Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 14, 2009

ENCONTRADOS RESTOS DE HELICÓPTERO DE DONO DA AVIBRAS

Foto Colibri/divulgação

Destroços da aeronave estavam em área de mata fechada no município de Ubatuba, litoral de São Paulo

SÃO PAULO - Foram encontrados na segunda-feira, 13, os restos do helicóptero que era pilotado pelo presidente da Avibras Aeroespacial, João Verdi de Carvalho Leite, quando desapareceu em janeiro de 2008, no litoral norte de São Paulo. Verdi e a mulher, Sonia Brasil Leite seguiam de Angra dos Reis para São José dos Campos, no Vale do Paraíba.

Os destroços estão na região serrana da praia de Maranduba, em Ubatuba, conhecida como 'sertão' em meio à mata densa. Caiçaras que localizaram a aeronave acidentada informaram que o acesso, dificil, é feito por meio de uma trilha e exige cerca de 5 horas de caminhada. Pedaços da fuselagem e documentos que se encontravam a bordo foram levados para a sede da Avibrás, no município de Jacareí. Fontes do grupo disseram que foram feitas fotos do local e dos restos do helicóptero. No final da tarde diretores da corporação info…

AVIÃO MONOMOTOR QUE FAZIA ACROBACIAS CAI E ATINGE CARRO NA ALEMANHA

Três pessoas de uma mesma família escaparam no domingo (12) de uma tragédia quando um avião de pequeno porte que fazia acrobacias quase se chocou com seu carro na cidade alemã de Grossostheim, próximo a Frankfurt.


Segundo a polícia, o carro da família estava estacionado em uma estrada secundária perto do aeroclube.

Um vídeo amador mostrou o momento em que o monomotor bateu no chão, perigosamente próximo a quem estava em solo. Sua colisão com o carro, que aconteceu logo a seguir, não é visível. O impacto da colisão arrancou parte do avião e fez com que ele e o carro fossem parar longe.

O casal que estava no carro só sofreu arranhões, e a filha dele teve ferimentos leves. O piloto também se feriu levemente. Ninguém precisou ser hospitalizado.fonte: AP

BUQUÊ DE CASAMENTO CAUSA ACIDENTE DE AVIÃO NA ITÁLIA

A tradição de jogar buquês de flores durante casamentos causou a queda de um avião na noite do último sábado na Itália, informou o jornal "Corriere della Sera".

O acidente teria acontecido no parque Montioni, na cidade de Suvereto, na região da Toscana. De acordo com a publicação, o casal de noivos contratou um pequeno avião para jogar o ramalhete de flores para as mulheres convidadas.

As flores, no entanto, teriam sido sugadas pelo motor do avião no momento em que foram jogadas, causando um incêndio e uma explosão na aeronave.

O avião caiu em uma pousada nas proximidades. O piloto, Luciano Nannelli, de 61 anos, escapou sem ferimentos. O passageiro Isidoro Pensieri, de 44 anos, que era o responsável por jogar o buquê para os convidados, no entanto, sofreu traumatismos no crânio e na face e fraturas em ambas as pernas.

Nenhuma das pessoas que estavam na pousada onde a aeronave caiu sofreu ferimentos.

Fonte: BBC via UOL Notícias - Foto: Il Tirreno

BURACO EM AVIÃO PROVOCA POUSO DE EMERGÊNCIA NOS EUA

Washington, 13 jul (EFE).- Um avião da companhia Southwest Airlines fez hoje um pouso de emergência na cidade de Charleston, no estado americano da Virgínia Ocidental, após a descoberta de um buraco que causou a despressurização da cabine da aeronave.

Um porta-voz da empresa disse à rede de televisão "CNN" que não houve feridos e que o problema foi detectado quando o avião, um Boeing 737, estava a quase 30 mil pés de altitude (ao redor de dez mil metros).

A aeronave fazia a rota entre Nashville, no Tennessee, e Baltimore, em Maryland, com 126 passageiros e cinco tripulantes a bordo.

Segundo o porta-voz da Southwest Airlines, um buraco de cerca de 30 centímetros foi descoberto na cabine e, até agora, não se sabe o que o provocou.

O incidente está sendo investigado pela Administração Federal de Aviação e a Junta Nacional de Segurança no Transporte americanas, disse o representante da companhia aérea.

Os passageiros continuaram o voo para Baltimore em outro …

BRASIL PREPARA NOVA AVIAÇÃO DE PATRULHA

De olho na vigilância dos tesouros do mar territorial brasileiro a aviação especializada na defesa oceânica vai mudar, muito, a partir de 2010. Com nove novas aeronaves P-3Br, convertidas a partir de um lote de doze, o grupo especializado da Força Aérea vai levar a observação oceânica até o limite da África, expandindo consideravelmente a capacidade de busca e resgate. A área de cobertura de segurança sob responsabilidade do País é de cerca de 6 milhões de quilômetros quadrados sobre o Atlântico.

