sexta-feira, 20 de maio de 2011

PASSAGEIRO AMEAÇA EXPLODIR BOMBA EM AVIÃO, SEGUNDO INFRAERO


O comandate fez pouso de emergência em Salvador. Avião seguia para SP.
De acordo com Infraero, o homem apresentava sinais de embriaguez.


Um passageiro ameaçou explodir uma aeronave que saiu de Porto Seguro para São Paulo com escala em Salvador no início da noite desta sexta-feira (20). O comandate do Air Bus 321 da TAM emitiu sinal de ameaça de bomba para a torre de comando e o avião fez um pouso de emergência no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães. Todos os 129 passageiros foram retirados da aeronave e até as 21h30 aguardavam no saguão do aeroporto.

A ameaça partiu de um homem de aproximadamente quarenta e cinco anos que teve a bagagem revistada e foi detido pela Polícia Federal. Segundo a Infraero, o passageiro que é natural de São Paulo e reside em Arraial da Ajuda, em Porto Seguro, apresentava sinais de embriaguez.

O avião foi direcionado para uma numa pista de taxiamento e será analisado pela Polícia Federal. O aeroporto Luis Eduardo Magalhães funciona normalmente.

fonte/G!

APÓS TESTES, ANAC ELEVA FREQUÊNCIA DE MANUTENÇÃO DO EMBRAER 190

An Embraer 175, one of the newest and most suc...Image via Wikipedia
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) alterou normas para a revisão do jato 190 da Embraer depois que testes no modelo encontraram trincas em componentes estruturais. 

O jato, um dos mais vendidos pela terceira maior fabricante de aviões do mundo, é usado atualmente por companhias aéreas como Azul e Trip, e a Anac recomendou aos operadores do modelo a reduzir o intervalo de manutenção do avião após testes de fadiga. 

Procurada, a fabricante do avião afirmou que "a ação da Anac é uma formalização daquilo que a Embraer informou que irá implementar no plano de manutenção preventiva dos aviões. Não tem impacto algum nas operações [do avião]." 

No documento "Diretriz de Aeronavegabilidade, número 2011-05-04", publicado no site da agência, a Anac afirma que "falha em inspecionar estes componentes estruturais (...) pode impedir a detecção, a tempo, das trincas por fadiga. Estas trincas, se não endereçadas de maneira apropriada, podem afetar adversamente a integridade estrutural do avião". 

Segundo a Anac, a diretriz não tem caráter emergencial. "É mais uma cautela, as companhias vão ter de diminuir o intervalo da manutenção", afirmou a assessoria de imprensa, sem poder precisar de imediato quando e em que avião do modelo as trincas foram encontradas. 

Azul e Trip não puderam comentar o assunto de imediato. 

A Anac afirma no documento que a "condição pode ocorrer em outros aviões do mesmo tipo e afeta a segurança de voo". Com isso, a agência determinou prazo de 90 dias a partir de 16 de junho para a inclusão das novas tarefas de inspeção. 

fonte/Reuters/FolhaSP
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