domingo, 29 de setembro de 2013

ACIDENTE COM AIRBUS DA ALITALIA EM ROMA


Um Airbus A320-200 da Alitalia, matrícula EI-BEI, realizando o voo AZ-63 de Madrid,  (Espanha) para Roma Fiumicino (Itália), com 151 pessoas a bordo, realizou um pouso de emergência após apresentar alerta de trem de pouso não baixado durante aproximação para a pista 16L de Roma às 20:10 L (18: 10Z).

A tripulação checou todas as listas de pane no sistema e realizou uma passagem a baixa altura sobre a pista 16L para ser visualizado o trem de pouso defeituoso a partir do solo.

Após 50 minutos do cancelamento da aproximação a aeronave pousou em emergência com o trem de pouso direito recolhido na pista 16L.

Os tripulantes e passageiros foram evacuados pelos slides e não foi reporte de feridos.

A ANSV abriram uma investigação sobre o acidente.


fonte/foto/AvHerald
Enhanced by Zemanta

AVIÃO COM PRESIDENTE MUNICIPAL DO PARTIDO VERDE FAZ POSUO FORÇADO EM GUIMARÃES, MARANHÃO

José Adriano Sarney teria agenda política em Cândido Mendes, hoje (29).
Pane no motor seria causa do pouso; todos os passageiros passam bem.


Um monomotor modelo Corisco fez um pouso de emergência, na manhã deste domingo (29), em Guimarães, a 418 km de São Luís. As primeiras informações são de que uma pane no motor da aeronave teria forçado o pouso.

No monomotor estavam o economista e presidente municipal do Partido Verde (PV), José Adriano Sarney (filho do deputado federal Sarney Filho), sua esposa, além de outro passageiro e o piloto, identificado como Thiago.

O avião decolou da capital no início da manhã e seguia para Cândido Mendes, onde José Adriano cumpriria agenda política. Os três passageiros e o piloto estão bem e já foram resgatados por uma equipe do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

fonte/G1/Ma
Enhanced by Zemanta

CRISE DAS COMPANHIAS AÉREAS AFETA CONFORTO DE PASSAGEIROS

Para poupar combustível, a TAM --líder de mercado no Brasil-- passou a desligar o ar condicionado que refresca a cabine de passageiros quando o avião está no chão.

O equipamento para de funcionar quando o avião deixa o gate (ponte de embarque) e volta a ser ligado após a decolagem, o que pode demorar 15 minutos. 

Quando o avião pousa, o ar é desligado de novo. 

A Folha esteve em um voo da TAM há nove dias, entre Congonhas (SP) e Santos Dumont (Rio): quando o ar para, a temperatura sobe e os passageiros passam a mexer nos dutos do teto --pensando ter havido algo errado. 

Ninguém da tripulação informa sobre o desligamento. 

Em vigor há nove meses, a medida prevê que o avião fique refrigerado por apenas um dos dois sistema de ar do avião. Mas só 25% do ar que sai desse sistema refresca os passageiros, diz um piloto; o resto vai para a cabine do piloto e do copiloto. 

A economia parece pequena, mas é expressiva ao se ter em conta os 800 voos diários da TAM. A empresa teve prejuízo de R$ 1,2 bilhão em 2012. 

TEMPERATURA

Com o ar ligado, um avião se mantém com 23ºC. Ciente do desconforto, a TAM manda a tripulação religar o ar se a temperatura chegar a 26ºC. 

O conforto não é prejudicado, diz a companhia. 

A Azul faz algo parecido, mas em menor proporção: desliga um dos sistemas de ar, mas só com o avião parado no gate e com a porta aberta. 

O ar não foi o único afetado. Em abril, a TAM retirou os fornos dos aviões que atendem aos voos domésticos e nos internacionais de curta duração. A comida é servida fria --o serviço de bordo mais enxuto é tendência no setor. 

Segundo a empresa, a opção por refeições "frias, leves e saudáveis" foi tomada após pesquisas com clientes.

Vice-líder de mercado e também no vermelho (R$ 1,5 bi em 2012), a Gol, com 900 voos diários, não mexeu no ar, mas cortou serviços. 

Em junho, a empresa reduziu a água embarcada no banheiro em voos curtos, como a ponte aérea. Em maio, extinguira o serviço de bordo gratuito na maior parte dos voos --a água é de graça e o restante, vendido.

A empresa pagou neste ano bônus aos tripulantes por economia de combustível.
As medidas ocorrem em um cenário em que o combustível, atrelado ao dólar, representa 40% dos gastos. 

fonte/FolhaSP

VÍDEO - POUSO DE EMERGÊNCIA EM RODOVIA


MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...