Mais que isso, os grandes turboélices de quatro motores ganharam notável capacidade de combate. Podem lançar o míssil ar-superfície Harpoon, com alcance de 90 quilômetros, e despejar minas antinavio. A capacidade total de carga é de 9 toneladas, incluídos aí torpedos, bombas guiadas, cargas de profundidade e mísseis ar-ar de curto alcance da classe Piranha.

O P-3Br é a versão militar do Electra, utilizado na Ponte Aérea entre Rio e São Paulo entre 1975 e 1992.

Em abril, segundo o Comando da Aero…

PORTA AVIÕES SÃO PAULO - O GIGANTE DOS MARES VOLTOU APÓS QUATRO ANOS PARADAO

Maior navio de guerra do Hemisfério Sul retoma este mês suas operações navais

Um gigante de ferro em contagem regressiva para retornar ao mar. Quatro anos após o acidente que matou três militares e deixou sete feridos, o porta-aviões São Paulo, maior embarcação da esquadra brasileira, vai voltar a navegar em operações de inspeção e adestramento pelo litoral de Santos e Vitória. A previsão é que, até o fim do mês, o navio saia do Arsenal da Marinha, no Centro do Rio, para testar todos os sistemas e equipamentos e treinar os pilotos dos esquadrões de helicópteros e de caça Skyhawk. Militares a bordo do porta-aviões ainda não sabem qual será a primeira missão oficial. Mas, se passar no teste naval, o São Paulo estará pronto em 2010 para proteger recursos ainda não explorados da Amazônia Azul, a fronteira brasileira no mar, e resguardar as reservas de petróleo, principalmente as do pré-sal.

Maior navio de guerra do Hemisfério Sul retoma este mês suas operações navais
Desde 2005, o São Paulo …

AVIÃO DA FAB QUE PARTICIPOU DAS BUSCAS DO AF447 ESTÁ NA INGLATERRA

A aeronave SC-105 Amazonas, do Esquadrão Pelicano, da Base Aérea de Campo Grande, participa na cidade de Fairford, Inglaterra, do RIAT 2009 (Royal International Air Tattoo), considerado a maior feira de aviação militar do mundo. Dez militares embarcaram no último domingo à tarde, com destino ao velho continente.

O Amazonas participou em junho das buscas do Air France 447, na costa de Pernambuco. Segundo a Base Aérea, os militares do Esquadrão Pelicano vão expor equipamentos usados em sua aeronave para busca no mar e interagir com militares de outros países.

O evento espera mais de 300 aviões e 170 mil pessoas. “É a primeira vez que o Esquadrão participa de um evento deste porte”, informa a Base Aérea. Para o evento, o SC-105 foi adesivado com um pelicano estilizado, dando um toque personalizado a aeronave. O retorno dos militares está previsto para o dia 20 de julho.

Fonte: Campo Grande News - Foto: divulgação/FAB

QUEDA DE PEQUENO AVIÃO FAZ UM MORTO EM PORTUGAL

Fotos: Arménio Belo (Agência Lusa)

Foto: Artur Machado (JN)

O piloto de um pequeno avião perdeu a vida neste domingo (12) quando o aparelho que pilotava caiu no solo. Aconteceu numa freguesia de Ponte de Lima (vila portuguesa no Distrito de Viana do Castelo, região Norte).

As causas do acidente estão ainda por apurar mas a falta de visibilidade pode estar na origem do acidente.

O alerta foi dado pelas 12h14, Um avião tinha caído no Alto da Vacariça, freguesia de Refóios do Lima, distrito de Ponte de Lima.

O Centro Distrital de Operações de Socorro da Protecção Civil de Viana do Castelo confirma um morto. "Existe a confirmação de um cadáver", afirmou fonte da Proteção Civil.

O morto é o piloto da avioneta, Valentim Pastor, um espanhol de 68 anos, que tinha decolado do aeródromo de Cerdal, em Valença, ao aeródromo de Ávila, nos arredores da cidade de Madrid.

O corpo do piloto foi encontrado a cerca de cem metros dos destroços. O celular que tinha no bolso, resistiu ao choque, tendo s…

MONOMOTOR COM EMPRESÁRIO BRASILEIRO DESAPARECE NA VENEZUELA

Um monomotor Beechcraft, modelo BR-36 A Bonanza, desapareceu no último sábado no espaço aéreo da Venezuela quando fazia a rota Antilhas Francesas - Boa Vista, em Roraima, segundo a Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave transportava o diretor Financeiro e de Relações com os Investidores da companhia Magnesita, Maurício Lustosa de Castro, e era pilotada por Alessandro Traugott Binder Morais. De acordo com a Magnesita, a aeronave saiu inicialmente de Miami e tinha Belo Horizonte como seu destino final. O último contato feito pelo monomotor com o Centro de Controle Maiquetia, Venezuela, foi realizado por volta das 18h (horário de Brasília) de sábado.A FAB informou que enviou uma aeronave SC95 Bandeirante para auxiliar nas buscas. O trabalho foi iniciado na manhã desta segunda-feira e limitou-se à fronteira do Brasil com a Venezuela, na rota prevista do avião. Uma aeronave Bandeirante da FAB permanecerá de sobreaviso em Manaus. Redação Terra