quarta-feira, 25 de maio de 2011

EMBRAER VELA IPANEMA PARA BAHIA FARM SHOW


Entre os dias 31 de maio e 4 de junho, a Embraer participará da quarta edição do Bahia Farm Show, onde exibirá a aeronave agrícola Ipanema movida a etanol no estande localizado na Avenida C, esquina com a Rua 3. A feira de tecnologia agrícola e negócios acontece na cidade de Luis Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, e é considerada a maior do gênero no Estado.
O oeste baiano está localizado na chamada Matopiba, área que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Esta região vem se destacando na produção de grãos e já é reconhecida como a nova fronteira agrícola do país. Com grande expansão nos últimos dez anos, a produção de grãos da Matopiba atingiu 12,2 milhões de toneladas na safra 2009/2010, representando 8,2% do total nacional.
“O Ipanema é ideal para pulverização de grandes extensões de terra com agilidade e precisão, podendo ser utilizado logo após as chuvas e não causando o amassamento da lavoura, o que faz da aeronave uma grande aliada do produtor para a obtenção de ótimos resultados no controle de pragas”, afirma Fábio Bertoldi Carretto, Gerente Comercial da Embraer para a Aeronave Ipanema. “Em 2010, 25% das aeronaves comercializadas foram encomendadas por clientes da Matopiba. A demanda por aviões Ipenema nos últimos dez anos na região cresceu cinco vezes, acompanhando o desenvolvimento local.”
Há mais de 40 anos em produção ininterrupta e com mais de 1.150 unidades vendidas, o Ipanema é líder no mercado de aviação agrícola no Brasil, com cerca de 75% de participação. É a primeira aeronave produzida em série no mundo certificada para voar com etanol, combustível mais barato que a gasolina de aviação e com menor impacto sobre o meio ambiente. A versão da aeronave movida a etanol começou a ser produzida em 2005 e hoje representa aproximadamente 25% da frota em operação.
A última edição do Bahia Farm Show, em 2010, movimentou R$ 316 milhões e atraiu um público de mais de 38 mil pessoas durante os cinco dias do evento.

fonte/foto/MundoAviação

NÃO DÁ PARA TRADUZIR



"Não há nenhum pecado se pecar em silêncio" – (Tartufo, IV, 5)


Em recente reunião em Brasília, Nelson Faria Marinho, presidente da associação das vítimas brasileiras da tragédia com voo 447 da Air France, entregou um documento importante sobre o acidente ao coronel aviador da FAB Luís Cláudio Lupoli. O oficial da Aeronáutica foi designado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) como o “representante credenciado” junto ao Escritório de Investigações e  de Análises (BEA) da Aviação Civil da França, órgão responsável pela apuração das causas do acidente com o avião Airbus A330-203 no qual morreram  as 228 pessoas a bordo.

Detalhe edificante: o documento desconhecido pelo “representante credenciado” era inteiramente escrito no idioma de Molière, autor da comédia Tartufo. Ou seja, em francês. O coronel Lupoli, visivelmente incomodado, perguntou a Marinho: “Não dá para traduzir?” A Aeronáutica informou que o coronel “tem acompanhado diuturnamente os trabalhos realizados pelo BEA”, uma investigação comandada 100% por… franceses. O inglês de Alain Bouillard, investigador-chefe do BEA, exige bastante atenção para se captar o sentido do que ele tenta expressar na língua que lembra a de Sheakeaspeare.

Se os diálogos e a linguagem corporal entre o representante credenciado brasileiro e o inspetor-chefe francês não entrarem para história dos grandes esforços de entendimento entre o Brasil e França, a contribuição às artes cênicas está garantida.

fonte/Veja/foto/Veja
Enhanced by Zemanta

POLÍCIA FEDERAL - AEROPORTO AUGUSTO SEVERO - RIIO GRANDE DO NORTE

NOTA DO BLOG

MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS AOS AGENTES FEDERAIS DE PLANTÃO NA NOITE DEMAIO 23 DE MAIO E MADRUGADA DO DIA 24 QUE  AUXILIARAM NA SOLUÇÃO DE UMPROBLEMA PARTICULAR NO AEROPORTO AUGUSTO SEVERO. ATENDIMENTO RÁPIDOPROFISSIONAL.

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...