sábado, 31 de outubro de 2009

BIMOTOR CAI NO MAR EM ANGRA DOS REIS

Um avião bimotor caiu na tarde deste sábado (31) no mar, próximo à praia do Frade, em Angra dos Reis, região Sul Fluminense do Rio. Duas pessoas estavam a bordo, mas não se feriram, segundo informações da Capitania dos Portos e do Corpo do Bombeiros.

Equipes da capitania e bombeiros estão no local para retirar a aeronave da água. Ainda não há informações sobre o que teria causado a queda.

fonte/G1 /TV Globo

PARABÉNS - HOJE DIA MUNDIAL DO COMISSÁRIO DE BORDO

Comemora-se neste sábado, 31 de Outubro, o Dia Mundial do Comissário de Bordo ou Assistente de Bordo, em homenagem ao surgimento da profissão, em 1930.

A profissão de comissário de bordo ou aeromoça surgiu em 1930, devido a reivindicação de uma mulher enfermeira, Ellen Church (foto acima), apaixonada pela aviação e impossibilitada de pilotar uma aeronave por ser mulher.

Por este motivo, Ellen Church propôs à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.

A Boeing Air Transport, que era até então uma linha aérea e fabricante de aeronaves, contratou oito enfermeiras por um período de experiência de três meses.

Essas novas assistentes, que foram chamadas de "aeromoças" logo se tornaram parte integral de todas as linhas aéreas. Elas não precisavam mais ter formação em enfermagem, mas o caráter maternal era considerado como um elemento chave na profissão.

As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos.

A ideia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era consideradas uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo, passava-se a ideia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.

Devido a Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa.

A profissão popularizou-se e perdeu o símbolo sensual que possuia. Foi então que surgiu o "aeromoço", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional.

A partir do momento em que o passageiro entra no avião, a sua segurança e conforto são de responsabilidade do comissário de bordo.

O comissário demonstra os procedimentos de emergência adotados pela empresa, faz o serviço de bordo e cuida dos passageiros durante a viagem. Além disso, o comissário está preparado para trabalhar em horários incomuns.

Pelas razões acima, concluí-se que a profissão de comissário de bordo requer um conjunto de características pessoais, físicas e psicológicas diferenciadas.

O comissário de voo é o profissional que auxilia o comandante da aeronave. Ele é encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança e ao atendimento dos passageiros.

fonte/Angop / foto/ National Air and Space Museum Archives

ALERTA EMVOO DA BRITISH AIRWAYS, 6 PASSAGEIROS DESMAIAM DURANTE VOO INTERNACIONAL

Um Boeing 777 da British Airways, pousou hoje cedo, em Londres, declarando emergência química, e taxiou até uma área remota do aeroporto, onde o esperavam 11 viaturas dos bombeiros e seis ambulâncias.

O drama teve início após o voo BA184 da British Airways, notificou via rádio que seis passageiros haviam desmaiado à bordo, e temia-se que os desmaios pudessem ter sido cauados por inalação de algum agente químico à bordo. O voo BA184, procedia de Newark, New Jersey , EUA e após o pouso, posicionou-se no Terminal 5, por volta das 06:50 da manhã, horário local.

Bombeiros vestidos em roupas especiais com respiradores, subiram à bordo e durante duas horas conduziram um exame minucioso, em busca de sinais de produtos químicos que pudessem ter causado os demaios dos passagiros.

Após a checagem, as equipes médicas tiveram autorização para vir à bordo,tratar os passageiros afetados, os quais reclamaram que sentiram tontura e acabaram desmaindo durante o voo. Nenhum dos passageiros afetados necessitou de internação.

Todos os 216 passageiros, mantidos dentro da aeronave, enquanto os bombeiros faziam o exame do avião, receberam autorização para deixar a aeronave, em seguida ao término do trabalho das equipes de bombeiros.

Uma porta-voz dos bombeiros informou que a corporação recebeu um chamado às 06:41, com a informação que um avião chegaria com passageiros que teriam ficado doentes durante o voo. O exame da aeronave não detectou a presença de quaisquer substâncias. A porta-voz confirmou que à bordo do avião, haviam 216 passageiros e 14 tripulantes.

O porta-voz dos serviços médicos informou que o London Ambulance Service, recebeu chamado, pouco após as 6 horas da manhã. Segundo o porta-voz, os seis passageiros vítimas de desmaio, foram conduzidos ao centro médico do aeroporto e após exame, constatou-se que nenhum deles necessitaria de maiores cuidados médicos e assim foram liberados.

Os bombeiros informaram que o avião foi declarado seguro para utilização e que as causas do incidente deverão ser investigadas.


fonte/BGA/Telegraph.uk

BIMOTOR CAI E MATA PILOTO E MORADORA NOS EUA

O avião de pequeno porte Cessna 310J, prefixo N308J, da empresa KM Aviation, caiu sobre uma casa em Gwinnett County, na região de Atlanta, no estado americano da Geórgia, provocando um incêndio e matando o piloto e uma mulher que estava em solo.

O marido da mulher que morreu estava na casa na hora do acidente, na sexta-feira (30), mas conseguiu escapar. As identidades das vítimas não foram divulgadas.

Tommy Rutledge, capitão do corpo de bombeiros, disse que o piloto estava sozinho na aeronave, um bimotor Cessna.

A casa, de dois andares, foi destruída.

Uma porta-voz da agência de aviação dos EUA informou que o avião decolou do aeroporto do condado de Gwinett e rumava para Sparta, no Tennessee.

fonte/AP /G1 fotos/ AP

HIDROAVIÃO COM BRASILEIROS FAZ POUSO FORÇADO NOS EUA

Um hidroavião, com turistas brasileiros a bordo, se acidentou em uma baía da Flórida, nos Estados Unidos. Ninguém ficou ferido.

O acidente aconteceu durante um voo teste da aeronave Beriev BE-103, prefixo N13KL, da empresa H2O Air. A engrenagem apresentou problemas durante o pouso, em Venetian Islands, Biscayne Bay, o que fez com que a asa esquerda do avião ficasse danificada.

Os brasileiros, que checavam as condições da aeronave para uma possível compra, e o piloto do hidroavião, não se machucaram. As causas do acidente estão sendo investigadas.

fonte/ASN / CBS

MONOMOTOR FAZ POUSO DE EMERGÊNCIA EM RODOVIA NA FLÓRIDA



O monomotor Cessna 172RG, prefixo N9985B, tinha três pessoas a bordo que não ficaram feridos, disseram as autoridades. O incidente ocorreu numa rodovia a oeste do condado de Broward, na Flórida.

O Departamento de Polícia de Broward informou que a Administração Federal de Aviação (FAA) era esperado para investigar a causa e natureza da emergência.

De acordo com registros públicos da FAA, a aeronave está registrada para Ronald Adams, de Statesboro, Geórgia.

fonte/ ASN

MÍSTERIO REVELADO - ANTOINE SAINT-EXUPÉRY...

Foi um segredo guardado durante 64 anos. Horst Rippert, piloto alemão da Luftwaffe, admitiu, aos 88 anos, ter abatido Antoine de St Exu...