrasos ou por falhas nos métodos de trabalho da tripulação --, esses procedimentos não foram …

PRIMEIRO REABASTECIMENTO EM VOO DO F-35B

O segundo protótipo da variante F-35B do Lightning II realizou com sucesso seu primeiro reabastecimento em voo. Este foi o primeiro F-35 a completar o reabastecimento usando o sistema “probe-and-drogue”, usado pela US Navy e USMC.fonte: US Navy

VÍDEO - 40 ANOS EMBRAER BANDEIRANTE