quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

RYANAIR - VISA ELETRON X MASTERCARD

A Ryanair anunciou mudanças na sua estrutura de taxas sobre formas de pagamento. Assim, pagamentos efetuados com cartões MasterCards pré-pagos são gratuitos, enquanto que com Visa Electron passam a custar 5 euros por passageiro e por voo. Especialistas estimam custo da transacção em menos de um euro.

Sobre a taxa de cinco euros por segmento cobrada pela utilização de um cartão Visa Electon, a Associação de Cartões do Reino Unido garante que o custo efetivo de processar um cartão de débito é "significativamente menor" do que uma libra.

A título exemplificativo, a Ryanair cobra 40 euros por uma reserva de ida e volta para uma família de quatro pessoas, mesmo que pagos em simultâneamente com o mesmo cartão, numa única operação bancária.
 É, portanto, uma forma encoberta de tornar, injustificadamente, os bilhetes mais caros.
 
fonte/PousadaDasNoticiasCmraDanieleCarreiro
 
 

FUNCIONÁRIOS DA AEROLÍNEAS ARGENTINAS TERMINAM GREVE


Os trabalhadores da Aerolíneas Argentinas terminaram hoje uma greve de várias horas que levou a companhia a atrasar vários voos - inclusive para São Paulo - e a desviar outros que chegavam a Buenos Aires para Montevidéu e Assunção, informaram fontes da empresa.


Os voos atrasados tinham como destino, além de São Paulo, Sydney, Auckland e Bogotá, cujos passageiros permaneceram retidos por várias horas no aeroporto de Ezeiza, nos arredores de Buenos Aires e o mais importante do país, até que a suspensão da greve.

A greve foi convocada pela Associação Argentina de Aeronavegantes (AAA), devido a conflitos internos nesse grupo, que comissários de bordo, mas outros cinco sindicatos do setor aeronáutico do país se juntaram ao protesto.

"Após a suspensão da greve, a Aerolíneas começou a regularizar gradativamente suas operações", afirmou a companhia, administrada pelo Estado argentino desde julho de 2008 e que está em processo de desapropriação para o grupo turístico espanhol Marsans.

fonte/EFE/G1

A400M VIRA PROBLEMA PARA AIRBUS


O A400M é um dos projetos de defesa mais ambicioso da Europa. A controladora da Airbus, a European Aeronautics Defence & Space Co., fechou acordo com mais sete paises da Organizacao do Tratado do Atlantico Norte para construir 180 avioes por 20 bilhoes de euros (US$ 30 bilhoes). Ambos os lados comemoraram o acordo como um modelo de integração européia e prova da expertise do continente no concorrido setor aeroespacial.

A EADS prometeu entregar o primeiro A400M este ano e absorver qualquer estouro do orçamento.

Mas quando os atrasos se multiplicaram nos últimos anos a EADS tentou renegociar o contrato.
O programa já passou uns três anos do cronograma. O diretor presidente da EADS, Louis Gallois, ja disse que a empresa vai perder pelo menos 2,4 bilh6es com o acordo, e que esse valor pode subir ainda mais.

Autoridades de defesa congelaram o contrato este ano e prometeram fechar um novo acordo até o fim do ano. O tempo esta se esgotando, dizem ambos os lados, porque é preciso se preparar para o futuro com ou sem o A400M.

Autoridades de defesa de seis governos europeus e da Turquia planejam se reunir hoje em Berlim para determinar um posicionamento conjunto para as negociações com a EADS. Elas tem que decidir se ainda querem que a EADS construa o avião, com quanto do estouro do orçamento vão arcar e qual será o novo cronograma de entrega dos aviões se aceitarem manter o projeto.
A agencia pan—europeia de compras de material de defesa, a Occar, contratou a Price Waterhouse Cooperi para auditar o programa e permitir que as autoridades compreendam melhor os custos e a situacao do programa.

fonte/ValorEconomico/foto/divulgação 

PESCADORES ENCONTRAM DESTROÇOS DE AVIÃO NO MAR NO SUL DA BAHIA

 Pescadores de Serra Grande, em Uruçuca, no Sul da Bahia dizem ter encontrado nesta terça-feira destroços de um avião no fundo do mar. Eles acreditam que são restos do bimotor que caiu naquela região no ano passado, com dois tripulantes e quatro empresários ingleses.

