segunda-feira, 29 de outubro de 2012

NOVIDADES....

Azul transporta 164 mil em São José dos Campos (SP)

A Azul comemorou na última semana (sexta-feira, dia 26) dois anos de operações da base em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Com média de seis mil embarques e desembarques pela companhia no mês, a empresa já alcançou a marca de 164 mil clientes transportados em 2012.

 

DHL Express volta a entregar vistos e passaportes

A DHL Express conseguiu na última sexta-feira (dia 26) uma vitória parcial mediante a ordem judicial movida pelos Correios em relação ao serviço de entrega de vistos e passaportes dos Estados Unidos e do Canadá.

A companhia informa que está autorizada novamente a entregar os passaportes a todos os solicitantes, que poderão retirar os documentos nas lojas e filiais da empresa ou esperar a entrega na residência, de acordo com a opção desejada. A DHL Express está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas e questionamentos.

NÃO É CARTA
Os Correios moveram ação contra a DHL Express, por considerar a entrega do passaporte como ato de violação ao monopólio postal existente no País. No entanto, a companhia entende "ser descabido" classificar um passaporte como carta, já que se trata de um documento de identidade emitido pelo governo nacional que reconhece um determinado portador; e não um objeto de correspondência sob forma de comunicação.

 

Emirates alerta sobre visto em voo para Austrália

A Emirates emitiu um comunicado para alertar sobre a necessidade do visto australiano para os passageiros brasileiros que embarcam nos voos com destino à Nova Zelândia. Como os voos possuem escala na Austrália, é imprescindível que o visto de trânsito seja solicitado com antecedência ao consulado e apresentado no momento do embarque.

Para mais informações, o contato da Central de Reservas da aérea é (11) 5503-5000.

 

Infraero capacita funcionários de aeroportos em espanhol

A Superintendência Regional do Sul da Infraero concluiu nesta sexta-feira (dia 26) a 2ª Oficina Presencial de Espanhol Aeroportuário, no Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho. A capacitação, que faz parte do Projeto de Idiomas Inglês e Espanhol para Aeroportos (Piec), tem o objetivo de treinar funcionários da empresa na comunicação, compreensão e leitura nas duas línguas no contexto do dia a dia dos aeroportos.

Segundo a empresa, a “meta é oferecer atendimento capacitado aos usuários do aeroporto, com destaque para a movimentação de estrangeiros esperada durante a Copa do Mundo de 2014”.

O programa é aplicado para os colaboradores dos aeroportos situados nas cidades-sede da Copa. Em Porto Alegre a oficina começou no dia 22/10 teve carga horária horária de 40 horas-aula, capacitando 17 trabalhadores dos aeroportos de Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Natal e Salvador.

Também está prevista para o início de novembro a 2ª Oficina Presencial de Inglês Aeroportuário, que deverá capacitar 19 funcionários de Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Natal e Recife.

 

Conheça a participação de cada aérea no doméstico

A Anac divulgou hoje as informações sobre a demanda do transporte aéreo doméstico de passageiros referente a setembro. De acordo com a agência, a demanda cresceu 7,65% no mês passado. A taxa de ocupação dos voos domésticos de passageiros (RPK/ASK) alcançou 75,57% em setembro de 2012, contra 68,71% no mesmo mês de 2011, o que representou uma melhora de 9,99%.

A Tam continua na liderança no setor, com 40,16%. A Gol segue no segundo lugar com 33,89%. No entanto, se somada a participação da Webjet, que detém 5,68% do mercado, a Gol atinge a marca de 39,57% e empate tecnicamente com a Tam no primeiro lugar.

A Azul e a Trip, que aguardam a aprovação da fusão, possuem 10,06% e 4,44% de mercado, respectivamente. As aéreas somam juntas 14,5% de participação.

Veja abaixo o ranking completo:

Tam – 40,16%
Gol – 33,89%
Azul – 10,06%
Webjet – 5,68%
Avianca – 5,05%
Trip – 4,44%

 

Venda da Aeroportos de Portugal tem oito interessados

NOTÍCIA DO PRESSTUR, PARCEIRO EDITORIAL DO PANROTAS EM PORTUGAL

A Aeroportos de Portugal (Ana) tem oito propostas para a compra, diz a imprensa portuguesa. O número de propostas foi revelado pela Parpública em um comunicado que não revela os interessados, noticia a “TSF”.

