RAF ESTUDA PROLONGAR VIDA DOS TYPHOON

typhoon-raf-foto-eurofighter

O Reino Unido está avaliando a possibilidade de estender a vida útil da estrutura do Typhoon para mais de 6.000 horas de voo. Desta maneira os aviões de construção mais antiga poderão voar além de 2030, data provável de sua retirada de serviço.

No entando, estas projeções podem mudar, pois são constantemente atualizadas. Tudo depende de como as aeronaves serão utilizadas operacionalmente e a frequência dessas operações. Como comparação, a vida útil da estrutura do Tornado possui cerca de 8.000 horas de voo, ou seja, 33% a mais que o Typhoon.

Além de ter a maior frota de Typhoon, a RAF também é a que mais voa. Até o momento o Reino Unido acumulou mais horas de voo que os seus parceiros do consórcio (Alemanha, Itália e Espanha). Na RAF os Typhoon voam, em média, 30 horas por mês, por célula. Os outros países voam no máximo 15 horas.

Segundo o Ministério da Defesa do Reino Unido a frota de caças Typhoon atingiu 25.000 horas de voo no final de 2008. Nos outros países o valor anual chega a 10.000 ou menos.

A frota atual da RAF conta com 49 aeronaves do modelo Tranche 1 e sete do modelo Tranche 2. Estas formam dois esquadrões de linha e duas outras unidades de ensaios de voo e treinamento. Outros três esquadrões devem ser criados na Escócia entre outubro de 2010 e outubro de 2012.

O primeiro deslocamento operacional de longo curso deste novo caça da RAF deve acontecer no final do ano, quando os Typhoon substituirão os 4 Tornado F3 do esquadrão 1435, atualmente baseado em Mount Pleasant, ilhas Falkland/Malvinas.

fonte:Flightglobal/foto/divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog