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Mostrando postagens de outubro 28, 2009

PISTA CONTRIBUIU EM ACIDENTE DA TAM, DIZ FAB

Relatório final aponta falta de área de escape em Congonhas e treinamento insuficiente de pilotos; posição de manete é fator decisivo; documento será agora apresentado às famílias das vítimas; TAM e Infraero dizem que só se manifestam após divulgação do texto O relatório final da Aeronáutica sobre o voo 3054 da TAM aponta a falta de área de escape na pista de Congonhas, em São Paulo, e o treinamento insuficiente dado aos pilotos para situações de risco como fatores contribuintes para o acidente. A posição incorreta do manete direito (alavanca que controla a potência da turbina direita) é o fator decisivo, de acordo com o texto, que, no entanto, é inconclusivo quanto às razões desse erro. Após cruzar a pista durante o pouso, o Airbus colidiu com um prédio vizinho a Congonhas, matando 199 pessoas em 17 de julho de 2007. O documento foi aprovado ontem pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, referendando a investigação que não foi capaz de determinar se uma falha

INCENTIVO À AVIAÇÃO REGIONAL

O número de linhas aéreas ofertadas no Nordeste deve ganhar incremento já no próximo semestre. As companhias aéreas regionais, que ainda não operam na Região, estão focando agora os estados nordestinos e devem, no início do ano que vem, começar a investir por aqui. Isso é o que afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar), Apostole Lazaro Chryssafidis, explicando que o interesse das empresas vem motivado pelo recém criado Plano de Estímulo e Fomento do Transporte Aéreo Regional, que deve ser votado ainda este mês na Câmara Federal. O Projeto de Lei (PL), entre outras disposições, incentiva a criação de voos para as chamadas linhas essenciais, que são aquelas de baixo e médio tráfego. "Esse plano não é para o Sudeste, mas o Nordeste e o Norte também, devem ser os maiores beneficiados. Isso porque hoje o Nordeste é pouco atendido pelo transporte aéreo", explica o presidente, que é mais conhecido no setor como Lack. Os novos

AEROCLUBE DE BLUMENAU ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE COMISSÁRIOS

O Aeroclube de Blumenau está com matrículas abertas para o Curso de Comissário de Bordo. Serão três meses de aula, a partir de 9 de novembro, que darão a homens e mulheres a habilitação para trabalhar em qualquer companhia aérea brasileira. O curso é uma parceria do aeroclube com a Uniasselvi, onde serão ministradas as aulas. A preparação inclui aulas de Etiqueta, Regulamentação da Aviação Civil, Navegação Aérea, Conhecimentos Básicos sobre Aeronaves, Segurança de Voo, entre outras disciplinas. Haverá ainda aulas práticas de Sobrevivência no Mar e na Selva, ministradas em parceria com o Corpo de Bombeiros de Blumenau. As aulas serão de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h. É necessário ter 18 anos completos até o final do curso, além de Ensino Médio. Mais informações no site do curso ou pelo telefone 3337-6290. fonte/AeroBlumenau

INCÊNDIO NA TURBINA DE AVIÃO DA JETSTAR

Mais de 170 passageiros foram evacuados de um vôo da Jetstar na Austrália após uma breve incêndio no motor que se incendiou após o pouso, informou a empresa nesta quarta-feira. Um incêndio no motor da turbina esquerda de um voo da Jetstar procedente de Brisbane forçou uma evacuação de emergência de aeronaves com mais de 170 passageiros a bordo em Newcastle na noite passada. A Jetstar declarou que o avião tinha chegado a uma parada completa depois do seu desembarque programado de Brisbane para Newcastle, quando um trabalhador de solo percebeu um incêndio no motor esquerdo do A320. O avião já estava desligado ", Ninguém ficou ferido na evacuação ou incêndio, que durou apenas alguns segundos, disse um porta-voz da Jetstar . Os membros da tripulação realizaram procedimentos de emergência, pedindo que os passageiros deixassem suas bagagens de mão a bordo. Os passageiros foram evacuados usando às escadas. A Jetstar diz que as investigações continuaram para verificar o que causou o

MONOMOTOR FAZ POUSO FORÇADO EM JACAREACANGA

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Uma aeronave monomotor Embraer/minuano prefixo PT-VMY pilotada por Harold Bieri , procedente da Aldeia Sai-Cinza, com mais uma pessoa à bordo, ao aproximar-se do aeroporto de Jacareacanga, para pouso, perdeu potência no motor o que obrigou Harold , efetuar o pouso forçado dentro de uma fazenda proximo da pista de pouso. Mesmo com a habilidade do piloto, o acidente provocou enormes prejuizos materias sem contudo haver danos fisicos, o piloto, que tambem é mecânico de aeronaves, disse que o pane ocorreu subitamente, e vendo o motor perder potência, antevendo que não daria para alcançar a pista, fez pouso forçado em um pasto de fazenda, concluiu dizendo que o dano material ocorrido deveu-se a muitos tocos e arvores caídas no local. fonte/RádioLocal

