Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 31, 2009

PRESO SUPOSTO PILOTO DE AVIÃO COM DROGAS PERSEGUIDO PELA FAB

Uma equipe da Polícia Federal de Rondonópolis (MT), 200 km ao norte de Cuiabá, prendeu um homem boliviano, de 51 anos, suspeito de ser o piloto de um avião localizado na semana passada em uma fazenda do pantanal matogrossense. Segundo a PF, que divulgou os resultados da operação apenas nesta segunda-feira, a aeronave teria sido utilizada para a entrega de 460 kg de cocaína apreendida na zona rural de Caiapônia (GO), no dia 21 de agosto.

Avião apreendido foi perseguido pela Força Aérea Brasileira
Segundo nota da Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis, o avião Cessna modelo 206C havia sido perseguido pela Força Aérea Brasileira após realizar a entrega em Goiás no último dia 21. Para fugir, o piloto executou um pouso em uma clareira localizada entre os municípios de Santo Antônio do Leverger e Itiquira, em Mato Grosso. Após o pouso, o piloto e um copiloto fugiram pela mata, abandonando o avião.

Policiais federais encontraram nesta sexta-feira o piloto boliviano em uma fazenda localiza…

SKYEUROPE SUSPENDE OPERAÇÃO EM TODA EUROPA

A Portway confirmou hoje, terça-feira, que a SkyEurope suspendeu "por hoje" toda a sua operação na Europa, acrescentando que desconhece o que se poderá passar daqui em diante."A SkyEurope suspendeu por hoje [quarta-feira] toda a operação na Europa. Não tenho mais informação sobre se vão operar amanhã (quarta-feira) ou não. Não temos contacto nenhum com eles e é isso que temos estado a dizer aos passageiros", disse à agência Lusa Bruno Andrade, supervisor da área de passageiros da Portway.Questionado sobre a situação dos passageiros que não puderam embarcar, Bruno Andrade disse que "o aeroporto não pode fazer nada", pelo que todos os problemas "terão de ser resolvidos pelos passageiros".
fonte: Sapo/pt/foto/divulgação

RAF ESTUDA PROLONGAR VIDA DOS TYPHOON

O Reino Unido está avaliando a possibilidade de estender a vida útil da estrutura do Typhoon para mais de 6.000 horas de voo. Desta maneira os aviões de construção mais antiga poderão voar além de 2030, data provável de sua retirada de serviço. No entando, estas projeções podem mudar, pois são constantemente atualizadas. Tudo depende de como as aeronaves serão utilizadas operacionalmente e a frequência dessas operações. Como comparação, a vida útil da estrutura do Tornado possui cerca de 8.000 horas de voo, ou seja, 33% a mais que o Typhoon. Além de ter a maior frota de Typhoon, a RAF também é a que mais voa. Até o momento o Reino Unido acumulou mais horas de voo que os seus parceiros do consórcio (Alemanha, Itália e Espanha). Na RAF os Typhoon voam, em média, 30 horas por mês, por célula. Os outros países voam no máximo 15 horas. Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido a frota de caças Typhoon atingiu 25.000 horas de voo no final de 2008. Nos outros países o valor anual chega a 1…

EXPRESSJET COMEMORA CINCO MILHÕES DE HORAS DE VOO DE ERJ 145

Empresa é a maior cliente deste modelo de aeronave A Embraer celebra junto com a ExpressJet Airlines, cliente com base na cidade de Houston, nos Estados Unidos, que opera exclusivamente mais de 240 jatos ERJ 145, mais um momento histórico desta parceria: cinco milhões de horas de vôo com sua frota de aeronaves ERJ 145, em operação desde 1996. “Na qualidade de primeiro cliente da frota ERJ 145 da Embraer, nós realmente valorizamos nosso relacionamento com a Empresa”, disse Jay Perez, Vice-Presidente de Pessoal e Material de Serviços da ExpressJet Airlines. “Nos tornamos a operadora do equipamento Embraer mais confiável do mundo e estamos orgulhosos por completar cinco milhões de horas de vôo com uma taxa de término na manutenção de mais de 99,9%”, acrescentou Perez. “Em nome dos empregados da Embraer, em todo o mundo, parabenizamos a ExpressJet por este feito extraordinário. O relacionamento e o sucesso mútuo que dividimos com este cliente especial nos honra e orgulha profundamente”, afir…