Por outro lado, entre as propostas entregues ao governo português estão as dos franceses da Vinci, do fundo inglês Global Infrastructure Partners (GIP), que detém 42% do aeroporto britânico Gatwick, a alemã Fraport, que gere o aeroporto de Frankfurt e que se apresentou a concurso com o fundo australiano IFM e um consórcio composto pela Mota-Engil e pelos colombianos da Odinsa, revela o “Diário Económico”, que cita várias fontes próximas do processo. 
 
 
fonte/PanRotas

CINCO VOOS MARCADOS PARA TERÇA ENTRE BRASIL E EUA ESTÃO CANCELADOS

As companhias aéreas que operam entre cidades brasileiras e a Costa Leste dos Estados Unidos confirmaram que pelo menos cinco voos programados para a terça-feira (30) estão cancelados. A medida foi tomada porque o furacão Sandy deve chegar à Costa Leste dos EUA entre a tarde e a noite desta segunda (29).

Três dos cinco voos cancelados são da TAM: duas partidas de Nova York para Guarulhos (às 10h30 e às 20h40) e uma decolagem de São Paulo para Nova York às 8h45.

A Delta informou que o seu voo diário de Guarulhos para Nova York foi cancelado nesta terça.
Um voo da American Airlines não partirá amanhã com destino a Nova York.

Até por volta das 18h30 desta segunda, 12 voos entre cidades brasileiras e a Costa Leste dos EUA tinham sido cancelados: cinco da TAM, um da Delta, três da United Airlines e três da American Airlines.

 
TAM
A TAM confirmou o cancelamento de dois voos que partiriam de Nova York na noite desta segunda com destino ao Brasil – um para o aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e um que pousaria no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro – e um que sairia de São Paulo às 22h25 com destino a Nova York. Outros dois voos já haviam sido cancelados na manhã desta segunda pela TAM.
Na terça, a companhia cancelou dois voos de Nova York para Guarulhos e um de São Paulo para Nova York.

American Airlines
A American Airlines cancelou, nesta segunda, dois voos partindo de São Paulo e um que sairia do Rio de Janeiro para Nova York. A companhia também informou que o voo AA966, que estava previsto para partir na terça de São Paulo, está cancelado. Outras duas partidas foram canceladas no domingo (28).

Delta
A Delta cancelou nesta segunda e na terça o voo diário de Guarulhos para Nova York. Em nota, a companhia informa que os voos nos aeroportos de Nova York continuam suspensos.
A expetativa é de que as operações para a cidade sejam retomadas na quarta-feira (31), dependendo das condições.
Ainda segundo a companhia, os voos de outros aeroportos da Costa Leste devem ser normalizados na manhã de terça-feira.
 
United Airlines
A United Airlines cancelou nesta segunda um voo de São Paulo para Nova York. Até as 18h30, o voo do Rio de Janeiro para Houston estava confirmado. Em relação às saídas dos Estados Unidos com destino ao Brasil, nesta segunda também foram cancelados os voos de Nova York para São Paulo e de Washington para São Paulo.
A companhia não tem previsão sobre os voos marcados para terça-feira.


Assistência
No domingo (28), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) alertou que os passageiros com voos marcados para cidades da Costa Leste dos Estados Unidos devem, antes de sair de casa para viajar, confirmar o horário e a situação do voo com a companhia aérea.
A Anac destaca que em caso de cancelamento, o passageiro pode ser reacomodado em outro voo ou ser reembolsado com o valor integral pago pela passagem área.
Em caso de dúvida, os passageiros podem entrar em contato com a Anac pelo telefone 
0800 725 4445 (que funciona 24 horas, sete dias por semana, inclusive com atendimento em inglês e espanhol).