BOEING 747-400 DA AIR FRANCE RETORNA APÓS DESCARGA ELÉTRICA

Na Segunda- feira (26) , Um Boeing 747-400 da Air France na rota de Miami para Paris, com uma hora após sair de Miami , em pleno Oceano Atlântico, o avião teve problemas técnicos decorrentes de uma possível descarga Atmosférica. A aeronave retornou e desembarcou os passageiros de volta em Miami . Os passageiros foram relocados em um outro Boeing 25 horas mais tarde. fonte/MiamiNews

AVIÃO CAI EM FAZENDA NO MATO GROSSO

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O avião monomotor, de prefixo PTAQO, caiu ontem à tarde em uma propriedade rural a três quilômetros da BR-262, em Campo Grande. O piloto Herculano Machado Filho, 50 anos, ficou ferido e um passageiro não identificado saiu ileso. As causas do acidente ainda serão apuradas, mas informações iniciais é de que houve pane no motor e o piloto tentou retornar, mas a asa direita da aeronave bateu em uma árvore. fonte/CorreioMT

AVIÃO COM TIME DO STOKE FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA

Um avião que levava os jogadores do Stoke de volta para casa, após derrota na Copa da Liga para o Portsmouth, foi obrigado a fazer um pouso de emergência na madrugada de quarta-feira. O avião, que se direcionava ao aeroporto de East Midlands, foi desviado para o de Gatwick, depois de os jogadores sentirem cheiro de queimado na cabine. “Embora não pudéssemos ver nenhum sinal de incêndio após a checagem, o elenco foi forçado a abandonar o voo e enfrentar longa viagem de carro para Stoke”, de acordo com nota no site oficial do clube. O Stoke foi goleado por 4 a 0 contra os rivais da Premier League na partida de terça-feira. fonte/IG

MACACÃO DE VOO - ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

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O Tecido Nomex ®, uma marca DuPont™ , foi utilizado pela primeira vez pelos militares em 1965, quando a Marinha EUA utilizou o macacão de voo feito de fibra de Nomex ® brand. Hoje, a fibra Nomex ® é uma parte integrante dos trajes de voo militares, policiais, além das balaclavas, coletes e luvas. Seus benefícios são inúmeros. O principal é a segurança. Além de outros, o Nomex® Comfort é utilizado na confecção dos macacões de voo das Unidades de Aviação Policial e Militar no Brasil. A Estambril ® Group espanhola e a DuPont™ , detentora da marca Nomex ®, produzem uma gama de tecidos de meta-aramida para utilizações diversas. Importante dizer que também produz fibras de meta-aramida a Rhodia , inclusive em vestimentas especiais utilizadas para os serviços de bombeiros, exército, polícia, indústria, etc. Especificamente sobre a fibra Nomex®, esta possui diversas configurações e gramaturas, pois para cada tipo de utilização será usado um material específico. Como regra, o Nomex® Comfo

NOVAS REGRAS SOBRE AUTORIZAÇÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO

A partir da próxima sexta-feira, 30 de outubro, entram em vigor as novas regras sobre autorização de controle de tráfego aéreo, conforme especificado no SUPLEMENTO AIP N055/09* . Esse documento destaca, principalmente, os novos conceitos, responsabilidades e procedimentos relacionados às autorizações Controle de Tráfego Aéreo (ATC). As novas disposições incluem ainda os procedimentos para o uso do ponto limite de autorização, bem como para a aplicação da autorização padronizada para aeronave partindo. O NOTAM Z0295/2009** complementa esse assunto, apresentando a relação de Torres de Controle de Aeródromo (TWR) que aplicam esta autorização padronizada para aeronave partindo. ___________________________________ 11 Autorização ATC 11.1 Generalidades 11.1.1 A autorização ATC é baseada nas condições conhecidas de tráfego. Assim, alteração na autorização inicial poderá ser emitida pelo ATC, a qualquer momento, para evitar um possível conflito entre as aerona

