Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 5, 2009

EQUIPAMENTOS DE AVÕES NÃO MEDEM INTENSIDADE DE TURBULÊNCIAS

Os equipamentos dentro de uma cabine de avião não conseguem medir a intensidade das turbulências durante o voo, segundo meteorologistas. Uma forte turbulência atingiu na segunda (3) um voo no trajeto entre o Rio e a cidade de Houston, nos Estados Unidos, deixando 26 pessoas feridas.

Meteorologistas dizem que na segunda (3), no Caribe, havia formação de nuvens convectivas. Isso é quando há uma diferença de temperatura. Ar frio desce, ar quente sobe. Correntes de ar em direções contrárias significam turbulência. O problema é que às vezes nessas correntes há poucas partículas de água.

A severidade de uma turbulência é medida de acordo com a quantidade de partículas de água pela frente. Quando as correntes de ar são fortes, sem água, vem a surpresa.

A turbulência é a principal causa de ferimentos em aviões, fora as quedas.

A cada ano, nos Estados Unidos, oito vôos, em média, passam por turbulências fortes. Dez passageiros sofrem ferimentos graves. Por ano, as turbulências custam para as empre…

EQUIPES ENCONTRAM CORPOS NO AVIÃO QUE CAIU NA INDONÉSIA

Uma equipe de resgate aéreo avistou os destroços do avião em meio a uma dessa floresta

Equipes de resgate da Indonésia encontraram hoje (5) os corpos dos 16 ocupantes do pequeno avião que desapareceu no domingo na remota região de Papua (leste), informou a companhia aérea local Meparti Nusantara.

Um dia depois de uma aeronave de reconhecimento ter avistado os restos do aparelho, uma patrulha terrestre, ajudada por moradores da região, achou os cadáveres, segundo Bambang Bhakti, presidente da empresa.

O pequeno avião, um bimotor, caiu numa região de mata, quando cobria a rota de 260 quilômetros entre as cidades de Sentani e Oksibil.

De acordo com a Merparti Nusantara, a aeronave decolou sem problemas e sob condições meteorológicas boas. Porém, pouco depois, perdeu contato com a torre de controle.

O avião, fabricado em 1979 e que faz pousos e decolagens em pistas curtas, tinha capacidade para 20 passageiros.

A estatal Meparti Nusantara é uma das companhias aéreas indonésias proibidas de sobre…

COLÔMBIA VAI CEDER 7 BASES AOS EUS

O acordo discutido entre Washington e Bogotá deverá permitir que as forças americanas utilizem sete e não apenas três bases militares da Colômbia, disse na terça-feira, 4, o comandante das Forças Armadas colombianas e ministro interino da Defesa, general Freddy Padilla. O anúncio foi feito em meio ao início de um giro do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, pelos países da região para explicar os objetivos do acordo militar.

Até então, a Colômbia havia confirmado a intenção de ceder apenas três bases aos EUA: Malambo, Palanquero e Apiay. As novidades estão no anúncio das bases do Exército de Tolemaida e Larandia e das bases navais de Cartagena e Bahía Málaga. "Serão três bases aéreas, duas bases do Exército e duas bases navais", confirmou Padilla, na abertura de uma conferência sobre segurança regional, na cidade colombiana de Cartagena de Índias, da qual participam representantes de nove países, entre eles o chefe do Comando Sul dos EUA, general Douglas Fraser.

"É impor…

FOGO EM AIRBUS ANTES DA DECOLAGEM DEIXA OITO FERIDOS EM PARIS

Foto mostra o avião parado no aeroporto de Orly após o fogo
Oito pessoas a bordo de um jato Airbus operado pela companhia espanhola Vueling ficaram feridas nesta quarta-feira (5) quando um dos motores da aeronave pegou fogo pouco antes da decolagem prevista no aeroporto de Orly, em Paris, informou a empresa.

O avião foi esvaziado após o início do incêndio no motor direito do modelo A320 da Airbus às 10h36 (5h36 de Brasília). O fogo começou quando a aeronave taxiava, informou a Vueling em comunicado.

A empresa não especificou se os feridos eram passageiros ou tripulantes. Um avião substituto continuaria o voo para Alicante, na Espanha.

Fonte: Reuters via G1 - Foto: AFP

LUFTHANSA - SALA DE CONTROLE

A imagem logo abaixo não saiu de nenhum filme de ficção científica, apesar de parecer uma versão “clean” da ponte de comando da Enterprise, com seu formato semicircular, trata-se na realidade de uma sala de controle de vôos criada pela WhiteVoid para a Lufthansa, e está instalada em sua academia em Frankfurt.A mega tela tem 14 metros de comprimento e forma um semicírculo de 180 graus, nela os 16.000 vôos diários da Lufthansa e Star Alliance são rastreados em tempo real. Mas não são só imagens, o equipamento conta ainda com um sistema de som em 3D de seis canais (assista o vídeo acima), que servem para reproduzir o som dos aviões e gerar uma experiência ainda mais realística, visto que cada rota de vôo está ligada à um elemento sonoro especial. fonte: Por Gilberto "Knuttz" em 1/07/09 em High Tech

CATORZE ESQUADRÕES E 600 MILITARES PARTICIPAM DE REUNIÃO DE AVIAÇÃO DE TRANSPORTE

Na tarde da sexta feira, dia 31, no pátio de aeronaves militares da Base Aérea de Campo Grande, já estavam dispostos avíões dos 14 esquadrões de Transporte da Força Aérea Brasileira que juntos realizam a XXVIII Reunião de Aviação de Transporte – RAT.

