segunda-feira, 10 de outubro de 2011

ANTONOV AN-2 CAI NA RÚSSIA





Um Antonov 2R, registro RA-81514, foi destruído quando caiu perto da aldeia de Zasovkaya,  Região de Krasnodar, na Rússia, no domingo.
 
O piloto ficou gravemente ferido.
 
O avião realizava um vôo de pulverização, quando caiu em um campo, virou de cabeça para baixo e pegou fogo.

fonte/foto/MCHS/Gov

ESTRANGEIROS "MORAM" EM CUMBICA HÁ 10 DIAS

Dois homens estão retidos no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, há dez dias, sem poder entrar no Brasil ou voltar para o país de onde vieram. 

Eles afirmam que são refugiados, mas a Polícia Federal diz que nada pode fazer até conseguir identificá-los.
Segundo Bishwas Raj, 21, ele e o tio, Ganesh Raj, 32, iam do Nepal para os Estados Unidos para pedir refúgio. Ao chegar ao Brasil, no dia 30, um homem que os acompanhava na viagem como "agente" sumiu levando documentos, passagens e dinheiro, afirma. 

A Polícia Federal, que controla o acesso à ala restrita conhecida como conector, onde estão os dois homens, não permitiu que a reportagem falasse com eles ontem. 

A Folha conseguiu entrar em contato com Bishwas por telefone. Ele disse que agora busca asilo no Brasil porque no Nepal, de onde afirmou ter vindo, é perseguido por ter origem butanesa. 

"Já dissemos diversas vezes para a polícia que queríamos ficar aqui como refugiados", afirma Bishwas. 

A PF informou que os dois não pediram refúgio e que apenas dizem que querem ficar no país para trabalhar. 

De acordo com a PF, antes de começar o processo de concessão de refúgio, seria preciso identificá-los para saber se eles nunca foram condenados por crimes como o de tráfico de drogas. 

Bishwas acusa a PF de submetê-los a maus-tratos. 

"Não nos dão comida. Estamos dormindo no chão. Nos levaram ao banheiro anteontem. Tivemos que tirar a roupa e eles molharam a gente e nos bateram", diz Bishwas. 

A PF afirma que são "inverídicas" as acusações de violência. Diz ainda que a "responsabilidade pela manutenção do indivíduo que [...] não consegue entrar no país de destino é da companhia aérea pela qual viajara", mas que ele e o tio se negam a dar o nome da empresa. 

O refugiado que chega ao Brasil deve pedir reconhecimento de sua condição à Polícia Federal, que encaminha o processo ao Comitê Nacional para Refugiados, do Ministério da Justiça. Enquanto aguarda, normalmente fica em centros para acolhida de refugiados.

fonte/FolhaSP

RESUMO 15

Azul deverá iniciar operações em Londrina (PR) em 2012

A Azul pediu autorização à Anac para incluir um novo destino: a cidade de Londrina, no norte do Paraná. Caso aprovada, a companhia passará a ter mais voos diretos entre a cidade paranaense e Campinas (SP). A aérea já mantêm voos no Estado do Paraná nas cidades de Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu.

O pedido foi feito para operar três frequências de segunda a sexta-feira e duas aos fins de semana. O início dos voos está previsto para 1º de fevereiro de 2012, com os jatos Embraer 190 e 195.

Anac divulga estudos selecionados para as 3 concessões

A Comissão de Avaliação de Estudos da Anac divulgou hoje o resultado da seleção de estudos preliminares que subsidiarão a modelagem de concessões para exploração dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.


Os estudos selecionados foram os enviados pela Estrutura Brasileira de Projetos S.A., que apresentaram maior consistência das informações, melhores técnicas de elaboração, compatibilidade com a legislação aplicável ao setor e com as normas técnicas vigentes e razoabilidade de valores. A Comissão determinou o pagamento de cerca de R$ 17 milhões pelos projetos dos três aeroportos, ante aos R$ 34 milhões pedidos inicialmente pela companhia.


Para os estudos referentes ao aeroporto de Guarulhos, o valor de ressarcimento apurados e arbitrados foi de R$ 7.031.910,77 (53,3 % do valor pedido pela empresa). Para o aeroporto de Viracopos, o valor foi de R$ R$ 7.697.166,54 (49% do valor original), e, para o aeroporto de Brasília, R$ 2.536.053,46 (49,7% do investimento inicial). Os estudos selecionados serão encaminhados ao Tribunal de Contas da União (TCU) para apreciação. 

fonte/PanRotas

COMEÇA A DECOLAR A INTEGRAÇÃO DE TAM E LAN

Maurício Rolim Amaro, da família controladora da TAM, será o presidente do conselho de administração da Latam, formada pela companhia de aviação brasileira e a chilena Lan. 

A irmã, Maria Claudia Amaro, fica presidente do Conselho da TAM, Enrique Cueto, CEO da Lan, será o CEO da nova companhia, enquanto Ignacio Cueto, mantém-se presidente e responsável pela área operacional da Lan. 

Os quatro irmãos estiveram reunidos em SP, na quinta-feira passada, quando reafirmaram compromissos para a união e retomaram passos para a integração de TAM e Lan. 

"Estamos satisfeitos com a aprovação do Tribunal de Defesa da Livre Concorrência (TDLC) do Chile, mas conjuntamente contestamos na Suprema Corte uma restrição", diz Maurício Rolim Amaro. 

"A maioria das medidas afeta a operação no Chile e em nada a TAM. A Lan contesta todas." 

Entre as 11 condições impostas está a renúncia de quatro frequências da LAN para Lima (Peru) e de alguns direitos de pouso e decolagem. 

"Nossa queixa conjunta é específica quanto à necessidade de a Latam submeter ao tribunal o compartilhamento de voos com empresas que não sejam da mesma aliança", diz. 

As empresas sabiam que teriam de optar por uma associação: a Star Alliance, chefiada pela Lufthansa e pela United, à qual a TAM está ligada, ou a One World, liderada por British Airways, Iberia e American Airlines, e que tem a Lan entre seus associados. Mas, diz Amaro, ainda não se decidiram. 

"Não consideramos o tribunal um órgão operacional com condição de agir com rapidez. A Fiscalía chilena [autoridade antitruste], sim, tem experiência e capacidade de decisão." 

O TDLC aprovou a fusão em 21 de setembro deste ano. A criação da Latam, anunciada em 13 de agosto de 2010, começou um mês depois. Foi, porém, interrompida em janeiro, quando o órgão de defesa do consumidor pediu ao TDLC uma análise do impacto da Latam. 

"Esperamos que a Suprema Corte se pronuncie até janeiro e fazer a oferta pública em março." Nessa ocasião, a TAM, que é listada nas Bolsas de Valores de São Paulo e de Nova York, fechará seu capital.
SINERGIAS

TAM e LAN calculam em US$ 400 milhões as sinergias com a união, sem contar ganhos com o Programa Multiplus, de milhagens, diz Amaro. As medidas mitigatórias impostas representarão perda de US$ 10 milhões, segundo a companhia. 

A sede da Latam será no Chile, de acordo com Amaro. 

Serão criados comitês para compartilhar a gestão. Os principais serão o operacional e o de carga, com gestão compartilhada com representantes das duas empresas. 

No Brasil, a fusão teve parecer favorável da Secretaria de Acompanhamento Econômico e aguarda avaliação do Cade. "Estamos confiantes na aprovação do Cade ainda neste ano." 

As sinergias são muito grandes, com pouca sobreposição, acrescenta ele. 

A Lan voa mais para costa oeste dos EUA e Ásia, e a TAM, mais para Europa e costa leste dos EUA. 

"Detectamos oportunidades em 19 novas rotas." 

As duas companhias continuarão com operações independentes. 

Pintar o novo nome nos aviões custa caro, afirma o empresário. 

"União total, só no longo prazo.

fonte:FolhaSP
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HELICÓPTERO COLIDE COM OUTRO DURANTE POUSO NO AEROPORTO DE CARAUARI, AMAZONAS

Hélice da aeronave Esquilo tocou em rotor da cauda de um BO-105. Ninguém ficou ferido. Investigações sobre acidente começam amanhã.

Um helicóptero modelo Esquilo colidiu com outro, modelo BO-105, no aeroporto de Carauari, a 788 km de Manaus. O acidente ocorreu na tarde deste domingo, por volta das 17h. Duas pessoas estavam na aeronave - o piloto e um passageiro, mas não ficaram feridos.

O local serve de base para aeronaves que prestam serviços às empresas que atuam na extração de petróleo na base petrolífera de Urucu, em Coari, a 363 km da capital.

De acordo com o comandante do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes (Seripa VII), tenente-coronel Carlos Frederico Schonhartd, a hélice principal do helicóptero Esquilo encostou acidentalmente na hélice da cauda do BO-105, no momento do pouso. 

Depois do toque, a aeronave caiu na pista. Os nomes das duas vítimas, que não ficaram feridas, não foram divulgados. O comandante Carlos informou que técnicos do Seripa VII irão viajar a Carauari nesta segunda-feira (10) para dar início às investigações.

Fonte: G1/EmTempo
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