sexta-feira, 4 de setembro de 2009

AIR FRANCE-KLM ANUNCIA DEMISSÃO VOLUNTÁRIA PARA 1.500 FUNCIONÁRIOS

PARIS - A companhia aérea franco-holandesa Air France-KLM anunciou nesta sexta-feira que, devido à crise financeira global, vai colocar em ação um plano de demissão voluntária que pode levar à saída de 1.500 funcionários. O cronograma e os termos começarão a ser discutidos na próxima semana, com o objetivo de apresentar o plano ao conselho de trabalho da empresa no dia 21 de outubro. No fim de 2008, a companhia aérea tinha 57 mil empregados no mundo.

"As perdas aconteceram principalmente no setor de cargas, muito afetado pela brusca queda do comércio global", informou a Air France, em nota. De acordo com a empresa, a capacidade de transporte de carga será reduzida em 15% e a de passageiros, em 5%, em resposta à retração da demanda.

fonte: G1/Reuters

MUSEU DA TAM RECEBE DOAÇÃO DE UM MIRAGE DA FAB

Recebi da Força Aérea Brasileira a doação de um caça Mirage no sábado, 15 de Agosto, em Anápolis (GO).
O Mirage foi o primeiro caça da FAB a romper a barreira do som no Brasil há mais de trinta anos.

Com a reabertura operacional do Museu TAM, programada para janeiro de 2010, a aeronave estará entre as mais de 80 peças expostas.
A reforma do nosso Museu teve início em julho de 2008 para expandir sua antiga área construída coberta de 9,5 mil m² para mais de 20 mil m², entre outras novidades.

Esse avião está pintado com o nome do nosso querido Ayrton Senna, que teve a oportunidade de voar nele como passageiro, e assim será preservado no Museu.

João Francisco Amaro
Presidente do Museu TAM

fonte: MUSEU DA TAM

MONOMOTOR FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NA AUSTRÁLIA

Um avião pilotado por um piloto trainee realizou um pousou forçado na na zona oeste de Sydney, na Austráilia, esta manhã (4), depois de correr em dificuldades, poucos minutos após decolar do Aeroporto Bankstown (YSBK).

O avião Tecnam P2002 JF Serra, prefixo VH-JFW, registrado para o Sae College, decolou do Aeroporto de Bankstown para um um voo de teste, mas logo apresentou problemas e foi forçado a descer em Regional Park, em Sydney.

A Patrulha Rodoviária de Fairfield testemunhou o acidente, enquanto aguardavam para ajudar as crianças da escola local atravessar a estrada.

Com um braço ferido, e em estado de choque, o piloto saiu dos destroços.

"Ele foi corajoso, ele disse que sabia que ele tinha que fazer isso e ele fez um bom trabalho", disse uma testemunha.

Segundo o Sargento Rob Malovic, os danos leves ao cockpit ajudaram na fuga do piloto, que saiu com ferimentos leves.

Uma ambulância levou o piloto do local o Liverpool Hospital.

A Autoridade para a Segurança da Aviação Civil vai investigar a aterrissagem de emergência.

O piloto se recusou a comentar o incidente.

Fontes: The Daily Telegraph (Austrália) / ASN - Foto: Tracee Lea

TAP CORTA 10 VOOS SEMANAIS PARA O BRASIL

Lisboa, 2 set - A TAP vai cortar voos em todas as rotas no Brasil, com exceção de Belo Horizonte, passando de 67 para 57 voos semanais, e aumentar os voos para a África.

A redução do número de voos é uma das medidas do plano de contingência que a TAP vai lançar, em 10 de setembro, e que tem como objetivo atenuar os efeitos da crise econômica. Apesar de no Brasil a redução de voos ser de 15%, a TAP prevê, no global, cortar 10% dos seus voos.

Além da redução do número de voos, que visa adequar "a oferta à prevista redução da procura", o plano de contingência prevê também "a realização das ligações de longo curso à tarde ou à noite e a diminuição drástica dos night stops (pernoite dos aparelhos e tripulações fora da base)", reafirmou a mesma fonte da TAP.

O plano vai estar em vigor entre 10 de setembro e 10 de junho de 2010, sendo apenas suspenso no Natal, Ano Novo, Carnaval e Páscoa, períodos em que tradicionalmente há mais tráfego.

Plano

A TAP, que afirma não querer "riscar" nenhum dos atuais destinos, vai reduzir o número de frequências para todos os destinos do Brasil à exceção de um: Belo Horizonte.

Assim, o destino Rio de Janeiro perde três voos semanais (dois a partir de Lisboa e um do Porto), a rota para São Paulo perde dois (um de Lisboa e outro do Porto), enquanto Natal, Brasília, Fortaleza, Recife e Salvador perdem também um voo. No total, os 67 voos feitos atualmente para o Brasil passarão a 57 a partir de 10 de setembro.

Sinal contrário tem o mercado africano. A partir de 25 de outubro, a companhia aérea vai aumentar de 5 para 12 as frequências para Casablanca, vai aumentar para três os voos para Bissau e de quatro para cinco as frequências para a Cidade da Praia. Em 26 de novembro, passa a fazer três voos semanais para Argel.

Das 42 frequências semanais para destinos africanos previstos para 10 de setembro, a TAP passará a ter 54 a partir de 26 de novembro.

À crise econômica, que provocou a redução do número de passageiros transportados e a falência de várias companhias aéreas, veio se juntar à gripe A (H1N1), e as duas principais organizações internacionais do setor - Associação das Companhias de Aviação Europeias (AEA) e a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA) - estimam que a aviação comercial possa ser ainda mais penalizada.

Por isso, a TAP, que encerrou o primeiro semestre deste ano com um prejuízo de 72,4 milhões de euros e uma queda de 6,2% no número de passageiros transportados, considera este plano de contingência "fundamental para permitir a recuperação da companhia até ao fim do ano".
FONTE: LUSA

AVIÃO COM 228 PESSOAS A BORDO PEGA FOGO EM AEROPORTO DE MUMBAI

Avião da Air India é mantido na pista de decolagem após motor pegar fogo

Um incêndio foi registrado nesta sexta-feira em um avião da Air India com 228 pessoas a bordo, no Aeroporto Internacional Chattrapati Shivaji, em Mumbai. Segundo a Reuters, um porta-voz da companhia informou que todos os passageiros foram retirados da aeronave em segurança.

"Um dos motores pegou fogo quando o avião estava de preparando para decolar", disse o porta-voz Manish Kalghatgi. O Boeing 747 se dirigia a Riyadh. Havia 213 passageiros e 15 tripulantes a bordo da aeronave.

As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.

fonte: Reuters/Terra/AFP

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...