terça-feira, 1 de dezembro de 2009

IMAGENS MOSTRAM DANOS EM AVIÃO CARGUEIRO QUE BATEU EM GUARULHOS








Um avião cargueiro da TAF ficou com o bico avariado ao bater em uma escada elevatória da empresa TAM, na madrugada desta terça-feira (1º), no estacionamento do Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. Não houve feridos. Segundo informou a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), a aeronave da TAF teve problemas nos freios e não conseguiu parar.

Segundo a Infraero, um dos pilotos da aeronave TAF informou que não conseguiu frear quando se dirigia ao estacionamento e colidiu com um equipamento da TAM usado para limpar aviões. Ainda, de acordo com o órgão, foram danificados o aparelho e o bico do cargueiro, que ficou com um “rasgo”.

O incidente não prejudicou os pousos e decolagens de outros aviões e demais operações no pátio de Cumbica, de acordo com a Infraero. O aeroporto de Guarulhos opera 24 horas por dia.

Outro lado

O cargueiro foi retirado do local da colisão, mas continua no aeroporto. Procurada, a TAF informou que sua aeronave não conseguiu parar no local demarcado no estacionamento, prosseguiu cerca de 10 metros e atingiu a escada da TAM.

Segundo o diretor executivo da TAF, Ariston Filho, as causas do incidente estão sendo apuradas. "O avião pode ter deslizado por algum óleo na pista, ter tido um problema nos freios, ou mesmo falha humana. Ainda é cedo para dizer", disse o diretor.

A TAM informou que o acidente danificou a plataforma elevatória usada para manutenção de aeronaves.

fonte: G1

AVIÃO DA TAM QUE SEGUIA PARA ARGENTINA FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM GUARULHOS, SÃO PAULO

Um avião da TAM que seguia para a Argentina apresentou um problema técnico durante o voo na tarde desta terça-feira e teve de realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (região metropolitana), de onde havia partido. Ao todo, 169 passageiros estavam na aeronave, mas ninguém se feriu.
De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos), apesar de emergencial, o pouso ocorreu normalmente e todos os passageiros desembarcaram sem problemas.
Segundo a TAM, o voo JJ 8018 decolou de Guarulhos com destino à Buenos Aires às 14h51 desta terça, e retornou para o aeroporto após apresentar um problema técnico. O pouso ocorreu às 16h38, entretanto, ainda não se sabe o que provocou o incidente. A companhia não informou qual era o modelo da aeronave.
Ainda segundo a companhia aérea, os 169 passageiros foram reacomodados em outro avião e já prosseguiram viagem.

fonte/FolhaOnline

MAIS UM SU-30MKI CAI NO RAJASTAO INDIANO



Um caça Su-30MKI caiu nesta segunda-feira perto de Jaisalmer, que fica a noroeste do país no estado do Rajastão, os dois pilotos sobreviveram segundo informou um representante da Força Aérea.

"A aeronave caiu durante um exercício. Ambos os pilotos ejetaram com segurança e não estão feridos," disse o oficial.

O incidente foi o segundo desde que o caça de origem russa Su-30MKI foi posto em serviço pela Força Aérea Indiana em 2002, e ocorreu cinco dias depois que o presidente da Índia Pratibha Patil voou em um Su-30MKI por 30 minutos.

O primeiro Su-30MKI caiu em Abril durante um vôo de treinamento de rotina perto de uma vila a 170Km de Jaisalmer, matando um dos dois pilotos.

A Rússia mandou em Maio um grupo de 20 especialistas para examinar os destroços da aeronave e ajudar a Força Aérea Indiana com a investigação, mas os resultados não foram divulgados.

A Força Aérea Indiana originalmente fez um pedido de 50 aeronaves Su-30MKI da Rússia em 1996-98 e um adicional de 40 aeronaves em 2007. A Hindustani Aeronautics (HAL) também foi contratada para fabricar sob licença 140 aeronaves em solo indiano entre 2003 e 2017.

As forças armadas declararam depois do acidente de Abril que estão satisfeitos com a performance dos jatos russos Su-30MKI, apesar da queda, e planejam dobrar o número em serviço na Força Aérea para cerca de 230 em 2015.

fonte/foto/RiaNovosti

RÚSSIA CONSTRÓI FABRICAS DE ARMAS NA VENEZUELA E NEGOCIA 53 HELICÓPTEROS


Rússia constrói fábricas de armas na Venezuela

Reuters/Brasil Online - Por Walker Simon - Via O Globo


A Rússia está construindo fábricas de armas na Venezuela para produzir cartuchos e rifles AK-103, além de finalizar contratos para o envio de 53 helicópteros militares para o governo de Hugo Chávez, disse na segunda-feira a jornalistas o embaixador russo em Caracas, Vladmir Zaemskiy.

De acordo com ele, engenheiros russos e empreiteiras locais participam da construção das fábricas de armas, que no futuro empregarão mais de 1.500 funcionários.

As obras ocorrem no Estado central de Aragua e ainda não têm data prevista para a conclusão.

Chávez começou a assinar acordos militares com a Rússia em 2001, e até agora os detalhes eram escassos. Sabe-se, no entanto, que nos últimos anos Caracas adquiriu mais de 4 bilhões de dólares em equipamentos militares russos, o que inclui 24 caças Sukhoi.

Críticos dizem que Chávez está promovendo uma corrida armamentista na América Latina, mas o presidente alega que está apenas modernizando suas forças para fins defensivos.

Ao voltar em setembro da sua última viagem à Rússia, Chávez disse que Moscou havia aceitado conceder à Venezuela um empréstimo de 2,2 bilhões de dólares para a compra de 92 tanques e de um sistema de mísseis antiaéreos S-300.

Há dois anos, a Rússia havia aceitado vender o S-300 ao Irã, mas retardou a entrega devido a restrições dos EUA e de Israel à transação.

Zaemskiy não quis detalhar datas para a entrega dos tanques e do sistema de mísseis, nem informou se Moscou já desembolsou parte do empréstimo de 2,2 bilhões de dólares.

Acrescentou, no entanto, que "grandes contratos" estão sendo finalizados para entrega de 53 helicópteros modelo "Mil," que podem ser usados pelas Forças Armadas locais ou em missões humanitárias.

Entre 2006 e 2008, Moscou entregou à Venezuela 59 helicópteros militares, segundo dados do Instituto Internacional Estocolmo de Pesquisa da Paz.

O embaixador disse ainda que a Rússia está fornecendo uma 'linha completa" de peças de reposição para equipamentos militares à Venezuela, além de transferir tecnologia e construir centros de manutenção técnica.

"Como resultado dessa cooperação, a capacidade de defesa da Venezuela aumentou consideravelmente, bem como seu nível de independência tecnológica", disse o embaixador.

fonte/foto/Reuters/OGlobo

AVIÕES DA GOL ADOTAM GPS LANDING SYSTEM A PARTIR DE JANEIRO DE 2010


A Gol informou nesta terça-feira (01/12) que os aviões da empresa receberão, a partir de Janeiro de 2010, sensores para adoção do GPS Landing System – sistema que auxilia em pousos e decolagens aumentando a precisão e a segurança no desenho de segmentos curvos durante os procedimentos de subida e descida.
“Esse tipo de navegação permite reduzir o consumo de combustível, bem como da emissão de gases nocivos ao meio ambiente, em até 15% nessas fases do voo”, disse o Vice-presidente Técnico da Gol, Comandante Fernando Rockert. “Estamos nos antecipando a uma tendência mundial que será a tônica dominante em um futuro próximo”.
Outra novidade auxiliando os pilotos da empresa será o Vertical Situation Display, que transmite com precisão informações sobre o relevo e obstáculos em solo, aumentando a segurança através do monitoramento da superfície e permitindo um planejamento de descida mais eficiente, o que propicia menor desgaste de componentes e consequente redução de custos.

