HELICÓPTERO DE ATAQUE WZ-9G EM CONFIGURAÇÃO AR-AR


A versões chinesas do Esquilo e do Pantera (WZ-11 e WZ-9, respectivamente) são armadas e realizam as missões de reconhecimento e ataque.

O Aircraft Manufacturing Corporation of Harbin WZ-9 é a cópia autorizada do helicóptero Eurocopter Dauphin francês. O primeiro Z-9 voou em 1981 e foi construído na China a partir de componentes fornecidos pela Aerospatiale. No início da década de 1990, o Z-9B era a versão que chinesa que possuía índice de nacionalização superior a 70% e voou em 16 de janeiro de 1992.

Os vôos de ensaio foram concluídos em novembro de 1992, tendo recebido a certificação de produção já no início de 1993. A entrada em serviço ocorreu em 1994 no PLA – Exercito Chinês. A missão da unidade era a tática com o transporte de tropas, já que a aeronave tem capacidade para transportar 10 homens armados.

O Hiato entre as deseignações se refere ao WZ-10. que deve ser o seu helicóptero de ataque “puro” do exercito popular chinês cuja a inspiração para construção é o Tiger e o Mangusta europeus.

Em geral, o Z-9 chinês é idêntico ao AS 365N Dauphin. Aos poucos os chineses foram nacionalizando mais e mais a aeronave, a medida que avançavam na nacionalização de componentes introduziam mais e mais materiais compostos a aeronave com o objetivo de incrementar a resistência estrutural da célula e reduzir a assinatura radar.

A versão naval foi introduzida ainda na década de 1990, e é denominada Z-9C e está equipada para busca e salvamento missões, e missões ASW. A versão militar mais importante é denominada WZ-9 é equipada com mísseis antiradar, ar-terra, ar-ar e antitanque. A versão “longbow” foi introduzida em 2005 e tem a total capacidade navegação e ataque noturno.

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