MIGS 'ESTOCADOS' NA SÉRVIA PARA FORÇA AÉREA DO IRAQUE

MiG-21 da Força Aérea do Iraque (notar a camuflagem de deserto)
com marcas da Força Aérea Sérvia (Ex-Iugoslávia).
Pelo menos 3 foram usados na Guerra Civil que dividiu a Iugoslávia.
O Ministério da Defesa do Iraque revelou neste domingo localizou pelo menos 19 caças dos modelos MiG-21 e MiG-23 que se encontravam armazenados na Sérvia onde tinham sido enviados para revisão em 1989. Bem antes da invasão do Kuwait quando foi determinado o embargo econômico e de armas contra o país. Assim uma delegação técnica do Iraque, liderada pelo chefe da força aérea, general Anwar Mohammed Amin, foi enviada a Sérvia para negociar o retorno ao país das aeronaves. O Governo Sérvio que este ano já exportou 100 milhões em armas ao Iraque e no ano passado pelo menos 235 milhões dólares, prometeu devolver imediatamente para uso pelo menos dois MiGs. Posteriormente as demais devem ser devolvidas ao ritmo a proporção que forem revisadas na base aérea de Rush. MiG-23 Iraquiano (observar as marcas em árabe) sen…

BOLÍVIA QUER IMPORTAR AVIÕES DE COMBATE DO BRASIL OU DA CHINA

K-8 Karakorum from Zambia Air Force
A Bolívia fixou a meta de adquirir seis aviões de combate importados de Brasil ou China, informou o ministro da Defesa Walker San Miguel, depois que os Estados Unidos não autorizaram que a República Tcheca fornecesse aeronaves ao país.

"Podem ser os (aviões) chineses ou podem ser os Super Tucano do Brasil. Um dos dois pode ser", afirmou o ministro, citado nesta segunda-feira pelo jornal La Razón, sem dar maiores detalhes sobre as negociações.


O governo de Evo Morales quer que a Bolívia tenha seus primeiros aviões de combate, e desde o ano passado tenta comprar da República Tcheca seis aeronaves de guerra L-159 ALCA, fabricadas com componentes americanos, por 58 milhões de dólares.

No entanto, o próprio presidente boliviano revelou em agosto passado que os Estados Unidos haviam proibido a República Tcheca de vender os aviões para a Bolívia, sem indicar as causas do veto.

A Bolívia também negocia a aquisição de 100 milhões de dólares em armas e e…

MICHAEL ROBERT DACRE MORRE TESTANDO SEU INVENTO - O JETPOD - O TAXI VOADOR

Destroços do avião

Um trágico acidente encerrou a carreira de um dos mais destemidos inventores do mundo da aviação, uma ciência que cobra alto daqueles que ousam desafiar limites. O britânico Michael Robert Dacre, de 53 anos, morreu esta semana em Taiping, a 300 km de Kuala Lumpur, Malásia, ao realizar o primeiro teste do seu Jetppod, um tipo de aeronave de decolagem curta com múltiplas funções.

As causas do acidente são desconhecidas, mas a hipótese de uma falha estrutural é a mais provável, pelas circunstâncias do acidente. Dacre havia acabado de subir, segundo uma testemunha depois de ter feito três tentativas. Na quarta, a aeronave experimental de oito lugares conseguiu elevar-se do solo cerca de 200 metros. Subitamente arremeteu com o bico em um ângulo forçado e guinou sobre a asa esquerda, mergulhando direto para o solo. Antes do choque, o jato biturbinado explodiu. O vôo de teste deveria ter sido realizado com o projetista sendo acompanhado de um co-piloto, mas na hora o invento…

ESQUADRÃO CARCARÁ VENCE TAREC 2009

O 1° Esquadrão do 6° Grupo de Aviação, Esquadrão Carcará, venceu, nesta sexta feira, 28, o 3° Torneio da Aviação de Reconhecimento (TAREC), a competição bienal entre os esquadrões de Reconhecimento da FAB. A aviação de reconhecimento tem papel fundamental nos conflitos por ser responsável pela coleta de informações sobre o teatro de operações. Com a ajuda de sensores fotográficos e eletrônicos, as aeronaves de reconhecimento esclarecem os pontos no território que podem ser considerados alvos de ações militares. Aviação de reconhecimento pode também aferir o grau de destruição dos alvos atingidos pela aviação de caça. A TAREC é organizada pela III Força Aérea (FAEIII), Organização da FAB responsável pelas aviações de Caça e reconhecimento. Na edição deste ano 90 homens dos Esquadrões de Reconhecimento disputaram provas esportivas e operacionais, durante cinco dias, na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará. Após um começo irregular, com resultados ruins nas provas de vôlei e Cabo de Guerra, o…