Na época, buscas foram feitas, mas o avião não foi localizado. Os destroços foram encontrados a cerca de 30 quilômetros da costa. Pescadores recolheram algumas peças e entregaram o material à Polícia Federal.
Segundo a assessoria do comando da operação em Salvador, uma equipe de mergulhadores irá ao local indicado pelos pescadores na manhã desta quarta-feira.

fonte/OGlobo.

VARIG LANÇA LIVRO NO RIO

A Varig lançará seu livro "Varig – Eterna Pioneira". O lançamento acontecerá na próxima segunda-feira (7/12), no Incaer (Instituto Cultural da Aeronáutica), no Rio de Janeiro. A partir das 17h, haverá uma palestra sobre a história da companhia e, depois, sessão de autógrafos.

O livro foi escrito por Gianfranco Beting, especialista em aviação e atual diretor de marketing da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, com supervisão editorial do jornalista Joelmir Beting. Apaixonado por aviação, Gianfranco revela que o livro resgata a história da Varig. O projeto, realizado em um prazo de dois anos, teve entrevistas com ex-colaboradores e a maioria dos ex-presidentes ainda vivos, pilotos-chefe, diretores e comissárias.

 
fonte/Mercado & Eventos foto/Divulgação

POR REAJUSTE, AVIAÇÃO CIVIL PODE ENTRAR EM GREVE NO NATAL


Os trabalhadores da aviação civil de todo o País ameaçam entrar em greve na véspera do Natal deste ano, caso as empresas aéreas não concedam aumento real nos salários das categorias. A afirmação foi feita hoje pelo presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (Fentac/CUT), Celso Klafke, durante manifestação no Aeroporto Internacional André Franco Montoro (Cumbica), em Guarulhos (SP).

Cerca de trezentos manifestantes participaram da atividade promovida por sindicatos de aeroviários e pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), todos filiados à Central Única de Trabalhadores (CUT). Os trabalhadores querem aumento de 10% sobre os salários, criação de novos pisos, além de pleitos sociais.

Amanhã, os sindicatos reúnem-se com representantes do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) para dar continuidade às negociações pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho das categorias. A data-base das categorias é 1º de dezembro. Segundo nota do sindicato, "as empresas afirmam que não podem reajustar os salários acima da inflação e propõem aumento de cerca de 4% aos trabalhadores". O SNEA também quer ampliar de 30 para 60 dias o período para compensação de horas extras.

 
fonte/ Agência Estado

TAP MANUTENÇÃO E ENGENHARIA BRASIL RECEBE CERTIFICAÇÃO DA FAA PARA JATOS 170/190 DA EMBRAER


A TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. recebeu na semana passada a certificação da FAA (Federal Aviation Administration), dos Estados Unidos, para manutenção dos novos E-Jets da Embraer, as famílias Embraer 170/175 e E190/195.

Em outubro a Empresa também foi certificada pela agência aeronáutica Brasileira, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para manutenção nessa mesma frota da Embraer e, dado o acordo de bilateralidade que a ANAC possui com a agência TCCA (Transport Canada Civil Aviation), do Canadá, a TAP M&E Brasil automaticamente já está homologada para manutenção desses aviões, com matrícula canadense.

O mercado desses modelos de jatos da Embraer é altamente potencial para a TAP M&E Brasil. Além de empresas brasileiras que já operam essas aeronaves, países da América do Sul, como a Argentina e a Colômbia, por exemplo, já fizeram seus pedidos. A Embraer, além de seu próprio Centro de Serviços no Brasil, também conta com uma rede de Oficinas Autorizadas em todo o mundo, capacitadas para executar todas as atividades de manutenção planejada, bem como o reparo de componentes e acessórios.

A TAP M&E Brasil já teve os novos jatos da Embraer em seus hangares, quando realizou a pintura de dois aviões Embraer 190 da operadora Azul Linhas Aéreas no final de 2008 e assinou um acordo (GTA – General Terms Agreement) com a operadora, demonstrando sua intenção em ficar responsável pela manutenção geral de sua frota.

