Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio 25, 2011

EMBRAER VELA IPANEMA PARA BAHIA FARM SHOW

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho, a Embraer participará da quarta edição do Bahia Farm Show, onde exibirá a aeronave agrícola Ipanema movida a etanol no estande localizado na Avenida C, esquina com a Rua 3. A feira de tecnologia agrícola e negócios acontece na cidade de Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e é considerada a maior do gênero no Estado. O oeste baiano está localizado na chamada Matopiba, área que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esta região vem se destacando na produção de grãos e já é reconhecida como a nova fronteira agrícola do país. Com grande expansão nos últimos dez anos, a produção de grãos da Matopiba atingiu 12,2 milhões de toneladas na safra 2009/2010, representando 8,2% do total nacional. “O Ipanema é ideal para pulverização de grandes extensões de terra com agilidade e precisão, podendo ser utilizado logo após as chuvas e não causando o amassamento da lavoura, o que faz da aeronave uma grande …

NÃO DÁ PARA TRADUZIR

"Não há nenhum pecado se pecar em silêncio" – (Tartufo, IV, 5)

Em recente reunião em Brasília, Nelson Faria Marinho, presidente da associação das vítimas brasileiras da tragédia com voo 447 da Air France, entregou um documento importante sobre o acidente ao coronel aviador da FAB Luís Cláudio Lupoli. O oficial da Aeronáutica foi designado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) como o “representante credenciado” junto ao Escritório de Investigações e  de Análises (BEA) da Aviação Civil da França, órgão responsável pela apuração das causas do acidente com o avião Airbus A330-203 no qual morreram  as 228 pessoas a bordo.
Detalhe edificante: o documento desconhecido pelo “representante credenciado” era inteiramente escrito no idioma de Molière, autor da comédia Tartufo. Ou seja, em francês. O coronel Lupoli, visivelmente incomodado, perguntou a Marinho: “Não dá para traduzir?” A Aeronáutica informou que o coronel “tem acompanhado d…