EXPLICAÇÃO DA TRAGÉDIA DO VOO AF447 RIO-PARIS PODE DEMORAR UM ANO E MEIO

O diretor da investigação técnica francesa do acidente do voo AF447 Rio-Paris da Air France, Paul-Louis Arslanian, declarou nesta segunda-feira que a busca das caixas-pretas será retomada durante o outono do hemisfério norte (primavera no Brasil), ao mesmo tempo que revelou esperar ter uma explicação sobre a tragédia dentro de "um ano ou um ano e meio".

Paul-Louis Arslanian, diretor do Escritório de Investigações e Análises francês, durante coletiva em 17 de junho, em Paris
"A busca deve ser retomada durante o outono. Quando durante o outono não sei", afirmou o diretor do Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês).

Ao mesmo tempo, Arslanian afirmou que o BEA aguarda os resultados detalhados das nceropsias.

"Nossos colegas brasileiros nos proporcionaram, à medida que nossa investigação avançava, uma grande quantidade de informações disponíveis no Brasil. É por este canal que espero os resultados detalhados das autópsias. Ainda não tenho os me…

SOL ESPERA OBTENÇÃO DO CHETA PARA COMEÇAR A VOAR

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) delibera em reunião de diretoria amanhã sobre a concessão da nova empresa aérea regional Sol Linhas Aéreas para exploração de serviço de transporte aéreo público regular de passageiro, carga e mala postal.

A companhia já recebeu autorização de funcionamento jurídico da Anac e passou pelas avaliações dos requisitos operacionais: certificação das aeronaves, treinamento da tripulação e da equipe em solo, plano de segurança, voo de teste e diversos outros itens, para que atendam aos padrões brasileiros e internacionais de segurança. Agora a Sol aguarda a obtenção do Certificado de Homologação de Empresa de Transporte Aéreo (Cheta) para lançar operações aéreas.

Fonte: Panrotas

TRÊS MORTES EM ACIDENTE DE HELICÓPTERO NA ÁFRICA DO SUL

Três pessoas (pai e duas filhas) morreram no final da manhã deste domingo (30) quando o helicóptero em que estavam caiu no vale Heidelberg, ao lado do White River Mpumalanga, na África do Sul. O piloto, George Snyman, 49 anos, um homem de negócios Nelspruit, e suas duas filhas estavam a caminho de casa em Klaserie, em Limpopo, quando ocorreu o acidente.

Os destroços do helicóptero - Foto: Beeld

O helicóptero amarelo Aerokopter AK1-3 Sanka, prefixo ZU-RIT, que esta registrado para Snykor CC / George Snyman, e era regularmente visto voando no vale de Heidelberg. As pessoas que vivem na área dizem que ele pousou várias vezes na região, para visitas curtas.

Minutos antes do acidente, o piloto ainda estava em contato por rádio com a torre de controle do Kruger Mpumalanga International Airport (KMIA).

Pouco antes das 10 (hora local) os moradores do assentamento informal nas proximidades ouviram um estrondo. Pouco tempo depois, um incêndio com origem na queima da plantação e, quando foram para o…

ENCONTRO NACIONAL DE AVIAÇÃO VIRTUAL

BRASIL É O SEGUNDO MAIOR MERCADO MUNDIAL DE AVIAÇÃO AGRÍCOLA

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas da Aviação Agrícola (Sindag), o setor tem apresentado um crescimento de 5% ao ano. A entidade afirma que esse número significa o ingresso anual de 50 novos aviões na frota de aeronaves agrícolas do país.

Quase seis décadas depois do primeiro vôo agrícola do Brasil, o setor representa o segundo maior mercado no segmento do mundo. São 300 empresas especializadas e cerca de 1,4 mil aviões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

A expectativa dos empresários é ampliar o crescimento nos próximos anos e, para isso, especialistas do setor defendem um maior investimento em tecnologia, revisão de conceitos técnicos e integração efetiva com o agronegócio.