fonte/PousadaDasNoticiasCmraDanieleCarreiro

PENTÁGONO APROVA PRODUÇÃO DO 'GROWLER' PARA USNAVY



O Pentágono divulgou no último dia 30 de novembro que a Boeing recebeu um contrato adicional no valor de 386 milhões de dólares para iniciar os trabalhos da linha de produção de 44 caças EA-18G para a Marinha dos EUA.
Desta forma o Growler, a mais nova aeronave que guerra eletrônica dos EUA, passa para o estágio de produção em escala. O EA-18G substituirá os já antiquados EA-6B, em serviço desde 1971.

fonte/foto/Reuters

AZUL INAUGURA ROTA CAMPINAS - NATAL

O vôo inaugural com 96 passageiros, contou com a presença do presidente executivo da Azul, Pedro Janot, e mais do diretor de marketing, Gianfranco Beting e ainda do diretor de TI e comercial, Antônio Américo .

No hall do aeroporto internacional Augusto Severo, autoridades e o trade turístico aguardavam com ansieadade o vôo que teve o check-in as 9h50, e o vôo de 40 minutos pelo litoral com direito a serviço de bordo, sucos e batatinhas, e mais a palavra do presidente Janot, dando as novas da Azul que chegou para ser a companhia com preços mais acessíveis..

AUTORIDADES PRESENTES:
O secretário de turismo do Estado, Fernando Fernandes esteve por lá representando a governadora Wilma de Faria, o presidente da Emprotur, Claudio Porpino, o diretor de marketing , Welligton Paim, o secretário de turismo de Natal, Francisco Soares de Lima Junior também participou do vôo.
Ainda estiveram por lá a presidente da Associação das Agencias de Viagens, seccional do RN, Ana Carolina Costa, o vice-presidente da ABAV-RN, Nilo Machado, inúmeros agentes de viagens, hoteleiros, além do presidente da ABIH-RN, Fermi Torquato, o presidente do Natal Convention eleito, George Costa, Neivaldo Guedes do Natal Convention, o diretor geral do Serhs Natal Grand hotel, Jan Von Bahr, a diretora de vendas do grupo Serhs, Mariana Mello, a familia Gosson,o superintendente da Infraero José Daniel, Luciana e Marcelo Naliato do Pestana Beach hotel, Rosangela Farias da Dandara turismo, Ohana Fernandes da Athenas turismo,Jurema Marcia da UnP. ..entre outros..

O vôo foi um sucesso. O presidente Pedro Janot, garantiu que a AZUl terá sempre o preço da passagem aérea mais barata. A tarifa especial de lançamento varia a partir de R$179 por trecho para viagens de ida e volta para compras com 30 dias de antecedência e permanência minima de 3 dias.
Para o secretário de turismo de Natal, Francisco Soares de Lima Junior, a chegada da Azul é um fato importante, já que estará ligando Natal para o sudeste, maior emissor de passagens do Rio Grande do Norte, e com preços competitivos vai atrair muito mais turistas para a cidade. E em relação a alta temporada, o secretário enfatizou que com a chegada da Azul as perspectivas são muito boas para a alta.

O vôo panorâmico de 40 minutos, teve a participação dos pilotos Alvaro Neto e Assunção que foram aplaudidos pelo excelente passeio.
O presidente Pedro Janot, circulou por todo o corredor do avião, um equipamento Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros conversando com os passageiros, todos elogiaram esta postura.
Janot anunciou que até final de 2010, a partir de novembro, todos os aviões terão a bordo 36 canais de tv ao vivo.

fonte/PousadaDasNoticiasCmraDanieleCarreiro

F-15J DA ASDF PERDE PEDAÇO DA CAUDA DURANTE SHOW AÉREO



F-15J broken tail plane
Um caça F-15J da Air Self-Defense Force (ASDF) do Japão perdeu um pedaço frontal do estabilizador horizontal durante show aéreo no domingo (29.11). O fragmento de 2,4m aparece no vídeo acima se desprendendo do avião. Na foto à direita o estabilizador do caça depois do acidente.
A ASDF começou uma inspeção imediata na sua frota de 202 caças F-15, que estarão “groundeados” até que a verificação se complete.
A inspeção pré-voo foi realizada normalmente e não revelou problemas e a ASDF continua investigando.
fonte/The Mainichi Daily News/PoderAéreo

