Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro 1, 2010

FALTAM PILOTOS PARA ATENDER DEMANDA DE HELICÓPTEROS NA PRODUÇÃO DE PRÉ-SAL

A exploração de petróleo no pré-sal pode esbarrar num gargalo que vem dos ares. Estima-se que a demanda por helicópteros que transportam passageiros até as plataformas em alto-mar (offshore) dobre em cinco anos, quando a mais promissora fronteira petrolífera brasileira estará em plena operação. Hoje, são cerca de 140 aeronaves, segundo a Associação Brasileira de Pilotos de Helicópteros. Com isso, a tripulação de 700 pilotos que atuam no segmento terá de crescer na mesma proporção. O que poderia ser uma oportunidade de emprego, porém, pode se tornar um problema por duas razões: tempo e custo de formação de mão de obra, o que já está levando o Congresso a analisar a possibilidade de importação de pilotos. Hoje, só brasileiros podem exercer função remunerada na profissão.

Os campos de petróleo do présal ficam a até 300 quilômetros da costa. Para voar trajetos tão longos — hoje a distância média das plataformas em alto-mar é de cem quilômetros — os helicópteros precisam ser ma…

TAM FAZ SEU PRIMEIRO VOO COM CELULARES FUNCIOANDO E LIGANDO

A companhia aérea fez um pronunciamento hoje que fez seu primeiro vôo onde é permitido o uso de celulares para ligações, SMS e MMS. O avião que recebeu este recurso foi um Airbus A321 que partiu do aeroporto internacional de Guarulhos e foi à Porto Alegre e para provar o feito, o presidente da empresa, Líbano Barroso, tirou uma foto e enviou via MMS para um celular em solo.
Para que a ligação possa ocorrer, o avião precisa estar a no mínimo a 3 mil metros de altitude e segundo a ANAC, órgão que regulamenta a aviação civil, apenas a TAM tem este serviço atualmente.
Infelizmente não são todos os aviões que permitem esta novidade e mesmo assim, a ligação é considerada internacional pois a comunicação entre o aparelho e o solo se faz via comunicação com satélites, ou seja, prepare o bolso! Outra notícia triste é que não há nenhuma novidade quanto a internet, que não está nos planos da TAM. Futuramente a empresa vai listar as aeronaves que tem este recurso e o valor da ligação, q…

FAB RESGATA TRIPULANTES DE AERONAVE ACIDENTADA NO PARÁ

Militares da Força Aérea Brasileira, a bordo de um helicóptero H-60 Black Hawk, resgataram, neste domingo, dia 31, dois tripulantes de uma aeronave tipo PA-31, registro PT-DBM, que se acidentou na cidade de Oriximiná (PA). Militares em terra do efetivo do CINDACTA-4 também atuaram durantes as buscas e resgate. Os dois tripulantes resgatados passam bem.
A aeronave acidentada realizava aerolevantamento (produção de mapas com fotos aéreas) nas proximidades da região Porto Trombetas (pertencente ao município Oriximiná). Antes do acidente, a tripulação entrou em contato com o Controle de Tráfego de Santarém (PA) por volta das 14h30 (15h30 horário de Brasília) informando que estava com pouco combustível e que efetuaria um pouso forçado.
Imediatamente o Salvaero Amazônico acionou a aeronave SC-105 (Amazonas) do 2º/10º GAv (Base aérea de Campo Grande) para efetuar a busca da aeronave.
Por volta das 15h (16h horário de Brasília) o sistema SARMaster identificou um impa…

JOCEMAR SANTOS - O ÚNICO CULPADO

Image via Wikipedia
Controlador pega 14 meses de prisão por acidente com o voo da Gol em 2006 Celso Masson
Às 15H30 do dia 29 de setembro de 2006, um jato Legacy, fabricado pela Embraer e comprado pela empresa americana Excel Aire, decolou de São José dos Campos, São Paulo, com destino aos Estados Unidos. Ele sobrevoava a Serra do Cachimbo, em Mato Grosso, quando uma de suas asas tocou um Boeing da Gol, que voava em sentido contrário. A colisão não impediu o Legacy de pousar em segurança – mas abateu o Boeing, matando 154 pessoas. Na terça-feira, a Justiça Militar responsabilizou o controlador de voo Jomarcelo Fernandes dos Santos, de 31 anos, pelo acidente. E o condenou por homicídio culposo.
Jomarcelo deverá cumprir um ano e dois meses de detenção. “A condenação é inaceitável”, afirmou o advogado de defesa Roberto Sobral, que pretende recorrer da decisão no Superior Tribunal Militar (STM). O julgamento que condenou Jomarcelo por quatro votos a um inocentou os outros quatro …

JATO QUE ATINGIU AVIÃO DA GOL CHEGA A MANAUS ANTES DE DEIXAR O PAÍS

O jato Legacy que atingiu um Boeing da Gol em 29 de setembro de 2006 pousou anteontem à noite em Manaus, informou a Aeronáutica. O aparelho está no aeroporto internacional da cidade.

Manaus é o último destino do avião no país antes da partida final para os Estados Unidos. A Infraero, porém, não informou a data da partida.

O Legacy estava desde o acidente num aeródromo militar em Cachimbo (PA). No dia 22 deste mês, a Justiça Federal de Sinop (MT) decidiu pela restituição do avião ao dono.

O Legacy pertencia à empresa de táxi aéreo americana ExcelAire. Foi vendido para a Cloudscape Incorporation.

O Boeing da Gol fazia o voo 1907 de Manaus para o Rio. Ao sobrevoar o norte de Mato Grosso, chocou-se com o Legacy. Os 154 ocupantes do avião da Gol morreram.
Procurado pela Folha, o advogado Dante D"Aquino, da Associação dos Familiares e Amigos das Vítimas do Voo 1907, disse que a saída do Legacy do país não causará "nenhum prejuízo" à produção de provas relativas ao …

AVIÕES DÃO SHOW EM BOA VIAGEM

Image via Wikipedia O sol raiava forte, já passava do meio-dia e, ainda assim, todos olhavam para o céu, procurando por sinais dos aviões acrobáticos da Esquadrilha da Fumaça, como é conhecido o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aéra Brasileira (FAB). Quando os sete caças apareceram, exibindo suas arriscadas manobras, centenas de curiosos que estavam ontem na praia de Boa Viagem, nas proximidades do Edifício Acaiaca, na Zona Sul do Recife, vibraram. Daí em diante, em cerca de 40 minutos de apresentação, ouviu-se gritos e aplausos de uma plateia bastante entusiasmada. No céu, os pilotos retribuíram ao escrever, com fumaça, a mensagem “Voltei Recife”.

Desde às 11h, o clima na praia era de festa e ansiedade. Na areia, o comerciante Flávio Clayton, 42 anos, estava acompanhado de dez familiares, entre mulher, filhos, sobrinhos e irmãos, todos ansiosos para o início do show. “Já tinha vindo no ano retrasado e gostei muito. Viemos para praia só para vê-los, é muito …