sábado, 19 de dezembro de 2009

AERONAVE DA TAF BATE EM ÁRVORE APÓS ARREMETIDA EM MANAUS, PREFIXO PR-MTL

Ontem (18) foi um dia de muita chuva em Manaus, desde o inicio da manha o Aeroporto Eduardo Gomes operou por instrumentos, chegando a fechar algumas vezes. Os vôos 8077 e o 3748 operados pela TAM, que foi feito pelo MVL alternaram Belém.

Devido as condições meteorológicas, o TAF PR-MTL tentou pousar, e na ultima tentativa durante a arremetida, veio a colidir a asa direita com algumas arvores próximo a cabeceira 10, é isso mesmo senhores, a aeronave foi para Parintins onde esta ate agora. O bordo de ataque da asa, ficou bem avariado e inclusive o vôo foi feito todo com ele embaixo. O MTL esta parado em SWPI, avariado e sem combustível.
 
fonte/www.aerovirtual.org

HELICÓPTERO DE CANAL DE TELEVIÃO CAI PERTO DE MONTREAL SEM CAUSAR MORTES



Segundo fontes policiais, o helicóptero Robinson R44 Raven II, prefixo C-GDSF, da rede de televisão "TVA" de Montreal (Groupe TVA Inc.) sobrevoava a zona sul da cidade quando começou a ter problemas e tentou realizar uma aterrissagem de emergência, mas caiu.

O helicóptero é utilizado pela "TVA" para informar sobre a situação do trânsito em Montreal.

A televisão canadense "CTV" disse que, após o impacto do helicóptero contra o solo, o piloto conseguiu sair do aparelho andando, mas o repórter que o acompanhava, Rejean Leveille, ficou preso por quase uma hora no aparelho, enquanto as equipes de emergência tentavam resgatá-lo.

Levielle foi transferido para um hospital de Montreal e não se sabe a gravidade de suas lesões.

Imagens transmitidas pela televisão canadense mostram o helicóptero perto de uma estrada, gravemente danificado pelo impacto.

fonte/EFE/iG foto/Canadian Press

NOVO PROCEDIMENTO AMPLIA NÚMEROS DE VOOS NO AEROPORTO DE ILHÉUS, BAHIA


A partir desta sexta-feira (18), o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, passa a operar com novo procedimento para pousos e decolagens, atendendo a orientação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DCEA) do Ministério da Aeronáutica. Na prática, o DCEA criou para Ilhéus um procedimento para pouso visual único em aeroportos de todo mundo, segundo o superintendente da Infraero, João Bosco Bezerra.

A partir de voos experimentais noturnos feitos por aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) e manobras em simuladores, foi criado um "ponto de referência" no espaço aéreo que determina, com segurança, a autorização para pouso, quando, a cerca de 360 metros de altitude, o piloto da aeronave tiver a completa visão da pista de pouso. Quando isso não ocorrer, o piloto vai arremeter. "Os testes mostraram resultados excelentes. O sistema funciona perfeitamente", assegurou João Bezerra.

A medida, segundo Bezerra, não acaba com algumas restrições impostas ao Aeroporto Jorge Amado, mas o coloca em condições satisfatórias de conforto e segurança para operar nos próximos anos com aeronaves de pequeno e médio portes. Uma Carta de Aeronavegabilidade atualizada já foi entregue às empresas aéreas, informando sobre as principais mudanças.

João Bosco Bezerra confirmou a notícia dada pelo governador Jaques Wagner, durante visita ao Sul da Bahia, de que empresas aéreas que operam em Ilhéus já teriam solicitado "slots" (janelas para abertura de novos voos comerciais) e, com isso, novos voos deverão ser anunciados nas próximas semanas.

O primeiro voo inédito será operado pela empresa Gol e já tem dia e hora marcados. Será neste sábado (19), com chegada prevista para as 5h50 e decolagem às 6h50. Inicialmente, o voo acontecerá aos sábados e domingos, saindo de São Paulo, com conexão em Ilhéus e Salvador, retornando logo depois para a capital paulista. Este novo procedimento representa a retomada operacional do Aeroporto Jorge Amado, que há mais de um ano teve reduzidos voos, passageiros e movimentação de cargas em função de restrições impostas pela Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), que reivindicava mais segurança no aeroporto, um dos mais importantes da Bahia.

fonte/Jornal da Mídia

SATA AIR AÇORES ASSINA CONTRATO COM AEG AVIATION SERVICES

A Direcção Geral de Handling da SATA Air Açores assinou recentemente contrato com a AEG Aviation Services, para prestação de serviços de Assistência em Terra, no aeroporto de Santa Maria, reforçando, assim, a importância desta ilha em escalas técnicas de voos internacionais.

A AEG Aviation Services pertence ao grupo Associated Energy Group, Inc. e tem sede em Houston, Texas, Estados Unidos da América. A actividade principal da AEG Aviation Services reside na disponibilização de serviços de aviação a várias companhias aéreas suas clientes em todo o mundo. Nestes serviços destacam-se os processos de autorizações de voos, acordos para prestação de serviço de assistência em terra, acordos para reabastecimento e todos os procedimentos relativos a voos VIP através de uma rede de agentes disponível 24 horas por dia e em todo o mundo.

Ao recorrerem aos serviços da AEG, as companhias aéreas libertam-se de toda a parte burocrática e administrativa, ao mesmo tempo que têm garantidos um conjunto de serviços para os quais, isoladamente, seria difícil terem acesso.

A assinatura deste contrato visa a prestação de serviços de assistência em terra para voos com passageiros, bem como, para escalas técnicas de reabastecimento. A escolha recaiu no Handling da SATA Air Açores tendo em conta o seu historial, qualidade de serviço e localização geográfica e o facto de ser uma actividade certificada pela norma ISO 9001:2008.

fonte/Azores Digital

ANGOLA PREPARA AEROPROTOS PARA CAN 2010

O ministro dos Transportes de Angola, Augusto da Silva Tomás, anunciou quinta-feira a reinauguração este mês de dois aeroportos em reabilitação em Benguela (litoral-centro), uma das quatro províncias sede do Campeonato Africano das Nações (CAN) que o país vai acolher em Janeiro próximo.

Augusto Tomás, que falava à imprensa por ocasião duma visita a Benguela, garantiu estarem criadas as condições materiais e humanas para que os aeroportos 17 de Setembro e da Catumbela prestem serviço de qualidade por ocasião do CAN.

O aeroporto da Catumbela, construído na década 80, deverá ser requalificado para nível internacional depois de beneficiar actualmente duma nova aerogare, de duas pistas reabilitadas, duma sala de embarque ampliada e reequipada e dum parque de estacionamento para mais de 100 viaturas ligeiras e 20 autocarros.

Do aeroporto da Catumbela às cidades do Lobito e Benguela, numa distância de 15 quilómetros, os automobilistas gastam pouco menos de 20 minutos de estrada com quatro faixas de rodagem em boas condições.

O aeroporto da Catumbela dista a menos de oito quilómetros do Estádio Nacional de Ombaka, que albergará os jogos do grupo C do CAN 2010, que integra a Nigéria, o Egipto, o Benin e Moçambique.

 

fonte/ Panapress

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...