Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 11, 2010

TRIP ESCLARECE INCIDENTE COM AVIÃO NO PARANÁ

A empresa TRIP Linhas Aéreas divulgou nota no final da manhã desta segunda-feira lamentando o incidente com a aeronave ATR-72-212A, prefixo PP-PTO, que fazia o voo 5453, ontem, partindo de Curitiba com destino a Cascavel.

A nota informa que a aeronave alternou o pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu em função das más condições meteorológicas e explica que o comandante foi obrigado a arremeter o avião e esse procedimento ocasionou uma pane no motor.

De acordo com relato de passageiro do voo à imprensa, todos no avião ficaram assustados com um princípio de incêndio que atingiu a turbina esquerda da aeronave.

O avião partiu do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região de Curitiba, às 21h40, e as chamas teriam começado por volta das 23 horas, quando a aeronave sobrevoava a cidade de Cascavel.

A companhia afirma que apesar da manobra de emergência, o ATR-72, ano 2009, aterrissou em condições de segurança na cidade de Foz do Iguaçu, preservando a integridade física dos 50 passageiros…

MOTOR DE AVIÃO PEGA FOGO ENQUANTO SOBREVOAVA CASCAVEL

Após um princípio de incêndio, um avião da companhia aérea Trip, que fazia o voo 8R-5453, entre Curitiba e Campo Grande (MS), teve que fazer um pouco de emergência no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no fim da noite de ontem (10).

O fogo teria atingido a turbina esquerda da aeronave e apesar do susto ninguém ficou ferido. O avião partiu do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região de Curitiba, às 21h40 e as chamas teriam começado por volta das 23 horas, quando a aeronave sobrevoava a cidade de Cascavel. Ele faria escalas nos aeroportos de Cascavel (PR) e de Dourados (MS).

Segundo relatos de passageiros, o piloto assim que soube do incêndio desligou um dos motores e seguiu para o aeroporto de Foz, já que o aeroporto de Cascavel estava fechado para pousos, por causa da nebulosidade.

A aeronave, modelo ATR 72-500, tem capacidade para 68 passageiros e um tanque de 2,2 mil litros de combustível. Informado pela torre de controle, o Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu deslocou …

ACIDENTE DE HELICÓPTERO MATA CINCO PESSOAS NA CIDADE DO MÉXICO

Equipes de resgate vistoriam destroços do helicóptero em região montanhosa, nos arredores da Cidade do México. Ambulâncias aguardavam próximo ao local do acidente.

Ao menos cinco pessoas morreram após a queda do helicóptero Agusta 109E Power, prefixo XA-LSA, pertencente ao Grupo Saba, com cinco pessoas nos arredores da Cidade do México, na noite de domingo (10).

De acordo com a rede de TV local Milenio, o tempo frio e o nevoeiro na capital são apontados como causa do acidente.

O helicóptero, que saiu da cidade vizinha de Toluca, pertence à família Saba, uma das mais ricas do México. Entre os passageiros estavam três membros da família, inclusive o chefe do clã, Moises Saba Masri, de 46 anos, que já foi considerado um dos empresários mais importantes do país.

O acidente ocorreu em uma área montanhosa e, na queda, o helicóptero atingiu uma casa. Há a possibilidade de um sexta vítima, ainda não confirmada.

fonte/G1/AgênciaInternacionais/ASN/foto/AFP / Daniel Aguilar (Reuters) / Geraldo Olv…

SOUTH AFRICAN AIRLINK SUBSTITUIRÁ TURBOÉLICES POR ERJ-135

São José dos Campos, 11 de janeiro de 2010 – A ECC Leasing Company Limited, subsidiária integral da Embraer, assinou um contrato de leasing para quatro jatos ERJ 135 usados com a South African Airlink. Estes aviões – números de série 551, 620, 720 e 725 –, cuja entrega está prevista para o final de janeiro, substituirão alguns turboélices da companhia aérea e auxiliarão o transporte durante a Copa do Mundo FIFA 2010 (www.fifa.com/worldcup).
“A seleção por parte da Airlink dos jatos ERJ 135 adicionais fornecidos pela ECC é um fato muito significativo, pois reforça o valor que nós, como fabricantes, trazemos ao competitivo mercado de aeronaves usadas. O ERJ 135 é a solução perfeita para a malha aérea da empresa sul-africana e certamente desempenhará um papel-chave no crescimento futuro desta companhia”, disse Mark Dunnachie, Diretor da ECC Leasing.
Os jatos ERJ 135 da South African Airlink estão configurados com 37 assentos. Com base em Joanesburgo, na África do S…

GOVERNO JÁ DECIDIU POR CAÇA FRANCÊS E TENTA BAIXAR O PREÇO

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva já bateu o martelo sobre a compra dos caças franceses Rafale, mas ainda tenta reduzir o preço final do negócio com a fabricante Dassault, informou à Reuters um ministro de Estado.

A fonte não deu prazo, mas disse que a negociação estimada em 10 bilhões de reais para a compra de 36 aviões de combate será fechada ainda este ano, a despeito da predileção da Força Aérea Brasileira (FAB) pelos caças suecos Gripen NG, fabricados pela Saab.