Sob a coordenação da V Força Aérea - V FAE, competições aéreas, disputas esportivas e avaliações operacionais irão marcar os oito dias da RAT que ao seu final promove ao campeão o esforço de todos integrantes nas disputas.

Nas barracas das unidades aéreas foram apresentadas as tradições dos diversos rincões do nosso país. Reunidos, no pantanal matogrossense durante as missões aéreas, diversos exemplos da rica cultura brasileira como cariocas, paulistas, gaúchos, candangos, entre outros.

Participam desta edição cerca de 600 militares entre pilotos e mantenedores das aeronaves C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-99, C-98 Caravan, C-97 Brasília, C-95 Bandeirante e Boeing 707 da Força Aérea.

No evento, os militares revivem missões realizadas em ou…

HELICÓPTERO H-60 BLACK HAWK COMPLETA 5 MIL HORAS DE VOO E COM MUITA HISTÓRIA PARA CONTAR

Helicóptero H-60 Black Hawk completa 5 mil horas de voo e com muita história para contarEm 21 de julho, o 7º/8º GAV, Esquadrão Harpia, completou a expressiva marca de cinco mil horas de voo na operação dos Helicópteros H-60 Black Hawk. Foram variadas missões. Em 35 meses, o H-60L participou de missões como ajuda às vítimas das enchentes ocorridas na Bolívia, Santa Catarina, Maranhão e Piauí. Os militares com a moderna aeronave também atuaram em operações de resgate em acidentes aeronáuticos, como no caso dos acidentes com os voos 1907 e AF 447. O esquadrão transportou profissionais da Polícia Federal para libertar trabalhadores em situação de escravidão em São Félix do Xingu (PA) e combater o narcotráfico.Outras ações que ganharam destaque foram apoios ao Ministério das Relações Exteriores nas demarcações de fronteiras na Região Amazônica e ao Ministério da Saúde nas missões de vacinação. O helicóptero transportou servidores e urnas de votação em comunidades isoladas no interior d…

BOEING P-8A É OFICIALMENTE ENTREGUE A US NAVY

A Boeing mostrou oficialmente no dia de 30 de julho o primeiro P-8A Poseidon, aeronave de patrulhamento marítimo que sucederá o venerável P-3 Orion. Enquanto este último usa a base do antigo turboélice Electra II, da Lockheed Martin, o P-8ª é um Boeing 737-800 convertido.

Além de mais capaz tecnicamente, o Poseidon é também possui alcance e capacidade de carga superior. Os testes com a US Navy começam este ano ainda e seguirão até que em 2013 o primeiro esquadrão esteja operacional – a encomenda prevê um total de 117 aeronaves.

fonte: Airway





FX-2 - RELAÇÃO BRASIL-FRANÇA CAUSA POLÊMICA

ABRAÇO: Sarkozy e Lula no Palácio Eliseu, em Paris, durante uma visita oficial, em abril. A França nega que o caça Rafale (à esq.) use tecnologia militar americana
A cantora Carla Bruni deixou de ser a única companhia do presidente da França, Nicolas Sarkozy, a provocar inveja em seus pares. Nos próximos dias, o Brasil deverá anunciar um investimento de pelo menos US$ 4 bilhões na compra de 36 caças supersônicos. A disputa envolve a francesa Dassault, a americana Boeing e a sueca Saab. Às vésperas da decisão, Sarkozy provoca suspiros de admiração por sua proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Embora o nome do eventual vencedor seja um segredo de valor incalculável, quem convive nos bastidores dos grandes negócios de Brasília tem a impressão de que o governo Brasileiro já se decidiu pela Dassault. Isso explicaria o esforço notável de suecos e americanos para recuperar o terreno perdido nos últimos dias. Nesta semana, o general americano James Jones desembarca no país par…

FUSELAGEM DO AIRBUS A350 - FUSELAGEM EM FIBRA DE CARBONO

A fuselagem com comprimento de 18m (59pés),chamada pela Airbus, Barrel 1B, é descrita como de segunda geração e foi construida em Hamburgo, e é bem próxima do design definitivo da fuselagem do A350, e será utilizada para fins de ceritifcação dos princípios de design e estudos de dimensionamento.

O diâmetro da Barrel 1B é maior que 6m e é construida em três secções. Foi utilizado no desenvolvimento e validação do processo de produção e manufatura dos painéis individuais; teste de montagem das demais secções e produção da juntas de ligação.

´´ Os testes realizados nesta fuselagem de testes vão focar a fadiga e a tolerância aos danos que estruturas em material composto podem suportar, e esta peça é parte do processo de certificação do avião,´´ informou a Airbus.

´´ O uso intensivo de fibra de carbono é um avanço significativo: os painéis,peças estruturais, bordas das janelas, e as portas serão feitas deste material, e com uma estrutura de camada híbrida para a porta, consistindo de fibra de…