domingo, 23 de fevereiro de 2014

AVIÃO DA TAM FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA NAS CANÁRIAS - ATUALIZADO


 Um avião que transportava material altamente perigoso fez um pouso de emergência no início desta tarde no aeroporto de Gran Canaria. Os pilotos do Boeing 777-300ER, matrícula PT-MUB, da  empresa brasileira TAM  na qual viajavam 251 pessoas decidiram pousar no aeródromo da Grã Canária para inspeção da carga após atravessar uma área de grande turbulência.
 
Segundo fontes bem informadas para TELDEACTUALIDAD Aena , o avião havia decolado de Frankfurt e dirigiu-se para São Paulo com 251 passageiros a bordo. Quando tinha cerca de 200 quilômetros ao sul das Ilhas Canárias , encontrou alguma turbulência e começou a ver fumaça saindo do porão. Por transportar produtos tóxicos, o comandante da aeronave solicitou autorização ao Aeroporto de Gando para um pouso de emergência e inspecionar a carga.
 
Finalmente, cerca de 16:50 desta tarde , o aparelho pousou sem maiores complicações e os passageiros a bordo foram evacuados pelos serviços de emergência .
 
 
Avance: Un avión con mercancías altamente peligrosas aterriza de emergencia en Gando
Momento en que el avión es inspeccionado por bomberos (Foto captada por TA de Antena3)




Com a informação que em seus porões transportavam materiais perigosos,  a pista foi preparada com diversas unidades de segurança e salvamento, participando os bombeiros da Aena, Consórcio de Emergência da Gran Canaria, bem como várias ambulâncias do Serviço de Emergência da Canária ( SUC ), efetivos da polícia local, tanto da TELDE como da Ingenio , da Polícia Nacional e da Guarda Civil. A operação também contou com helicóptero Air Rescue Serviço (SAR ) e dois caças da Força Aérea .

 Por sua vez , o Centro de Controle de Tráfego Aéreo abriu o espaço aéreo da Canary para priorizar a aeronave em emergência , orientando os vários vôos que com destino para o aeroporto de Gran Canaria realizassem órbitas de mais de 15 minutos no céu da Ilha.
 
Neste momento os bombeiros estão inspecionando os porões do aparelho equipado com trajes NBQ em um ponto de espera no extremo norte do campo, perto das instalações militares da Base Aérea .
 
Suspenso alerta laranja no aeroportoHoras mais tarde, depois de analisar o porão por equipes de emergência , o alerta laranja foi suspensa. O tráfego aéreo foi suspenso por uma hora , conforme requerido pelo protocolo . A tripulação e os 251 passageiros passaram a noite na ilha ( informações atualizadas, às 21h00 ).

fonte/ teldeactualidad.com/
Foto José y Alejandro H.L

Confira abaixo, na íntegra, a nota da empresa

A TAM Linhas Aéreas informa que a aeronave que operava o voo JJ9374 (Frankfurt-São Paulo/Guarulhos) e que foi alternada para o aeroporto de Las Palmas, nas Ilhas Canárias, em 22 de fevereiro, teve problemas operacionais. Equipes técnicas da TAM deslocadas da Europa estão no local realizando a manutenção, e a aeronave está programada para decolar nas próximas horas, para seu destino final.

A TAM esclarece que não houve nenhum problema com as cargas que estão no porão da aeronave, o que foi confirmado pelas equipes técnicas que já vistoriaram o avião. A companhia segue rigidamente todas as legislações que regulamentam o transporte de cargas realizado em aviões de passageiros.

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...