"O governo não decide por pressão de ninguém, nem da FAB. Agora a bola está com os franceses. Se baixarem o preço, o negócio sai logo. Trata-se de algo estratégico para o Brasil, não técnico", disse o interlocutor do Executivo, que falou sob condição de anonimato.


A polêmica em torno dos caças vem se arrastando há meses. Ano passado, Lula já havia dito que sua decisão seria política e estratégica.

"Não criamos essa polêmica, mas tenho que admitir que ela serve ao nosso interesse de fazer com que…

HIDROAVIÕES DA WAterfront air irão ligar macau, cantão e shenzhen até 2011

O filho do fundador da Cathay Pacific, Peter de Kantzow, lançou a Waterfront Air, que planeja arrancar até 2011 com ligações em hidroavião entre Shenzhen, Macau e Cantão, a partir de 200 euros por trajeto.

Há um ano a aguardar a “luz verde” das autoridades de Hong Kong para iniciar os voos a partir do terminal marítimo do aeroporto internacional da ex-colónia britânica para o terminal marítimo de Pac On, na ilha da Taipa, em Macau, Peter de Kantzow e o empresário canadiano Michael Agopsowicz planeiam arrancar com a operação no final do ano a partir da cidade vizinha de Shenzhen.

“Se tudo correr bem, esperamos lançar os voos em hidroavião entre Hong Kong, Shenzhen, Cantão e Macau em 2011”, disse Peter de Kantzow, filho de Sydney de Kantzow, fundador da Cathay Pacific e da Macau Air Transport Company, o primeiro serviço comercial de hidroaviões da Ásia.

A Waterfront Air, sediada em Hong Kong, assinou recentemente um memorando de entendimento com a empresa responsável pelo Terminal Marít…

SUPOSTA EXPLOSÃO EM MOTOR LEVA BOEING DA RYANAIR A FAZER POIUSO DE EMERGÊNCIA

Indícios de problemas no motor foram a razão de um voo da Ryanair fazer um pouso de emergência no Aeroporto Estocolmo-Skavsta no domingo (10) à noite.

O Boeing 737-8AS (WL), prefixo EI-EBC, da Ryanair, realizava o voo FR-1922 de Tampere, na Finlândia para Frankfurt, na Alemanha.

Ao partir de Tampere, um de seus motores produziu dois estrondos. O avião estabilizou no FL100 e continuou até o Aeroporto Estocolmo-Skavsta, em Nykoping, na Suécia, onde pousou em segurança na pista 26, cerca de uma hora depois.

O pai de um dos passageiros a bordo, disse que - segundo o filho - foram ouvidas duas explosões e que saia "fogo" de um motor.

Os 153 passageiros seguiram viagem no Boeing 737-800, prefixo EI-DHO - que foi colocado em substituição ao avariado - e chegaram ao destino com um atraso de 4,5 horas.

fonte/boarding.no / Aviation Herald/NoticiasSobreAviação

AIRBUS DA AIR NEW ZEALAND FAZ POUSO NÃO PROGRAMADO APÓS RACHADURA NO PARA-BRISAS

O voo NZ-171 da Air New Zealand, transportando 118 passageiros, dois pilotos e quatro tripulantes, deixou Auckland, na Nova Zelândia para Cairns, na Austrália, no domingo (10), mas foi forçado a aterrissar em Brisbane, na Austrália, depois de ter o para-brisas do lado esquerdo do avião rachado.

Um passageiro disse que o avião perdeu altitude momentaneamente antes de desviar para Brisbane, em uma menor altitude e velocidade reduzida.

"Houve um momento em que o avião, de repente desacelerou e perdemos muita altitude", disse a passageira Ruby Boussard à ABC Radio. "A luz do cinto de segurança foi acionada. As aeromoças foram muito firmes em dizer para voltarmos aos nossos lugares, colocar o lixo fora e liberar o caminho. Não houve pânico a bordo, mas foi o suficiente para acordar meu filho."

A companhia aérea negou as alegações de seus passageiros que houve uma descida rápida após a rachadura do para-brisa da cabine, mas sim, que o avião fez uma descida gradual.

A Air…

SATA COMPRA QUATRO AVIÕES COM APOIO DO BEI E DO BES

A SATA assegurou o financiamento do Banco Europeu de Investimento (BEI) e do Banco Espírito Santo (BES) para comprar quatro aviões Bombardier Q400 NextGen, no quadro da renovação da frota que liga as ilhas do arquipélago dos Açores.

O BEI e o BES vão assegurar 78,5 por cento do investimento, com um valor total de 74 milhões de euros, sendo o restante realizado com capitais próprios da transportadora aérea açoriana, disse hoje à Lusa fonte da empresa.

A SATA assinou sexta-feira em Lisboa um contrato de financiamento com o BEI, no valor de 36,95 milhões de euros, que garante metade do investimento necessário.

Segundo revelou a fonte da empresa, o BES vai assegurar cerca de 21,05 milhões de euros, o que representa 28,5 por cento do investimento total, sendo os restantes 16 milhões de euros de capitais próprios da SATA.