WEBJET PÕE MAIS ASSENTOS NO AVIÃO E COBRARÁ LANCHES


A Webjet vai ajustar seu perfil para ganhar mais competitividade. A partir do dia 10, todas as suas 20 aeronaves voarão com 12 assentos a mais, ou um total de 148 lugares. Treze aeronaves já foram reconfiguradas. Até abril de 2010, também vai cobrar por lanches mais elaborados em todos os seus voos, seguindo uma tendência mundial inaugurada pela irlandesa Ryanair e difundida no Brasil pela Gol.
“Vamos baixar nosso custo para ser mais competitivos”, afirma o presidente da Webjet, Wagner Ferreira, afirmando não acreditar que as mudanças sejam impopulares entre passageiros já acostumados com maior espaço entre as poltronas e com seu serviço de bordo gratuito diferenciado.
Ferreira diz que a distância entre os assentos vai ser reduzida, em média, em 4 cm, passando de 80 cm para 76 cm. No serviço de bordo, serão oferecidos gratuitamente aos passageiros uma bebida e biscoito ou snack. O que será cobrado será um sanduíche frio mais elaborado, que deverá custar entre R$ 5 e R$ 10.
Com essas medidas, o presidente da Webjet estima obter uma redução de 8,8% no custo por assento. “Isso tudo não é novidade. Faz parte do meu plano quando vim para a Webjet e que foi aprovado pela CVC Participações [controladora da companhia]“, diz Ferreira.
A Webjet foi em outubro a terceira maior companhia aérea no país, ao responder por 4,47% dos voos domésticos. Ainda no mês passado, ela teve o segundo maior índice de expansão no transporte de passageiros, de 92,4%, atrás apenas dos 128,4% da Passaredo.

fonte/PousadaDasNoticiasCmraDanieleCarreiro

ABERTURA DA PISTA DO SANTOS DUMONT AINDA DEPENDE DA ANAC


O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, inspecionou na última sexta-feira (dia 27) a pista principal do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, para conferir a reforma que acaba de ficar pronta. As obras tiveram início em setembro e custaram R$ 1,21 milhão. Na inspeção, o presidente verificou os últimos detalhes, como a pintura de solo.
Hoje a Anac faz a vistoria para homologar a obra, conforme o que exige a legislação aeronáutica. A liberação da pista depende de parecer da Anac, que deve sair ainda na primeira semana de dezembro.

A inspeção foi acompanhada pelo gerente regional do Rio de Janeiro, Willer Furtado, e pelo superintendente do Aeroporto Santos Dumont, Emmanoeth Vieira de Sá. Durante o período de obras, os pousos e decolagens foram realizados na pista auxiliar do aeroporto, que teve a reforma concluída em agosto de 2009. As empresas Gol e Tam passaram a operar apenas no trecho Rio-São Paulo. Todos os outros voos dessas companhias foram provisoriamente transferidos para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Tom Jobim, o Galeão, e os das demais empresas operam sem alterações.

Segundo a Infraero, as restrições da pista interferem apenas na quantidade de aeronaves estacionadas no pátio e no peso máximo permitido às mesmas para pouso e decolagem.
 
fonte/Panrotas

VOO DA AIR FRANCE ENFRENTA FORTÍSSIMA TURBULÊNCIA SOBRE O ATLÂNTICO

Ontem , 30 de novembro de 2009 , na rota São Paulo para Paris o Airbus A330-200 da Air France enquanto sobrevoava o Atlântico (a nordeste 680nm de Fortaleza, Brasil e 750nm a sudoeste de Praia, Cabo Verde) o vôo passou por uma severa turbulência , que os levou a enviar um pedido de socorro. 
 
Eles desceram a altitudes inferiores, e desembarcaram em Paris, seis horas e quarenta minutos após o pedido de socorro.
 
fonte/PousadaDasNoticiasCmraDanieleCarreiro

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...