Investir em capacitação e desenvolvimento de pessoal permanece sendo parte da estratégia de desenvolvimento da TAP M&E Brasil, conforme comenta o Presidente da Empresa, Eng.Nestor Mauro Koch: “a TAP M&E Brasil é a única MRO independente da América Latina a ter capacitação plena, ou seja, temos certificação para fazer manutenção de aeronaves e componentes em toda a família Boeing, em todos os modelos Embraer e em vários modelos Airbus. Continuaremos investindo no desenvolvimento da nossa Empresa, quer seja no aprimoramento tecnológico, treinamento de pessoal, melhoria de processos e nas certificações, para manter o nível de qualidade que oferecemos ao mercado e conquistar ainda mais a confiança de nossos clientes”.
 
fonte/Aviação Brasil

PISTA PRINCIPAL DO AEROPORTO SANTOS DUMONT FOI LIBERADA ONTEM

A pista principal do Aeroporto do Rio de Janeiro/Santos Dumont foi liberada nesta segunda-feira (30/11) para operar sem restrições, após inspeção realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Infraero atendeu ao cronograma de obras de melhorias que começaram no dia 21 de setembro, ao custo de R$ 1,21 milhão.

A retomada das operações na pista principal aconteceu hoje (01/12) com um voo da empresa aérea Gol.

 
fonte/Mercado & Eventos foto/O Globo

AEROPORTO DE COCOAL SERÁ LIBERADO EM 2010


O aeroporto de Cacoal (foto acima), que há meses está em obras, não deverá ser inaugurado para voos comerciais este ano. Ainda falta construir o terminal do Corpo de Bombeiros, conforme informações fornecidas pelo subchefe da Casa Civil, o ex deputado Nilton Capixaba. Segundo Capixaba que acompanha a obra desde o início dos trabalhos em 2000, o atraso se deve a questões burocráticas.

A previsão é de que o prédio seja concluído em final de dezembro. Somente após a conclusão do prédio é que será possível fazer a vistoria para liberação do aeroporto junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), por isso o vôo inaugural, que inicialmente seria em dezembro, só deve acontecer no ano que vem. Até o momento o aeroporto tem operado regularmente com vôos particulares e táxi aéreo.

Os equipamentos para raio X de bagagens, bem como móveis e objetos para o saguão devem chegar nos próximos 15 dias. A iluminação e balizamento noturno da pista, bem como o farol para as aeronaves já estão instalados, e já estão sendo utilizados para pousos e decolagens noturnos.

Um dos pontos fortes do aeroporto é a segurança. A pista de 2,1 mil metros é maior que a do aeroporto de Congonhas em São Paulo. Isso possibilita mais confiança e estabilidade para poucos e decolagens. O caminhão do Corpo de Bombeiros foi cedido pelo Comando da Aeronáutica de Manaus em sistema de comodato, uma espécie de empréstimo. Com isso o aeroporto está praticamente pronto.

Empresas aéreas

O presidente da empresa aérea Passaredo, de São José do Rio Preto, esteve em Cacoal há pouco mais de dois meses e acenou com a possibilidade de a empresa operar no município, o que ainda não foi confirmado oficialmente. Outra esperança é a TAM, no site da empresa já é possível ver nas rotas de aeroportos o aeroporto de Cacoal a partir do dia 13 de janeiro. Mas segundo informações de duas agências de viagens de Cacoal, ainda não há confirmação disso, e nem estão sendo vendidas passagens da empresa para vôos que utilizem o aeroporto.

A obra

As obras do aeroporto foram iniciadas em 2000. Ao longo de nove anos a obra ficou parada duas vezes por problemas de contrato e irregulariadades. O aeroporto custou cerca de R$ 16 milhões, grande parte da verba proveniente de emendas parlamentares do então deputado Federal Nilton Capixaba. As obras foram retomadas em maio deste ano, através de convênio com o governo do estado, quando foram feitos a pista de acesso de aeronaves, o estacionamento e o saguão do aeroporto.

A primeira ordem de serviço foi assinada com a Empresa GM Construção LTDA no valor de R$ 2,7 milhões para a conclusão da pista de pouso e decolagem. A outra, no valor de R$ 230 mil reais foi para urbanização e estacionamento, firmada com a Construtora Aripuanã-Concreaço. Para a conclusão do terminal foram liberados R$ 1,2 milhão. A obra do Aeroporto está sendo realizada com recursos dos Governos Federal e Estadual.

 
fonte/foto/Diário da Amazônia

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