O valor de 74 milhões de euros para a compra dos aviões envolve o custo de peças sobresselentes e formação de pessoal.

O primeiro destes aparelhos, com uma lotação máxima …

SOL COM NOVOS VOOS ENTRE MARINGÁ E CURITIBA

A partir do dia 18, a Sol Linhas Aéreas terá dois voos diários entre Maringá e Curitiba, no Paraná. Segundo o presidente da companhia, Marcos Solano Vale, a empresa optou por horários estratégicos, oferecendo alternativas de comodidade em espaços não servidos pelas empresas que já operam no aeroporto local.

A aeronave da Sol decolará de Curitiba às 11h03, chegando a Maringá às 12h13. Na volta, `zas 12h40, decolará de Maringá, rumo a capital paranaense, com chegada prevista ao Aeroporto Afonso Pena às 13h50.

fonte/Brasilturis

PASSAGEIRO BÊBADO OBRIGA AVIÃO A FAZER POUSO NÃO PROGRAMADO NA HOLANDA

O Airbus A320-232, prefixo G-MEDH, da BMI British Midland, realizava o voo BD-894 de Moscou, na Rússia, para o Aeroporto Heathrow, em Londres, na Inglaterra, quando, no momento em que estava em rota sobre a Holanda, um passageiro do sexo masculino, bêbado, começou a gritar e tentou iniciar uma briga a bordo.

A tripulação decidiu desviar o voo para Amsterdã, onde o avião pousou em segurança e o passageiro foi levado em custódia.

A aeronave retomou o voo para Londres com um atraso de duas horas.

fonte/airnewstimes.com / Aviation Herald / NoticiasSobreAviação

ÚNICA SOBREVIVENTE DE QUEDA DE AVIÃO LANÇA LIVRO

Bahia Bakari, em Paris, no lançamento de seu livro

A estudante Bahia Bakari, de 14 anos, conta no livro 'Me, Bahia the Miraculate', a experiência de ter sido a única sobrevivente do Airbus 310 iemenita que caiu em 30 de junho de 2009 no oceano Índico, próximo às ilhas Comoros, matando 152 pessoas. Ela escreveu o livro junto com um jornalista.

Bakari passou nove horas agarrada a um destroço do avião no meio do oceano até ser resgatada já ao amanhecer. A região, próxima a Madagascar, é conhecida pela frequência de tubarões.

Ela fraturou a clavícula, sofreu arranhões e foi levada ao hospital em estado de choque.

Na época, o ministro francês para cooperação internacional, Alain Joyandet, definiu o fato como um “verdadeiro milagre”.

No livro, ela conta que não aguentaria muito mais, que não podia se mover, pensou que era o fim, quando foi resgatada. Até chegar ao hospital, em estado de choque, Bakari estava convencida de que tinha caído do avião depois que uma forte pressão a jogou …

TAP E SATA IMPÕEM REGRAS APERTADAS NOS VOOS PARA OS EUA

As companhias aéreas portuguesas TAP e a SATA já estão a adoptar medidas de segurança mais apertadas para os passageiros dos voos com destino aos Estados Unidos. No que respeita aos aeroportos do País, o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) aguarda pelas deliberações da União Europeia, nomeadamente no que se refere à eventual instalação de novos equipamentos tecnológicos, como os polémicos scanners de corpo inteiro para a revista aos passageiros.

O reforço da segurança nos voos transatlânticos resulta da tentativa de atentado terrorista no dia de Natal, pouco antes da aterragem em Detroit (EUA) do voo 253 da Northwest-Delta Airlines proveniente de Amesterdão (Holanda), quando o nigeriano Umar Farouk Abdulmutallab, de 23 anos, quis fazer explodir o aparelho. Desde então, a autoridade americana para a segurança nos transportes, Transportation Security Administration (TSA), tem emitido diversas novas directivas para um controlo mais rigoroso de passageiros e bagagens, dirigidas não…

AS DIFICULDADES PARA INSTALAR O ILS DO AEROPORTO DE JOINVILLE

Os técnicos do Instituto de Cartografia da Aeronáutica terminaram no sábado o levantamento dos dados necessários para a instalação do ILS (sistema de pouso por instrumentos) no Aeroporto de Joinville. O equipamento, que custa cerca de R$ 2,1 milhões, facilita as operações de pouso em condições de mau tempo e de forte neblina.

O levantamento, que é decisivo para a instalação do equipamento, constatou alguns problemas que poderão afetar a instalação do ILS. De acordo com a assessoria de imprensa do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), uma das dificuldades encontradas na região é a topografia. Pelos levantamentos feitos até o momento, as condições se mostraram desfavoráveis, por causa dos obstáculos ao redor do terminal.

Segundo o coordenador técnico em pilotagem profissional de aeronaves da Universidade Tuiuti, no Paraná, Marcos Galvão de Souza, como esses aparelhos projetam uma rampa de aproximação, não se pode ter nenhum obstáculo ferindo essa rampa.

“Montanhas, prédios, …