FALTA DE COMBUSTÍVEL PODE TER CAUSADO QUEDA DE MONOMOTOR NA SAÍDA PARA TRÊS LAGOAS, MATO GROSSO DO SUL

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Uma nova hipótese surge para a causa da queda do avião monomotor Cessna 170A prefixo PT-AQO, ocorrida por volta das 16h30 da terça-feira, 27 de outubro, no aeroporto Aero Rural, (ou Aero Ching) na saída para Três Lagoas, em Campo Grande. Conforme o responsável pelo estabelecimento, Jaime Maldonado, teria faltado combustível na aeronave. O piloto, ainda conforme Maldonado, seria Herculano e o passageiro Vanderlei. Ambos teriam idade aproximada de 40 anos. Maldonado estaria ferido com maior gravidade, segundo Maldonado. Conforme o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), os feridos seriam dois homens que aparentam ter média de 40 anos de idade. Maldonado disse ao Capital News que o avião provavelmente iria pousar no aeroporto Santa Maria, na região das Moreninhas, mas, fez um pouso forçado no Rural. Assim que tentara alçar voo novamente, sofreu com a falha e caiu. fonte/capitalnews fotos/Deurico/Capital News

HELICÓPTERO DA FORÇA AÉREA EQUATORIANA REALIZOU POUSO FORÇADO

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Um helicóptero Dhruv da Força Aérea Equatoriana realizou hoje um pouso forçado em situação de emergência, quando iniciou um incêndio no motor. O Helicóptero era conduzido por dois tripulantes por ocasião da cerimônia de comemoração do 89 º aniversário da Força Aérea no Aeroporto Mariscal Sucre, na capital (setor norte do Aeroporto de Quito), cerimônia que era presidida pelo Vice Presidente, Lenin Moreno. Os Tripulantes saíram feridos com queimaduras e foram conduzidos a um hospital militar. Militares correm na direção do helicóptero acidentada nesta terça-feira (27) em base de Quito, poucos segundos depois de sua queda O piloto teria conseguido evitar a queda da aeronave sobre o público Diversos jornalistas testemunharam o fato e diversas rádios que cobriam o evento noticiaram que o fogo iniciou-se na parte de trás da aeronave enquanto voava com outra em formação. A Aeronave sinistrada não foi completamente consumida pelo fogo já que viaturas de combate a incêndio do aeroporto

VAZAMENTO DE FLUIDO HIDRÁULICO EM AVIÃO DA BRUSSEL AIRLINES FERE QUATRO PASSAGEIROS

Quatro passageiros do avião Avro RJ-100, prefixo OO-DWK, da Brussel Airlines ficaram feridos nesta terça-feira (27) devido a um vazamento de fluido hidráulico quente, registrado pouco depois da aterrissagem em Bruxelas, anunciou um porta-voz da companhia aérea. O avião concluía a ligação Berlim-Bruxelas (voo SN-2588) com 74 passageiros a bordo, tendo o fluido que vazou no momento da aterrissagem, atingido as quatro vítimas no rosto e nos braços. Duas delas foram transportadas para o Hospital de Gasthuisberg de Lovaina, mas o seu estado não é preocupante, segundo os bombeiros do aeroporto de Bruxelas-Zaventeim. A companhia aérea informou que ainda não está claro o motivo do vazamento. Fontes: RT

PILOTOS DA NORTHWEST AIRLINES PERDEM LICENÇA DE VOO

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As autoridades americanas de aviação decidiram revogar nesta terça-feira a licença do comandante e do co-piloto do Airbus A320 da Northwest Airlines que passou direto pelo aeroporto no qual deveria pousar. Caixa-preta do avião da Northwest Airlines "A Administração Federal de Aviação revogou as licenças dos dois pilotos da Northwest Airlines que passaram pelo local de pouso no dia 21 de outubro de 2009, no voo 188 entre San Diego e Minneapolis". O comandante, 53 anos, e seu co-piloto, 54, prestaram depoimento na véspera a NTSB (National Transportation Safety Board), quando reafirmaram que o incidente foi provocado por uma "distração". O avião, que levava 144 passageiros, deveria pousar no aeroporto internacional de Minneapolis-St Paul. No entanto, o Airbus passou direto pelo local e continuou voando na direção nordeste por mais 150 milhas (241,35 km), até que o controle de tráfego aéreo do aeroporto conseguiu finalmente se comunicar com os pilotos. Os dois disseram

MONOMOTOR CAI E MATA PILOTO NOS EUA

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Autoridades observam local da queda do avião de pequeno porte Beechcraft A36TC, prefixo C-FFIH, na terça-feira (27) próximo ao aeroporto de Kalamazoo, no estado americano de Michigan. O acidente ocorreu pouco depois da decolagem e provocou a morte do piloto. f onte/G1/AP)/ ASN foto/ AP