Furacão
O furacão Sandy, que promete ser a mais forte tempestade da história dos EUA, está se movimentando em direção a Cape May, no estado de Nova Jersey. Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, o centro da tempestade estava a 90 quilômetros a leste-sudeste de Cape May às 16h locais (18h do horário brasileiro de verão).
O furacão deve alcançar a costa de Nova Jersey daqui entre três e cinco horas, ou seja, até as 23h do horário brasileiro de verão.
Sandy mantém seus ventos máximos sustentados em 150 quilômetros por hora.
Os primeiros efeitos de Sandy, que matou ao menos 66 pessoas em sua passagem pelo Caribe, já eram sentidos, com inundações e fortes ventos, além de caos nos transportes e blecautes localizados.

fonte/G1

SUDESTE E CENTRO-OESTE CONCENTRAM MAIOR PARTE DA FROTA DA AVIAÇÃO GERAL BRASILEIRA, NORDESTE OCUPA A ÚLTIMA

Um levantamento feito pela ABAG (Associação Brasileira de Aviação Geral) para compor a segunda edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral  aponta a região Sudeste como a detentora da maior parte da frota de aviação geral do país. São 5.601 aeronaves das 13.094 existentes no país. A segunda região em número de aeronaves é a Centro-Oeste com 2.859 aeronaves, seguida pela região Sul, com 1.965. Em quarto lugar ficou o Norte, com 1.522 e em quinto, Nordeste, com 1.121. 
 
É curioso notar que mesmo ficando em último lugar, o Nordeste registrou o maior crescimento da frota, 9%, contra 6% do Sudeste e Centro-Oeste, 7% do Sul e 5% da Região Norte. De 2010 para 2011, a frota de aeronaves da aviação geral cresceu 6,4%, se levarmos em conta só jatos, o crescimento é de 15,37%.
Entre os Estados com maior frota, São Paulo aparece na frente com 3.652 aeronaves, seguido por Minas Gerais, 1087, Mato Grosso, com 1072, e Goiás, 899. 
Os dados foram publicados na segunda edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral, lançado em agosto, durante a Labace, a segunda maior feira do mundo em aviação executiva, promovida pela ABAG.
“Os dados começam a nos dar um registro histórico do crescimento da aviação geral no País e impressionam”, disse Ricardo Nogueira, diretor-geral da ABAG. A entidade lançou o primeiro anuário em 2010, com dados de 2009, e pretende repetir o levantamento a cada ano. Mais informações em http://abag.org.br/
fonte/Egon

AVIÃO DA TAM MUDA ROTA E É ESCOLTADO PELA FAB


Um avião de passageiros teve uma escolta inusitada durante o voo na quinta-feira (22). Um Airbus A-320 que operava o voo 3665 da TAM seguia de Aracaju para o Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, quando perdeu contato com os radares da Força Aérea Brasileira (FAB) no meio do caminho. Segundo a Aeronáutica, houve um desvio de rota da aeronave e um espaço de tempo de mais de uma hora sem comunicação. Um caça F-5M da FAB foi enviado para acompanhar o Airbus até São Paulo.
 
Depois de sair de Aracaju, o avião deveria passar por Salvador, Porto Seguro, Belo Horizonte e Poços de Caldas até chegar a Guarulhos, segundo o plano de voo informado pelo piloto à Aeronáutica. O planejamento, porém, não foi seguido, e a FAB decidiu acionar o Comdabra (Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro) e enviar, da Base Aérea de Santa Cruz, no Rio, o caça F-5M. Assim, o voo voltou a ser totalmente monitorado pela rede de radares da FAB.

A situação foi descrita como "anormal" pela Aeronáutica e o procedimento é conhecido como "socorro em voo". Em nota, o órgão disse que, "se necessário, o avião da FAB poderia ajudar o voo da TAM a realizar o pouso em segurança". Não foi necessário: o Airbus pousou sem atrasos no aeroporto de Guarulhos às 17h da quinta-feira.

Segundo a TAM, o Airbus que fazia a rota Aracaju-São Paulo sofreu uma "falta de comunicação com os órgãos de controle aéreo durante parte do voo", e o caça foi enviado para "prestar qualquer apoio eventualmente necessário". A comunicação com os órgãos de controle aéreo foi reestabelecida e "em nenhum momento houve risco à segurança", de acordo com a companhia. Os passageiros não tomaram conhecimento da escolta.