Fonte: Canal Rural

BOMBEIRO NÃO CONFIRMAM QUEDA DE AVIÃO EM ARAPONGAS

Um telefonema para a corporação informou que um avião de pequeno porte poderia ter caído na tarde deste domingo (30), em local conhecido como Mata do Frigorífico, na região da Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), em Arapongas, no norte do Paraná.

Informações preliminares do Corpo de Bombeiros dão conta que populares observaram quando o avião sobrevoou o centro da cidade soltando fumaça.

Equipes do Corpo de Bombeiros, da PM e do Samu ainda procuram o local exato da possível queda da aeronave, mas nada foi encontrado até o momendo. As autoridades não descartam a possibilidade de a informação ser um trote.

Fonte: TNNews

DASSAULT INAUGURA UM CENTRO DE MANUTENÇÃO NO BRASIL

Técnicos em unidade da Dassault: Brasil já tem 30 aviões da fabricante em operação Para a maior parte dos gigantes corporativos, a China é o emergente da moda. Seu ritmo de expansão econômica é tão alto que deu origem ao termo "crescimento chinês" para qualquer resultado acima dos 8% ao ano. De quebra, o País ainda tem um mercado interno pouco explorado, equivalente a mais de um sexto da população mundial. Num setor, porém, o colosso chinês está atrás do Brasil. No mercado de aviões executivos, a China está cerca de dez anos atrás do Brasil, conta o presidente mundial da Dassault- Falcon, Jean Rosanvallon, em entrevista à DINHEIRO. Por isso, no início do mês, a empresa inaugurou em Sorocaba, no interior do Estado, um centro de manutenção e serviços próprio, o primeiro desse tipo a ser construído fora dos EUA e da Europa. O investimento, de US$ 5 milhões, é uma resposta, segundo o executivo, a exigências de clientes. Hoje, já existe uma frota de 30 Falcon em operação no Brasil…

HELICÓPTERO CAI NA POLÔNIA

No domingo (30), por volta das 17:00 (hora local) o helicóptero RotorWay Exec 162F, prefixo SP-YSA, caiu próximo ao aeroporto de Świdnikiem, na Polônia.

O piloto de 44 anos conseguiu deixar a aeronave pouco antes que ela fosse consumida pelas chamas. Ele ainda tentou chegar a um extintor de incêndio, mas desistiu antes da explosão. O aparelho bateu no chão cerca de 150 metros do aeroporto.

Sabe-se que o helicóptero pertencia ao piloto, que realiza um voo de treinamento. Era a única pessoa a bordo.

Fonte: Gazeta Wyborcza Lublin - Fotos: Rafał Michałowski / Agência Gazeta

CTA AGORA É DCTA

O Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA-CMDO) passou, a partir do dia 18 de agosto de 2009, a ser denominado Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). Nesta mesma data o Ten Brig Ar Cleonilson Nicácio Silva assumiu o cargo de Diretor-Geral da organização.O DCTA tem sob sua responsabilidades as seguintes organizações: Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA; Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE; Instituto de Fomento e Coordenação Industrial - IFI; Instituto de Estudos Avançados - IEAv; Grupamento de Infra-Estrutura e Apoio de São José dos Campos - GIA-SJ; Grupo Especial de Ensaios em Vôo - GEEV; Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos - CPORAER-SJ; Centro de Lançamento de Alcântara - CLA e
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - CLBIFONTE: FAB

SU-27 CAI DURANTE EXIBIÇÃO NA POLÔNIA

Um caça SU-27 da Força Aérea bielorussa caiu no domingo (30) durante uma apresentação acrobática na Polônia, matando os dois pilotos, informou a polícia. “Os dois pilotos não conseguiram se ejetar, e morreram na queda. Mas não houve outras perdas”, disse a porta-voz da polícia Agnieszka Humeluz em Radom, cidade cerca de 100 quilômetros ao sul de Varsóvia. “O SU-27 caiu minutos após começar sua série de acrobacias, longe da área onde estavam os espectadores”, diz à Reuters Laszek Kopec, testemunha do acidente. Nuvens de fumaça preta podiam ser vistas no lugar onde aconteceu o acidente. A televisão polonesa mostrava o grande e pesado avião fazendo três acrobacias e perdendo altitude, como se fosse pousar. Ele então sumiu do campo de visão, atrás de uma linha de árvores, e explodiu.FONTE: G1