A TAM disse ainda que "a aeronave esteve todo o tempo identificada nas telas dos radares de Vigilância do Sistema Aéreo, voando em uma rota prevista nas cartas de navegação."
Na noite de sexta-feira (27), um outro avião da TAM que seguiria de Guarulhos para Londres precisou retornar aoaeroporto minutos após a decolagem por causa de um problema técnico. A companhia afirma que os 262 passageiros receberam alimentação, hospedagem e transporte e foram reacomodados em um voo extra no dia seguinte.
— Em voos transoceânicos, este é um procedimento de segurança. A aeronave passa por manutenção.

No dia 10 deste mês, um voo também da TAM que partiu de Paris com destino ao Rio com 201 passageiros teve de retornar ao Aeroporto Charles de Gaulle após um problema técnico. Os passageiros foram reacomodados em outros voos. 

fonte/ O Estado de S.Paulo/R7

VIAGEM ESPACIAL SERÁ VENDIDA EM FEIRA EM GRAMADO EM NOVEMBRO


Viagem espacial será vendida em feira em Gramado em novembro Divulgação/Festuris
Voo da nave Lynx terá Curaçao como ponto de partida e chegada Foto: Divulgação / Festuris
 
Os visitantes do Festival do Turismo de Gramado (Festuri), de 22 a 25 de novembro, serão apresentados a um pacote turístico pouco convencional: o de uma viagem espacial, que poderá ser desfrutado a partir de 2014. O voo, de uma hora, custará cerca de US$ 100 mil (R$ 203mil).

A novidade será trazida à Serra pela Sanchat Tour Operadora, que pretende formar grupos de 12 passageiros para observar a Terra desde o espaço. O voo, a bordo da nave Lynx, partirá de de uma pista alongada no aeroporto de Hato, em Curaçao. Em poucos minutos, a Lynx atinge uma altitude de 100 quilômetros — distância cientificamente reconhecida como a fronteira do espaço. Segundo a operadora, os passageiros usufruem de uma visão única da Terra em condições de ausência de gravidade: a Terra, com atmosfera de uma fina camada azul que a envolve. A visão panorâmica estende-se da Flórida ao Brasil. O voo dura cerca de uma hora.

Segundo o diretor da Sanchat Tour, Roberto Silva, os contratos estão assinados para que em pouco mais de um ano seja possível oferecer o passeio aos brasileiros.
— Seremos a primeira agência do país a disponibilizar a viagem de turismo espacial — afirma. Durante o Festuris será apresentado oficialmente o valor da viagem, entre outros detalhes do pacote.

fonte/ZeroHora/

PILOTO BRASILEIRO ABANDONA AVIÃO E DESAPARECE NA GUIANA

O piloto brasileiro Gonçalo Ferreira Lima Neto abandonou um avião de matrícula equatoriana em uma pista de pouso ilegal na selva da Guiana e está desaparecido, após ter decolado de um aeroporto local, informaram as autoridades nesta segunda-feira.

Gonçalo Lima Neto havia decolado do aeroporto municipal Ogle, na Guiana, no final da tarde de domingo, e duas horas depois perdeu contato com o controle aéreo local, deflagrando uma intensa busca das autoridades.

Segundo o ministro da aviação da Guiana, Roberson Benn, "o avião foi achado em uma pista clandestina a leste de Pirara", na madrugada desta segunda-feira, após operações de busca da polícia e do Exército, "mas o piloto brasileiro Gonçalo Ferreira Lima Neto não foi encontrado".

Benn revelou que a aeronave de matrícula HCCIK chegou à Guiana procedente de Trinidad, onde permaneceu por dois meses em "escala técnica" para, "aparentemente", realizar reparos antes de seguir ao Brasil. O ministro destacou "que tudo é muito suspeito neste avião", mas que não foi possível verificar se carregava armas, munições ou drogas.

fonte/AFP/Terra

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...